Folar de Flores Recheadas [Chocolate, Avelãs e Canela]




Corre o Abril e o mês vai tão embalado. O plano era vir até aqui deixar-vos uma receita mais cedo, mas não consegui.
Tenho aproveitado os dias bonitos para aligeirar as refeições cá de casa e fazer alguns passeios a pé, e basta-me acreditar que estou no bom caminho, porque sinto que é para continuar. Até porque este mês, conto com pelo menos três celebrações a que não posso fechar a boca, quando penso nisso...  Ah, e a Páscoa que está já ali ao virar da esquina, já se deram conta? Verdadeiras provas de fogo para quem como eu, aprecia os prazeres da boa mesa.





Hoje trago-vos o folar das flores. Rima com a Primavera e com a Páscoa, e é também o preferido dos meus filhos. Costumo pegar na receita base e fazer algumas alterações ao recheio original. Reduzi a quantidade de margarina no interior das flores, não fica seco e continua macio, preferimos assim. Também troquei o mel por geleia de arroz, juntei avelãs ligeiramente torradas e gotas de chocolate. Desta vez não adicionei erva-doce à massa. Resumidamente foram as alterações feitas este ano. Correu bem, aliás acho que esta receita pouco ou nada tem para falhar, é repetida ano após ano, com o entusiasmo de sempre.
A Bimby misturou e amassou, e as mãos levaram o carinho à massa. Rechearam, desenharam e juntaram as flores. É fácil de preparar, visualmente é muito bonito e fica com um miolo guloso e fofinho. Experimentem e logo me contam!
Aproveito para vos desejar uma Páscoa muito docinha e feliz 🐣


Folar de Flores Recheadas [Chocolate, Avelãs e Canela]

Receita ligeiramente adaptada do Figo Lampo

Ingredientes para a massa:

550 g de farinha de trigo
15 g aprox. de fermento fresco (ou cerca 7 g do biológico seco)
sumo de 1 laranja
70 ml de leite amornado
30 ml de aguardente
30 g de banha amolecida
70 g de margarina amolecida
1 ovo
1 colher de sopa de geleia de arroz (podem usar mel)
1 colher de sobremesa de canela em pó
1 pitada de sal

Ingredientes para o recheio das flores:

100 g de gotas de chocolate negro (usei da Vahiné)
50 gramas de avelãs tostadas e cortadas grosseiramente
açúcar amarelo e canela q.b.
geleia de arroz q.b. (podem usar mel)

Se quiserem amassar na Bimby:

Dilua o fermento no leite amornado.
Coloque todos os ingredientes da massa no copo da bimby com excepção da farinha.
Programe 2 minutos à temperatura de 37 º C à Velocidade 4
Junte a farinha e programe 20 segundos à velocidade 5/6
Por ultimo programe mais 6 minutos Velocidade espiga

De seguida proceda à montagem do folar*


Método tradicional :

Coloque a farinha e o sal num recipiente fundo e abra uma cavidade no centro. Desfaça o fermento no leite morno e coloque-o nessa cavidade. Junte o açúcar, a canela, as gorduras, o ovo, o sumo de laranja e a aguardente. Retire a farinha da periferia para o centro e amasse muito bem até obter uma massa macia. Coloque-a num recipiente, cubra com um pano e deixe levedar até dobrar o volume.

A montagem do folar*

Retire a massa para uma superfície enfarinhada e divida-a em 8 a 10 porções do mesmo peso (consoante o tamanho pretendido).
Pincele as flores com um pouco de margarina amolecida, polvilhe com um pouco da mistura de açúcar e canela, e leve ao forno pré-aquecido a 190 º C durante aproximadamente 30 a 35 minutos, dependendo dos fornos. Desenforme depois de frio.


