Bolachas de Natal




O Natal está a chegar, os nossos dias vão ficando cada vez mais preenchidos com os preparativos, para o momento em que todos queremos estar de forma mais próxima e tranquila com os nossos entes queridos.
Nesta quadra gosto de oferecer alguns presentes feitos por mim. Este ano fiz bolachas e compotas, tinha pensado também em repetir os bombons do ano passado, mas infelizmente o tempo não chega para tudo.
As bolachas que vos trago hoje ficaram tão boas que não resisti vir até aqui partilhá-las convosco.
E como sei que por esta altura todos andam numa roda-viva, não vos levo mais tempo, votos de um Santo Natal!





Bolachas de Natal

Ingredientes:

150 g de farinha de trigo
150 g de amido de milho (Maizena)
1 colher de chá de fermento Royal
1 sobremesa de farinha de alfarroba
1 colher de sobremesa de gengibre em pó
50 gramas de miolo de noz triturado grosseiramente
raspa fina da casca de 1 laranja
150 g de açúcar amarelo
100 g de manteiga sem sal
50 ml de azeite suave
1 ovo L

Para a decoração usei a pó dourado da Vahiné (opcional) e açúcar em pó.


Método:

Vamos precisar de dois recipientes para a preparação da massa: 1 para os ingredientes secos e outro para os ingredientes líquidos.

Colocamos na taça dos secos, as farinhas (trigo, amido de milho e alfarroba) o miolo de noz, o fermento e o gengibre. Misturamos com uma vara de arames.

À taça dos líquidos juntamos a manteiga à temperatura ambiente, o azeite, o açúcar e a raspa da casca da laranja. Mexemos até obter um creme homogéneo.

De seguida juntamos aos poucos, a mistura dos secos à mistura dos líquidos, mexendo sempre com uma colher de pau. 

Formamos uma bola de massa, envolvemos em película aderente e reservamos no frigorífico, cerca de 30 minutos para a massa descansar.

Findo este tempo pré-aquecemos o forno nos 190º C.

Forramos dois tabuleiros de forno com papel vegetal.

Polvilhamos a mesa de trabalho com farinha, estendemos a massa com o rolo e com a ajuda de cortadores para bolachas formamos as nossas bolachinhas. 

Com a auxilio de uma espátula vamos transportando as bolachas para os tabuleiros reservados. Convém afastá-las um pouco entre si.

Forno já quentinho a 190º C? Ok, é colocá-las lá dentro por 10 minutos. Ao fim destes 10 minutos vão verificar que ainda estão moles, é mesmo assim, retirem-nas do forno! Vão ver que cá fora, e ao arrefecerem ficam macias, macias... Deliciosas mesmo!! 

Depois de completamente arrefecidas é que devem decorá-las se assim o entenderem.





Mousse de Abacate e Maçã




O abacate é muito versátil e traz imensos benefícios à saúde. Há estudos que revelam que este fruto consumido em simultâneo com certos grupos de nutrientes, tem a capacidade de melhorar a absorção destes, boas razões para o incluirmos na nossa alimentação, não concordam? Por si só não lhe acho muito graça, mas quando bem temperado e combinado com outros sabores consegue surpreender-me. E estou a lembrar-me da tão conhecida e deliciosa guacamole.
Na receita de hoje, o abacate serviu para preparar esta deliciosa mousse, que enriqueci com o sabor das maçãs. Adocei com geleia de agave, se não tiverem em casa, ou preferirem, podem adoçar com um pouco de mel, é uma questão de gosto. Espero que a façam e apreciem tanto como nós.
E como diz o ditado "não se fazem omeletes sem ovos", na cozinha é sempre de valor usarmos os utensílios adequados e se possível de boa qualidade.
Assim, quis dar uso a uma das minhas mais recentes aquisições da loja Lecuine, a faca de chef série Riviera Branca Arcos, encantada com o seu desempenho, só preciso ter cuidado (extra) com os dedos... acho que nos vamos dar muito bem!




Dica:
Para abrir os abacates, use uma faca e corte na longitudinal, rode e solte as duas partes, depois com a faca dê-lhe um golpe no caroço, a lâmina ficará presa e rode outra vez para soltar o caroço.



Mousse de Abacate e Maçã


Ingredientes :

4 abacates maduros
2 a 3 gostas de sumo de limão
raspa fina da casca de 1/2 limão
a polpa de 5 maçãs cozidas
4 colheres de sopa de geleia de agave
miolo de noz
canela em pó

Método:

Lave a maçãs, dê-lhes um corte em cruz nos topos, com a ponta da faca. Coloque-as dentro de um recipiente próprio e leve-as a cozer tapadas com película perfurada, cerca de 7 a 8 no micro-ondas.
Retire, deixe arrefecer um pouco antes de retirar a película aderente. Deixe arrefecer mais um pouco antes de as reduzir a puré com varinha mágica. Reserve.

Para abrir os abacates, use uma faca e corte na longitudinal, rode e solte as duas partes, depois com a faca dê-lhe um golpe no caroço, a lâmina ficará presa e rode outra vez para soltar o caroço.

Com a ajuda de uma colher de sopa retire-lhes a polpa para dentro de um copo misturador, bata até que fique cremoso. Junte o puré das maçãs, as gotas do limão, a geleia de agave. Adicione a raspa fina do limão e volte a bater cerca de 1 minuto.
Prove e ajuste os sabores. Pode juntar mais agave para adoçar.
Distribua por pequenas taças, polvilhe com canela a gosto e finalize a superfície com miolo de noz. Leve ao frio aproximadamente 1 hora antes de servir para que os sabores se intensifiquem.





Visitem o site lecuine  e descubram os produtos lindos que têm à disposição para equipar as nossas cozinhas. Com serviço muito rápido e cómodo, porque não precisamos de sair de casa para ir procurar este ou aquele utensílio que nos está a fazer falta. Outra vantagem e não menos simpática, é que numa compra a partir de 40 € , os portes são grátis. Vão até lá e vejam do que falo!








Queijadas de Coco e Noz





Trouxe-vos esta receita antiga que gostamos bastante, daquelas que merecem ser (re)lembradas e repetidas muitas e muitas vezes. 
Fim-de-semana sem um docinho não é fim-de-semana. Esta mania entranha-se e não há nada a fazer .
Cheguem-se à frente, sirvam-se que vou fazer mais chá!






Queijadas de Coco e Noz


Ingredientes:
(rendem 12 unidades)

220 g de açúcar
100 g de coco ralado
50 g de miolo de noz  picado grosseiramente
4 ovos inteiros
3 gemas
50 g de margarina amolecida
margarina para untar as forminhas
formas de papel plissado (opcional)


 Método:

Unte as formas com margarina. Reserve.
Num recipiente misture muito bem todos os ingredientes com uma colher de pau (atenção não se batem, apenas se misturam).
Pré-aqueça o forno nos 180º C.
Deite o preparado pelas formas sem encher até cima, coloque-as dentro de um tabuleiro com um pouco de água para cozerem em banho-maria cerca de 25 a 30 minutos depende dos fornos.

Notas: Não devem cozer demasiado. Depois de cozidos, retire e deixe arrefecer um pouco, desenforme-os com cuidado e coloque-os dentro das forminhas de papel.