Bolachas de Natal




O Natal está a chegar, os nossos dias vão ficando cada vez mais preenchidos com os preparativos, para o momento em que todos queremos estar de forma mais próxima e tranquila com os nossos entes queridos.
Nesta quadra gosto de oferecer alguns presentes feitos por mim. Este ano fiz bolachas e compotas, tinha pensado também em repetir os bombons do ano passado, mas infelizmente o tempo não chega para tudo.
As bolachas que vos trago hoje ficaram tão boas que não resisti vir até aqui partilhá-las convosco.
E como sei que por esta altura todos andam numa roda-viva, não vos levo mais tempo, votos de um Santo Natal!





Bolachas de Natal

Ingredientes:

150 g de farinha de trigo
150 g de amido de milho (Maizena)
1 colher de chá de fermento Royal
1 sobremesa de farinha de alfarroba
1 colher de sobremesa de gengibre em pó
50 gramas de miolo de noz triturado grosseiramente
raspa fina da casca de 1 laranja
150 g de açúcar amarelo
100 g de manteiga sem sal
50 ml de azeite suave
1 ovo L

Para a decoração usei a pó dourado da Vahiné (opcional) e açúcar em pó.


Método:

Vamos precisar de dois recipientes para a preparação da massa: 1 para os ingredientes secos e outro para os ingredientes líquidos.

Colocamos na taça dos secos, as farinhas (trigo, amido de milho e alfarroba) o miolo de noz, o fermento e o gengibre. Misturamos com uma vara de arames.

À taça dos líquidos juntamos a manteiga à temperatura ambiente, o azeite, o açúcar e a raspa da casca da laranja. Mexemos até obter um creme homogéneo.

De seguida juntamos aos poucos, a mistura dos secos à mistura dos líquidos, mexendo sempre com uma colher de pau. 

Formamos uma bola de massa, envolvemos em película aderente e reservamos no frigorífico, cerca de 30 minutos para a massa descansar.

Findo este tempo pré-aquecemos o forno nos 190º C.

Forramos dois tabuleiros de forno com papel vegetal.

Polvilhamos a mesa de trabalho com farinha, estendemos a massa com o rolo e com a ajuda de cortadores para bolachas formamos as nossas bolachinhas. 

Com a auxilio de uma espátula vamos transportando as bolachas para os tabuleiros reservados. Convém afastá-las um pouco entre si.

Forno já quentinho a 190º C? Ok, é colocá-las lá dentro por 10 minutos. Ao fim destes 10 minutos vão verificar que ainda estão moles, é mesmo assim, retirem-nas do forno! Vão ver que cá fora, e ao arrefecerem ficam macias, macias... Deliciosas mesmo!! 

Depois de completamente arrefecidas é que devem decorá-las se assim o entenderem.





Pasteis de Alfarroba





A minha paixão por aveia faz com que esta seja bastante utilizada no dia a dia cá de casa.
Sempre em busca de alternativas saudáveis para os nossos snacks, arrisquei estes bolinhos que nos surpreenderam pela positiva. São doces mas sem açúcares refinados, têm uma textura muito interessante dada pela aveia e pelas tâmaras. O sabor fica a cargo da farinha de alfarroba conjugado com a raspa do limão, já estão a imaginar? Sim? 😋
Saciantes, nutritivos e simples de preparar, tal como eu gosto.
Sem saber ao certo que nome lhes dar, publiquei uma foto no instagram e pedi sugestões. A nossa querida Lia deu-lhes nome, pasteis de alfarroba e penso que lhes assenta como uma luva, não vos parece?Obrigada meu amor.



Pasteis de Alfarroba


[tigela+colher de pau+ingredientes+10 minutos de forno]=pasteis de alfarroba 💗

Ingredientes:
(rendem 15 unidades)

3 chávenas de chá de flocos de aveia finos
1 chávena de chá de farinha de trigo (usei Branca de Neve)
3 colheres de sopa de farinha de alfarroba
4 ovos tamanho médio (os meus são biológicos e portanto pequenos)
100 g de tâmaras descaroçadas e trituradas num robot de cozinha
raspa fina de 1/2 limão
3 colheres de sopa de creme vegetal amolecido (margarina)
1 folha de papel vegetal para forrar o tabuleiro do forno



Método:

Junta-se dentro de um recipiente os flocos de aveia, a farinha de trigo, a farinha de alfarroba, a raspa fina do limão e envolvemos com uma colher de pau. De seguida adicionamos as tâmaras já trituradas, o creme vegetal amolecido e por fim os ovos batidos.
Voltamos a mexer com a colher de pau e literalmente colocamos as mãos na massa. Se preferirem calcem umas luvas de latex. Apertem a mistura com as mãos, de forma a que todos os ingredientes fiquem bem ligados.

