Tarteletes de Alfarroba e Morangos para o Dia de São Valentim




 


Todos os dias são bons dias para celebrar o amor! É assim que eu vivo e sinto.

Que o amor esteja sempre presente nas nossas vidas. Feliz dia de São Valentim.




Tarteletes de Alfarroba e Morangos

Ingredientes:

Para a massa

250 de farinha de trigo
4 colheres de sopa de farinha de alfarroba
50 g de açúcar
2 colheres de sopa de leite à temperatura ambiente
125 g de margarina cortada em cubos pequenos



Para o recheio

100 g de açúcar
20 g de amido de milho (farinha maisena)
10 morangos triturados ( puré )
3 ovos
200 ml de natas ( usei Parmalat )
margarina para untas as formas

Para finalizar

Geleia de morango (pode ser outra) e metades de morangos.

 


Método:
 
Massa
 
Pré-aqueça o forno nos 180ºC.
Peneire as farinhas (trigo e alfarroba). Com a ajuda de um robot de cozinha misture o açúcar com as farinhas , o leite e a margarina cortada em cubinhos pequenos  até obter uma massa areada ( deve ficar apenas com aspecto de areia grossa).
 
Unte as formas  com um pouco de margarina ( cerca de 8 unidades iguais às que apresento nas fotos). Preencha as forminhas com a massa, calque e reserve.
 
 
Prepare o recheio
 
Reduza os morangos a puré.
Bata os ovos o açúcar, as natas e a maisena . Adicione o puré dos morangos e bata até que fique uma mistura homogénea.
Deite este preparado sobre a massa das tarteletes e leve ao forno cerca de 30 minutos ou até verificar que estão douradinhas.
 
Retire do forno. Ainda quentes pincele com geleia e coloque por cima uma metade de morango.
Deixe arrefecer e sirva.
 
Notas: Se não tiverem formas de tarteletes podem usar as formas que habitualmente usamos para fazer os pasteis de nata, ficam óptimas.
 
 
 
 
 
 
 
Um abraço cheio de estima.
 
 
 
 

Crepes com Fruta








Bom dia com crepes!



Crepes com fruta

Ingredientes para a massa:

200 g de farinha sem fermento
4 colheres de colheres de sopa de açúcar
raspa da casca de 1 laranja ou limão
300 ml de leite
4 ovos
4 colheres de sopa de margarina consistência pomada



Fruta a gosto para acompanhar
1 pacote de natas 200ml  Parmalat para Bater + 2 colheres de sopa de açúcar
Mel com nozes Prisca Seduction 
 
raspas de chocolate
nozes picadas
 
 
 
Método:
 
 
Misture numa tigela os ovos, o açúcar, a farinha peneirada, a raspa da casca da laranja (ou limão) o leite e a margarina amolecida, bata para misturar bem.
Aqueça a crepeira, unte com um pouco de margarina e retire o excesso com papel absorvente
Deite sobre a crepeira conchas pequenas do preparado só até conseguir preencher a crepeira, deixe cozinhar, assim que estiver cozido num dos lados, volte-o para cozer do outro.
Coloque-os num prato e vá barrando com um pouco de mel.
 
Prepare as frutas (as que preferir) cortadas aos bocadinhos.
Se gostar faça chantilly, bata o pacote de natas bem frio com 2 colheres de sopa de açúcar.
Pode finalizar com raspas de chocolate amargo, o contraste de sabores fica muito interessante.
Decore a gosto e sirva mornos.
 
 
 





Bom fim-de-semana!
Aquele abraço.







Tarte de Limão e Nozes







A minha paixão por frutos secos é enorme. Perco-me por completo pelo sabor e textura que proporcionam aos chocolates, às tartes, queijos, carnes, sobremesas, saladas, na minha opinião há sempre lugar para eles em quase tudo o que preparamos.  
Como estamos perto do fim-de-semana proponho esta tarte de limão e nozes que é uma delicia, experimentem!
 
Bom fim-de-semana.




Tarte de Limão com Nozes

Ingredientes:

para a massa

Sumo de limão (+/- 50 ml)
raspa do limão
250 g de farinha de trigo sem fermento
125 g de margarina amolecida
70 g de açúcar

para o recheio

3 ovos ( se forem XL ponham apenas 2)
1 pacote de natas para bater Parmalat ( 200 ml)
100 g de miolo de noz
sumo de 1 limão (+/- 50 ml)
50 g de margarina
125 de açúcar

 



Método:

Prepare a massa
Coloque num recipiente os ingredientes da massa , com a batedeira de ganchos e sem trabalhar muito, misture de forma rápida todos os ingredientes.
Unte uma tarteira (26cm de preferência de fundo amovível) com margarina e verta para lá a massa. Espalhe e alise com ajuda de uma espátula ou mesmo com as mãos de forma a que fique toda nivelada pela tarteira. Faça furos na massa com um garfo e leve ao forno pré-aquecido nos 200ºC cerca de 15 a 20 minutos. Retire e reserve.

