Frigideira de Meada com Pérolas e Camarão




Este é mais um prato simples de massa que se prepara num instante. Porque a massa continua a ser um bom alimento e dos favoritos cá de casa.
Uma embalagem de miolo de camarão e outra de pérolas do mar da Pescanova juntaram-se a uma mão-cheia de ervilhas e voilà, refeição pronta em menos de 30 minutos.
Servi com uma massa que gosto bastante, a meada, apresentando forma tubular é ótima para transportar o caldo nos pratos e envolver sabores, foi o que aconteceu neste prato que ficou delicioso.
Para quem não sabe, as Pérolas do Mar da Pescanova são feitas a partir do tubo de pota, evisceradas, sem pele e cortadas em pequenas rodelas. De referir também que já vem no ponto de sal, dispensando qualquer adição. Descongelam rapidamente se passarem por água e ficam prontas a utilizar, o seu tempo de cozedura é reduzido, são muito práticas e versáteis.





 Produtos Pescanova que utilizei na receita que vos trago hoje:


Miolo de Camarão Grande Pescanova
Pérolas do Mar Pescanova



  

Frigideira de Meada com Pérolas e Camarão


Ingredientes:
(2 pessoas)

1 embalagem de Miolo de Camarão Grande Pescanova (200g)
1 embalagem de Pérolas do Mar Pescanova (300 g)
ervilhas q.b. (usei congeladas)
sumo de 1/2 limão
1/2 cálice de vinho moscatel
1/2 colher de café de pimentão doce (usei Margão)
4 dentes de alho picados
5 gotas de tabasco
2 colheres de sopa de manteiga
1 fio de azeite
coentros frescos q.b.
100g de massa Meada (podem adicionar mais se gostarem)
sal q.b.

Método:

Descongele as pérolas e o camarão. Ponha a escorrer.
Tempere o camarão com sumo de limão e um pouco de sal.
Leve uma frigideira larga (e de preferência com tampa) ao lume com a manteiga, o fio de azeite e os alhos picados finamente. Assim que os alhos ganharem alguma cor junte as pérolas do mar, as ervilhas,  o tabasco, o pimentão doce e o vinho moscatel. Envolva, tape a frigideira e deixe estufar cerca de 10 a 15 minutos. Junte o camarão e envolva, espere 7 a 8 minutos e desligue o lume. Nesta altura, pique os coentros e junte à frigideira. Tape e reserve fora do lume.

Coza a massa de acordo com as instruções do fabricante. Depois de cozida, retire cerca de uma concha de água da cozedura desta, para a frigideira juntamente com a massa.
Envolva a massa com o resto e leve de novo a frigideira ao lume até levantar fervura. Volte a salpicar com coentros frescos e sirva de imediato.









PASSATEMPO "COZINHADADUXA COM BEBIDAS DE CEREAIS NESTLÉ"


Passatempo "Cozinhadaduxa com Bebidas de Cereais Nestlé"





 

Hoje não venho partilhar convosco uma receita como é habitual, mas sim um PASSATEMPO que vos dará a possibilidade de se habilitarem a 2 CABAZES bem recheados de bebidas de cereais Nestlé.
Estes 2 cabazes para além de todos os outros produtos, são compostos por 3 novidades da marca: o MOKAMBO INTENSO, a PENSAL AVEIA e o BOLERO CREMOSO.


 CADA CABAZ QUE TENHO PARA OFERECER É CONSTITUIDOS POR :
 

- 2 frascos de PENSAL AVEIA (novidade)

- 2 frascos de MOKAMBO INTENSO (novidade)

- 2 embalagens de BOLERO CREMOSO (novidade)

- 1 frasco de MOKAMBO STANDARD

- 1 frasco de PENSAL STANDARD

- 1 frasco de BOLERO STANDARD





MOKAMBO INTENSO - Com cereais, chicória e 35% de café, tem uma textura aveludada e sabor intenso e pode ser preparado com leite ou com água, de acordo com o gosto pessoal.