Estique uma de cada vez com ajuda do rolo (deverá ficar bem fina) até obter rectângulos (aproximadamente 8 x 24cm). Pincele com um pouco de margarina derretida, polvilhe com um pouco da mistura de canela e açúcar, distribua as avelãs partidas grosseiramente e as gotas de chocolate . Por fim regue com a geleia de arroz ou com o mel (1 colher de sopa cheia) e enrole como se fosse uma torta. Proceda da mesma forma com as restantes porções de massa. 
Numa forma redonda (21cm) forrada com papel vegetal e untada com manteiga, disponha de uma flor ao centro (fiz uma maior para o centro) e as restantes em volta. Deixe algum espaço entre elas para que possam crescer no segundo processo de levedação. 
Tape a forma com um pano e deixe levedar de novo até dobrar o volume.
Se verificar que o topo começa a queimar cubra a forma com papel de alumínio.
retire do forno e ainda quente pincele a superfície com um pouco de geleia de arroz ou em alternativa um pouco de mel.





Bolo de Baunilha e Caramelo {com Maizena}





Hoje trago-vos um bolo fofo e perfumado, daqueles que apetece encostar o nariz e cheirar. Tantas vezes esta é para mim a primeira fase da prova... Gosto de me deixar levar pelas memorias olfativas, é uma ferramenta tão rudimentar e ao mesmo tempo mágica.
Este bolinho foi feito com dois dos aromas favoritos da minha infância (ficam de fora outros dois, o chocolate e morango)  e com o amido de milho Maizena que me tem acompanhado a vida inteira.
Quem não se lembra de uma papa Maizena preparada pela mãe ou avó, feita com a infusão da casca do limão no leite, que a tornava ainda mais saborosa, ou daquele bolinho leve e fofo que nos era servido ao lanche a acompanhar um copo de leite? Evocar cheiros é também evocar histórias, momentos partilhados e muito felizes que gosto de recordar. Estou certa que a Maizena continuará sempre nas nossas cozinhas, quer para fazer bolos mais leves e fofos, tornar molhos mais cremosos, dar consistência aos nossos pudins, e até ajudar a preparar os panados mais crocantes. De ressalvar que sendo uma farinha de milho é isenta de glúten, sendo assim uma boa escolha para os que sofrem desta intolerância alimentar.




Aproxima-se a Páscoa, e sei que já andam a pensar numa mesa bem recheada de coisas boas, como tenho aqui no blog alguns folares que fiz e partilhei de outros anos, deixo-vos a sugestão deste bolo simples e delicioso, que se adequa a várias situações. Podem sempre preparar uma cobertura do vosso agrado e dar-lhe um ar mais festivo, ficará ao vosso critério.




Bolo de Baunilha e Caramelo {com Maizena}


Ingredientes:
 
8 ovos
280 g de açúcar mascavado
200 g de farinha de trigo
150 g de farinha Maizena
1 colher de sobremesa de fermento
6 colheres de sopa (cheias) de caramelo liquido à temperatura ambiente
1 colher de sobremesa de essência de baunilha
150 g de margarina amolecida
margarina para untar a forma + farinha para polvilhar 
açúcar em pó para decorar q.b.
 
 
Método:
 
 
Unte uma forma com margarina, polvilhe com um pouco de farinha, retire o excesso e reserve.
Ligue o forno nos 190ºC.
Peneire para dentro de uma taça , a farinha de trigo juntamente com o amido de milho Maizena e o fermento, reserve.
Separe as claras e bata-as até ficarem em castelo bem firme. Reserve.
Noutro recipiente bata o açúcar, as gemas e a margarina amolecida, bata até obter o tipo de uma mousse. Aos poucos e continuando a bater, adicione a essência de baunilha e o caramelo liquido (que deve estar à temperatura ambiente). Bata bem até ficar homogéneo. Junte a esta mistura colheradas das farinhas já peneiradas e vá batendo até que fiquem bem incorporadas na restante massa. Por fim envolva bem as claras em castelo na massa, sem bater.
Verta o preparado para dentro de uma forma e leve ao forno cerca de 30 minutos ou até verificar que o bolo está cozido, não o deixem secar no forno, é importante que fiquem atentos e o retirem assim que o palito sair seco depois de o espetarem na massa.
Deixe arrefecer um pouco antes de desformar.  Depois de frio se gostar, polvilhe com açúcar em pó.
 
