Gambão no Forno com Mel de Laranja e Hortelã







No forno e pronto. É desta forma simples que partilho convosco o novo produto Pescanova. O Gambão Argentino para forno, deliciosa esta espécie selvagem que a Pescanova captura nas água frias junto à Patagónia Argentina. Já vem no ponto de sal e temperado com azeite extra virgem. Alinhado dentro da própria bandeja, vai directamente ao forno pré-aquecido nos 200º C cerca de 25 minutos e voilà. Fiquei completamente rendida e recomendo que o experimentem também.
Preparei um molho de mel de laranja e hortelã, coisa muito leve, apenas para os regar à saída do forno na altura de os servir. Um pequeno apontamento que podem omitir ficará ao vosso critério.
Aproveito o momento para vos desejar boas festas, que Dezembro encerre para todos vós da melhor forma possível. E que o novo ano vos traga muitas razões para sorrir.
Até breve, mais tardar Janeiro!





Gambão no Forno com Mel de Laranja e Hortelã 

No forno:

1 a 2 embalagens de Gambão Pescanova (o ideal será uma embalagem por cada duas pessoas)
Pré-aqueça o forno nos 200ºC durante uns minutos. Coloque a bandeja sem descongelar sobre a grade do forno numa posição média e deixe cozinhar cerca de 25 minutos ou até verificar que estão no ponto.



Para o molho de mel de laranja e hortelã:

Misture o sumo de 3 laranjas com uma colher de sopa de mel e um pouco de picante (gostamos de picante!). Leve ao lume dentro de uma caçarola para que reduza um pouco, na parte final junte uns pezinhos de hortelã cortada grosseiramente com as mãos. Regue o Gambão com este molho assim que sair do forno e sirva.
Simples e bom, vão experimentar aí em casa?








Strogonoff de Soja






Hoje trago-vos um strogonoff preparado com nacos de soja.
Num piscar de olhos conseguimos uma refeição leve e cheia de sabor, basta para isso que temperem bem a vossa soja, garanto-vos que o resultado é muito interessante. Por vezes junto também cenouras e ervilhas, esta é a versão simples, apenas com cogumelos. Gosto ainda de lhe juntar umas hastes de tomilho ou hortelã fica muito bem.






Strogonoff de Soja


Ingredientes:
(serve 3 a 4 pessoas)

200 g de nacos de soja
1 cebola média picada
5 dentes de alho picados
azeite q.b.
200 ml de natas de soja
6 colheres de sopa de tomate em pedaços com alho Guloso
1 lata de cogumelos laminados
6 colheres de sopa de molho de soja
1 colher de sopa molho inglês
1 colher de sopa de mostarda Dijon
1 colher de chá de farinha maisena
sal e pimenta q.b.



Método:

Hidrate os nacos de soja com água morna cerca de 30 minutos. Findo este tempo escorra-os e reserve a água.
Ponha um tacho ao lume com um fio de azeite, junte a cebola e os alhos picados, vá mexendo para não queimar, espere até que a cebola fique macia. Adicione o tomate com parte do caldo deste e deixe levantar fervura.
Junte os nacos de soja, o molho inglês, a mostarda, o molho de soja e a água de demolhar a soja até cobrir, tempere de sal e pimenta e mexa e deixe cozinhar cerca de 20 minutos com o tacho tapado, mexendo de vez em quando. Escorra os cogumelos e junte ao tacho, deixe cozinhar mais 5 minutos.
Dissolva a farinha maisena nas natas de soja e junte ao tacho em fio mexendo sempre até obter um molho cremoso. Rectifique os temperos e sirva de imediato acompanhado com massa ou arroz.








Bruschettas de Queijo de Cabra com Confit de Cebola, Porto e Tomilho







Por esta altura já todos andamos a alinhar os pratos que queremos preparar para a mesa do Natal. Alguns, repetem-se vezes sem conta ao longo dos anos, quase como uma espécie de ritual, outros há, que pretendemos mudar ou simplesmente experimentar novos sabores e combinações. Afinal esta é uma das quadras em que todos ou quase todos os excessos nos são permitidos.
A pensar nestes dias de festa que por aí vêm e em parceria com a Merci Chef desenvolvi esta receita com um dos 3 queijos de cabra da marca, o Sainte-Maure . Um queijo cheio de personalidade, que cumpriu irrepreensivelmente as suas funções nas nossas bruschettas. Apreciadas por todos, aqui fica a sugestão para uma entrada, que certamente se repetirá outras (muitas) vezes para marcar um bom início da refeição.
Já agora, para aqueles que ainda não ouviram falar, a Merci Chef é uma prestigiada marca de queijos Francesa, que se instalou recentemente também no mercado nacional e cujos produtos estão disponíveis nos Super e hipermercados Continente e Jumbo. Facilmente encontrarão as suas variedades, procurem nos corredores do frio, secção de queijos. Neste momento, temos ao nosso dispor 3 qualidades de queijo de cabra: 
Buchette 180g Light (cabra), Sainte-Maure 200g (cabra) e Soignon bûche 450g (cabra) e dois camemberts : Camembert com mistura de pimentas e Camembert com cogumelos.
Visitem também a página do facebook da Merci Chef  e fiquem a par de todas as novidades, receitas, passatempos e outros.