PENSAL AVEIA - Numa combinação perfeita, PENSAL adiciona Aveia à sua tradicional receita. É composto 100% por cereais naturais, de fácil preparação e pela sua qualidade nutricional é uma alternativa saborosa e nutritiva para o pequeno-almoço, proporcionando assim, num só momento, o melhor dos dois mundos: cevada e aveia.


BOLERO CREMOSO - Preparado em pó para bebida de cereais (31,9%) e leite (13,3%) com cereais torrados, surpreende pelo seu sabor rico e cremosidade intensa.


 
 
 
 

Passatempo "Cozinhadaduxa com Bebidas de Cereais Nestlé"

 
 

Como podem participar:

 
O Passatempo decorrerá na página do Facebook cozinhadaduxa.

É válido para Portugal continental e ilhas.

Terá inicio hoje dia 28 de Março de 2016 e termina às 23h do dia 4 de Abril de 2016.
 
Na publicação do passatempo marcada no topo da página ( Facebook cozinhadaduxa), deverão escrever a frase "PASSATEMPO COZINHADADUXA COM BEBIDAS DE CEREAIS NESTLÉ" e identificar (tagar) 3 amigos.
 
Cada pessoa poderá participar 3 vezes em dias diferentes, identificando amigos diferentes e partilhando a publicação.

Fazer a partilha do post do passatempo, marcado no topo da página cozinhadaduxa em modo publico
 
Fazer "GOSTO" das páginas cozinhadaduxa e Nestlé
 
Os vencedores serão apurados pelo sistema random.org.  e posteriormente informados .
 
As participações só serão aceites e validadas se obedecerem a estas regras. Obrigada.
 
 
Toca a participar, boa sorte!
 
 
 
 

Mini Coroas com Cacau, Canela e Caramelo






A primeira vez que me"desafiei"a fazer uma receita deste tipo, foi em 2010 e partilhada aqui em 2011, ainda do tempo que alguns registos fotográficos do blog, aconteciam por telemóvel... A máquina (já digital na altura) quando era necessária nem sempre estava com a bateria carregada e lá eu recorria ao telemóvel. Às vezes dou por mim a recordar estas situações. Naquela altura as câmaras dos telemóveis tinham tão baixa resolução que eram precisos "momentos de sorte" para conseguir captar alguma coisa que se visse desse lado.
Bom, mas vamos às nossas mini coroas de hoje, e o que vos posso dizer sobre elas? Que são deliciosas e muito versáteis. Podemos colocar os recheios da nossa preferência e fazer um brilharete assim que chegam à mesa, então se comidas ainda mornas é a desgraça, vai uma fatia atrás da outra.
Estas em formato mini, mas se desejarem podem construir duas maiores, é a gosto.
Aproveito o momento para vos desejar uma Páscoa muito Feliz. Regresso aqui ao blog dia 28 de Março, próxima Segunda-Feira , com um passatempo que vão gostar, fiquem atentos!





 

Mini Coroas com Cacau, Canela e Caramelo


Ingredientes:

600 g de farinha de trigo
1 pitada de sal fino
250 ml de leite amornado
80 g de margarina amolecida
1 ovo
100 g de açúcar amarelo
1 pacote de Fermipan (fermento biológico seco)

Recheio:

80 de margarina consistência pomada
1 colher de sopa de canela em pó Margão
2 colheres de sopa de cacau em pó
50 g de açúcar em pó
1 pacote de pepitas de caramelo Fudge Caramel Vahiné



Método:

Misture dentro de uma taça o leite , o ovo, a margarina, o açúcar e o sal, mexa bem. Junte aos poucos a farinha com o fermento continuando a mexer até que todos os ingredientes se liguem. Comece a amassar em cima de uma bancada polvilhada com farinha. Pode utilizar um robot de cozinha para amassar caso prefira.
Depois de bem amassado forme uma bola, coloque dentro de um recipiente e tape com pelicula aderente para levedar cerca de 30 minutos ou até dobrar o volume.