 
 

 
 

Folar de Chocolate e uma Páscoa Feliz







  
Um folar com sabor a chocolate... e mais uma Páscoa que espreita...
Este ano decidi experimentar uma versão um pouco diferente dos habituais folares que tenho feito, a massa é leve semelhante à de brioche, juntei-lhe chocolate e aromatizei-a com raspa de laranja.
A receita base veio da revista Saberes & Sabores da Vaqueiro, a original tem como recheio o queijo-creme e mirtilos secos, ficará para testar numa próxima oportunidade.
Aproveito a ocasião para vos desejar uma Páscoa muito feliz.
 
 

Não se acanhem, sirvam-se que é tão bom!

 

Folar de Chocolate

 
Ingredientes:
 
450 g de farinha de trigo ( + a necessária para trabalhar a massa)
60 g de açúcar amarelo
1 pacote de fermento seco biológico (+/- 4,6g ) Vahiné
150 ml de leite morno
raspa da casca de 1 laranja
2 ovos
açúcar baunilhado para polvilhar Royal
 
 
Recheio: 1 chocolate de culinária (200g) + 1 colher de sopa de Vaqueiro
 
 
 
 
 
 
Método:
 
Misture a farinha com o açúcar e a raspa da laranja numa tigela. Abra uma cavidade ao meio e deite o leite morno já misturado com o fermento. Polvilhe com um pouco de farinha retirada das laterais do recipiente.
Amoleça ligeiramente a margarina no microondas durante 20 segundos. Deite a margarina e os ovos no preparado da farinha e mexa com uma colher de pau até ligar todos os ingredientes e a massa começar a soltar das paredes da tigela.
Polvilhe com um pouco de farinha e amasse com as mãos até a massa ficar lisa e elástica.
Com a ajuda de um rolo da massa estenda-a sobre uma folha de papel vegetal polvilhada de farinha e forme um rectângulo.
 
Entretanto derreta metade do chocolate com a margarina até ficar uma mistura lisa.
A outra metade pique grosseiramente com uma faca. Reserve.
 
Unte uma forma com chaminé (ou outra da sua preferência) com margarina e polvilhe com farinha.
 
Barre o rectângulo da massa com o creme de chocolate, salpique com o chocolate picado. Enrole com a ajuda do papel vegetal. Corte rodelas com cerca de 3 cm e coloque-as deitadas na forma.
Tape e deixe levedar em lugar quente cerca de 30  minutos.
 
Pré-aqueça o forno nos 170ºC.
 
Pincele a superfície do folar com um pouco de margarina derretida..
 
Leve ao forno durante cerca de 25 minutos ou até verificar que está cozido.
 
Depois de arrefecido polvilhe com açúcar baunilhado.
 


   
 
 
 
 

Mini Folares com Doce de Abóbora






Este ano resolvi fazer folares em versão mini, dizemos que tudo o que é pequenino tem graça. E eu garanto-vos que estes além da sua graça ficaram muito saborosos. Quis variar um bocadinho o sabor dos folares tradicionais e juntei à massa destes doce de abóbora. Aposta ganha, doce de abóbora e especiarias ligam muito bem. Houve aplausos por parte de quem os provou.




Mini Folares com Doce de Abóbora


Ingredientes:

Massa:

250 ml de leite
600 g de farinha de trigo + farinha q.b.
20 g de fermento biológico fresco ( ou +/- 7 g do biológico seco)
60 g de margarina amolecida
100 g de açúcar mascavado
4 colheres de sopa de doce de abóbora Casa da Prisca
1 colher de sopa de canela em pó
1 colher de chá de erva doce
1 pitada de noz moscada
1 pitada de sal fino

Decoração:

doce de abóbora q.b
geleia de marmelo Casa da Prisca
formas de papel plissado


Método:

Se optar por amassar na máquina de fazer pão, deverá colocar primeiro os ingredientes líquidos ( doce de abóbora também), depois os sólidos. O fermento deve ser dissolvido previamente no leite morno. Programe massas levedas.

