Biscoitos de Amêndoa e Gengibre








Numa tarde cheia de paciência e com vontade de partilhar momentos doces com os meus filhos, pus as mãos na massa para fazer biscoitos. E por isso falo-vos hoje da nova Vaqueiro Sabor a Manteiga , ideal para cozinhar todos os tipos de pratos, deixa ainda os nossos bolos mais macios e saborosos. De salientar também a sua consistência mais cremosa mesmo quando acabada de retirar do frigorifico, tornando-se assim mais fácil de aplicar nas massas que preparamos.
Fiquei fã e será a minha primeira escolha em outras ocasiões. Recomendo.







Biscoitos de Amêndoa e Gengibre


Ingredientes:

400 g de farinha de trigo
80 g de farinha de amêndoa
1 colher de chá de gengibre em pó Margão
1 ovo grande
130 g de açúcar amarelo
125 g de Vaqueiro Sabor a Manteiga
1 colher de sopa de açúcar baunilhado Royal
1 colher de chá de fermento Royal






Método:

Corte a margarina (que deve estar à temperatura ambiente) aos pedaços para dentro de uma tigela. Junte o açúcar e bata com a batedeira elétrica até obter uma mistura cremosa. Junte o ovo e continue a bater até ficar bem incorporado.

Adicione as farinhas (trigo e amêndoa) peneiradas com o fermento e o gengibre, mexa devagar até que fique uma massa sem grumos.

Pré-aqueça o forno nos 200ºC. Prepare os tabuleiros com papel vegetal. Faça bolinhas com a massa e disponha nos tabuleiros afastadas entre si. Leve ao forno 10 a 12 minutos.

Retire do forno e deixe arrefecer em cima de uma rede antes de servir.

Notas: Atenção ao tempo de forno, retirem-nos ainda moles para que não fiquem secos.
Guardam-se dentro de frascos herméticos depois de totalmente arrefecidos.





 
 


Tagliatelle com Salmão , Chilli e Alho-Francês








Chega a Primavera e começa a apetecer os pratos mais leves em jeito de saladas, pelo menos por aqui é assim.
Esta semana apenas se cozinhou o essencial, sem grandes planos para as refeições saiu esta taglietelle acompanhada pelo que existia no frigorifico. Afinal há dias assim... De improviso e sem pensar muito, também saem para a mesa refeições deliciosas!



Tagliatelle com Salmão , Chilli e Alho-Francês



Ingredientes:

Tagliatelle fresca q.b.
1 embalagem de Medalhões de Salmão Pescanova
sumo e raspa de 1 limão
alho em pó q.b.
for de sal q.b.
pimenta moída na altura q.b.
alho-francês em rodelas finas
chilli q.b.
1 fio de azeite
coentros q.b.



Produto Pescanova  utilizado nesta receita:

Medalhões de Salmão Pescanova


Método:

 Coza a massa de acordo com as instruções da embalagem. Escorra, regue com um pouco de óleo ou azeite, envolva e reserve.
Tempere as postas de salmão com  flor de sal, pimenta, sumo de limão e alho em pó,  deixe a tomar gosto por 30 minutos.
Aqueça um fio de azeite (1 colher de sopa basta) numa frigideira antiaderente, disponha as postas do peixe, deixe cozinhar alguns minutos de cada lado em lume moderado . Retire do lume e lasque-as.  Reserve.
À parte faça um ligeiro refogado com um fio de azeite juntando em rodelas o chilli e o alho-francês, tempere com um pouco de sal e pimenta. Retire do lume assim que amolecerem.

Junte o salmão previamente lascado à massa, por cima disponha do alho-francês e o chilli, envolva tudo delicadamente,  regue com um fio de azeite suave, polvilhe com coentros e raspa fina do limão .

Notas: Este prato come-se bem quente, frio ou morno.


 
 
 
 
Bom fim-de-semana!
 
Abraço para todos vós.

