Gambão no Forno com Mel de Laranja e Hortelã
11:19
No forno e pronto. É desta forma simples que partilho convosco o novo produto Pescanova. O Gambão Argentino para forno, deliciosa esta espécie selvagem que a Pescanova captura nas água frias junto à Patagónia Argentina. Já vem no ponto de sal e temperado com azeite extra virgem. Alinhado dentro da própria bandeja, vai directamente ao forno pré-aquecido nos 200º C cerca de 25 minutos e voilà. Fiquei completamente rendida e recomendo que o experimentem também.
Preparei um molho de mel de laranja e hortelã, coisa muito leve, apenas para os regar à saída do forno na altura de os servir. Um pequeno apontamento que podem omitir ficará ao vosso critério.
Aproveito o momento para vos desejar boas festas, que Dezembro encerre para todos vós da melhor forma possível. E que o novo ano vos traga muitas razões para sorrir.
Até breve, mais tardar Janeiro!
Gambão no Forno com Mel de Laranja e Hortelã
No forno:
1 a 2 embalagens de Gambão Pescanova (o ideal será uma embalagem por cada duas pessoas)
Pré-aqueça o forno nos 200ºC durante uns minutos. Coloque a bandeja sem descongelar sobre a grade do forno numa posição média e deixe cozinhar cerca de 25 minutos ou até verificar que estão no ponto.
Para o molho de mel de laranja e hortelã:
Misture o sumo de 3 laranjas com uma colher de sopa de mel e um pouco de picante (gostamos de picante!). Leve ao lume dentro de uma caçarola para que reduza um pouco, na parte final junte uns pezinhos de hortelã cortada grosseiramente com as mãos. Regue o Gambão com este molho assim que sair do forno e sirva.
Simples e bom, vão experimentar aí em casa?
Pão simples de Trigo e Centeio [Amassado à Mão]
15:22
Um dia de muita chuva com uma vontade enorme de chegar a casa e a ideia (errada) de que ainda tinha pão.
Apesar das duas ajudantes máquina do pão e Bimby decidi que o queria amassar à mão. Talvez porque estava a precisar de relaxar..., pode parecer estranho para quem me estiver a ler, mas há dias em que só me apetece pôr as mãos na massa..., e à medida que as nossas mãos se vão envolvendo nesta em busca do ponto ideal, os pensamentos vão fluindo e o estado de espirito melhora. Sempre achei que existia no acto de amassar um efeito terapêutico! Pelo menos comigo funciona.
Um processo rápido e muito eficaz com um resultado que nos deixa orgulhosos!
Pão simples de Trigo e Centeio Amassado à Mão
Ingredientes:
320 ml de água morna
15 g de fermento fresco de padeiro (biológico)
450 g de farinha de trigo
100 g de farinha de centeio
1 colher de sopa de azeite suave
1 colher de sopa de mel
1 colher de chá de sal fino
sementes de girassol ( podem ser outras a gosto )
+ farinha q.b. para ir juntando até encontrar o ponto ideal da massa
Método:
Dissolver o fermento em água morna.
Colocar num recipiente as farinhas com o mel a pitada de sal e com as mãos abrir uma cova ao centro. Aí juntamos a água e vamos amassando com as palmas das mãos e os punhos até obter uma massa moldável e macia. Sempre que necessário juntamos mais farinha para que não se agarre às nossas mãos.
Fazemos uma bola, tapamos com pelicula aderente e um pano. Deixamos levedar.
Podem acelerar este processo colocando um recipiente com água quente por debaixo do recipiente com a massa.
Passados cerca de 30 minutos, temos a nossa massa "crescida" e pronta a ser trabalhada na forma que lhe queiramos dar.
Forramos o tabuleiro do forno com papel vegetal, colocamos o nosso pão em cima.
Neste caso dei-lhe uns cortes à superfície com uma faca bem afiada, pincelei com um pouco de água e decorei com sementes.
Guardei no forno desligado mais uns 20 minutos para que tornasse a "crescer". Liguei o forno nos 190ºC cerca de 30 minutos . Atenção que este tempo é meramente indicativo, varia de forno para forno.
