Maçã Assada em Calda de Especiarias




O Dezembro corre e o frio instala-se... Os pratos de forno são uma constante nesta cozinha.
Por esta altura do ano faço imensas vezes maçã assada. E gosto muito de ir explorando combinações de aromas.
As de hoje, trazem com elas o aroma do cardamomo que sobressai de forma suave e deliciosa, na calda que as acompanha. Já experimentaram?


Maçã Assada em Calda de Especiarias


Ingredientes:

6 maçãs reinetas de polpa firme
1/2 chávena de chá de mel
1 pau de canela
4 a 5 grãos de cardamomo
3 a 4 estrelas-de-anis
gotas de sumo de limão q.b.
casca de laranja q.b.
canela em pó q.b.


Método:

Preparamos a infusão, colocando uma caçarola ao lume com o mel, o pau de canela, as estrelas-de-anis, o cardamomo e a casca da laranja. Levamos a lume brando, até que ferva e todos os aromas se libertem no mel. Retiramos do lume e reservamos.

Lavamos as maçãs, retiramos os caroços com um utensílio próprio para o efeito. De seguida com uma faca, desenhamos um golpe em cruz pouco profundo à superfície.Vertemos sobre elas umas gotas de limão para que não oxidem.

Colocamos as maçãs num recipiente próprio para ir ao forno, regamos com a infusão do mel e polvilhamos com um pouco de canela em pó.

Levamos ao forno pré-aquecido nos 200ºC cerca de 20 minutos ou até verificarmos que as maçãs estão assadas.
Deixamos que arrefeçam ligeiramente e servimos regadas com a infusão do mel aromatizado.
Deliciosas que ficam! 😋






Gambão no Forno com Mel de Laranja e Hortelã







No forno e pronto. É desta forma simples que partilho convosco o novo produto Pescanova. O Gambão Argentino para forno, deliciosa esta espécie selvagem que a Pescanova captura nas água frias junto à Patagónia Argentina. Já vem no ponto de sal e temperado com azeite extra virgem. Alinhado dentro da própria bandeja, vai directamente ao forno pré-aquecido nos 200º C cerca de 25 minutos e voilà. Fiquei completamente rendida e recomendo que o experimentem também.
Preparei um molho de mel de laranja e hortelã, coisa muito leve, apenas para os regar à saída do forno na altura de os servir. Um pequeno apontamento que podem omitir ficará ao vosso critério.
Aproveito o momento para vos desejar boas festas, que Dezembro encerre para todos vós da melhor forma possível. E que o novo ano vos traga muitas razões para sorrir.
Até breve, mais tardar Janeiro!





Gambão no Forno com Mel de Laranja e Hortelã 

No forno:

1 a 2 embalagens de Gambão Pescanova (o ideal será uma embalagem por cada duas pessoas)
Pré-aqueça o forno nos 200ºC durante uns minutos. Coloque a bandeja sem descongelar sobre a grade do forno numa posição média e deixe cozinhar cerca de 25 minutos ou até verificar que estão no ponto.



Para o molho de mel de laranja e hortelã:

Misture o sumo de 3 laranjas com uma colher de sopa de mel e um pouco de picante (gostamos de picante!). Leve ao lume dentro de uma caçarola para que reduza um pouco, na parte final junte uns pezinhos de hortelã cortada grosseiramente com as mãos. Regue o Gambão com este molho assim que sair do forno e sirva.
Simples e bom, vão experimentar aí em casa?








Caldo de Legumes Assados com Galinha e Hortelã






Estou adorar esta minha decisão de replantar pezinhos de hortelã do exterior, para dentro de casa. A verdade é que a uso com bastante frequência às refeições, nas compotas e até nas bebidas quentes e frias. Dos canteiros exteriores em determinadas alturas do ano apenas restavam os talos, pois a sua folhagem era literalmente devorada pelas lagartas.
Esta erva além de aromática e saborosa, segundo sei é rica em vitamina C, fibra e cálcio e é no talo que se verificam as maiores concentrações de minerais e a vitamina C, se um dia esta informação chega ao conhecimento das lagartas creio que nem os talos nos deixam.
Os vasos que tenho com a planta encontram-se por detrás de uma das janelas da cozinha, como o sol não está muito forte, não há perigo de a queimar. Sei que no exterior com sol directo desenvolvem folham mais exuberantes, mas ainda assim estou feliz com a minha de folhinhas delicadas e perfumadas.
A base do caldo de hoje, foi feito com legumes assados (é quase sempre nesta altura do ano que utilizo esta técnica) durante o passado fim-de-semana, substitui a habitual cozedura dos legumes em água. Experimentem fazer um tabuleiro de legumes assados para servir de base às vossas sopas, garanto-vos que vão gostar do sabor muito mais rico e intenso, agora que ligamos o forno com maior frequência é uma óptima ideia rentabilizamos energia e tempo. Depois de assados podemos guardá-los vários dias numa caixinha hermética dentro do frigorífico prontos para servir de base à sopa seguinte.