 
 
 

Cupcakes Vahiné com Cobertura de Queijo-Creme







Ontem foi dia de fazer bolinhos nesta cozinha. Quisemos experimentar os novos preparados para cupcakes da Vahiné. E não é que ficamos rendidos sobretudo à simplicidade com que se preparam e ao seu sabor?
De repente o Domingo ganhou outro encanto com estes cupcakes sobre a mesa do pequeno-almoço, quebraram as rotinas dos dias mais apressados e mostraram-se perfeitos a arrancar sorrisos.

A cobertura foi feita com queijo-creme, um pouco de açúcar em pó e para lhe dar cor utilizei um corante salmão, salpiquei com confetis e bolas coloridas. E Voilà !

Ao preparado para cupcakes Vahiné basta juntar 3 ovos, margarina (reduzi um pouco a quantidade recomendada pelo fabricante), água e bater. Untar as formas (12 unidades) encher até 3/4 da sua capacidade e levar a forno pré-aquecido no 180ºC cerca de 20 minutos, muito simples é só isto.
Caso pretendam fazer a cobertura igual à que fiz, basta misturarem (bem) uma embalagem de queijo-creme com 2 ou 3 colheres de sopa de açúcar em pó, o corante é opcional.  Estará pronto a aplicar depois dos bolinhos arrefecidos.  Se levarem um bocadinho ao frigorifico antes de servir ficam ainda mais interessantes.







Preparados para Cupcakes Vahiné

Multi-Deco Vahiné para personalizar os nossos cupcakes, bolas coloridas, estrelas e confetis.

Para ficarem a par das novidades Vahiné visitem o site conheçam os produtos e as secções de ReceitasDicas & Truques. Inspirem-se! ;)



Boa semana para todos!


Vol-au-Vents de Bacalhau e Ervas







Vol-au-vents são estas pequenas caixinhas de massa folhada que habitualmente se enchem com recheios cremosos. De origem Francesa, em Português "voo ao vento" são ideais para entradas ou para uma refeição leve acompanhados por uma salada. Visualmente muito elegantes, são versáteis e fáceis de preparar. Por aqui foram provados, repetidos e aprovados!
Bom fim-de-semana!






Vol-au-Vents de Bacalhau e Ervas


Ingredientes:

6 vol-au-vent (tamanho médio)
1 embalagem Preparado para Caldeira de Bacalhau Pescanova (700g)
1 cebola picada
2 dentes de alhos picados
1 fio de azeite
pimenta q.b. (Margão)

Ingredientes para o molho branco

200 ml de leite
1 colher de sopa de margarina
1 colher de sopa cheia de farinha
sal q.b.
pimenta q.b  (Margão)
noz moscada q.b (Margão)
1 colher de chá de mostarda
2 colheres de sopa de salsa fresca picada
1 colher de chá de funcho (Margão)



Produto Pescanova utilizado nesta receita

Preparado para Caldeirada de Bacalhau




Método:

Coza o bacalhau. Depois de cozido escorra e retire-lhe peles e espinhas. Lasque-o.
Numa frigideira faça um ligeiro refogado com o azeite, alhos, cebola, junte o bacalhau lascado. Tempere com pimenta e funcho, envolva, retire do lume e reserve.

Prepare o molho branco, verta o leite para um tacho com a margarina , sal, farinha, noz moscada, pimenta, a mostarda e a salsa picada envolva bem para evitar grumos,  leve a lume brando mexendo sempre até engrossar. Adicione o bacalhau e misture.
Encha os vol-au-vents com o recheio, decore com uma folha de salsa e estão prontos a servir.








Azeite aromatizado [Compras Online A Tua Despensa]







Felizmente que preconizamos a dieta mediterrânea considerada a melhor do mundo. Dela faz parte o azeite presença assídua à nossa mesa.
Gosto de o aromatizar com alho, malaguetas, cascas de citrinos, especiarias, ervas aromáticas entre outros. O processo é muito simples e garanto-vos que dependendo das utilizações que queiramos dar ao nosso azeite o resultado final marcará a diferença no sabor dos nossos pratos.