Entretanto prepare o recheio: amoleça a margarina, junte o cacau, a canela e o açúcar, mexa bem até que obter uma mistura lisa. Reserve.

Polvilhe a bancada com farinha e divida a massa já levedada em cinco porções iguais.
Estenda cada uma delas com o rolo da massa, formando um retângulo , pincele com o recheio e distribua algumas pepitas de caramelo por cima , enrole. Em seguida faça um corte ao meio no sentido longitudinal. Entrance as duas tiras e finalize dando um formato de coroa. Coloque algumas pepitas de caramelo por cima, fazendo uma ligeira pressão na massa e pincele toda a coroa com um pouco de leite morno. Repita o processo para a restante massa.

Depois das coroas formadas coloque-as num tabuleiro de ir ao forno, forrado com uma folha de papel vegetal, afastadas umas das outras.

Leve ao forno pré-aquecido nos 180ºC cerca de 25 minutos, dependendo dos fornos.

Retirem do forno e deixem arrefecer um pouco antes de as fatiarem, isto se conseguirem esperar que arrefeçam...






Bolo de Baunilha e Caramelo {com Maizena}





Hoje trago-vos um bolo fofo e perfumado, daqueles que apetece encostar o nariz e cheirar. Tantas vezes esta é para mim a primeira fase da prova... Gosto de me deixar levar pelas memorias olfativas, é uma ferramenta tão rudimentar e ao mesmo tempo mágica.
Este bolinho foi feito com dois dos aromas favoritos da minha infância (ficam de fora outros dois, o chocolate e morango)  e com o amido de milho Maizena que me tem acompanhado a vida inteira.
Quem não se lembra de uma papa Maizena preparada pela mãe ou avó, feita com a infusão da casca do limão no leite, que a tornava ainda mais saborosa, ou daquele bolinho leve e fofo que nos era servido ao lanche a acompanhar um copo de leite? Evocar cheiros é também evocar histórias, momentos partilhados e muito felizes que gosto de recordar. Estou certa que a Maizena continuará sempre nas nossas cozinhas, quer para fazer bolos mais leves e fofos, tornar molhos mais cremosos, dar consistência aos nossos pudins, e até ajudar a preparar os panados mais crocantes. De ressalvar que sendo uma farinha de milho é isenta de glúten, sendo assim uma boa escolha para os que sofrem desta intolerância alimentar.




Aproxima-se a Páscoa, e sei que já andam a pensar numa mesa bem recheada de coisas boas, como tenho aqui no blog alguns folares que fiz e partilhei de outros anos, deixo-vos a sugestão deste bolo simples e delicioso, que se adequa a várias situações. Podem sempre preparar uma cobertura do vosso agrado e dar-lhe um ar mais festivo, ficará ao vosso critério.




Bolo de Baunilha e Caramelo {com Maizena}


Ingredientes:
 
8 ovos
280 g de açúcar mascavado
200 g de farinha de trigo
150 g de farinha Maizena
1 colher de sobremesa de fermento
6 colheres de sopa (cheias) de caramelo liquido à temperatura ambiente
1 colher de sobremesa de essência de baunilha
150 g de margarina amolecida
margarina para untar a forma + farinha para polvilhar 
açúcar em pó para decorar q.b.
 
