Profiteroles com Recheio de Doce de Leite





 
 
 
Profiteroles um clássico de massa choux , e volta e meia meto as mãos nesta massa que gosto tanto. Descobri há tempos que se adicionarmos uma parte de leite à massa, conseguimos uma textura ainda mais macia e crocante que se desfaz na boca.  Delicada e bastante versátil, acompanha bem doces e salgados.
Estes que vos mostro cruzaram-se com doce de leite, uma combinação já pensada que esperava pela oportunidade. Palavras para quê? 
O fim-de-semana espreita, a desculpa ideal para os fazerem também!
Um abraço para todos.
 
 
 

 Profiteroles com Recheio de Doce de Leite

 
 
 
Ingredientes:
 
3 ovos
100 g de farinha de trigo
100ml de água
100ml de leite
80g de margarina
1 colher de sopa de açúcar
1 pitada de sal
 
Recheio:
 
 
 
 
 
 
 
 
Método:
 
 
Leve ao lume um tacho com a água, o leite, a margarina, o açúcar e a pitada de sal, mexa e aguarde que ganhe fervura.
Retire do lume e junte a farinha de uma só vez.  Mexa bem com uma colher de pau até que fique tudo bem incorporado. Volta ao lume mexendo sempre até que a massa comece a soltar das paredes e fundo do tacho.
Retire do lume e deixe que arrefece um pouco (3 a 5 minutos).
Bata ligeiramente os ovos, junte-os pouco a pouco à massa sem para de mexer, até que estes fiquem bem incorporados e comece a observar um preparado liso, cremoso e brilhante.
Estará no ponto quando a colher de pau se mantiver firme dentro da massa.
Aqueça o forno nos 180ºC. Forre um tabuleiro com papel vegetal.
Poderá fazer montinhos de massa com um saco de pasteleiro ou com o auxilio de duas colheres de sopa. Disponha das bolinhas de massa em cima do papel vegetal ligeiramente afastadas umas das outras, na cozedura vão crescer.
Leve ao forno cerca de 25 minutos , ou até verificar que apresentam um aspecto dourado e cozido.
Depois de desligar o forno não os retire para fora, devem ficar ainda a arrefecer dentro do forno cerca de 20 minutos para que não baixem.
Complete o arrefecimento de preferência em cima de uma grelha. Depois de frios decore e recheie com o doce de leite.
 
 
 
 
 
  
 
 
 
 
 
 

Verrines Surpresa com Doce de Leite








Verrines, a ideia de transportar "empratados" para pequenos copos de vidro. Vários ingredientes doces ou salgados são colocados por camadas em formato miniatura.
Assim numa verrine (doce) podemos juntar restos de bolos, chantilly, licores, frutas, mousses, custards, molhos, frutos secos, etc.

Estas que vos sugiro hoje têm 3 elementos que considero uma boa surpresa quando se juntam: suspiros, doce de leite e amendoins cobertos de chocolate.








Verrines surpresa com doce de leite [a receita]


Ingredientes:

2 pacotes de natas bem geladas (400 ml)
1 embalagem de suspiros
4 colheres de sopa de açúcar
3 folhas de gelatina
1 frasco de Doce de Leite Prisca Seduction
amendoins cobertos de chocolate









Método:

Coloque as folhas de gelatina de molho em água fria para hidratarem.
Bata as natas até que engrossem, junte o açúcar, 4 colheres de sopa de doce de leite, e bata mais um pouco.
Escorra as folhas de gelatina, leve ao micro-ondas mas sem as deixar ferver. Junte em fio ao preparado das natas sem parar de bater. Reserve.

Entretanto proceda à montagem das taças, colocando no fundo alguns suspiros partidos grosseiramente. Verta o preparado das natas até preencher os suspiros, coloque por cima do creme um pouco de doce de leite, volte a deitar um pouco de creme e finalize com um suspiro partido e alguns amendoins de chocolate.

Leve ao frio cerca de 3 horas antes de servir.

Notas: Se gostar poderá picar os amendoins num robot de cozinha.
Rendem aproximadamente 8 tacinhas.











Gelado de Toffee com Biscoito e Doce de Leite








Um gelado para adoçar o nosso Sábado!
Já aqui tinha dito que a época dos gelados chegou oficialmente a esta cozinha`.
Engraçado pensar que este gelado foi "construído" de forma um pouco diferente de todos os outros. Ou seja, quando penso em fazer um gelado, penso no aroma ou na fruta que nos apetece no momento, este, foi um pouco diferente.
Olhei o frasco de Doce de Leite de Vaca da Casa da Prisca, e  a primeira coisa que me veio à ideia foi aplicá-lo num gelado.

Todas as palavras serão poucas para descrever o sabor e textura deste gelado, o melhor será fazerem-no vocês também, e, tirarem as vossas próprias conclusões. Por aqui houve aplausos de pé!

Apesar de a sorveteira me ter dado uma ajuda importante na cremosidade do gelado, não é condição indispensável usá-la. Antes de ter sorveteira já os fazia, e nunca houve reclamações quanto ao resultado final.








                                         Gelado de Toffee com Biscoito e Doce de Leite


Ingredientes:

150 de açucar
5 gemas de ovos
3 colheres de sopa de água
400 ml de leite
1 pacote de natas
pitada de sal
5 palitos la reine
2 colheres de sopa de essência de baunilha
4 a 5 colheres de sopa de Doce de Leite da Casa da Prisca
crocantes de avelãs para decorar ( opcional)



Método:


Coloque ao lume um tacho com o açucar e a água, deixe que o açucar se dissolva.

Esperar que ferva e comece a ganhar uma cor amarela torrada, leva cerca de 8 a 10 minutos ( não deixem queimar, pois vai ficar amargo).

De seguida, retire o tacho do lume, e com bastante cuidado para não se queimar, junte as natas aos poucos ( este passo requer alguma atenção, pois as natas quando se juntam no caramelo quente, tendem a projectar salpicos) .

Volte a levar ao lume e mexa até que fique bem misturado e de aspecto liso. Retire do lume. Reserve.

À parte bata as gemas com a pitada de sal até que fiquem ligeiramente engrossadas. Deite sobre este preparado cerca de 1/3 do preparado do toffee mexendo sempre para não talhar os ovos, adicione de seguida o resto continuando a mexer. Leve ao lume baixo até que engrosse, sem deixar queimar.

Retire do lume e deite para um recipiente, adicione a baunilha e os palitos la reine esfarelados grosseiramente. Deixe arrefecer um pouco e coloque a mistura no frigorifico durante 2 horas.

Findo este tempo, verta o preparado para a sorveteira e com ela a trabalhar adicione o Doce de leite Casa da Prisca, deixe a trabalhar durante 20 minutos.

Caso não tenha sorveteira, bata o preparado com uma batedeira durante 10 minutos em velocidade baixa, junte entretanto o Doce de Leite e espere que ele se envolva no resto da mistura.

Verta o preparado para dentro de um recipiente hermético, e leve ao congelador 6 a 8 horas.

Sirva decorado com crocantes de avelãs, ou amêndoas torradas.






Este post foi concretizado em parceria com a Milenar Digital Intelligence e a marca Casa da Prisca.




Um abraço enorme para todos aqueles que me visitam!