Lombos de Pescada com Farfalle [em salada fria]




Antes que o Verão acabe...
Saladas e mais saladas que nos saciam, rápidas de preparar e sobretudo bastante leves e frescas. É o que nos sabe bem nestes dias quentes de Agosto. Lembrem-se que é sempre possível dar um toque diferente a uma salada conhecida. Arrisquem misturar ingredientes que gostam para compor as vossas saladas e deixem-se surpreender pelos sabores encontrados no prato.
Bom fim de semana.

Lombos de Pescada com Farfalle [em salada fria]


Ingredientes:
( 4 pessoas)

2 embalagens de Lombos  de Pescada do Cabo Pescanova
250 g de massa farfalle (pode ser outra a gosto)
4 ovos cozidos
2 tomates maduros mas firmes
cenoura ripada q.b.
couve-roxa cortada em Juliana q.b.
milho doce q.b.
folhas de rúcula
maionese q.b. (usei Heinz)
1 folha de louro
1 dente de alho
1 fio de azeite
orégãos secos para polvilhar





Esta receita foi elaborada com Lombos de Pescada do Cabo Pescanova
Os Lombos de Pescada do Cabo da Pescanova são retirados da parte mais nobre da pescada. Sem espinhas, mas com a pele para preservar todo o sabor e propriedades nutritivas da pescada"


Método:

Deixe descongelar os lombos de pescada dentro do frigorífico. Retire-lhes os plásticos onde estão envolvidos e mergulhe-os num tacho com água a ferver, temperada com um fio de azeite, sal, louro e o dente de alho. Espere que uns 10 minutos até que cozam, atenção que devem ficar firmes. Retire do lume, deixe arrefecer um pouco, retire-lhes a pele. Reserve.
Coza os ovos, deixe arrefecer, descasque-os e reserve.
Coza a massa com água temperada com sal e o fio de azeite, escorra e reserve.
Prepare um recipiente para servir a salada, coloque no fundo a massa, distribua o peixe grosseiramente lascado com os dedos, junte o milho, a cenoura ripada, a couve-roxa, os tomates cortados em cubos. Tempere com um pouco de maionese e envolva delicadamente, decore com os ovos e a folhas de rúcula. Polvilhe com folhas de orégãos e leve ao frigorífico 15 minutos antes de servir.

Sugestão: Pode trocar a maionese por um vinagrete a gosto.






Gelado de Especiarias com Creme de Caramelo Salgado






Levante o dedo quem não gosta de um bom gelado caseiro.
Aqui por casa somos todos a gostar. São consumidos o ano inteiro, mas é por esta altura do ano que mais ganham protagonismo, refrescam-nos e deliciam-nos (coisas da gula!).
Quando posso e há disposição, gosto de ser eu a prepará-los, tenho arriscado alguns sabores que, de tão bons que ficam, apetecem ser repetidos uma e outra vez.

O que vos trago hoje há muito que estava marcado para testar, sendo fã de especiarias achei a ideia muito interessante. Trouxe-a do livro "Gelato Chez Moi"da talentosa foodblogger Barbara Torressan. Foi desta e em boa hora o fiz porque é absolutamente delicioso!

Na preparação juntei duas receitas; gelado de especiarias com o creme de caramelo salgado, não é obrigatório que o façam, podem servir o gelado com o molho à parte ou simples se assim o preferirem.

Fotografar gelados em tempo quente tem destas coisas, a consistência perde-se a cada segundo... mas isso já não é novidade, terminada a sessão voltou mais um bocadinho para o frio antes de ser provado e elogiado pelos gulosos de serviço.