Prepare o recheio e finalize a tarte para ir ao forno

Parta as nozes grosseiramente e reserve.
Num recipiente misture os ingredientes do recheio e leve ao lume numa caçarola mexendo sempre e sem deixar ferver, junte as natas e os ovos batidos continue a mexer, deixe ao lume por mais uns dois minutos. Retire do lume e deixe arrefecer um pouco.
Distribua as nozes por cima da massa reservada e deite por cima o preparado dos ovos com as natas que já deve estar um pouco arrefecido..
Leve ao forno pré-aquecido nos 200ºC cerca de 30 minutos ou até verificar um aspecto douradinho.










Nesta receita foram utilizadas Natas Parmalat

 
 
 
Sigam-nos também na página do Facebook , façam like se gostarem para receberem todas as actualizações.
 

Pizza Carbonara. Mais uma Fatia se Faz Favor!









Aos Domingos as refeições querem-se práticas e simples, e com o frio o que apetece são soluções de forno.
Estas pizzas ficaram uma delicia a repetir outras vezes pois está claro!
 

Pizza Carbonara

Ingredientes:
( 2 bases grandes)
para a massa

200ml de leite morno
2 colheres de sopa de azeite
1 ovo pequeno
2 colheres de chá de sal
1 colher de sobremesa de açúcar
1 colher de chá de alho em pó
400 g de farinha de trigo T.65
2 colheres de chá de fermento seco biológico (ou 15g de fermento fresco)

Notas: Esta quantidade de ingredientes rende 2 bases grandes.
Em alternativa poderá comprar bases de pizzas refrigeradas ou congeladas, e preparar apenas o recheio. As massas feitas por nós requerem um pouco mais de trabalho e paciência, mas a meu ver compensam cada minuto do nosso esforço, ficam melhores.



Recheio:

Molho de tomate para pizza
Bacon magro
Cogumelos quantidade a gosto
2 pacotes de 200 ml de Natas Cabonara Parmalat (1 por cada pizza)
200 g de queijo mozzarella ralado
Orégãos q.b.








Método :

amassar à mão


Coloque num recipiente a farinha, abra uma cavidade a meio e junte ovo, azeite, sal, açucar, o alho em pó e o fermento seco , misture estes ingredientes, vá adicionando o leite morno aos poucos e amassando até a massa começar a descolar das mãos e a ficar maleável, se necessário adicione mais farinha. Forme uma bola com a massa , tape com um pano e deixe descansar em local abrigado, por 30 minutos, até a massa dobrar o volume.

Notas: Se optar por utilizar o fermento fresco de padeiro, dilua previamente no leite morno que adiciona à massa.



Amassar na máquina de fazer pão

Coloque todos os ingredientes na cuba da máquina, respeitando a ordem, primeiro os líquidos, depois os sólidos, programe massas levedadas.

Montagem da(s) pizza(s):

Pré-aqueça o forno nos 200ºC.

Coloque a massa em cima de uma bancada polvilhada com farinha. Com o auxilio de um rolo, comece a esticar dando-lhe a forma de um circulo, forre o tabuleiro onde vai colocar a massa com papel vegetal, pique o fundo desta com o auxilio de um garfo para que coza uniformemente.

Barre as superfícies das pizzas, com molho de tomate próprio,  quantidade a gosto, disponha do bacon cortado em tiras finas e peças pequenas, junte os cogumelos, as natas carbonara, por ultimo a mozzarella e para finalizar polvilhe com folhas secas de orégãos.

Leve ao forno pré-aquecido cerca de 30 minutos ou até verificar que estão cozidas.
Coloquem na segunda calha do forno a contar de baixo, para que a massa fique bem cozida.






Esta receita foi realizada com Natas Carbonara Parmalat



Mousse de Dióspiros







Nem sempre é fácil manter equilíbrio entre a razão e a nossa vontade , há dias em que ficamos com a sensação de nos querermos entregar de corpo e alma ao [açúcar] . Parece que o corpo nos pede um docinho, apenas um. Cedemos a esse desejo e logo aparece o seguinte....
Porque hoje é Sábado, vamos lá comer um docinho em paz e de bem com a vida.




