Donuts de Abóbora no Regresso às Aulas








O que levar na lancheira no regresso às aulas? Pergunta de algumas mães. Nesso sentido aceitei o desafio proposto pela Sónia Alegre autora do conhecido blogue Uma Pedra de Sal.

Todos nós sabemos que os miúdos adoram donuts (os graúdos também!). Se os fizermos em casa e juntarmos abóbora à massa tanto melhor.
Peguei na receita desenvolvida pelo chef Rui Ribeiro do Faz e Come e pus as mãos na massa.
Sei que poderão achar estranho uns donuts feitos com abóbora, mas garanto-vos que são de comer e chorar por mais. Passaram com distinção por dois jurados entendidos no assunto: os meus filhos.


Nota que considero importante, depois de cozerem a abóbora, deixem-na algumas horas, ou até de um dia para o outro a escorrer num passador. As abóboras largam muita água o que vai dificultar o ponto da massa. Apesar de o ter feito, tive necessidade de ir adicionando mais farinha até que a massa ficasse moldável e elástica sem colar às mãos.
Devem fritar bem dos dois lados para evitar que partes da massa fiquem cruas. O ideal é fazerem pequenas bolinhas como o chef Rui Ribeiro nos indica.
Juntei à massa uma colher de sopa de açúcar baunilhado, gostámos bastante!




Donuts de Abóbora

Fonte: Faz e Come


Ingredientes:

350g farinha (mais alguma que seja necessário)
1 colher de sopa de açúcar
100 ml de leite
1 pacotinho de fermento de padaria seco
30g de manteiga
300g de puré de abóbora cozida escorrida ainda morno
1 colher de sopa de açúcar baunilhado é facultativo (usei da Royal)
1 colher de café de sal fino
Açúcar q.b. para polvilhar
óleo q.b. para fritar
 
 
 
 
 
 
Método:
 
 
Coloque a farinha num recipiente.
Adicione todos os restantes ingredientes e envolva bem com a ajuda de uma colher de pau.
Assim que a mistura se descolar das paredes do recipiente, transfira-a para uma bancada enfarinhada e trabalhe a massa com as mãos. Polvilhe com farinha, tape com um pano e deixe repousar cerca de 20 minutos.
Forme pequenas bolas com aproximadamente 3 cm de diâmetro e, com um dedo faça um furo no centro. Com as mãos bem enfarinhadas molde, então, pequenos aros. Sacuda o excesso de farinha e frite dos dois lados em óleo quente abundante. Retire e escorra um pouco sobre uma folha de papel absorvente. 
Polvilhe com açúcar e sirva ainda morno.



 
 
 
Bom fim-de-semana , aquele abraço!
 
 
Sigam-nos também na nossa página do facebook 
 
 
 
 

Croissants em Massa de Brioche










É sempre um problema, conseguir tirar fotos aos croissants acabadinhos de fazer (pelo menos na minha casa é assim).
 
O cheiro que invade a casa enquanto cozem vai permitindo que cada um, trace um esboço mental de como irá rechear os que pretende comer, faz parte da animação dos fins de semana.
 
Adaptei a receita à máquina de fazer pão, como necessitamos de fazer duas massas, achei mais prático juntar as massas desta forma.
 
Poderão preparar na Bimby, ou  manualmente, exigindo dispêndio de energia o que a meu ver, só traz vantagens para quem pretende comer alguns croissants.
 
 
Primeiro preparamos a massa madre, deixamos levedar cerca de uma hora, só depois preparamos a massa do brioche, talvez por isso, estes, sejam dos melhores croissants em massa brioche que comi, experimentem que vão gostar!
 
 
 
Croissants em Massa de Brioche 
 
 
 
Ingredientes para a massa madre:

150 g de farinha
90 ml de água morna
+/- 15 g de fermento fresco biológico ou 2 colheres de chá rasas de fermento biológico seco

Misture estes ingredientes com uma colher de pau, amasse com as mãos , até formar uma bola elástica, e macia, que não pegue ás mãos. Reserve num recipiente tapado com pelicula aderente, em local abrigado cerca de 1 hora.
 