Gelado de Especiarias com  Creme de Caramelo Salgado



(Comecei por fazer o creme de caramelo salgado)

Creme de caramelo salgado
Ingredientes:

4 colheres de açúcar de cana claro
2 colheres cheias de manteiga amolecida
2 colheres de xarope de ácer
1 colher de café de essência de baunilha (Vahiné)
1/2 colher de café de flor de sal
125 ml de natas frescas

Método:

Numa caçarola em lume brando, ponha a derreter o açúcar, a manteiga e a flor de sal. Quando começar a ferver, junte as natas liquidas. Deixe ferver uns instantes, retire do lume e acrescente a essência de baunilha e o xarope de ácer. Reserve, quando arrefecer estará pronto a juntar ao gelado.


Ingredientes para o gelado de especiarias:
(4 a 6 gulosos)

100 ml de natas 
300 ml de leite gordo
6 gemas
135 g de açúcar mascavado
mistura das especiarias,
1/2 vagem de sementes de baunilha (Vahiné)
1/2 colher de chá de canela (Margão)
1 pitada de cravinho moído (Margão)
1 pitada de gengibre em pó (Margão)
1 pitada de cardamomo em pó (Margão)
1 pitada de pimenta em moída (Margão)

Método:

Na taça da batedeira coloque as gemas com o açúcar. Bata a alta velocidade até obter uma mistura fofa e cremosa. Com a batedeira a funcionar adicione o leite em fio. Depois de tudo bem misturado, deite o preparado numa caçarola e, sem parar de mexer com a colher de pau, leve a lume brando.
Logo que o creme cubra a colher, retire imediatamente do lume e mexa para arrefecer.
Entretanto, acrescente as especiarias e por fim as natas.
Deite na sorveteira e siga as instruções da mesma. Verta para um recipiente hermético , foi nesta altura que juntei o creme de caramelo salgado e envolvi ligeiramente.
Em alternativa, o método manual prevê o uso de batedeira de hora a hora na mistura que está no congelador até o gelado obter a consistência ideal.
Recomenda-se 5 a 6 horas de frio.




Conseguem resistir?

Bom fim de semana!

Salada Morna de Legumes com Camarão




Assim da frigideira para aqui salta esta salada morna que ficou uma delicia. 
Refeição rápida, versátil e saborosa, tudo requisitos importantes para quem gosta de andar no laréu (como eu!).
Preparada já vezes sem conta, com os sabores dos ingredientes do momento, somam-se uma mão-cheia de versões, feitas assim quase em jeito de piloto automático . Esta altura do ano é definitivamente a que dedico menos tempo à cozinha. Convosco também é assim?



Salada Morna de Legumes com Camarão


Ingredientes:

1 embalagem de miolo camarão 80/100 Pescanova (350 g)
1 embalagem de legumes chineses (usei congelados)
1 pimento vermelho cortado em cubinhos
1 cebola média picada
4 dentes de alho picados finamente
azeite q.b.
sumo de limão q.b.
raspa da casca do limão
1 colher de sobremesa de gengibre fresco ralado
1 colher de chá de molho Tabasco com Alho (garlic pepper sauce)
2 colheres de sopa de molho de soja
flor de sal q.b.
massa cozida a gosto (usei Milaneza)

Produto Pescanova utilizado nesta receita

1 embalagem de miolo de camarão 80/100 Pescanova



Método:

Comece por deixar descongelar o miolo de camarão e os legumes. Escorra o camarão e tempere com o sumo do limão, o gengibre ralado e o alho. Reserve em marinada cerca de 15 minutos.
Escorra também os legumes depois de descongelados, corte o pimento, a cebola e salteie tudo num pouco de azeite, tempere com o molho de soja. Junte os camarões sem o liquido da marinada. Adicione umas gotas de molho tabasco , envolva tudo e deixe ao lume breves minutos até que os camarões cozinhem. Tempere com flor de sal.
Sirva acompanhado pela massa escolhida, previamente cozida. Salpique o prato a raspa da casca do limão, intensificará os sabores.

Sugestão: se gostarem salpiquem o prato com coentros frescos picados na altura de servir, neste dia não os tinha em casa e nos canteiros cortei tudo antes de ir de férias, agora resta-me esperar até que os novos que plantei voltem a crescer.




Bons cozinhados e bom fim-de-semana!