Bolo Simples de Frutos Vermelhos





Um final doce de um almoço em família.
Este bolinho foi feito num dos últimos dias de 2017. É pouco doce, de miolo fofinho e tão delicioso.
Encontrei a receita na rubrica "receita do leitor" de uma revista Continente Magazine, fiz algumas alterações a gosto.
Se pretenderem um bolo mais alto utilizem uma forma com o diâmetro 22 ou 24 cm, a que usei é de 26 cm e por isso ficou mais baixo.
Quem sabe não o experimentam já no próximo fim-de-semana 😉 ah...sendo esta a primeira receita de 2018, aproveito o momento para vos desejar um muito feliz 2018.





Bolo Simples de Frutos Vermelhos


Ingredientes:

*capacidade da chávena que utilizei 220 ml

3 chávenas de farinha sem fermento
1 colher de sobremesa de fermento para bolos
1/2 chávena de margarina à temperatura ambiente
3 ovos
1 chávena de açúcar amarelo
1 chávena de leite à temperatura ambiente
2 chávenas de frutos vermelhos
2 colheres de sopa de açúcar amarelo 
1 colher de sopa de essência de baunilha
raspa e sumo de 1 limão
margarina e farinha  q.b. para untar e polvilha a forma
açúcar em pó opcional q.b.


Método:

Pré-aquecemos o forno nos 190º C .

Untamos uma forma com margarina e polvilhamos com um pouco de farinha

Batemos a margarina com o açúcar e em seguida juntamos os ovos e voltamos a bater.
Juntamos o leite, a essência de baunilha e a farinha (previamente peneirada com o fermento) aos poucos e alternadamente sempre a bater. Adicionamos a raspa do limão e por fim envolvemos uma das chávenas de frutos vermelhos, reservando a outra.
Vertemos a massa para a forma e levamos ao forno cerca de 35 minutos, convém fazer o teste do palito para verificarmos se a massa está cozida no centro.

Retiramos e deixamos arrefecer por completo.

Entretanto juntamos a outra chávena de frutos vermelhos numa caçarola e levamos ao lume com duas colheres de sopa de açúcar amarelo e umas gotas de sumo de limão. Deixamos fervilhar um pouco até engrossar, retiramos do lume e esperamos que arrefeça.

Para finalizar e se gostarem, podem salpicar a superfície do bolo com um pouco de açúcar em pó.






Gelado de Iogurte com Frutos do Bosque




Os dias amenos convidam a sobremesas frescas, sorrisos e momentos doces, ainda que aqui por casa, não sintamos a falta de pretextos para degustar um bom gelado, de preferência caseiro.
Num deste dias, e a pedido dos filhos fiz este gelado que é do mais prático que há. Com ou sem sorveteira corre sempre bem. Experimentem e logo me dizem.
A quantidade de açúcar que indico nos ingredientes, está de acordo com o nosso gosto pessoal, assim, aconselho a ajustarem de acordo com o vosso.
Quem gosta de gelados de iogurte ponha o dedo no ar!



Gelado de Iogurte com Frutos do Bosque


Ingredientes:

1 frasco de Iogurte grego ligeiro de 1kg (compro no LIDL)
1 chávena de chá de açúcar mascavado
1 chávena de chá de frutos do bosque congelados
raspa da casca de 1/2 limão (só a parte amarela)



Método:

Triture o açúcar com a casca do limão (usei a Bimby, podem usar outro robot de cozinha, por exemplo um liquidificador com capacidade suficiente para o resto dos ingredientes).
Junte os frutos do bosque congelados e volte a bater a uma veleocidade média/alta para triturar. Por ultimo adicione o iogurte e deixe bater a uma velocidade baixa cerca 4 minutos.

Se tiver sorveteira, verta o preparado lá para dentro e coloque a bater cerca de 25 minutos. findo este tempo coloque o preparado numa caixa hermética e leve ao congelador cerca de 5 horas. Minutos antes de servir coloque à temperatura ambiente, cerca de 15 a 20 minutos bastam.

Caso não tenha sorveteira , verta o preparado para dentro de um recipiente hermético, coloque dentro do congelador e de 2 em duas horas bata para destruir os cristais de gelo que se vão formando ao solidificar.  Repita este procedimento 3 vezes enquanto solidifica (5 horas).
Retire do congelador uns minutos antes de servir, cerca de 15 a 20 minutos.





World Baking Day - Bolo de Chocolate com Frutos Vermelhos




 

 
 
Hoje é dia de comemorarmos o World Baking Day
Um Domingo que se quer doce, seja acompanhado por um bolo,  uma tarte ou bolachinhas.  O desafio foi-nos proposto pela Vaqueiro , marca que dinamiza o projecto em Portugal. A campanha deste ano incentiva-nos a "fazer mais um bolo" , afinal não tem de haver um motivo especial para mimar-mos os que nos são queridos.
 