 
Método:
 
 
Unte uma forma com margarina, polvilhe com um pouco de farinha, retire o excesso e reserve.
Ligue o forno nos 190ºC.
Peneire para dentro de uma taça , a farinha de trigo juntamente com o amido de milho Maizena e o fermento, reserve.
Separe as claras e bata-as até ficarem em castelo bem firme. Reserve.
Noutro recipiente bata o açúcar, as gemas e a margarina amolecida, bata até obter o tipo de uma mousse. Aos poucos e continuando a bater, adicione a essência de baunilha e o caramelo liquido (que deve estar à temperatura ambiente). Bata bem até ficar homogéneo. Junte a esta mistura colheradas das farinhas já peneiradas e vá batendo até que fiquem bem incorporadas na restante massa. Por fim envolva bem as claras em castelo na massa, sem bater.
Verta o preparado para dentro de uma forma e leve ao forno cerca de 30 minutos ou até verificar que o bolo está cozido, não o deixem secar no forno, é importante que fiquem atentos e o retirem assim que o palito sair seco depois de o espetarem na massa.
Deixe arrefecer um pouco antes de desformar.  Depois de frio se gostar, polvilhe com açúcar em pó.
 
 
 

 
 

Polvo com Migas de Alho-Francês e Batata Assada




Assim à primeira vista pode parecer estranho estar a falar de migas de alho-francês, mas esta refeição fez as delicias cá de casa, acreditem. Polvo tenrinho e saboroso, cozinhado de forma simples e uma versão de migas (não as tradicionais de couve) de alho-francês que só faltou juntar o habitual feijão, não podia ter corrido melhor. Por mim até dispensava as batatas.
Por aqui ficou a vontade de repetir outras e outras vezes... Desse lado, vão experimentar?


 

Polvo com Migas de Alho-Francês e Batata Assada


Ingredientes:
(4 pessoas)

2 embalagens de Polvo Limpo Pescanova (2x800g)
1 kg de batatinhas para assar
4 alhos-franceses limpos
3 dentes de alhos
100 g de bacon magro
3 a 4 fatias de broa esfarelada
1 folha de louro
1 cebola com casca
cravinhos q.b. Margão
azeite q.b.
sal q.b.
pimenta moída na altura Margão

Polvo Limpo Pescanova utilizado nesta receita

Método:

Coza o polvo na panela de pressão com a folha de louro e os cravinhos espetados na cebola. Depois de cozido escorra e tempere com um pouco de sal fino e pimenta moída na altura.
Asse as batatinhas no forno da forma habitual.
Num tacho largo, frite os alhos ligeiramente esmagados em azeite até dourarem um pouco, junte o bacon cortado em pequenas tiras e a broa grosseiramente esfarelada, envolva e junte os alho-francês cortado em tiras finas, tempere com um pouco de sal e pimenta, mexa. Deixe cozinhar alguns minutos até que murchem.
Sirva o polvo acompanhado pelas batatinhas e as migas de alho-francês, regue tudo com um fio de azeite e se gostar finalize com um pouco mais de pimenta moída na altura.

Notas: Este polvo é tenro, não o larguem ao lume... Na panela de pressão bastam 20 minutos após ouvirem a válvula a apitar.


 
 
Boa semana a todos!
 



Bolo de Cacau com Amêndoa e Figos





Os figos guardados numa embalagem comprada há meses, ditaram o mote para o bolo que hoje partilho convosco. A ideia era fazer um pão doce com os ditos, que até à data não se concretizou, não faltará vontade e oportunidade. No dia em que pensei fazer este bolo, reparei na embalagem e a vontade de os juntar à farinha de amêndoa e ao cacau falou mais alto, pena que nesse dia não tinha em casa farinha de alfarroba, teria sido a cereja no topo do bolo. Sabores conhecidos de todos nós, que combinam tão bem e nos recordam a fabulosa doçaria do sul do nosso país. 
O bolinho fica com um miolo denso, pouco doce e com uns aromas que nos apetece comer fatia atrás de fatia, garanto-vos!


 
 

Bolo de Cacau com Amêndoa e Figos

 
Ingredientes:
 
5 ovos
150 g de açúcar (usei amarelo)
200 g de farinha de trigo
1 colher de sobremesa de fermento Royal
120 g de figos secos (cerca de 8)
80 g de farinha de amêndoa
40 g de cacau
100 g de margarina amolecida
1 colher de café de canela (Margão)
1 pitada de noz moscada (Margão)
1 pitada de sal
margarina para untar a forma q.b.
 