Bruschettas de Queijo de Cabra com Confit de Cebola, Porto e Tomilho


Ingredientes:

1 baguete tipo Italiana
200 g de queijo de cabra Sainte-Maure Merci Chef
100 g de presunto fatiado fininho
azeitonas pretas descaroçadas cortadas em rodelas
mel q.b.
hastes de tomilho fresco q.b.
confit de cebola +/- 1 colher de sobremesa por cada bruschetta

Ingredientes para o confit de cebola :

3 cebolas cordadas em rodelas muito finas (lâminas de preferência)
1 fio de azeite
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de mel
1 colher de sopa de sultanas douradas
3 colheres de sopa de vinho do Porto
2 hastes de tomilho
pimenta em grão q.b.
sal q.b.


Método:

Comece por preparar o confit de cebola. Corte a cebola em rodelas muito finas, tipo lâminas. 
Leve uma frigideira ao lume com a manteiga, o fio de azeite, o vinho do porto, o mel e as hastes de tomilho, mexa, assim que estiver quente junte a cebola e as sultanas. Tempere com um pouco de sal e pimenta, deixe cozinhar em lume brando até que reduza e a cebola fique macia. Retire do lume e reserve.

Corte a baguete em rodelas com um dedo de espessura e coloque a dourar ligeiramente (de um lado e do outro) numa frigideira larga e antiaderente.

Notas: É importante que o pão seja tostado primeiro na frigideira, desta forma conseguimos que mantenha alguma humidade no seu interior, o que fará toda a diferença no resultado final . Prefiro usar o forno só na parte final, quando a bruschetta está montada com os restantes ingredientes.


Pré-aqueça o forno nos 190ºC. Forre um tabuleiro de forno com papel vegetal.

Corte o queijo de cabra em fatias. Regue a superfície do pão (ainda quente) com um fio de mel, disponha do queijo por cima e finalize com um pouco de presunto. Leve ao forno cerca de 10 minutos. Retire, coloque por cima de cada bruschetta uma pouco de confit de cebola. Decore com azeitonas e pequenas hastes de tomilho.
Sirva de imediato. 


Merci Chef!






Chocolate Quente com Baunilha e Cardamomo





Um brinde ao frio com um chocolate quente! 

O Inverno espreita e arrefece o Dezembro recém-chegado. É um ritual que nos habituamos a assistir. Aquele que nos pede o agasalho das bebidas quentes...

Hoje deixo-vos esta sugestão muito apreciada por nós. Chocolate, baunilha e cardamomo aromas que casam muito bem. Experimentem e vão ver como é delicioso! Bom fim-de-semana a todos.

 

Chocolate Quente com Baunilha e Cardamomo


Ingredientes:
(4 copos)

500 ml de leite
1/2 colher de café de essência de baunilha
2 a 3 vagens de cardamomo (usei  Margão)
30 gramas de açúca mascavado
100 ml de leite evaporado (podem substituir por natas)
100 g de chocolate com 70% cacau






Método:

Aqueça o leite numa caçarola com a baunilha, o cardamomo, o açúcar e mexa. Mantenha a fervilhar em lume brando durante 5 minutos. Desligue o lume e reserve.


Entretanto parta o chocolate em pequenos pedaços. Coloque-o a derreter no leite quente, de seguida incorpore as natas e leve de novo a lume brando, mexendo sempre até obter um preparado homogéneo.

Retire do lume e distribua pelos copos, tendo o cuidado de retirar previamente o cardamomo.



Supremas de Bacalhau Fresco na Frigideira com Legumes Assados






Hoje um prato rápido, saboroso e cheio de cor. Já vos disse por aqui que adoro cozinhar supremas de bacalhau fresco. São versáteis, simples de confeccionar e sobretudo muito saborosas.
Para acompanhamento assei um tabuleiro de legumes que estava para lá de bom, não acreditam?
Podemos assar uma maior quantidade e reservar alguns para a base de uma sopa, garanto-vos que vão notar diferença no resultado final.
Agora que o frio se instalou, os pratos de forno são uma excelente escolha para a preparação das nossas refeições, mais saudáveis e com sabores mais intensos, é uma delicia este aconchego ao qual eu não me nego.




Supremas de Bacalhau Fresco na Frigideira com Legumes Assados

Ingredientes:
(3 a 4 pessoas)

2 florões de brócolos
5 a 6 chalotas
2 cenouras cortadas em tiras
4 a 5 batatas-doces
mini pimentos coloridos q.b.
sumo de 1 limão
hastes de tomilho q.b.
azeite q.b.
alho moído q.b. (usei Margão)
pimenta q.b. (usei Margão)
sal q.b.

Produto Pescanova utilizado nesta receita:





Método:

Descongele as supremas de bacalhau e coloque-as a marinar com o sumo do limão, pimenta e um pouco de alho moído. Tape o recipiente com película aderente e reserve durante 15 minutos.

Nota: As supremas já vêm no ponto de sal ideal para cozinhar, não lhes adicionem sal.

Lave e arranje os legumes, descasque as batatas-doces e as chalotas, corte as primeiras em rodelas. Com uma tesoura, corte e separe os raminhos dos brócolos. Retire os topos aos pimentos e as sementes do interior, corte-os em tiras finas.


Ligue o forno a 180ºC.

Disponha os legumes dentro de uma assadeira, tempere de sal, pimenta, alho moído e tomilho, finalize regando com um generoso fio de azeite. Leve ao forno até ficarem macios. Depende do gosto de cada um, no meu caso bastaram 20 minutos.





Enquanto os legumes assam, leve uma frigideira anti-aderente ao lume com um fio de azeite e dois dentes de alho (com casca) ligeiramente esborrachados com a ponta da faca. Escorra e seque bem as supremas do líquido da marinada. Quando o azeite estiver quente, junte o peixe, deixe cozinhar de um lado e só depois do outro.  
Sirva quente acompanhado com os legumes assados e uma boa salada verde.