Amassar à mão:

Desfaça o fermento no leite morno. Misture os ingredientes secos dentro de um recipiente, faça uma cova ao meio, junte o doce de abóbora, a margarina amolecida e o leite com o fermento. Vá amassando até que os ingredientes estejam bem incorporados e a massa comece a descolar das mãos, sempre que necessário polvilhe com farinha até conseguir a consistência desejada.
Faça uma bola com a massa, polvilhe com farinha e tape com pelicula aderente e um pano. Deixe levedar em local abrigado até duplicar o seu volume.
Depois da massa levedar divida-a por pequenas bolinhas e coloque-as dentro de forminhas de papel plissado. No centro de cada bolinha de massa abra uma cavidade com o cabo de uma colher de pau ou uma rolha de cortiça e junte cerca de uma colher de chá de doce de abóbora. Deixe levedar por mais 30 minutos, poderá ser dentro do forno pré-aquecido nos 50º C e desligado.
Findo este tempo, ligue o forno nos 190º C e deixe que cozam. No meu forno cozem em cerca de 35 minutos.
Depois de os retirar do forno e ainda quentes pincelamos com a geleia de marmelo ou outra geleia a vosso gosto.


Notas: Rendem cerca de 16 unidades.





Visitem-nos também na página do Facebook "Gostem" e tragam os amigos!
 
Obrigada pela companhia, o abraço do costume.
 
 
 
 
 

Pão-de-Ló de Alfeizerão






Não resisti a vir deixar por aqui este pão-de-ló. Afinal, temos que guardar este tipo de transgressões para os dias de festa. E, festa é isso mesmo, poder apreciar em convivio, cumplicidade e alegria estes pequenos grandes prazeres da nossa gastronomia.

Esta receita foi ligeiramente adaptada ( reduzi o açucar e o nº de ovos ) do livro "Doçaria Popular Portuguesa" do Chefe Silva.

Uma Páscoa feliz para todos!


                                                      Pão-de-ló de Alfeizerão


Ingredientes :
(serve 8 pessoas)

8 gemas
2 ovos inteiros ( original + 2 ovos)
150 g de açucar ( original + 100 g )
raspa da casca de 1 limão
1 cálice de vinho do Porto
120 g de farinha com fermento peneirada
1 folha de papel vegetal
margarina para untar



Método:

Unte uma forma redonda, lisa, com cerca de 20cm de diâmetro, e forre-a com papel vegetal, ou almaço.

Bata as gemas, os ovos e o açucar até obter um creme fofo e leve. Junte-lhe o vinho do Porto e a raspa do limão, e mexa sem bater. Junte depois a farinha peneirada, envolvendo cuidadosamente sem bater.
Verta a mistura na forma e leve a cozer a 180ºC, cerca de 20 minutos.
Deve ficar mal passado, pelo que deve lidar com este bolo com algum cuidado.
Se começar a alourar demasiado cubra com papel de aluminio e reduza para 160ºC.





Folar Doce







A Páscoa está aí.  Deixei-me levar pela ideia de fazer um folar.

Está oficialmente aberta a época da Páscoa nesta cozinha :)




                                                                 Folar Doce


Ingredientes para a massa:

200 ml de leite morno
2 colheres de sopa de mel
50 g de margarina amolecida
120 g de açucar mascavado
1 colher de sobremesa de canela
1 colher de sobremesa de erva doce
1 pitada de sal
raspa da casca de 1 limão
500 a 550 g de farinha ( usei T. 65 )
15 g de fermento fresco de padeiro ( préviamente diluído no leite)
ou em alternativa, 1 colher de chá de fermento biológico seco, este
colocado em último, depois da farinha


