Tortilha de Legumes com Presunto




As tortilhas são um óptimo petisco para reunir e aproveitar algumas sobras de outras refeições. De fácil e rápida preparação, basta termos alguns ovos em casa, combinar e temperar a gosto os ingredientes que decidimos utilizar, e em poucos minutos teremos pronta a nossa tortilha capaz de alimentar e confortar os estômagos mais impacientes.
Esta que vos trago hoje não foi pensada com o propósito de reutilizar sobras perdidas do frigorífico, mas sim de estrear e testar a minha nova aquisição que vos falarei um pouco mais abaixo.

Vão reparar que preparo a tortilha com um pouco de leite, gosto sempre de o fazer porque ganhamos um interior com uma textura mais húmida e cremosa. O mesmo quando preparo ovos mexidos, se ainda não experimentaram, façam-no e logo me dizem se não tenho razão.


Ter à mão uma boa frigideira antiaderente fará toda a diferença no resultado final, vos garanto. Esta que vêem nas fotos é da série  BRA Orange Efficiente e foi adquirida na loja online Lecuine. Tem-se revelado uma verdadeira ajuda quando estou a cozinhar. Com um fundo espesso e antiaderente em alumínio fundido, permite um maior aproveitamento e redistribuição do calor que se traduz numa poupança de energia e evitando também, que os alimentos se peguem ao fundo. É apta para todas as fontes de calor, incluindo indução.
Convido-vos a conhecerem um pouco melhor a loja online lecuine onde a eficiência e rapidez do serviço me surpreenderam de forma positiva, quanto aos portes de envio são grátis para valores de encomendas a partir de 40 €.




Tortilha de Legumes com Presunto


Ingredientes:

6 ovos L
150 ml de leite (usei magro)
1 colher de sopa de amido de milho (farinha Maizena)
1/2 pimento vermelho
1 cebola picada
6 fatias de presunto
2 alhos-franceses
100 g de batata palha
salsa fresca picada q.b.
sal , pimenta e noz moscada q.b.
1 fio de azeite


Método:

Lave e pique a cebola, o pimento e a salsa. Corte em rodelas finas os alhos-franceses.
Reserve a salsa.
Ponha ao lume uma frigideira antiaderente , junte um fio de azeite, o presunto cortado em tiras, a cebola, o pimento, os alhos-franceses e deixe que amoleçam.
Entretanto misture dentro de um recipiente o leite com a farinha Maizena até que dissolva e não apresente grumos. Adicione os ovos , tempere de sal, pimenta e noz moscada. Bata com uma vara de arames.
Adicione a batata palha aos legumes e cubra com o preparado dos ovos. Salpique com a salsa picada. Reduza o calor e aguarde até cozinharem na parte inferior. Coloque um prato por cima da frigideira para virar a tortilha, volte a colocar na frigideira para terminar de cozinhar o outro lado da tortilha. Retire do lume quando obter a textura pretendida. Pessoalmente não gosto dos ovos demasiado secos, mas é como preferirem.
Sirvam acompanhada por uma boa salada.





Boa semana e bons cozinhados!


Lasanha de Salmão e Beringelas





Agora com o Outono bem instalado, regressam em força os pratos de forno. E quando a reputada lasanha entra no cardápio da semana, é uma festa.
De lasanha em lasanha, surgem novas versões,  são imensas as possibilidades de combinarmos ingredientes entre estas deliciosas folhas de massa.
Gosto da versatilidade de pratos como este. E gostamos de lasanhas, vocês também?