Mousse de Dióspiros


Ingredientes:

4 dióspiros ( 3 maduros + 1 firme)
5 folhas de gelatina
2 iogurtes naturais *
80 g de açúcar (os mais gulosos podem adicionar mais um pouco cerca de 20 g, ou utilizar iogurtes açucarados)*
200 ml de natas frias (usei Natas para Bater Parmalat 200 ml )








Método:

Comece por lavar os dióspiros e retire-lhes a polpa a 3 deles.  Esmague com a ajuda de um garfo, para que fique parecido a puré ( pode triturar na varinha mágica, mas acho interessante encontrar os pedaços da polpa da fruta na sobremesa) . Reserve.
Corte em meias luas finas a polpa do terceiro, o que se apresentar mais firme. Reserve. 








Hidrate as folhas de gelatina, colocando-as em água fria cerca de 2 minutos.

Misture os iogurtes com o açúcar até ficar cremoso. Reserve.
Bata as natas (devem estar frias) até que ganhem volume e reserve.

Escorra a gelatina , derreta-a no micro-ondas ou com 1 colher de sopa de água quase a ferver.Junte ao puré de diospiros e mexa bem.
Adicione por ultimo as natas batidas, envolva tudo.

Coloque o preparado em tacinhas ou numa taça grande. Distribua as meias luas do dióspiro reservado sobre a superfície das taças. Leve ao frio duas horas antes de servir.


Notas: Rende 6 taças.


 
 
 
 
 
Esta receita foi realizada com Natas para Bater Parmalat
 
 
 
 
 
 
 
 

Bom fim-de-semana!
 
 
 
 

Gelado de Chocolate com Oreos






Um desejo a meio da semana..., gelado de chocolate com oreos.

De salientar que com este calor torna-se uma missão impossível conseguir fotografar um gelado sólido, é vê-lo a derreter (quase) de imediato assim que o retiramos do frio...
Fica então aqui o geladinho (só para gulosos), os outros queiram desculpar estes pequenos devaneios registados a meio da semana...



Gelado de Chocolate com Oreos


Ingredientes:

1 tablete de chocolate ( 200 g )
3 gemas
120 g açúcar
1 pacote de natas Parmalat (200 ml)
200 ml de leite
8 bolachas Oreos partidas grosseiramente



Método:

Misturar as natas o açúcar e o leite,  leve ao lume até quase levantar fervura.
Retirar do lume e juntar o chocolate partido em pedacinhos, deixar arrefecer um pouco e adicionar as gemas previamente desfeitas. Mexer o preparado até que fique homogéneo.
Colocar num jarro ou outro recipiente similar e levar ao frio (frigorifico) algumas horas até ficar bem frio.


Quem tem sorveteira deve colocar o preparado dentro desta, picar grosseiramente as bolachas e juntar. Seguir as instruções do fabricante ( 20 a 30 minutos).


Quem não tem sorveteira,  deve colocar o preparado de chocolate num recipiente, juntar as bolachas partidas grosseiramente, mexer e levar ao congelador.

Deve bater o gelado de 2 em 2 horas. Para destruir os cristais de gelo que se vão formando durante o processo de congelação. Ao fim de aproximadamente 6 horas estará sólido e pronto a ser consumido.
Deve guardar em recipiente hermético e se possível antes de fechar a caixa coloque pelicula aderente entre a caixa e a tampa.

Retire para fora do congelador 5 a 10 minutos antes de servir.









Receita realizada com Natas Parmalat


Bolo de Cenoura da Helena







Domingo com bolo. Este foi partilhado por uma amiga, e revelou-se uma delicia.
É um bolo muito prático de liquidificador, significa isto, que em menos de 5 minutos temos a massa pronta para levar ao forno. A cobertura e o recheio são um detalhe que não dispensei, afinal era um bom motivo para nos lambuzarmos de chocolate...



Bolo de Cenoura da Helena

Ingredientes:

4 cenouras médias cortadas em rodelas
4 ovos
150 ml de óleo ( de milho preferencialmente )
300 g de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento para bolos
250 g de açúcar


Recheio e cobertura:

ganache de chocolate
200 g de chocolate
1 pacote de natas Parmalat (200ml)
1 colher de sopa de manteiga sem sal ou margarina


Decoração : Usei avelãs torradas e picadas, poderão omitir ou escolher outra.


Como se prepara :
Aquecemos até aos 80 graus 200 ml de natas. Partimos em pedaços pequenos 200 g de chocolate, adicionamos 1 colher de sopa de manteiga sem sal. Mexemos bem, até obter uma mistura lisa e brilhante, deixamos amornar e fica pronto.


Método para a massa do bolo:

Colocar no liquidificador ou na Bimby as cenouras cortadas em rodelas, os ovos inteiros e o óleo. Bater até obter uma mistura liquida e homogénea.