O bolo que fiz é uma adaptação de uma receita do livrinho que a vaqueiro nos enviou, decidi fazer toda a massa com chocolate já que este é o ingrediente mais "sonhado" cá em casa. O contraste do chocolate com os frutos vermelhos e a cobertura em creme de queijo estiveram em sintonia, foi muito apreciado por todos.
 

 
 
 

Bolo de Chocolate com Frutos Vermelhos 

 
 
 
 
Ingredientes:
 
200 g de farinha para bolos
70 g de maizena
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
125 g de margarina Vaqueiro Liquida
30 g de chocolate em pó Pantagruel
150 ml de água
250 de açúcar moreno Sores
6 ovos
 
Recheio:
 
Doce de Mirtilos q.b.
 
Cobertura:
 
1 colher de sopa de açúcar baunilhado
200 g de frutos vermelhos congelados
200 g de queijo mascarpone
200 ml de natas bem frescas para bater
sumo e raspa de 1 limão
4 colheres de sopa de açúcar moreno Sores
 
 
 
Método:
 
Dissolva o chocolate em água quente e reserve.
 
Ligue o forno nos 190ºC.
  
Bata o açúcar moreno com as gemas até obter um creme esbranquiçado muito fofo. Adicione a Vaqueiro liquida e volte a bater até estar incorporada . Junte a farinha para bolos peneirada com a Maizena e o bicarbonato de sódio e misture bem.
 
Bata as claras com o açúcar baunilhado em castelo bem firme e incorpore-as delicadamente na massa.
Unte uma forma (a que usei 26 cm de diâmetro ) com margarina, polvilhe com farinha e verta para lá o preparado. Leve ao forno cerca de 30 a 35 minutos ou até verificar que está cozido.
 
Deixe arrefecer em cima de uma grelha. Depois de frio corte-o na longitudinal para o rechear com o doce de mirtilos. Junte as duas metades e reserve.
 
Prepare a cobertura:
 
Bata o mascarpone com o açúcar amarelo, a raspa e o sumo do limão. À parte bata as natas até estarem bem espessas e envolva-as no creme de queijo.
 
Ao centro do bolo crie uma circunferência (como pode ver na foto) e disponha do doce de mirtilos e os frutos vermelhos. Coloque o creme de queijo dentro de um saco de pasteleiro e cubra o bolo com os efeitos que desejar.
Leve ao frio e sirva fresquinho!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Feliz World Baking Day! 
 
 
 

Verrines de Frutos Vermelhos - Batalha de Blogues







Olá!  E com uma sobremesa prática e fresquinha concluímos a  Batalha de Blogues - Desafio Parmalat .

Ao longo de 3 semanas consecutivas cada uma das bloguers participantes preparou uma receita. Devo dizer que todas elas me surpreenderam pela sua criatividade e diferença, 10 pessoas com 3 ingredientes comuns ; Natas para Bater, Natas com Ervas aromáticas e Béchamel, conseguiu-se desta forma, criar 10 menus fantásticos de Verão propostos no desafio. Muito bom!






Pretendi que esta receita transmitisse alguma frescura, escolhi frutos vermelhos para a preparar,  são pouco doces e dão um colorido muito bonito.


Para a confecionar utilizei as natas para bater da Parmalat






Ingredientes:

1 embalagem de natas para bater Parmalat
1/2 lata de leite condensado
4 iogurtes de frutos vermelhos com pedaços
7 folhas de gelatina incolor
4 colheres de sopa de açucar
4 gotas de sumo de limão
framboesas e folhas de hortelã para decorar


Metodo:


Coloque as folhas de gelatina num recipiente com água durante 5 minutos para as hidratar, depois escorra-as e leve ao micro-ondas alguns segundos sem deixar ferver.


Numa tigela misture os iogurtes com o leite condensado e bata até que fique tudo bem incorporado. Adicione a gelatina com o auxilio de um coador , bata até que fique tudo bem misturado.

Disponha o preparado por 4 tacinhas, leve ao frigorifico para solidificar.

Entretanto bata as natas ( devem estar bem frias) até engrossarem , junte o açucar, as gotas do limão, e bata mais um pouco até que fiquem firmes. Coloque dentro de um saco de pasteleiro e faça montinhos à superfície das tacinhas. Decore com framboesas e folhas de hortelã.

Notas:

Quem não tiver saco de pasteleiro, pode improvisar, utilizando um saco normal para sandes, cortando um canto do saco. Coloca-se o chantilly lá dentro e pressiona-se à medida que desejarmos.

Coloque tudo no frigorifico até à altura de servir. Devem servir bem fresco.






 
Obrigada a todos os que nos acompanharam neste desafio, e um especial agradecimento à Parmalat, foi um gosto participar!
Um abraço para todos.