 
Método:
 
Coloque à temperatura ambiente os ingredientes do bolo.
Unte uma forma com margarina e reserve. Usei uma retangular mas pode usar outra.
Ligue o forno a 190ºC.
Retire o pé aos figos e corte-os ou pique-os finamente . Reserve.
Num recipiente bata a margarina com o açúcar até obter algum volume. Depois junte os ovos, um a um continuando a bater.
À parte misture para dentro de um outro recipiente, a farinha de trigo peneirada com o fermento, o cacau, a farinha de amêndoa, noz moscada , canela e a pitada de sal. Envolta bem com uma vara de arames. Junte esta mistura seca aos poucos, para dentro da mistura da margarina com o açúcar e ovos, continue a bater até ficar homogéneo. Adicione os figos cortados finamente e envolva.
Verta a massa para a forma previamente untada e leve a cozer em forno pré-aquecido nos 190ºC cerca de 30 minutos ou até verificar que está cozido. Não o deixem secar muito, fiquem atentos.
Depois de pronto, deixe arrefecer alguns minutos antes de desenformar.
 
 
 
 
 
 
Aproveito o momento para vos dizer que muito em breve, irei fazer um passatempo aqui no blog e página do Facebook, fiquem atentos!
Continuação de boa semana.
 
 
 
 

Lombinhos de Porco no Tacho




De regresso a Março e ansiosa que mude a estação. Que cheguem depressa os dias bonitos de sol e de temperaturas amenas, aqueles que nos fazem largar aos poucos, os agasalhos mais pesados e nos convidam a desfrutar de novas rotas . À mesa também acontece esta transição, as refeições trocam o seu guarda-roupa de Inverno, ficando mais leves e frescas. Todas as estações têm o seu encanto, bem sei, mas se pudesse escolher uma, assim em modo permanente, escolheria a Primavera. Estamos quase lá, mas enquanto não chega e se instala, fiquem com este petisco que vos trago hoje, um prato com tempero clássico e de sabor familiar. Acompanhei com arroz branco solto e brócolos salteados.





Lombinhos de Porco no Tacho


Ingredientes:
(4 pessoas)

2 lombinhos de porco (aproximadamente 1,200 kg)
5 dentes de alho
50 g de margarina
1 fio de azeite
2 colheres de sopa de massa de pimentão
1 cebola média picada
4 colheres de sopa de polpa de tomate com pedaços de cebola ((usei Guloso)
1 cálice de vinho moscatel
2 folhas de louro
1 colher de sopa de grãos de mostarda (usei Margão)
5 cravinhos (usei Margão)
pimenta da Jamaica q.b. (usei Margão)
coentros frescos  q.b. para salpicar a carne na altura de servir
água q.b. para refrescar
sal q.b.


Método:

Tempere os lombinhos com um pouco de sal, os alhos pisados, o louro e a massa de pimentão. Tape e deixe a tomar gosto uns 30 minutos.
Ponha uma tacho largo ao lume com os grãos de mostarda, deixe aquecer um pouco, torrando ligeiramente os grãos para que larguem o sabor, junte a margarina e o azeite. Adicione a cebola picada e espere até fazer um ligeiro refogado, junte a polpa de tomate, o moscatel, os grãos de pimenta, os cravinhos e a carne . Tape o tacho e mantenha-o em lume brando cerca de 30 minutos, virando de vez em quando, se necessário vá juntando pequenas quantidades de água aos poucos para refrescar, mas assegurando-se que a carne no final fica douradinha e com o molho apurado.
Retire do lume, deixe arrefecer um pouco antes de fatiar. Se gostar, na altura de servir, coloque sobre a carne coentros frescos cortados grosseiramente.



 
 
     Bom apetite!