Como já vos tinha falado aqui, agrada-me o conceito das COMPRAS ONLINE.
A TUA DESPENSA é um SUPERMERCADO 100% online que se revelou uma preciosa ajuda na gestão das minhas compras e tempo que disponho para elas. Nas categorias de produtos ALIMENTAÇÃO, BEBIDAS, BÁSICOS DO LAR, CUIDADO PESSOAL, BELEZA E PERFUMES, PARAFARMÁCIA, BEBÉ E CRIANÇA, ANIMAIS.
Com uma política de preços única para todo o país e excelentes PROMOÇÕES, não quis deixar de aproveitar o simpático preço de alguns produtos. O azeite por exemplo estava com um DESCONTO significativo.
A TUA DESPENSA  oferece-nos um serviço rápido e eficiente, entregando-nos os produtos nas melhores condições de acondicionamento.
De referir ainda pequenas ofertas que acompanham sempre a nossa encomenda.
Registem-se no site, façam a vossa encomenda em A TUA DESPENSA e nada será como antes.










Azeite Aromatizado


Ingredientes:

  • Azeite (quantidade a terminar de acordo com as garrafas disponíveis)
  • bagos de pimentas
  • casca de limão, lima ou laranja desprezando a parte branca destes
  • malaguetas
  • ervas aromáticas secas ( alecrim, tomilho, estragão, louro e outras )
  • alhos ligeiramente esborrachados para largarem o sabor

Método:

Aqueça ligeiramente o azeite sem deixar ferver, de seguida verta para dentro das garrafas de vidro, introduza as especiarias e/ou as ervas aromáticas que selecionou, deixe arrefecer antes de fechar as garrafas. Tape bem, deixe ficar em repouso cerca de 1 semana antes de ser consumido.
Ideal para temperar e cozinhar.






Empadão de Bacalhau com Espinafres







Esta é uma versão de empadão mais suave e cremosa pois não se repete a camada de puré de batata que habitualmente costumamos utilizar para fechar o empadão. Leve e saboroso, aqui o bechamel com parmesão acrescenta-lhe um sabor diferente, uma pequena extravagância que nos ajuda a ligar os ingredientes principais com um resultado muito interessante.
Comecem já a espreitar e experimentem!


Empadão de Bacalhau com Espinafres


Ingredientes:

700 g de Postas Finas de Bacalhau Pescanova
800 g de batatas
2 mãos cheias de folhas de espinafres
1 fio de azeite
1 cebola picada
queijo parmesão ralado q.b.
50 g de margarina
600 ml de leite
50 g de farinha
1 colher de sopa de mostarda
pimenta q.b. Margão
noz moscada q.b. Margão
pão ralado q.b.
sal q.b.


Produto Pescanova utilizado nesta receita:
Postas Finas de Bacalhau






Método:

Coza o bacalhau e as batatas com água e sal. Escorra e reserve. Ferva as folhas dos espinafres na água da cozedura do bacalhau. Escorra bem e reserve.
Limpe o bacalhau de pele e espinhas, lasque-o e reserve.

Prepare o molho bechamel com parmesão:
Numa caçarola derreta a margarina, polvilhe com a farinha e regue com os 600 ml de leite, vá mexendo para não formar grumos, nesta altura junte 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado. Quando engrossar desligue, tempere com sal, pimenta e noz moscada, retire do lume e reserve.

Reduza as batatas a puré de preferência num passe-vite,  junte 1/3 do molho bechamel e envolva bem.
Numa frigideira faça um ligeiro refogado com a cebola, o bacalhau lascado, junte as folhas de espinafres previamente fervidas e escorridas, acerte o sal e envolva tudo.

Unte um tabuleiro com um pouco de margarina, disponha do puré de batata, a cebola com os espinafres e o bacalhau, regue com o molho bechamel. Finalize a superfície com pão ralado e queijo parmesão.
Leve a forno pré-aquecido nos 190º C para gratinar cerca de 25 minutos.

Sirva com uma salada.