Depois de cozido deixem arrefecer em cima de uma grelha. Convém fatiar depois de frio .
Continuação de uma excelente semana para todos e obrigada pelos simpáticos comentários.
Aquele abraço!
Ramekins de Bacalhau
13:04
A Tentações, revista Sábado pediu-nos uma sugestão para aproveitar as sobras do bacalhau ou peru da ceia do Natal. Aceitámos e propusemos uns deliciosos Ramekins de Bacalhau.
Continuação de boas festas!
Ramekins de Bacalhau
Ingredientes:
2 postas de bacalhau cozidas, limpas de peles e espinhas
6 folhas de couve-galega cozida e cortadas em juliana fina
4 dentes de alho picados finamente
1 colher de sopa de margarina
1 pacote de 200 ml de natas com ervas aromáticas( usei Parmalat)
1 pacote de 200 ml de bechamel (usei Parmalat)
Miolo esfarelado de uma fatia de broa de milho
4 colheres de sopa de broa ralada com um dente de alho
4 colheres de sopa rasas de queijo emmental ralado
Pimenta moída na altura
Sal q.b.
Noz moscada q.b.
Margarina para untar os ramekins
Preparação:
Limpe o bacalhau cozido de peles e espinhas e faça lascas. Reserve.
Escorra bem as couves (cozidas) e corte-as em juliana fina.
Leve uma frigideira ao lume com a margarina e os alhos,
deixe que estes ganhem cor sem queimar. Junte as lascas de bacalhau, o miolo da
broa esfarelado e as couves. Tempere de sal, pimenta e noz moscada. Envolva
tudo , deixe ao lume 4 minutos.
Retire do lume, junte
as natas e o béchamel, envolva.
Unte ligeiramente 4 ramekins com um pouco de margarina.
Divida este preparado pelas quatro. Finalize com uma colher de sopa de queijo
ao centro. Por cima coloque um pouco de
broa ralada aromatizada com alho (pique a broa com um dente de alho num robot
de cozinha).
Leve a forno pré-aquecido nos 180ºC cerca de 30 minutos, ou
até verificar que estão com um aspecto dourado.
Antes de servir polvilhem com salsa picada.
Azevias ou empanadilhas de Grão [no forno]
10:07
Sim, andamos em ensaios para o Natal.
Adoramos azevias quer sejam elas de grão, batata doce ou de gila.
O que me oferece ainda alguma resistência a fazer estas iguarias é o problema de serem fritos. Para contornar a situação usei discos de massa já preparada para ir ao forno. Vendem-se nas superfícies comerciais e costumam estar dentro das arcas frigorificas perto das pizzas congeladas.
Há dois tamanhos, costumo trazer o mais pequeno tem 16 discos de massa. São práticos. Basta deixarmos descongelar à temperatura ambiente e temos folhas de massa prontas para ir ao forno com o recheio que lhe quisermos dar.
Azevias de Grão no Forno
Ingredientes:
1 embalagem de massa fina para doces e salgados (16 discos)
água q.b. para colar as extremidades
1 gema de ovo para finalizar
Recheio:
250 g de açúcar
100 ml de água
(+/-) 350 g de grão cozido e reduzido a puré
4 gemas
1 colher de chá de canela
1 colher de açúcar baunilhado ( opcional, mas gosto do resultado)
raspa fina da casca de 1 laranja
Método:
Leve ao lume o açúcar com a água e a raspa da laranja e deixe ferver sobre lume brando durante cerca de 5 a 6 minutos até obter uma calda. Reserve.
Entretanto escorra o grão, com um robot de cozinha (varinha mágica por exemplo) transforme-o em puré, adicione as gemas com a canela e o açúcar baunilhado, bata até que fique uma mistura fina e homogénea.
Junte a calda de açúcar reservada em fio e continue a bater com a varinha até estar tudo ligado.
Se necessário leve o recheio ao lume para engrossar mexendo sempre para não se pegar.