 
 
Ingredientes para a massa final :

50 ml de água morna
100 g manteiga amolecida
2 ovos ligeiramente batidos
350 g de farinha
50 g de açúcar ( ou até 100 g, conforme gosto )
1 pitada de sal
1 gema de ovo, diluída em leite para pincelar
 
 
Caso pretendam amassar manualmente devem juntar a massa madre preparada, ao resto dos ingredientes que indico para a massa final. Amassem até obterem uma massa maleável , elástica que se vá soltando das mãos. Sempre que necessário juntem mais um pouco de farinha polvilhando a massa. Atenção só a necessária para não se tornar seca.
 
Depois de amassada, façam uma bola tapem com filme aderente ou plástico e deixem levedar em local abrigado até dobrar o volume ( +/- 30 minutos).
 
Depois da massa levedada a primeira vez, coloquem-na numa bancada enfarinhada, moldem croissants ou outras formas. Disponham num tabuleiro forrado com papel vegetal separados entre si, pincelem com gema de ovo se gostarem deles bonitos e brilhantes. Deixem levedar por mais 30 minutos ( pode ser dentro do forno desligado e pré-aquecido nos 50ºC), cerca de 30 minutos.
Passado este tempo liguem o forno nos 200 º C , e deixem cozer por cerca de 25 minutos, ou até verificarem que estão com um tom dourado.
Retirem do forno e deixem arrefecer em cima de uma grelha.
 
 
 
 





Preparação para a máquina de fazer pão:
 
Coloque todos os ingredientes da massa final pela ordem indicada, adicione também a massa madre que estava reservada. Programe Massas Lêvedas.
Findo o programa retire da cuba, para a bancada enfarinhada e molde croissants ou outro feitio que mais gostar.
Pré-aqueça o forno nos 200ºC, leve ao forno por cerca de 25 minutos, ou até verificar que estão com um tom dourado. Retire do forno, e deixe arrefecer em cima de uma grelha.
 
Notas: Poderão aromatizar a massa com raspa de limão, laranja ou 1 colher de sopa de essência de baunilha.
 
 
 
 
 São servidos?
 
 
 
 
 
 
 
Boa semana para todos!
O abraço do costume.
 
 
 
 

Caracois Doces de Outono







E mais uma semana que chega ao fim. De novo o tão esperado fim-de-semana ( pelo menos é o sentimento que temos aqui por casa).

A máquina de pão deu uma preciosa ajuda a preparar a massa destes caracóis. Acrescentei-lhe depois um recheio de sultanas douradas com pedaços de chocolate da Pantagruel com 70% de cacau, o resultado foi óptimo, um apontamento de chocolate amargo (70% cacau) a contrastar com o doce das pequenas sultadas que se encontram espalhadas pela massa do brioche. Muito bom, portanto!

A Pantagruel apresenta novas embalagens no seu Chocolate Branco e  Pantagruel 70% Cacau, no entanto poderão encontrar ainda as duas embalagens nos locais de venda, não se preocupem que o chocolate é o mesmo, a mesma qualidade portanto. Este que usei na receita de hoje ainda com o rótulo antigo.





Caracóis Doces de Outono



Ingredientes:

 
80 ml de leite morno
4 ovos batidos
150 g de manteiga/ margarina (amolecida)
1 pitada de sal
70 g de açúcar
575 g de farinha de trigo ( usei T. 65)
1 colher de chá de fermento seco biológico , ou 15 g de fermento fresco (este deve ser diluído no leite morno)


Para o recheio:

1 mão cheia de sultanas douradas
1 tablete de 200 g de Chocolate 70% de Cacau da Pantagruel
4 colheres de sopa de margarina tipo pomada
1 ovo batido para finalizar (opcional)


Acabamento :

Mel ou geleia a gosto


Método ( amassar na máquina de fazer pão)
 
Colocar todos os ingredientes pela ordem indicada, dentro da cuba da máquina de fazer pão, programe massas lêvedas ( atenção que o leite deverá estar morno, as temperaturas frias do ambiente comprometem bons resultados do fermento).
 