Duo Supreme de Morango e Kiwi







Os morangos chegaram, é a Primavera que espreita. Dias solarengos, coloridos e cheios de energia.
Foram os morangos e kiwis os protagonistas desta sobremesa, duas das minhas frutas favoritas que ficam bem lado a lado.
Temos Primavera!





Duo Supreme de Morango e Kiwi



Ingredientes:

250g de kiwis

250g de morangos

1 lata de leite condensado (375ml)

200 ml de natas para montar

6 folhas de gelatina

4 colheres de sopa de açúcar

Kiwis e morangos q.b. para decorar

Preparação:

Comece por triturar os morangos e reserve numa taça a polpa destes. Faça o mesmo com os kiwis. Adicione metade da lata de leite condensado aos dois preparados de fruta.

À parte bata as natas com o açúcar. Distribua metade por cada preparado de fruta, envolva bem.

Coloque 3 folhas de gelatina a demolhar em água fria cerca de 5 minutos. Escorra bem, aqueça em banho-maria sem deixar ferver. Junte-a ao preparado do kiwi batendo para que fique bem incorporada.

Montagem das taças:

Verta o preparado dos kiwis até meio dos copos, coloque dentro de cada, uma lâmina de morango, de forma  a que fiquem em contacto com a parte do vidro para que se vejam . Leve ao frio cerca de 1 hora para que solidifique um pouco.

Retire-os do frio e repita o procedimento para os morangos; demolhe as 3 folhas de gelatina restantes, escorra-as bem e aqueça em banho-maria, sem parar de bater junte ao puré dos morangos. Encha os copos com este preparado e termine com lâminas das duas frutas no topo de cada copo.

Leve ao frio cerca de 2 a 3 horas.

Deve servir-se bem fresco.




*Esta receita foi uma das minhas colaborações para a revista Pratos & Sabores - Especial Doces.



Workshop de Cozinha Vegetariana






Sábado dia 14 de Março, das 15h às 18horas eu e a Lúcia Fernandes do blog O Barriguinhas daremos um workshop sobre cozinha vegetariana em Lisboa no Espaço Teka - Parque das Nações.








No final, juntos iremos degustar todos os pratos confecionados pelos participantes.

Inscrições e informações por email cozinhadaduxa@hotmail.com

O número de vagas é limitado. Inscreva-se contamos consigo!




Iscas à Portuguesa







Um clássico das cozinhas Portuguesas! Um prato simples,  mas que exige algum cuidado no tempo da marinada, esta se possível deverá ser preparada de véspera. A redução dos vinhos e do vinagre dão-lhes um sabor delicioso, capaz de cativar o mais reticente dos comensais!



Iscas à Portuguesa


Ingredientes:

Fígado de porco ( 1 a 2 iscas por pessoa)
1 a 2 fatias de presunto
dentes de alhos q.b.
louro 4 a 5 folhas
vinagre q.b.
100 ml de vinho branco
4 colheres de sopa de vinho do Porto
1 fio azeite
2 colheres de sopa de banha
pimenta branca q.b.
sal q.b.


Método:


Tempere o fígado com sal, alhos cortados finamente, pimenta branca moída na altura, as folhas de louro partidas ao meio, um pouco de vinagre e os vinhos, envolva tudo tape com pelicula aderente e deixe a marinar no frigorifico de preferência de um dia para a outro.

Prepare uma frigideira com um fio de azeite e a banha, esborrache dois dentes de alho com pele e coloque-os dentro da frigideira, junte também a fatia de presunto e deixe fritar um pouco, retire os alhos e a fatia de presunto, reserve num prato.
Coloque as iscas escorridas (sem a marinada) a fritar, assim que estiverem cozinhadas adicione então a marinada, reduza o lume, deixe que apurem por uns minutos. Retire a carne e reserve-a debaixo da fatia de presunto.
Junte duas colheres de vinagre ao molho que ficou na frigideira, agite e deixe que reduza um pouco.
Verta por cima das iscas e sirva acompanhadas por batata cozida ou puré de batata.






Aquele abraço!