Notas: Inicialmente coloque 500 g de farinha, findo o programa da máquina, verifique se é necessário juntar mais um pouco de farinha até a massa estar no ponto, sem colar ás mãos.

para decorar:

amêndoas
amêndoas picadas torradas
um pouco de mel
gema de ovo diluida num pouco de leite








Método para a máquina de fazer pão:


Coloque os ingredientes da massa na cuba da máquina, pela ordem que indico.
Programe massa levedadas.
Findo o ciclo, retire a massa para cima da bancada polvilhada com farinha, forme uma bola, coloque em cima de um tabuleiro para ir ao forno, devidamente forrado com uma folha de papel vegetal. Retire um pouco da massa para decorar.
Coloque as amêndoas no meio do folar, faça um rolo fino com a massa que reservou para a decoração. Coloque esse rolo em volta das amêndoas, como mostro na foto.
Pincele o folar com gema de ovo diluida num pouco de leite.
Deixe levedar mais 30 minutos . Pode colocá-lo dentro do forno pré-aquecido nos 50º C e desligado.
Assim que ganhar volume, ligue o forno nos 200 ºC e deixe cozer cerca de 30 minutos, dependendo dos fornos.
Quando retirar do forno, ainda quente pincele com um pouco de mel e polvilhe com as amêndoas picadas.
Sirva morno ou frio, como mais gostar.







Aquele abraço do costume!
Obrigada pela companhia.

Folar de Figo com Amêndoas





A Páscoa aproxima-se. Por aqui fazemos uns pequenos ensaios para a receber.
Este ano arrisquei fazer um folar um pouco diferente do habitual, dando privilégio a sabores que apreciamos, rechei-o com dois ingredientes que muito gostamos ; figos e amêndoas. Mostrou-se à altura, muito bom portanto!



                                               Folar de Figo com Amêndoas


Ingredientes :

para a massa

220 ml de leite morno
2 colheres de sopa de mel
2 colheres de sopa de compota de figo
500 g de farinha preparada para brioche (usei Branca de Neve)
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de erva doce
1 pitada de noz moscada

recheio

150 g de compota de figo
uma mão cheia de amêndoas
2 colheres de sopa de mel para o acabamento
figos secos para o acabamento







Método para a máquina de fazer pão:


Coloque dentro da cuba da máquina todos os ingredientes para massa pela ordem indicada na lista dos ingredientes.

Programe massas lêvedas ( 1h30m).

Findo o programa, retire a massa para cima da bancada polvilhada com farinha, forme uma bola e divida em duas porções iguais.

Com a ajuda de um rolo estenda uma das partes, à semelhança de uma basa para pizza, devendo esta ter as dimensões da forma que vai usar ( a que usei tem 26 cm).

Barre a superficie da massa com a compota de figo e polvilhe com amêndoas.

Unte a forma que vai usar, ou se preferir utilize papel vegetal para a forrar.
Ponha a massa já barrada com a compota dentro da forma.

À parte estique a restante massa com rolo, e corte tiras com cerca de um dedo de espessura, vá dispondo das tiras por cima da base recheada, de forma a dar um visual entrançado.
Se gostar, pode utilizar cortadores ( usei passarinhos), e colocar por cima das tiras, dará um efeito engraçado.

Para finalizar, distribua alguns figos abertos por cima do folar, e polvilhe com amêndoas.
Pincele com um pouco de leite, ou gema de ovo e deixe a levedar cerca de 30 minutos, ou até o folar dobrar o volume.

Pré-aqueça o forno nos 200ºC e leve a cozer cerca de 30 minutos, convém vigiar.
Quando retirar do forno pincele a superficie com um pouco de mel.

Notas : É depois de arrefecido que notamos todos os sabores de forma mais intensa, no dia seguinte nem se fala, é formidável.




 




Mais logo venho dar a conhecer a receita premiada do nosso Passatempo.
Um abraço para todos,
até já .