Caldo de Legumes Assados com Galinha e Hortelã


Ingredientes:

2 fatias de abóbora com casca
3 alhos-franceses só a parte branca
1 courgette descascada
2 batatas-doces descascadas
1 fio de azeite
1 peito de galinha ou outra parte a gosto
sal q.b.
pimenta moída na altura (Margão)
1 pitada de cravinho em pó (Margão)
1 raminhos de hortelã
massa a gosto
água q.b.


Método:

Lave e prepare os legumes. Disponha-os num tabuleiro de forno, tempere de sal , pimenta, cravinho em pó e finalize regando-os com um fio de azeite. Leve-os ao forno pré-aquecido nos 180ºC até que fiquem cozinhados.
Entretanto coloque uma panela ao lume com o peito de galinha, água e sal. Deixe cozinhar.
Quando os legumes estiverem assados, retire a polpa da abóbora com a ajuda de uma colher de sopa, para dentro de um recipiente, reduza todos os outros legumes também a puré. Adicione ao caldo de galinha, junte as massas, mexa, rectifique o sal e deixe ao lume até que a massa coza. Se necessário junte mais água . Retire do lume, desfie a galinha, distribua pelos pratos, finalizando com pés de hortelã.







Tortilha de Camarão e Batata [no Forno]










Na azáfama dos nossos dias procuramos refeições práticas.
E a pensar nisso trouxe-vos um prato simples que se prepara no forno, enquanto pensamos no resto que nos espera. Sim, porque o dia de uma mulher precisaria de ter mais umas quantas horas!


Tortilha de camarão e batata no Forno


Ingredientes:
(servem 3 pessoas)

1 embalagem (350g) de Miolo de Camarão 80/100 Pescanova
6 ovos
4 batatas médias cozidas e cortadas em cubos pequenos
alhos picados q.b.
1 cebola picada
1 fio de azeite
margarina q.b.
cebolinho (usei seco)
pimenta q.b.
sal q.b.



Produto Pescanova utilizado na confeção desta receita:







Método:

Descongele o camarão imergindo em água fria, ainda embalado, bastam cerca de 10 minutos.
Unte um pirex com margarina e reserve.

Pique a cebola e os alhos, e refogue-os ligeiramente no azeite. Junte o miolo de camarão bem escorrido e seco ao refogado. Tempere de sal e pimenta, salteie até ganharem cor.

Corte as batatas cozidas em cubos e envolva-as no refogado.
Retire do lume e reserve. À parte bata os ovos, tempere com um pouco de sal e pimenta.
Envolva-os no preparado do camarão e polvilhe com cebolinho. Disponha no pirex untado já reservado.
Leve ao forno pré-aquecido nos 200 º C cerca de 25 a 30 minutos ou até estar dourado, dependendo dos fornos.

Depois de cozinhado, desenforme e sirva acompanhado por uma salada.



Notas:  Podem juntar ao preparado dos ovos, azeitonas descaroçadas em  rodelas, salsa picada ou coentros picados.






O sabor e aparência em cima da mesa, estômagos consolados, missão cumprida!







Aquele abraço do costume!


Pão simples de Trigo e Centeio [Amassado à Mão]








Um dia de muita chuva com uma vontade enorme de chegar a casa e a ideia (errada) de que ainda tinha pão.
Apesar das duas ajudantes máquina do pão e Bimby decidi que o queria amassar à mão. Talvez porque estava a precisar de relaxar..., pode parecer estranho para quem me estiver a ler, mas há dias em que só me apetece pôr as mãos na massa..., e à medida que as nossas mãos se vão envolvendo nesta em busca do ponto ideal, os pensamentos vão fluindo e o estado de espirito melhora. Sempre achei que existia no acto de amassar um efeito terapêutico! Pelo menos comigo funciona.
Um processo rápido e muito eficaz com um resultado que nos deixa orgulhosos!