À parte, peneirar a farinha com o fermento e o açúcar.

Juntar o preparado das cenouras à mistura da farinha com o açúcar, continuar a bater até formar bolhas.

Pré-aquecer o forno nos 180ºC.

Untar uma forma com margarina ( a que usei é de 24 cm de diâmetro) , verter para lá a massa e esperar que coza. No meu forno foram precisos 40 minutos, mas convém vigiar e fazer o teste do palito.

Retirar do forno depois de cozido. Deixar arrefecer muito bem antes rechear e cobrir.


Notas:  Fiz dois bolos, um para oferecer e outro cá para casa, devo dizer-lhes que recebeu imensos elogios. Muito bom!








Continuação de um doce Domingo!


Esta receita foi confeccionada com Natas Parmalat




Gelado de Leite-Creme









Boa tarde por aí!
Acabo de chegar a casa, está um calor que não se aguenta..., trouxe um geladinho para partilhar convosco, aceitam?

Fi-lo ontem, hoje está no ponto. O calor não ajuda às fotos, bastam 30 segundos e toca a derreter...
Atrevam-se porque é delicioso!

 

 

                                                           Gelado de Leite-Creme

 Ingredientes:

500 ml de leite
200 g de açúcar + q.b. para o caramelo ( usei 70 g)
20 g de farinha maisena
6 gemas
500 ml de Natas Parmalat para Bater
óleo para untar


 Método:

Ferva o leite. Numa tigela, envolva o açúcar com a farinha. Junte, depois as gemas e bata tudo.

Adicione o leite em fio, mexendo sempre. Verta novamente este preparado para o tacho e leve a lume brando, mexendo sempre até engrossar. Retire do lume e deixe arrefecer.

Bata as natas em Chantilly e envolva com o preparado anterior.

Se tiver sorveteira coloque o preparado lá dentro e siga as instruções do fabricante. Depois de ser batido na sorveteira verta para uma caixa hermética e leve ao congelador 5 a 6 horas.

Caso não tenha sorveteira, salte o procedimento referido em cima e verta o preparado directamente para uma caixa hermética, leve ao congelador 5 a 6 horas. Sendo que de duas em duas horas deve mexer/bater o preparado para evitar a formação de cristais de gelo ( basicamente a função da sorveteira, bater e congelar)

Prepare entretanto um pouco de caramelo ( utilizei 70 g de açucar + 1 colher de sopa de água) . Assim que estiver pronto, desligue o lume e espere 2 a 3 minutos. Verta para uma bancada untada com óleo.

Depois de frio, descole e pique com a ajuda de uma faca.
Por fim, polvilhe o gelado com este picado. Se gostar pode regar com caramelo liquido frio.

Sugestão: Se não quiser fazer caramelo use outra decoração a gosto, como por exemplo frutos secos ou pedacinhos de frutos vermelhos .

Notas: Rende 4 taças bem servidas.

Fonte: Teleculinária Gold  de Agosto







Um abraço fresquinho para todos!



Receita realizada com Nata Parmalat




Bolinhos de Nata








Sabem bem e são tão fáceis de preparar.
Atrevam-se a experimentá-los também!







                                                                Bolinhos de Nata


Ingredientes:

1 embalagem de Nata para bater Parmalat
160 g de açucar
1 colher de sobremesa de essência de baunilha (opcional)
4 ovos ( gemas separadas das claras)
150 g de farina de trigo
1 colher de chá de fermento para bolos
forminhas de papel plissado ou margarina para untar


Método:

Ligue o forno, pré-aqueça nos 180º C.
Bata as natas com o açucar. Junte as 4 gemas e a essência de baunilha continuando a bater.
Peneire a farinha com o fermento. Adicione aos poucos à massa continuando a bater.
À parte bata as claras em castelo. Envolva ao preparado anterior.
Coloque as forminhas de papel dentro das formas para ir ao forno (  do tipo pasteis de nata ou muffins), e verta cerca de duas colheres de sopa em cada forma.
Leve ao forno cerca de 20 minutos, ou até verificar que ficam dourados.
Deixe arrefecer e sirva-os frios.

Notas: Rendem 16 bolinhos.
Podem verter o preparado directamente para dentro das formas desde que as untem previamente com um pouco de margarina.
Depois de frios e no dia seguinte ficam ainda mais macios.







Se desejarem, podem também seguir-me na página do Facebook Cozinhadaduxa, deixando por lá um "GOSTO" para poderem receber as actualizações. Obrigada.
Votos de um óptimo fim-de-semana para todos ,
aquele abraço do costume!




Receita realizada com Natas Parmalat