 
Findo o programa, deite a massa sobre a bancada polvilhada de farinha, estenda a massa com o auxilio de um rolo, dê à massa forma rectângular, pincele com um pouco de manteiga (pomada), dispor os pedacinhos do chocolate partido finamente e das sultanas. Enrole como uma torta, corte fatias com a espessura de 2 dedos.
 
Notas: Se ao retiraram a massa da máquina a acharem pegajosa, adicionem mais um pouco de farinha amassando depois com as mãos ( sempre em pequenas quantidades de cada vez).
 
Coloque em cima de um tabuleiro de ir ao forno, préviamente forrado com papel vegetal.
 
Deverão ficar afastados uns dos outros, 2 a 3 cm . Para finalizar, pincele com ovo batido ( opcional ) e deixe-os levedar de novo até que dobrem o seu volume.
 
Pré-aquecer o forno nos 180ºC.
Levá-los ao forno cerca de 25 minutos, dependerá dos fornos.
 
Notas: Se gostar deles com aspecto brilhante, pincele a superfície com mel ou geleia , assim que saírem do forno, ainda quentes portanto.



 
 
 
 
 
 
Uma excelente Sexta com votos de bom fim-de-semana!
 
 
 

Brioche de Limão Acompanhado por Mil Sorrisos


                        

 
 
 
Haverá coisa melhor para uma mãe, que o sorriso estampado no rosto dos filhos? E se esse sorriso chegar carregado de afectos? Sei que soa a clichê, mas é do melhor!
Sei que os meus filhos gostam destas massas gulosas e macias,  há sorrisos..., e são como diz o poeta.



              O Sorriso                                               
 
Creio que foi o sorriso,
o sorriso foi quem abriu a porta.
Era um sorriso com muita luz
lá dentro, apetecia
entrar nele, tirar a roupa, ficar
nu dentro daquele sorriso.
Correr, navegar, morrer naquele sorriso.
 
 
                             Eugénio de Andrade



A massa deste brioche foi construída em duas ou trés tentativas, cheguei a esta e todos a valorizaram  então ficará esta, até que apareça uma outra capaz de a destronar.

Quis recheá-lo com o curd de limão e baunilha, foi a pensar no recheio que fiz o creme. Note-se que este, foi o segundo que fiz, já não tinha quantidade de curd suficiente para o recheio. Decidi então, dar-lhe uma "pintura" exterior com compota de pêssego, ganhou este brilhozinho, não ficou mal, deu-lhe um certo encanto:)


Brioche de Limão

Ingredientes:

250 g de leite morno
80 g de margarina amolecida
50 g de açucar
raspa fina da casca de um limão
15 g de fermento biológico (fermento de padeiro) fresco ou (1 colher de chá do seco )
500 g de farinha / usei T. 65
1 colher de sobremesa de essência de limão
1 pitada de sal
geleia de pêssego para dar brilho ( opcional )




Método na Bimby:


Colocar no copo o açucar e a casca do limão (só a parte amarela), programar vel. 7/8/9 durante uns segundos ( 15 a 20).
Juntar dentro do copo, os ovos, a manteiga, o sumo do limão e a raspa da vagem de baunilha. Programar 10 minutos/ Temp. 90ºC/ vel 2.  Quando terminar este tempo , se pretender que fique com mais consistência, programe mais 2 ou 3 minutos, à mesma temperatura e velocidade. Depois de arrefecer fica naturalmente mais consistente.
Coloque dentro de frascos herméticos e guarde-os no frigorifico para posteriores aplicações.
Dizem que se conservam até um mês, mas como lhes reduzo o açucar, e por outro lado tenho sempre onde o gastar, o tempo máxino que o guardei foram 2 semanas.



Método tradicional:


 Num robot de cozinha triture o açucar. Reserve.
Raspe a casca de um limão para dentro de uma caçarola, junte a manteiga, o sumo dos limões e o açucar. Leve a lume brando mexendo sempre para que fique tudo bem misturado, não deve deixar que ferva.
À parte, bata as claras em castelo bem firme, envolva as gemas batidas delicadamente. Adicione ao preparado do sumo, em lume brando e sempre a mexer aguarde que comece a engrossar.
Desligue o lume, e proceda da forma que referi em cima para a preparação na Bimby.