Pão simples de Trigo e Centeio Amassado à Mão


Ingredientes:

320 ml de água morna
15 g de fermento fresco de padeiro (biológico)
450 g de farinha de trigo
100 g de farinha de centeio
1 colher de sopa de azeite suave
1 colher de sopa de mel
1 colher de chá de sal fino
sementes de girassol ( podem ser outras a gosto )
+ farinha q.b. para ir juntando até encontrar o ponto ideal da massa


Método:

Dissolver o fermento em água morna.

Colocar num recipiente  as farinhas com o mel  a pitada de sal e com as mãos abrir uma cova ao centro. Aí juntamos a água e vamos amassando com as palmas das mãos e os punhos até obter uma massa moldável e macia. Sempre que necessário juntamos mais farinha para que não se agarre às nossas mãos.

Fazemos uma bola, tapamos com pelicula aderente e um pano. Deixamos levedar.

Podem acelerar este processo colocando um recipiente com água quente por debaixo do recipiente com a massa.

Passados cerca de 30 minutos, temos a nossa massa "crescida" e pronta a ser trabalhada na forma que lhe queiramos dar.

Forramos o tabuleiro do forno com papel vegetal, colocamos o nosso pão em cima.

Neste caso dei-lhe uns cortes à superfície com uma faca bem afiada, pincelei com um pouco de água e decorei com sementes.

Guardei no forno desligado mais uns 20 minutos para que tornasse a "crescer".  Liguei o forno nos 190ºC cerca de 30 minutos . Atenção que este tempo é meramente indicativo, varia de forno para forno.

Depois de cozido deixem arrefecer em cima de uma grelha. Convém fatiar depois de frio .



 
 
Continuação de uma excelente semana para todos e obrigada pelos simpáticos comentários.
Aquele abraço!
 
 
 
 



Ramekins de Bacalhau






A Tentações, revista Sábado pediu-nos uma sugestão para aproveitar as sobras do bacalhau ou peru da ceia do Natal. Aceitámos e propusemos uns deliciosos Ramekins de Bacalhau.

Continuação de boas festas!






Ramekins de Bacalhau


 

Ingredientes:

2 postas de bacalhau cozidas, limpas de peles e espinhas

6 folhas de couve-galega cozida e cortadas em juliana fina

4 dentes de alho picados finamente

1 colher de sopa de margarina

1 pacote de 200 ml de natas com ervas aromáticas( usei Parmalat)

1 pacote de 200 ml de bechamel (usei Parmalat)

Miolo esfarelado de uma fatia de broa de milho

4 colheres de sopa de broa ralada com um dente de alho

4 colheres de sopa rasas de queijo emmental ralado

Pimenta moída na altura

Sal q.b.

Noz moscada q.b.

Margarina para untar os ramekins






Preparação:

Limpe o bacalhau cozido de peles e espinhas e faça lascas. Reserve.

Escorra bem as couves (cozidas) e corte-as em juliana fina.

Leve uma frigideira ao lume com a margarina e os alhos, deixe que estes ganhem cor sem queimar. Junte as lascas de bacalhau, o miolo da broa esfarelado e as couves. Tempere de sal, pimenta e noz moscada. Envolva tudo , deixe ao lume 4 minutos.

Retire do lume,  junte as natas e o béchamel, envolva.

Unte ligeiramente 4 ramekins com um pouco de margarina. Divida este preparado pelas quatro. Finalize com uma colher de sopa de queijo ao centro.  Por cima coloque um pouco de broa ralada aromatizada com alho (pique a broa com um dente de alho num robot de cozinha).

Leve a forno pré-aquecido nos 180ºC cerca de 30 minutos, ou até verificar que estão com um aspecto dourado.

Antes de servir polvilhem com salsa picada.








 

Maçãs em Crosta de Coco e Aveia








Simples, pouco doce e com muita personalidade, é assim que defino esta sobremesa.
Reúne de forma harmoniosa o sabor e textura das maçãs assadas envoltas em coco e aveia, poderão
prová-la ainda quente a fazer lembrar um crumble ou caso consigam esperar que arrefeça, perceberão que todos os sabores se acentuam, muito bom portanto!