Deixe arrefecer e está pronto para aplicar.
Coloque uma colher de sopa de recheio em cada disco de massa, molhe os extremos com um pouco de água, feche, disponha num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal e finalize com gema de ovo batido.
Leve ao forno pré-aquecido nos 200 ºC cerca de 10 a 12 minutos.
Notas: Caso sobre recheio podem guardá-lo numa caixa hermética dentro do frigorifico ou até congelá-lo para futuras utilizações.
Um feliz Dezembro para todos nós!
Peru no Forno com Batatinhas
12:16
Enquanto os dias não se definem, aproveitamos a ligar o forno. Na mesma semana conseguimos a proeza de sentir calor, vestir roupa leve, calçar sandálias, ir à praia, sentir frio, usar casacos, procurar o chapéu de chuva, calçar botas, tudo isto sem sair do país...
Resta-nos esperar pelos dias bonitos de sol com temperaturas a condizer com o calendário.
Utilizei uma peça de peito de peru e cortei-o em cubos pequenos. Assei as batatas em simultâneo com o peru embora em tabuleiros diferentes. Para isso coloquei um tabuleiro em calhas do forno diferentes e escolhi a opção de cozedura ventilada. Se fizerem menos quantidade podem utilizar um só tabuleiro para ambas as coisas.
Peru no Forno com Batatinhas
Ingredientes :
( serve 4 pessoas)
800 g de peito de peru cortado em cubos pequenos
batatinhas roxas para assar (cerca de 1 kg)
5 dentes de alho
1 colher de sopa de pimentão doce
sumo de 1/2 limão
1 colher de sopa de mel
tomilho de limão
azeite
sal
pimenta
Método:
Num almofariz ou similar, pise os alhos com sal ( quantidade que achar suficiente para a quantidade de carne), um fio de azeite, o pimentão e algumas folhas de tomilho, até que fique uma pasta. Junte o mel e mexa. Com esta pasta tempere a carne, envolva bem para que chegue a toda a carne. Deixe descansar um pouco nesta marinada.
Entretanto lave as batatinhas, corte-as ao meio ou em três partes, coloque-as dentro de um tabuleiro de ir ao forno. Tempere com sal, polvilhe-as com folhas de tomilho e regue com um fio de azeite.
Ligue o forno nos 200ºC.
Coloque a carne num pirex, regue com mais um fio de azeite e leve ao forno cerca de 35 a 40 minutos, até verificar que está cozinhada.
Pode optar por cozinhar batatas e carne em simultâneo em tabuleiros separados, ou no mesmo tabuleiro. A meio do tempo de cozedura convém virar a carne e as batatas, se necessário deixá-las por mais 10 minutos no forno depois da carne estar assada.
Continuação de uma excelente semana.
Agradeço as visitas e todos os comentários, abraços!
Barrinhas de Pescada Ómega 3 com Molho Agridoce
08:00
Filetes e panados, são duas caracteristicas bastante apreciadas pelos meus filhos, quando o tema das refeições é peixe . Se puder juntar os dois num só alimento tanto melhor. É o caso das barrinhas de Pescada Ómega 3 da Pescanova.
Gosto de as preparar no forno, desta forma conseguimos reduzir cerca de metade da gordura, em relação à fritura, para além disso, esta opção torna-se muito prática, podemos ir adiantando o resto da refeição enquanto estão no forno.
Crocantes e estaladiças, pensei "regá-las" com o molho agridoce que os meus filhos tanto gostam,
recomendo que experimentem, surpreendam-se com o resultado final. Muito bom!
Barrinhas de Pescada Ómega 3 com Molho Agridoce
Ingredientes:
( servem 4 pessoas)
1 embalagem de 900 g de Barrinhas de Pescada Ómega 3 Pescanova
Método no forno:
Pré-aqueça o forno nos 220ºC.
Sem descongelar, leve as barrinhas ao forno durante 15 minutos.
Para uma confecção mais homogénia, recomenda-se que volte as barrinhas após decorrido metade do tempo.