Preparação na Máquina de fazer pão:

Diluir o fermento de padeiro (biológico) no leite morno. Deitar para dentro da cuba da máquina, primeiros os liquidos , depois os ingredientes sólidos.
Programar massas levedadas ( 1h30m). Findo este tempo, deite a massa numa bancada enfarinhada,
com a ajuda de um rolo da massa, estique-a em forma de rectangulos, barre com o curd de limão, enrole a massa como se fosse uma torta. Com uma faca afiada vá cortando bocados de massa  com cerca de 5 cm. Coloque-os lado a lado, dentro de uma forma forrada com papel vegetal ( o diâmetro da minha 24 cm), de forma que fique como a foto que mostro em baixo.

Nota: Se usarem o fermento biológico seco, coloquem em último, por cima da farinha, neste caso coloquem o sal no inicio. Sal e fermento, não podem entrar em contacto directo.




Deixe levedar em sito quente por mais 30 minutos, ou até que a massa aumente de volume.
Pré-aqueça o forno nos 180ºC. Leve ao forno cerca de 30 minutos, dependendo dos fornos.
Retire e aplique a geleia ainda com a massa quente.


Preparação na Bimby:

Pulverize o açucar com a casca do limão (só a parte amarela), Vel 7/8/9 / cerca de 20 seg.
Junte o leite, a essência do limão e o fermento, programe 1 minuto / Vel. 2 / Temp. 37ºC.
Adicione a farinha, a pitada de sal e programe 30 Segundos Vel 5 / 6.
Por último programe 3 minutos Vel. Espiga.
Retire a massa do copo, e deixe levedar em local quente (abrigado), cerca de 30 minutos, ou até que duplique o seu volume.
Siga depois os procedimentos que indico para a preparação na máquina de fazer pão.

Notas: Se acharam a massa um pouco pegajosa, polvilhem-na com um pouco de farinha em cima da bancada de trabalho, até que fique elástica e sem pegar ás mãos.
A minha ficou boa, mas se usarem outro tipo de farinha ( mais fina)  é possivel que tenham que adicionar mais um pouco. Mas não se atrapalhem!










Para o recheio :   Curd de limão e baunilha

         Curd de Limão e Baunilha


Ingredientes:
6 ovos
220 g de açucar
300ml de sumo de limão
80g de manteiga à temperatura ambiente
raspa fina da casca de 1 limão
Raspa do interior de 1/2 vagem de baunilha


Método na Bimby:

Colocar no copo o açucar e a casca do limão (só a parte amarela), programar vel. 7/8/9 durante uns segundos ( 15 a 20).
Juntar dentro do copo, os ovos, a manteiga, o sumo do limão e a raspa da vagem de baunilha. Programar 10 minutos/ Temp. 90ºC/ vel 2.  Quando terminar este tempo , se pretender que fique com mais consistência, programe mais 2 ou 3 minutos, à mesma temperatura e velocidade. Depois de arrefecer fica naturalmente mais consistente.
Coloque dentro de frascos herméticos e guarde-os no frigorifico para posteriores aplicações.
Dizem que se conservam até um mês, mas como lhes reduzo o açucar, e por outro lado tenho sempre onde o gastar, o tempo máxino que o guardei foram 2 semanas.



Método tradicional:

Num robot de cozinha triture o açucar. Reserve.
Raspe a casca de um limão para dentro de uma caçarola, junte a manteiga, o sumo dos limões e o açucar. Leve a lume brando mexendo sempre para que fique tudo bem misturado, não deve deixar que ferva.
À parte, bata as claras em castelo bem firme, envolva as gemas batidas delicadamente. Adicione ao preparado do sumo, em lume brando e sempre a mexer aguarde que comece a engrossar.
Desligue o lume, e proceda da forma que referi em cima para a preparação na Bimby.


Desejo a todos um óptimo fim-de-semana :)
Um abraço!