Maçãs em Crosta de Coco e Aveia


 Ingredientes:

5 maçãs
1 colher de chá de canela
150g de açúcar (usei amarelo)
100g de margarina amolecida
80g de farinha
130g de coco (coloquei 200g)
5 colheres de sopa de aveia

 Método:

Ligue o forno a 180ºC. Descasque as maçãs, corte-as em gomos finos, retire-lhes as pevides e deite-as num pirex.

Polvilhe-as com 30g do açúcar.

Numa tigela, misture a margarina amolecida , a farinha, a canela, o restante açúcar, a aveia e o coco até ficar um granulado.

Espalhe esta mistura em cima das maçãs e leve ao forno 30 minutos.

Ao fim deste tempo, retire do forno e sirva esta sobremesa morna ou fria com decoração a gosto.

Notas: Decorei com cerejas cristalizadas.

Sugestão: E que tal acompanharem com uma bola de gelado de baunilha?
 
(receita importada do meu outro blogue)






Bom Domingo!
Doces abraços.


Azevias ou empanadilhas de Grão [no forno]







Sim, andamos em ensaios para o Natal.
Adoramos azevias quer sejam elas de grão, batata doce ou de gila.
O que me oferece ainda alguma resistência a fazer estas iguarias é o problema de serem fritos. Para contornar a situação usei discos de massa já preparada para ir ao forno. Vendem-se nas superfícies comerciais e costumam estar dentro das arcas frigorificas perto das pizzas congeladas.
Há dois tamanhos, costumo trazer o mais pequeno tem 16 discos de massa. São práticos. Basta deixarmos descongelar à temperatura ambiente e temos folhas de massa prontas para ir ao forno com o recheio que lhe quisermos dar.










Azevias de Grão no Forno


Ingredientes:

1 embalagem de massa fina para doces e salgados (16 discos)
água q.b. para colar as extremidades
1 gema de ovo para finalizar

Recheio:

250 g de açúcar
100 ml de água
(+/-) 350 g de grão cozido e reduzido a puré
4 gemas
1 colher de chá de canela
1 colher de açúcar baunilhado ( opcional, mas gosto do resultado)
raspa fina da casca de 1 laranja
 
Método:

Leve ao lume o açúcar com a água e a raspa da laranja  e deixe ferver sobre lume brando durante cerca de 5 a 6 minutos até obter uma calda. Reserve.
Entretanto escorra o grão, com um robot de cozinha (varinha mágica por exemplo) transforme-o em puré, adicione as gemas com a canela e o açúcar baunilhado,  bata até que fique uma mistura fina e homogénea.
Junte a calda de açúcar reservada em fio e continue a bater com a varinha até estar tudo ligado.

Se necessário leve o recheio ao lume para engrossar mexendo sempre para não se pegar.
Deixe arrefecer e está pronto para aplicar.

Coloque uma colher de sopa de recheio em cada disco de massa, molhe os extremos com um pouco de água, feche, disponha num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal e finalize com gema de ovo batido.

Leve ao forno pré-aquecido nos 200 ºC cerca de 10 a 12 minutos.

Notas: Caso sobre recheio podem guardá-lo numa caixa hermética dentro do frigorifico ou até congelá-lo para futuras utilizações.



 

 
 
 
 
 
Um feliz Dezembro para todos nós!
 
 
 
 
 
 
 

 

Peru no Forno com Batatinhas







Enquanto os dias não se definem,  aproveitamos a ligar o forno. Na mesma semana conseguimos a proeza de sentir calor, vestir roupa leve, calçar sandálias, ir à praia, sentir frio, usar casacos, procurar o chapéu de chuva, calçar botas, tudo isto sem sair do país...
Resta-nos esperar pelos dias bonitos de sol com temperaturas a condizer com o calendário.



Utilizei uma peça de peito de peru e cortei-o em cubos pequenos. Assei as batatas em simultâneo com o peru embora em tabuleiros diferentes. Para isso coloquei um tabuleiro em calhas do forno diferentes e escolhi a opção de cozedura ventilada. Se fizerem menos quantidade podem utilizar um só tabuleiro para ambas as coisas.