Para o molho:
2 colheres de sopa de molho de soja
1 colher de sopa de ketchup
1 colher de chá de açucar ( usei mascavado )
1 colher de sopa de farinha maisena
3 colheres de sopa de água
2 colheres de sopa de vinagre ( usei de arroz)
Método:
Dissolva a maizena em trés colheres de sopa de água.
Junte todos os ingredientes do molho dentro de um tachinho ( exceptuando o vinagre) , mexa até que fique homogénio. Leve a lume baixo mexendo ocasionalmente até que engrosse, junte por esta altura o vinagre e deixe cozinhar por mais 1 a 2 minutos.
Deixe arrefecer antes de aplicar sobre as Barrinhas Ómega 3.
Sugestão: Acompanhem com uma boa salada verde enriquecida com fruta ; maçãs, morangos ou laranja.
Para consultarem a importância dos ómega 3 no nosso organismo a Pescanova disponibiliza informação aqui.
Está também a decorrer um passatempo com estas barrinhas, participem!
Uma boa semana,
um abraço!
Corvina no Forno com Batatas
16:52
Hoje temos peixe!
Senti que este blogue tem pouco peixe, apesar desta cozinha o confecionar regularmente, então aqui fica a partilha de um peixinho saído do forno ainda a fumegar.
Corvina no forno, é um prato saudável e ao mesmo tempo saboroso, a cabeça (do bichinho) foi retirada préviamente para fazer uma sopa de peixe que gosto muito.
Com o tempo a ficar mais fresco apetecem este tipo de refeições, começam a surgir as ideias dos pratos de forno, e ao mesmo tempo, têm a vantagem de nos permitir ficarmos livres para adiantar outras coisas. Dá-me imenso jeito, deixa-se tudo temperado uma hora antes de colocar o tabuleiro no forno e vamos à nossa vidinha, ficando com as mãos e o espirito livres, para outras coisas que precisamos fazer.
Corvina no Forno com Batatas
Ingredientes:
( 4 pessoas)
1 corvina com cerca de 1,5kg
1 kg de batatas cortadas em cubinhos
1/2 copo de água
1/2 copo de vinho branco
1 fio de azeite
2 colheres de sopa de manteiga
1 limão
2 colheres de sopa de massa de pimentão ( ou colorau )
1 colher de sopa de massa de alho
1 folha de louro
umas folhinhas de tomilho
sal q.b
pimenta q.b
Método:
Prepare as batatas, corte-as aos cubinhos, coloque-as dentro de um recipiente com água, sal, um pouco de vinho branco e uma folha de louro. Reserve durante uma hora para que tomem gosto.
Prepare o peixe que já deve vir cortado da peixaria com uns golpes no lombo até meio, mas sem separar as postas. Misture as massas de pimentão e de alho, as folhinhas de tomilho, e o sumo do limão, aplique esta pasta por todo o peixe, tempere este com um pouco de sal e pimenta ( atenção é pouco sal, porque as massas por vezes já trazem sal), coloque o que resta do limão dentro da barriga do peixe (vai ao forno assim) tape o peixe, e deixe a tomar gosto cerca de 1 hora.
Ligue o forno nos 200ºC, coloque o peixe numa assadeira, disponha das batatas em redor , adicione a água por cima das batatas, e o vinho por todo o tabuleiro, envolva-as, coloque entre as postas do peixe uma nozinhas de manteiga e leve a forno cerca de 1 hora, a meio deste tempo, convém tirar o tabuleiro para fora e regar o peixe e batatas com o molho ( sucos) que se forma no tabuleiro. Verificar se está cozinhado ao fim deste tempo, retirar e servir.
Notas: Se necessário acrescentar mais um pouco de água ao tabuleiro de modo a evitar que as batatas e o peixe sequem demasiado.
Gosto de utilizar as batatas de casca roxa, acho que ficam melhor que as brancas.
Servir quente acompanhado por legumes cozidos , salteados, ou por uma salada verde.
Obrigada pela vossa companhia, bom fim-de-semana para todos!
Um abraço.