Coscorões de Massa Lêveda [amassados na máquina do pão]
10:43
Bom dia, bom dia!
A receita veio do delicioso bogue No conforto da minha cozinha, para quem não conhece recomendo. A Sarinha, autora do blogue tem receitas fantásticas.
Nesta altura em que temos em mãos imensas preparações para a mesa do Natal, é uma boa ideia podermos contar com a preciosa ajuda na máquina do pão.
Os coscorões ficaram saborosos, macios por dentro e estaladiços por fora. Uma delicia!
Coscorões de Massa Lêveda ( amassados na máquina do pão)
Ingredientes:
- 75 g de Banha Amolecida
- 140 g de Azeite
- 80 ml de Aguardente
- 210 ml de Sumo de Laranja
- Raspa de 2 Laranjas
- 940 g de Farinha (farinha sem fermento)
- 2 Pacotes de Fermento Biológico seco
Aspecto depois de amassada na máquina do pão:
Método:
Coloque os ingredientes pela ordem indicada na cuba da máquina de fazer pão.
Programe o ciclo massas ou massas levedas depende da sua máquina. (na minha demora cerca de 1h30m a amassar e a levedar.
Quando o programa acabar coloque a massa num alguidar e tape com um pano.
Deixe levedar mais 30 minutos.
Enfarinhe um bancada, retire pedaços de massa e estique o mais finamente possível.
Corte com a cartilha e dê uns golpes ao meio.
Leve a fritar em óleo quente não deixando corar muito pois as filhoses ainda escurecem depois.
Escorra em papel absorvente.
Polvilhe com açúcar e canela.
Servidos em prato de loiça típica de Alcobaça Memoria Lusa.
Agradeço a todos a presença e o carinho. Votos de um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.
Um abraço de amizade!
Filhós de Forma, de Flor ou Cuscuréis
11:05
Por aqui continuamos em "ensaios" para o Natal.
Filhós típicas das Beiras, estaladiças, as minhas preferidas.
Existem várias receitas destas filhós, a que partilho foi-me dada pela senhora da loja onde comprei as formas. Desde então, tenho feito sempre esta receita.
Há algumas considerações que devemos ter em conta para obter bons resultados, costumo ouvir com alguma frequência os desabafos de pessoas cujos resultados foram péssimos e a massa acabou no lixo.
Antes de as conseguir fazer com alguma facilidade, também eu fiz tentativas frustradas. Foi com a experiência , e principalmente a errar, que aprendi, de inicio também deitei massa fora, o importante é não desistir e tirar lições dos nossos erros.
Filhós de Forma, de Flor ou Cuscuréis
Ingredientes:
500 g de farinha
3 ovos
200 g de açúcar
250 ml de leite
1 pitada de sal fino
sumo de 2 laranjas
raspa da casca de 1 laranja
açúcar em pó
canela
óleo para fritar
Método:
Depois de ler com atenção as notas importantes.
Numa tigela bata os ovos com o açúcar, a raspa da casca da laranja, junte o leite e o sumo, bata até obter uma massa fina e homogénea.
Aqueça o óleo num tacho e mantenha nele a forma até esta ficar quente.
Frite, mergulhando a forma na massa e em seguida no óleo.
Escorra em papel absorvente e passe por açúcar e canela.
Rendem muitas unidades a perder de vista, nunca os contei mas seguramente mais de 50.
Podem fazer só metade da receita, guardar a massa no frigorifico e continuar no dia seguinte.
(Receita importada do meu outro blogue)
Notas Importantes:
O óleo tem que estar quente e a forma mergulhada no óleo. Quando mergulhamos a forma na massa, devemos evitar que a massa passe por cima da forma, ou seja, esta deve tocar até meio da altura da forma.
A forma deve ser mergulhada na massa e retirada para dentro do óleo imediatamente ( este passo deve ser feito em 2 a 3 segundos), devemos fazer movimentos circulares e sacudir a forma para que a massa se solte no óleo. Nunca deixar a forma com a massa, tocar no fundo do recipiente do óleo.
Assim que o óleo ficar muito quente, devemos desligar o lume e deixar arrefecer um pouco, caso contrário a massa quando entra no óleo frita e fica agarrada à forma, não se consegue soltar.
Depois da massa conseguir descolar da forma, volte a pôr a forma no fundo do recipiente do óleo para voltar a aquecê-la, por sua vez volte a mergulhar na massa e frite mais uma flor.
Azevias ou Empanadilhas de Batata Doce
18:02
Trouxe esta receita do meu outro blogue (que deixou de estar publico) . A foto não está grande coisa, tem já algum tempo ainda assim serve para as ilustrar.
As azevias como eu lhes chamo são sem sombra de dúvida os fritos de Natal pelos quais me perco a par das filhoses de forma, que noutro dia falarei .
Penso que será por conta do recheio, quando bem feito e a preservar todos os aromas que contém, e se levemente perfumado pela canela é extraordinário. Outra das razões que me faz apreciá-los é a massa tenra, fininha e estaladiça....
Por uma questão prática, costumo preparar a massa na Bimby, no entanto deixo aqui as duas formas de o prepararem; com e sem Bimby.
Azevias ou Empanadilhas de Batata Doce
Ingredientes para a massa :
80 ml de água morna
20 ml de aguardente
220 g de farinha sem fermento
1 colher de sopa de azeite
1 pitada de sal
40 g de manteiga
Ingredientes para o recheio:
180g de açúcar
100ml de água
+/- 300g de puré de batata doce
raspa da casca de uma laranja
4 gemas
1 colher de chá de canela
1 mãozinha de amêndoas picadas grosseiramente.
Preparação da massa na Bimby:
Coloque no copo a manteiga e o azeite e programe 2 minutos/ temp.100º/ vel. 2.
Junte a água, a aguardente, a farinha e o sal e misture 20 segundos, Vel. 6. Deixe descansar 2 horas.
Costumo levá-la ao frio as 2 horas, fica mais fácil de a estender.
Preparar a massa pelo método tradicional:
Derreta a margarina com o azeite e misture-a ainda quente à farinha misturada com uma pitada de sal.
Enquanto amassa, junte aos poucos a água morna e a aguardente, até obter uma massa elástica e macia. Se necessário adicione mais um pouco de farinha.
Pode acontecer devido às diferentes farinhas utilizadas, pois algumas absorvem mais liquido que outras, dependendo da marca.
Deixe a massa repousar 2 horas no frio embrulhada em filme aderente.
Coza as batatas e reduza a puré.
Leve ao lume a água , a raspa da casca da laranja e o açucar para fazer uma calda, bastam 4 a 5 minutos para começar a engrossar, desligue o lume.
Envolva o puré de batata doce, com a canela , as gemas ligeiramente batidas, e as amêndoas. Adicione a calda em fio e bata para que fique tudo bem ligado. Deverá ficar com uma consistência grossinha, caso seja necessário apurar mais um pouco, leve ao lume mais um pouco para secar. Deve ir mexendo para não pegar. Desligue e deixe arrefecer. Está pronto a usar depois de arrefecido.
Montagem das azevias:
Estenda a massa o mais fino que puder com a ajuda do rolo e de farinha. Recheie com o doce de batata doce e amêndoas e corte os pastéis com o auxilio de uma carretilha ou o topo largo de uma caneca ( como se faz para os rissóis).
Frite-os em óleo quente até estarem dourados e com bolhas, deitando colheradas de óleo quente sobre os pastéis enquanto os está a fritar.
Escorra sobre papel absorvente.
Depois de frias, passe-as por açúcar em pó.
Para os que tiverem interesse podem seguir o blogue no facebook
Um abraço para todos!