                                                      Peru no Forno com Batatinhas
                             

Ingredientes :
( serve 4 pessoas)

800 g de peito de peru cortado em cubos pequenos
batatinhas roxas para assar (cerca de 1 kg)
5 dentes de alho
1 colher de sopa de pimentão doce
sumo de 1/2 limão
1 colher de sopa de mel
tomilho de limão
azeite
sal
pimenta



Método:


Num almofariz ou similar, pise os alhos com sal ( quantidade que achar suficiente para a quantidade de carne), um fio de azeite, o pimentão e algumas folhas de tomilho, até que fique uma pasta. Junte o mel e mexa. Com esta pasta tempere a carne, envolva bem para que chegue a toda a carne. Deixe descansar um pouco nesta marinada.

Entretanto lave as batatinhas, corte-as ao meio ou em três partes, coloque-as dentro de um tabuleiro de ir ao forno. Tempere com sal, polvilhe-as com folhas de tomilho e regue com um fio de azeite.

Ligue o forno nos 200ºC.

Coloque a carne num pirex, regue com mais um fio de azeite e leve ao forno cerca de 35 a 40 minutos, até verificar que está cozinhada.
Pode optar por cozinhar batatas e carne em simultâneo em tabuleiros separados, ou no mesmo tabuleiro. A meio do tempo de cozedura convém virar a carne e as batatas,  se necessário deixá-las por mais 10 minutos no forno depois da carne estar assada.





 
 
 
 
Continuação de uma excelente semana.
Agradeço as visitas e todos os comentários, abraços!
 
 


Cubos de Tamboril à Buarcos







Hoje deixo aqui uma sugestão típica da bonita cidade da Figueira da Foz, mais própriamente de Buarcos. Freguesia piscatória por excelência, cuja gastronomia se caracteriza pela sua simplicidade e bom gosto.
Para confeccionar este prato utilizei os Cubos de Tamboril Pescanova . Já vêm convenientemente cortados em cubos, sem pele e sem espinhas, o que nos permite preparar uma refeição de modo rápido e simples, evitando assim o desperdicio do peixe.









                                                   Cubos de Tamboril à Buarcos



Ingredientes:
(serve 4 pessoas)

2 embalagens de Cubos de Tamboril Pescanova
sumo de 1 limão
600 g de batatas cortadas em cubos
2 cenouras médias cortadas em cubos
1 chávena de chá de ervilhas (usei congeladas)
150 g de presunto cortado em cubos
1 fio de azeite
200 ml copo de vinho branco
sal
pimenta
coentros frescos ou salsa







Método:

Deixe descongelar o peixe.
Coloque dentro de uma assadeira de barro e tempere com sal e pimenta, sumo de limão, um pouco de vinho branco e um fio de azeite. Deixe marinar cerca de 1 hora.

Entretanto prepare as batatas e as cenouras. Corte também o presunto. Disponha à volta do peixe, assim como as batatas, as cenouras e as ervilhas. Tempere com um pouco de sal e pimenta.
Regue tudo com um pouco de água (+/- 100 ml) e leve a forno 180 ºC , cerca de 30 a 35 minutos , de preferência tapado. A meio do tempo retire do forno e envolva de forma a ficar tudo cozinhado uniformemente.
Retire e sirva com uns pézinhos de salsa ou coentros.







Votos de uma óptima semana para todos,
um abraço!


Barrinhas de Pescada Ómega 3 com Molho Agridoce








Filetes e panados, são duas caracteristicas bastante apreciadas pelos meus filhos, quando o tema das refeições é peixe . Se puder juntar os dois num só alimento tanto melhor. É o caso das barrinhas de Pescada Ómega 3 da Pescanova.

Gosto de as preparar no forno, desta forma conseguimos reduzir cerca de metade da gordura, em relação à fritura, para além disso, esta opção torna-se muito prática, podemos ir adiantando o resto da refeição enquanto estão no forno.

Crocantes e estaladiças, pensei "regá-las" com o molho agridoce que os meus filhos tanto gostam,
recomendo que experimentem, surpreendam-se com o resultado final. Muito bom!





                               Barrinhas de Pescada Ómega 3 com Molho Agridoce



Ingredientes:
( servem 4 pessoas)

1 embalagem de 900 g de Barrinhas de Pescada Ómega 3 Pescanova


 
 
 Método no forno:
 
Pré-aqueça o forno nos 220ºC.
Sem descongelar, leve as barrinhas ao forno durante 15 minutos.
Para uma confecção mais homogénia, recomenda-se que volte as barrinhas após decorrido metade do tempo.
 