Lasanha de Salmão e Beringelas



Ingredientes:



1 embalagem de medalhões de salmão Pescanova

1 embalagem de placas de lasanha fresca
2 beringelas médias cortadas em cubos
2 cenouras raladas
1 cebola média
dentes de alho q.b.
1 limão
pimenta q.b. (Margão)
sal q.b.
600 ml de bechamel (usei caseiro)
queijo emmental ralado (+/- 200g)
1 fio de azeite



 Método:

Deixe descongelar os medalhões de salmão. Tempere com sal, alho, pimenta e sumo de limão. Tape e reserve.
Lave as beringelas, corte-as em pequenos cubos. Regue com umas gotas de sumo de limão e salpique com umas pedras de sal.
Coloque uma frigideira ao lume com fio de azeite, a cebola e os alhos finamente picados, assim que ganhem cor junte as beringelas e as cenouras raladas , mexa e deixe saltear durante uns minutos. Retire para um prato reservando.
Na mesma frigideira das beringelas, cozinhe os medalhões de salmão. Se necessário, antes de colocar as postas, adicione mais azeite à frigideira e espera que aqueça antes de colocar o peixe. Deixe cozinhar de um lado e de outro. Retire do lume e lasque o salmão para a mistura das beringelas.

Ligue o forno por esta altura e pré-aqueça nos 200º C.

Prepare um tabuleiro para proceder à montagem da lasanha. Apesar de utilizar placas de lasanha frescas, gosto sempre de as mergulhar previamente num pouco de água quente, antes de proceder as camadas.
No tabuleiro, coloque as folhas de lasanha de forma a cobrir o fundo deste ( não costumo untar o tabuleiro, acho desnecessário), depois distribua parte do recheio e algum queijo ralado, sobre as placas, regue com parte do molho bechamel e repita estes passos até esgotar o recheio. Termine com uma camada generosa de molho, e finalize polvilhado com o restante queijo ralado.
Leve ao forno a gratinar cerca de 30 minutos .

Bom apetite!





Mousse de Abacate e Maçã




O abacate é muito versátil e traz imensos benefícios à saúde. Há estudos que revelam que este fruto consumido em simultâneo com certos grupos de nutrientes, tem a capacidade de melhorar a absorção destes, boas razões para o incluirmos na nossa alimentação, não concordam? Por si só não lhe acho muito graça, mas quando bem temperado e combinado com outros sabores consegue surpreender-me. E estou a lembrar-me da tão conhecida e deliciosa guacamole.
Na receita de hoje, o abacate serviu para preparar esta deliciosa mousse, que enriqueci com o sabor das maçãs. Adocei com geleia de agave, se não tiverem em casa, ou preferirem, podem adoçar com um pouco de mel, é uma questão de gosto. Espero que a façam e apreciem tanto como nós.
E como diz o ditado "não se fazem omeletes sem ovos", na cozinha é sempre de valor usarmos os utensílios adequados e se possível de boa qualidade.
Assim, quis dar uso a uma das minhas mais recentes aquisições da loja Lecuine, a faca de chef série Riviera Branca Arcos, encantada com o seu desempenho, só preciso ter cuidado (extra) com os dedos... acho que nos vamos dar muito bem!




Dica:
Para abrir os abacates, use uma faca e corte na longitudinal, rode e solte as duas partes, depois com a faca dê-lhe um golpe no caroço, a lâmina ficará presa e rode outra vez para soltar o caroço.



Mousse de Abacate e Maçã


Ingredientes :

4 abacates maduros
2 a 3 gostas de sumo de limão
raspa fina da casca de 1/2 limão
a polpa de 5 maçãs cozidas
4 colheres de sopa de geleia de agave
miolo de noz
canela em pó

Método:

Lave a maçãs, dê-lhes um corte em cruz nos topos, com a ponta da faca. Coloque-as dentro de um recipiente próprio e leve-as a cozer tapadas com película perfurada, cerca de 7 a 8 no micro-ondas.
Retire, deixe arrefecer um pouco antes de retirar a película aderente. Deixe arrefecer mais um pouco antes de as reduzir a puré com varinha mágica. Reserve.

Para abrir os abacates, use uma faca e corte na longitudinal, rode e solte as duas partes, depois com a faca dê-lhe um golpe no caroço, a lâmina ficará presa e rode outra vez para soltar o caroço.