Pré-aquecemos o forno nos 200º C.
Forramos o tabuleiro do forno com papel vegetal. E com o auxilio de duas colheres de sopa, formamos pasteis tal como fazemos para moldar os pasteis de bacalhau.
Distribuimos pelo tabuleiro e levamos ao forno já pré-aquecido cerca de 10 minutos.
Não se preocupem, se acharem que se apresentam ligeiramente moles ao toque, é mesmo assim, quando arrefecem ficam mais consistentes.

Agora é deixar arrefecer, degustá-los com uma bebida quentinha ou simplesmente transportá-los nas lancheiras dos miúdos e graúdos, para aquelas pausas que precisamos de fazer para enganar o estômago entre as refeições.






Tarteletes de Alfarroba e Morangos para o Dia de São Valentim




 


Todos os dias são bons dias para celebrar o amor! É assim que eu vivo e sinto.

Que o amor esteja sempre presente nas nossas vidas. Feliz dia de São Valentim.




Tarteletes de Alfarroba e Morangos

Ingredientes:

Para a massa

250 de farinha de trigo
4 colheres de sopa de farinha de alfarroba
50 g de açúcar
2 colheres de sopa de leite à temperatura ambiente
125 g de margarina cortada em cubos pequenos



Para o recheio

100 g de açúcar
20 g de amido de milho (farinha maisena)
10 morangos triturados ( puré )
3 ovos
200 ml de natas ( usei Parmalat )
margarina para untas as formas

Para finalizar

Geleia de morango (pode ser outra) e metades de morangos.

 


Método:
 
Massa
 
Pré-aqueça o forno nos 180ºC.
Peneire as farinhas (trigo e alfarroba). Com a ajuda de um robot de cozinha misture o açúcar com as farinhas , o leite e a margarina cortada em cubinhos pequenos  até obter uma massa areada ( deve ficar apenas com aspecto de areia grossa).
 
Unte as formas  com um pouco de margarina ( cerca de 8 unidades iguais às que apresento nas fotos). Preencha as forminhas com a massa, calque e reserve.
 
 
Prepare o recheio
 
Reduza os morangos a puré.
Bata os ovos o açúcar, as natas e a maisena . Adicione o puré dos morangos e bata até que fique uma mistura homogénea.
Deite este preparado sobre a massa das tarteletes e leve ao forno cerca de 30 minutos ou até verificar que estão douradinhas.
 
Retire do forno. Ainda quentes pincele com geleia e coloque por cima uma metade de morango.
Deixe arrefecer e sirva.
 
Notas: Se não tiverem formas de tarteletes podem usar as formas que habitualmente usamos para fazer os pasteis de nata, ficam óptimas.
 
 
 
 
 
 
 
Um abraço cheio de estima.
 
 
 
 

Bolo com Muesli e Farinha de Alfarroba









Bom ano para todos! Vamos ser felizes?
Um bolo simples e muito saboroso para receber o novo ano.



Bolo com Muesli e Farinha de Alfarroba


Ingredientes:

capacidade da chávena  que utilizei 240ml

2 chávenas de chá de farinha de trigo ( 240 ml cada)
2 colheres de sopa rasas de farinha de alfarroba
1 colher de sopa de essência de baunilha
1 colher de sobremesa de fermento para bolos
7 ovos
1 chávena + 1/2 de açúcar
4 colheres de sopa de muesli + 4 colheres de sopa para a decoração à superfície
margarina q.b. para untar a forma


Método:

Ligue o forno nos 180ºC.

Bata os ovos com o açúcar e a essência de baunilha até obter uma mistura volumosa.

Peneire as farinhas com o fermento e adicione as 4 colheres de sopa de muesli, junte ao preparado dos ovos. Pouco a pouco e sempre a bater até que fique tudo bem incorporado (fica uma massa grossa).

Unte uma forma de chaminé e verta para lá o preparado.

Disponha à superfície da massa as outras 4 colheres de muesli.

Leve ao forno pré-aquecido cerca de 35 minutos, dependendo dos fornos.

Retire do forno e deixe arrefecer . Sirva frio o sabor da alfarroba intensifica-se.







Um abraço para todos!