Para o molho:

2 colheres de sopa de molho de soja
1 colher de sopa de ketchup
1 colher de chá de açucar ( usei mascavado )
1 colher de sopa de farinha maisena
3 colheres de sopa de água
2 colheres de sopa de vinagre ( usei de arroz)



Método:

Dissolva a maizena em trés colheres de sopa de água.
Junte todos os ingredientes do molho dentro de um tachinho ( exceptuando o vinagre) , mexa até que fique homogénio. Leve a lume baixo mexendo ocasionalmente até que engrosse, junte por esta altura o vinagre e deixe cozinhar por mais 1 a 2 minutos.
Deixe arrefecer antes de aplicar sobre as Barrinhas Ómega 3.

Sugestão: Acompanhem com uma boa salada verde enriquecida com fruta ; maçãs, morangos ou laranja.







Para consultarem a importância dos ómega 3 no nosso organismo a Pescanova disponibiliza informação  aqui.

Está também a decorrer um passatempo com estas barrinhas, participem!

Uma boa semana,
um abraço!








Arroz de Frango no Forno com Tamaras






De novo um prato de forno. Na minha corrida contra o tempo, procuro pratos simples para me facilitar um pouco a vida.
Esta receita é bastante prática , fica pronta em 30 minutos e o resultado é surpreendente.
Caso prefiram, podem substituir as tamaras por passas de uva.
Fica então a sugestão para que o experimentem também, sei que vão gostar!



                                      Arroz de Frango no Forno com Tamaras


Ingredientes:
( serve 4 pessoas)

4 peitos de frango partido em cubinhos
100 g de bacon partido em cubos
1 cebola picada
1 fio de azeite
2 dentes de alho esborrachados
1 folha de louro
1 colher de sopa de massa de pimentão doce
100 ml de vinho branco
300 g de arroz (usei agulha)
600 ml de caldo de carne ( água com um knorr)
cerca de 12 tamaras descaroçadas e partidas em rodelas
sal q.b.
pimenta q.b.


Método:

Faça um ligeiro refogado com o azeite, cebola, alhos e o bacon.

Junte a folha de louro, as tamaras, o peito de frango préviamente temperado com o sal, pimentão, e pimenta. Deixe fritar ligeiramente.

Adicione o vinho e deixe reduzir.

Adicione o arroz, mexa e regue com o caldo fervente.

Corrija os temperos, assim que ferver conte 10 minutos, retire do lume.

Ligue o forno nos 200 ºC.

Coloque o arroz numa travessa ou assadeira, e leve ao forno durante mais dez minutos.

Retire, espere 5 minutos antes de servir.







Bom fim-de-semana ,
um abraço!




Corvina no Forno com Batatas







Hoje temos peixe!
Senti que este blogue tem pouco peixe, apesar desta cozinha o confecionar regularmente, então aqui fica a partilha de um peixinho saído do forno ainda a fumegar.

Corvina no forno, é um prato saudável e ao mesmo tempo saboroso, a cabeça (do bichinho) foi retirada préviamente para fazer uma sopa de peixe que gosto muito.

Com o tempo a ficar mais fresco apetecem este tipo de refeições, começam a surgir as ideias dos pratos de forno, e ao mesmo tempo, têm a vantagem de nos permitir ficarmos livres para adiantar outras coisas. Dá-me imenso jeito, deixa-se tudo temperado uma hora antes de colocar o tabuleiro no forno e vamos à nossa vidinha, ficando com as mãos e o espirito livres, para outras coisas que precisamos fazer.



                                                 Corvina no Forno com Batatas

Ingredientes:
( 4 pessoas)

1 corvina com cerca de 1,5kg
1 kg de batatas cortadas em cubinhos
1/2 copo de água
1/2 copo de vinho branco
1 fio de azeite
2 colheres de sopa de manteiga
1 limão
2 colheres de sopa de massa de pimentão ( ou colorau )
1 colher de sopa de massa de alho
1 folha de louro
umas folhinhas de tomilho
sal q.b
pimenta q.b


Método:


Prepare as batatas, corte-as aos cubinhos, coloque-as dentro de um recipiente com água, sal, um pouco de vinho branco e uma folha de louro. Reserve durante uma hora para que tomem gosto.
Prepare o peixe que já deve vir cortado da peixaria com uns golpes no lombo até meio, mas sem separar as postas. Misture as massas de pimentão e de alho,  as folhinhas de tomilho, e o sumo do limão, aplique esta pasta por todo o peixe, tempere este com um pouco de sal e pimenta ( atenção é pouco sal, porque as massas por vezes já trazem sal), coloque o que resta do limão dentro da barriga do peixe (vai ao forno assim) tape o peixe, e deixe a tomar gosto cerca de 1 hora.
Ligue o forno nos 200ºC, coloque o peixe numa assadeira, disponha das batatas em redor , adicione a água por cima das batatas, e o vinho por todo o tabuleiro, envolva-as, coloque entre as postas do peixe uma nozinhas de manteiga e leve a forno cerca de 1 hora, a meio deste tempo, convém tirar o tabuleiro para fora e regar o peixe e  batatas com o molho ( sucos) que se forma no tabuleiro. Verificar se está cozinhado ao fim deste tempo, retirar e servir.

Notas: Se necessário acrescentar mais um pouco de água ao tabuleiro de modo a evitar que as batatas e o peixe sequem demasiado.
Gosto de utilizar as batatas de casca roxa, acho que ficam melhor que as brancas.
Servir quente acompanhado por legumes cozidos , salteados, ou por uma salada verde.








                               Obrigada pela vossa companhia, bom fim-de-semana para todos!
                                                                     Um abraço.



Arroz de Forno com Perú







O Outono, é por excelência tempo que traz com ele, a rotina de ligar o forno.
E, percebo que com as temperaturas mais baixas ( excepção dos 28ºC do dia de ontem), tenho cozinhado com mais vontade. Uma vantagem que encontro nestes pratos de forno, é a excelente qualidade com que a comida permanece no dia seguinte (muitas vezes o sabor fica melhorado), podendo assim viajar dentro da marmita e servir de almoço do dia seguinte.

Fiz este arroz depois de visitar a cozinha da querida Inês do Between Kitchens , achei a ideia interessante e prática, um arroz de forno com perú,  a fazer lembrar o tradicional arroz de pato.
A receita que utilizei foi a que habitualmente sigo ( já quase de olhos fechados) para um arroz de carne no forno, nada de especial, mas fica saboroso e todos gostam.
Obrigada pela sugestão querida Inês:)






                                                         Arroz de Forno com Perú

Ingredientes:

1 perna e coxa de perú com cerca 800 g
100 g de bacon  em cubinhos
4 a 5 cabeças de cravinho
sumo de limão
1 caldo knorr carne ou aves
1 fio de azeite
1 cebola grande picada
4 dentes de alho picados
pimenta q.b
noz moscada q.b.
pimentão doce q.b.
sal q.b
1 folha de louro
chouriço de carne de boa qualidade
300 g de arroz agulha
500 ml de água fervente + 200ml da água da cozedura do perú =  700ml



Método:

Retirar a pele do perú. Regue e esfregue a perna com o limão.
Coza a perna na panela de pressão com sal , louro e os cravinhos. Cerca de 30 minutos depois de começar a apitar.
Reserve 200 ml da água da cozedura, e desfie a carne.
À parte num tachinho, refogue a cebola com o bacon e os alhos, adicione a carne já desfiada e sem ossos , corrija o sal, tempere com pimenta , noz moscada e pimentão doce, envolva e deixe cozinhar cerca de 5 minutos para que a carne possa tomar gosto.
Prepare um pirex, ou uma assadeira que possa ir ao forno. Aqueça até ferver, os 700 ml de água ( 500ml de água+200ml da cozedura da carne), dissolva o caldo knorr nessa água.
Espalhe parte do preparado da carne dentro do pirex, verta a água fervente sobre esta, bem como o arroz, por último, adicione o resto da carne e envolva tudo com um garfo, para que a carne fique bem misturada por entre o arroz. Corte em rodelas o chouriço, e disponha por cima da carne para finalizar. Leve a forno pré-aquecido nos 200ºC cerca de 20 minutos.

Notas: Quando retirarem o pirex para fora do forno, o arroz pode parecer ainda não estar totalmente cozido, é mesmo assim, fora do forno continua o processo de cozedura durante uns minutos, se estiver dentro do forno ficará muito seco . Salvo raras excepções dependendo dos vossos fornos, se virem que está mesmo cru, deverão mantê-lo com o forno ligado mais uns minutos.