Com a ajuda de uma colher de sopa retire-lhes a polpa para dentro de um copo misturador, bata até que fique cremoso. Junte o puré das maçãs, as gotas do limão, a geleia de agave. Adicione a raspa fina do limão e volte a bater cerca de 1 minuto.
Prove e ajuste os sabores. Pode juntar mais agave para adoçar.
Distribua por pequenas taças, polvilhe com canela a gosto e finalize a superfície com miolo de noz. Leve ao frio aproximadamente 1 hora antes de servir para que os sabores se intensifiquem.





Visitem o site lecuine  e descubram os produtos lindos que têm à disposição para equipar as nossas cozinhas. Com serviço muito rápido e cómodo, porque não precisamos de sair de casa para ir procurar este ou aquele utensílio que nos está a fazer falta. Outra vantagem e não menos simpática, é que numa compra a partir de 40 € , os portes são grátis. Vão até lá e vejam do que falo!








Bundt Cake de Chocolate e Queijo Creme com Pistácios




 Apesar do sol bonito que se tem feito sentir, os dias já não são exactamente o que eram, e aos poucos aprendemos a aceitar a mudança de estação. Fazem-se planos nesta transição...  e fazem-se (mais) bolos também!
No inicio desta semana, recebi a minha forma Crown Nordic Ware da loja Lecuine ,  e de tão feliz e ansiosa que fiquei, quis logo experimentá-la, saiu um bolinho de chocolate ainda a meio da semana. Tempos de mudança nesta cozinha...
Não poderia estar melhor impressionada com a qualidade e robustez do material. Para além de ser linda, cozeu a massa e desenformou de um modo irrepreensível. Esta é a minha primeira Nordic Ware e estou completamente apaixonada. É caso para dizer que o amor pode assumir varias formas...
Visitem a loja lecuine e escolham também a vossa!



   Bundt Cake de Chocolate e Queijo Creme com Pistácios


Ingredientes para a massa do bolo:

300 g de farinha de trigo
1 colher de sobremesa de fermento para bolos
1/2 colher de café de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal fino
250 g de açúcar
70 g de cacau em pó
3 ovos L
1 embalagem de queijo creme (200 g)
1 colher de sobremesa de essência de baunilha
5 colheres de sopa de pistácios ligeiramente picados
margarina ou spray para untar a forma q.b.
cacau para polvilhar a forma q.b.

Método:

Ligue o forno nos 190º C. Unte muito bem a forma e polvilhe com um pouco de cacau, sacuda bem e reserve.

Bata os ovos com o açúcar, a pitada de sal e a essência de baunilha até obter uma mistura volumosa. Misture aos poucos e sem parar de bater o cacau. Junte a embalagem de queijo creme continuando a bater até que fique bem incorporado nos restantes ingredientes.
Por último misture a farinha aos poucos, previamente peneirada com o fermento e o bicarbonato de sódio. Bata durante mais uns minutos.Distribua pela massa os pistácios picados grosseiramente.
Verta o preparado para a forma e leve ao forno cerca de 35 minutos, dependendo dos fornos convém vigiar os últimos minutos, para que a massa do bolo não seque em demasia. Faça o teste do palito.
Retire do forno assim que cozido, espere cerca de 15 minutos antes de desenformar de preferência para cima de uma grelha.
Enquanto arrefece na totalidade, prepare o creme de caramelo salgado para a cobertura. Deve aplicar só depois de este ter arrefecido. Pique mais uns quantos pistácios e salpique a superfície do bolo.


Ingredientes para a cobertura de creme de caramelo salgado:

4 colheres de açúcar de cana claro
2 colheres cheias de manteiga amolecida
2 colheres de xarope de ácer
1 colher de café de essência de baunilha (Vahiné)
1/2 colher de café de flor de sal
125 ml de natas frescas

Método:

Numa caçarola em lume brando, ponha a derreter o açúcar, a manteiga e a flor de sal. Quando começar a ferver, junte as natas liquidas. Deixe ferver uns instantes, retire do lume e acrescente a essência de baunilha e o xarope de ácer. Reserve, quando arrefecer a cobertura está pronta a utilizar.




Bom fim-de-semana!