Folar Moreno


Estava programado fazer um folar este fim de semana, apesar de ainda faltarem uns dias para a Páscoa, a minha (nossa, dos de casa) vontade falou mais alto.
Experimentei o açucar mascavado escuro, em substituição do branco que habitualmente usamos neste tipo de massas, a surpresa não se fez sentir só na cor, o sabor, foi outro aspecto interessante que pudemos apreciar.
Recomendo que experimentem esta receita, com ou sem o açucar escuro, a massa fica uma delicia.


                                                                   Folar Moreno

Ingredientes:

250 ml de leite morno
1 ovo
60g de margarina amolecida
2 colheres de sopa de banha
120g de açucar mascavado escuro
570g de farinha de trigo T.65
1 colher de sopa de canela
1 colher de sopa de erva doce ( anis )
1 colher de chá de fermento biologico seco ou 12g do fresco ( este diluído no leite )

Para o acabamento:

1 ovo cozido
gema de ovo diluída num pouco de leite



Preparação para a máquina de fazer pão:

Coloque os ingredientes na cuba da máquina, pela ordem que indico.
Programe massa levedadas.
Findo o ciclo, retire a massa para cima da bancada polvilhada com farinha, forme uma bola, coloque em cima de um tabuleiro para ir ao forno, devidamente forrado com uma folha de papel vegetal. Retire um pouco da massa para decorar, pressione ligeiramente o meio desta e coloque o ovo cozido, decore com  massa como mostro nas fotos, pincele com gema de ovo diluída num pouco de leite, deixe levedar por 30 minutos. Leve a forno pré-aquecido nos 180ºC , cerca de 25 a 30 minutos depende dos fornos . Costumo usar a cozedura ventilada. Retire e deixe arrefecer de preferência em cima de uma grelha.
Corte apenas depois de frio, para não destruir o miolo.


Notas: Rende um folar grande.
Poderão acrescentar mais açucar, e/ou especiarias depende do gosto de cada um.

Folar Doce e Simples



A Páscoa está aí, e com ela chegam os folares, o bolo simboliza o ninho, e os ovos a fertilidade, uma nova vida.
Já testei outras receitas de folares, mas sem duvida esta é a preferida cá de casa, de miolo bem formado, macio e de paladar suave consegue permanecer óptimo por vários dias.

                                                                         Folar Doce e Simples
Ingredientes para a massa:

250ml de leite morno
100g de manteiga ou margarina amolecida
1 ovo
110g de açúcar
570g de farinha T65
2 colheres (chá) de fermento biológico seco
1 colher (café) de erva-doce em pó ( coloco de sobremesa)
1 colher (café)de canela em pó (coloco de sobremesa)

Para decorar:

ovos cozidos em casca de cebola
1 ovo (pincelar)

Preparação:

Na cuba da MFP, juntar os ingredientes pela ordem indicada.
Seleccionar o programa "Massas Levedadas" e deixar prosseguir até ao fim. A massa no início parece pegajosa, mas com o amassar irá ficar macia, elástica e desprende-se.
Retirar a massa, que estará macia, e separar desta um pedaço equivalente a uma tangerina, para a decoração.
Dividir a massa, para dois folares, ou tomá-la toda, para um só folar, e na bancada enfarinhada moldar uma bola com a massa do folar, enrolando os lados para baixo e para dentro, tornando a superfície lisa.
Enfarinhar um tabuleiro forrado com papel vegetal ou tapete de silicone e moldar o folar. Com a mão fazer no centro as covas para os ovos. Colocar os ovos fazendo pressão para que se enterrem.

Dividir a massa, que foi separada para decoração, em número igual ao dos ovos usados e fazer rolinhos em cada porção. Dividir cada rolo a meio e fazer uma cruz em cima de cada ovo. Com o dedo empurrar as extremidades dos rolos, como se estivéssemos a fazer um furo na massa.

Pincelar com o ovo batido e deixar descansar 15min. enquanto o forno aquece.
Levar ao forno pré-aquecido, a 180ºC durante 30-35min.



Notas: Rende 2 folares

Fonte da receita:Pão, Bolos e Cia.