Cubinhos de Frango com Noodles de Courgette




A sugestão de hoje foi totalmente inspirada numa receita do Chef Hernâni Ermida, porém com algumas adaptações.
Para conseguir os noodles de courgette, contei com a preciosa ajuda do espiralizador de legumes. Uma ferramenta muito útil e prática, que nos permite dar a forma de esparguete a algumas frutas e legumes (rabanete, pastinaca, cenoura, batata-doce, batata, courgette, beterraba, maçãs...) enriquecendo o aspecto visual dos pratos e por outro lado, promovendo uma alimentação mais saudável.



Cubinhos de Frango com Noodles de Courgette


Ingredientes:
  • 600 g de peito de frango
  • 4 courgettes 
  • 1 pimento vermelho 
  • 150 g de quinoa
  • 500 ml de caldo de legumes
  • alho em pó q.b.
  • 1 cebola média picada
  • 1 dente de alho picado finamente
  • 4 colheres de sopa de polpa de tomate
  • Sal e pimenta acabada de moer
  • azeite q.b.

Método:

Corte o peito do frango em cubos pequenos. Tempere com um pouco de sal e com o alho em pó. 
Leve ao lume um tacho com o azeite, deixe aquecer, junte o frango e mexa até ficar solto.
Junte a cebola, o pimento e o dente de alho picados finamente. Mexa e misture. Deixe cozinhar em lume brando durante 5 minutos.
Junte a polpa de tomate e acrescente 200 ml  de caldo de legumes e mexa, tape e deixe cozinhar em lume brando durante 15 minutos. Verifique o sal e tempere com pimenta moída na altura.
Leve ao lume um tacho com o resto do caldo, deixe ferver e junte a quinoa, previamente lavada. Mexa e deixe ferver. Reduza o lume, tape e deixe cozinhar até que todo o líquido evapore.
Desligue o lume e deixe repousar. Lave as courgettes e corte as extremidades. Corte-as em tiras com a ajuda de um espiralizador. Depois, leve a cozer em água a ferver durante 1 minuto.
Escorra e depois junte ao frango. Misture, adicione a quinoa e sirva de imediato.




Tiborna de Bacalhau




Um prato típico português que adoro. Feito com três ingredientes que nunca podem faltar nesta cozinha: pão, azeite e alhos. Juntam-se à festa o bacalhau e as couves e a tiborna está feita. É um petisco bastante recorrente por estes lados.
Costumo ter sempre broa congelada, mas na falta desta já tenho improvisado com pão de centeio e fica muito bem.
Podem preparar este prato com as partes menos nobres do bacalhau, embora eu prefira utilizar lombos por lascarem melhor e serem mais suculentos que tornam o prato ainda mais apetitoso. A hortaliça a utilizar para a confecção deste fica também ao vosso critério, costuma-se juntar grelos ou couve-portuguesa, é como vos der mais jeito e gostarem.

Tiborna de Bacalhau 


Ingredientes:
(3 a 4 pessoas)

1 broa de milho pequena de preferência com 2 ou 3 dias
1 couve-lombarda, grelos ou outra couve a gosto
1 cenoura em rodelas, só se gostarem (opcional)
azeite de boa qualidade q.b.(usei Oliveira da Serra)
dentes de alho q.b.
sal e pimenta q.b.





Método:

Descongele o bacalhau, deixe escorrer e enxugue bem.

Pincele as postas de bacalhau dos dois lados e leve-as a grelhar. Reserve.

Entretanto leve ao lume um tacho com um fio de azeite, quando este aquecer junte a couve-lombarda previamente lavada e cortada grosseiramente com as mãos. Adicione um pouco de sal, tape e espere uns 5 minutos até que perca volume e fique cozinhada. Se optar por juntar a cenoura deve fazê-lo também por esta altura e cozinhar junto com a couve. Reserve.

Corte a broa em fatias. Frite-a numa frigideira com um fio de azeite e dois dentes de alho (com casca) ligeiramente esmagados com a ponta da faca. Reserve para um prato.

Pique 4 dentes de alho finamente, junte-os a um generoso fio de azeite e aqueça até que o azeite tome o gosto destes, cuidado para não deixar queimar os alhos. Desligue o lume e reserve.

Prepare a assadeira onde vai servir a tiborna. Lasque o bacalhau e disponha-o em camadas alternadas com a couve e a broa.  Regue tudo com o azeite reservado. Finalize com um pouco de pimenta moída na altura. Sirva de imediato.



Bom apetite! 😋


Bolo de Limão com Calda de Açúcar




Outro bolinho de citrinos neste fim de inverno pois então!
No dia em que o fiz lembrei-me de lhe juntar uma calda, é fácil de preparar e deu-lhe uma humidade e sabor muito interessantes (isto de ser guloso tem muito que se lhe diga!). Mas não se preocupem porque não fica muito doce, tive o cuidado de reduzir um pouco as quantidades de açúcar da massa. Se decidirem não fazer a calda, até vos dou por sugestão colocarem mais um pouco de açúcar amarelo na massa, tipo, mais 3 colheres de sopa de açúcar serão suficientes.
Depois é fazer um chá a gosto e apreciar todos os aromas!



Bolo de Limão com Calda de Açúcar


Ingredientes:

Raspa e sumo se 1 limão
6 ovos
150 g de açúcar em pó
30 g de açúcar amarelo
200 g de farinha com fermento 
1 colher de chá de fermento para bolos
50 g de margarina derretida
+ margarina q.b. para untar a forma

Método:

Pré-aqueça o forno nos 190ºC.
Raspe o limão. Esprema o sumo e misture-o com a raspa. Reserve.
Bata as claras em castelo, junte-lhes o açúcar em pó e envolva bem.Adicione o outro o açúcar amarelo e continue a mexer até se misturar bem.
Junte as gemas uma a uma, batendo sempre, faça o mesmo com a farinha (previamente peneirada com o fermento) e a mistura da raspa e sumo do limão, intercalando. Envolva suavemente e junte a margarina derretida em fio.
Unte muito bem uma forma de bolos e verta para lá a massa. Leve ao forno pré-aquecido cerca de 35 minutos ou até verificar que está cozido. Faça o teste do palito.
Desenforme e deixe arrefecer. Faça uns furinhos com um palito no bolo para este absorver melhor a calda.
Entretanto prepare a calda para aplicar na superfície do bolo se gostar.


Para a calda de açúcar :

100 g de açúcar
200 ml de água
casca de 1/2 limão
1 pau de canela
1 estrela de anis

Leve a lume médio um tachinho com a água, o açúcar, a casca do limão, pau de canela e estrela de anis. Sem mexer, deixe ao lume cerca de 10 minutos. Retire do lume e deixe arrefecer antes de regar o bolo.




Bom fim de semana a todos! 💗