Broa de Milho, Centeio e Trigo - World Bread Day 2015








Hoje celebra-se o dia mundial do pão, ora não podia deixar passar este dia sem a partilha de um pãozinho. Pensei em muitos, mas a escolha recaiu sobre esta broa que adoramos.
Com a quantidade de ingredientes que indico em baixo na receita, conseguimos fazer duas broas iguais à que mostro nas fotos.
Querem espreitar o pãozinho que partilhei o ano passado por esta altura? Vejam aqui.
Arregace as mangas, ponha as mãos na massa e faça também um pãozinho para celebrar connosco e com o mundo o dia do pão. Aceita o desafio?
Bom fim-de-semana!


Broa de Milho, Centeio e Trigo [ World Bread Day 2015 ]




Ingredientes:

320 g de farinha de milho 
220 g de farinha de trigo + 3 colheres de sopa
150 g de farinha de centeio

1 carteira (11 g) de fermento seco fermipan
350 ml de água 
1colher de sobremesa de sal 

1 colher de chá de mel 
100 ml de água morna

farinha de centeio para polvilhar






Método:

Em primeiro lugar fazemos o "isco", colocamos 3 colheres de sopa de farinha de trigo dentro de um recipiente com metade (+/-5 g) do fermento seco. De seguida amornamos cerca de 100 ml de água com o mel e juntamos à farinha, mexemos, tapamos com película aderente e deixamos em sitio abrigado a levedar 1 hora. O ideal será fazer o isco de véspera, pois dará um sabor mais intenso ao nosso pão. Há muitas formas de fazer o "isco" ou a "massa madre" como quiserem chamar, mas apenas pretendo deixar aqui uma forma simplificada e mais rápida de o fazerem. Lembro-me por exemplo para fazer o pão Alentejano o meu isco leva cerca de 1 semana a ser alimentado, isto para conseguirmos aquele sabor avinagrado tão caracteristico do pão alentejano. Isso daria assunto para outro post.

Quando o isco estiver pronto, colocamos as farinhas e o sal dentro de um recipiente, juntamos o restante fermento do pacotinho, misturamos, abrimos uma cavidade no meio e aí deitamos o nosso isco e a restante água morna adicionada aos poucos à medida que vamos amassando. Quando a massa começar a despegar das paredes do recipiente e das nossas mãos, formamos uma bola, polvilhamos com farinha e traçamos uma cruz à superficie. Tapamos com um pano e deixamos a levedar em local abrigado e quente cerca de 1 a 2 horas.
Findo este tempo voltamos a amassar um pouco, dividimos a massa ao meio e formamos duas broas.
Forra-se um tabuleiro de forno com papel vegetal, dispõe-se as massas e polvilha-se com farinha de centeio. Tapamos de novo com um pano e deixamos repousar durante 30 minutos.
Pré-aqueça o forno nos 200 º C  e leve as broas a cozer cerca de 30 minutos dependendo dos fornos.

Notas: Quando estiver a amassar ajuste a quantidade de água se achar necessário, nem todas as marcas de farinha se comportam da mesma forma. Faça-o sempre pouco de cada vez e certifique-se que adiciona água morna. O mesmo é válido para as farinhas se necessário vá polvilhando a massa com farinha até obter a consistência pretendida, sempre pouco de cada vez.







Pão de Espelta e Centeio [amassado à mão]







O regresso de um pãozinho aqui pelo blog. A ideia era variar um pouco as farinhas que utilizo e também amassa-lo à mão, de vez em quando sabe bem.
Nota alta para o sabor deste pão, garanto-vos. A espelta dá-lhe um protagonismo exemplar, além de ficar nutricionalmente muito rico.



Pão de Espelta e Centeio


Ingredientes:

350g de farinha de espelta
150g de farinha de centeio
1 carteira (11g) de fermento seco biológico (usei Fermipan)
300 ml de leite amornado
2 colheres de sopa de azeite suave ou óleo de girassol
1 colher de sopa de mel
1 colher de chá de sal fino
sementes de sésamo dourado q.b. (usei Margão)
1 gema de ovo batida


 



Método:

Coloque dentro de um recipiente todos os ingredientes secos, misture-os bem. Faça uma cova ao centro.

Amorne o leite com o mel e o azeite. Verta a mistura liquida aos poucos sobre as farinhas sem parar de mexer, até verificar que a massa começa a soltar-se das paredes do recipiente e obter uma consistência moldável e elástica. Se necessário adicionar mais um pouco de farinha ou água.

Polvilhe uma bancada de trabalho com farinha e amasse cerca de 8 a 10 minutos. Faça uma bola , polvilhe com farinha, tape com pelicula aderente ou um pano. Deixe levedar em local abrigado até que aumente de volume (45 minutos a 1 hora costumam ser suficientes).

Prepare um tabuleiro de ir ao forno forrando-o com uma folha de papel vegetal. Coloque a massa. Com o auxilio de uma faca bem afiada faça uns cortes à superfície da massa. Pincele com ovo batido e decore com sementes de sésamo dourado.

Leve a levedar de novo dentro do forno pré-aquecido nos 50ºC e desligado. cerca de 20 minutos. Ao fim deste tempo ligue o forno e coloque a temperatura de 190ºC.
No meu forno leva aproximadamente 25 a 30 minutos em função ventilada. Depende dos fornos.

Depois de cozido deixe arrefecer em cima de uma grelha. Deve fatia-lo apenas depois de totalmente arrefecido para não destruir o miolo.

Notas: Poderão amassar na máquina de fazer pão ou na Bimby, dei folga às máquinas, pus literalmente as mãos na massa. Porque há dias assim.




 
 
 
 

Pão de Mistura com Nozes










Em torno de um simples pão encontram-se algumas farinhas que gosto muito de usar. Ultimamente não tenho publicado receitas de pão, mas a satisfação de colocarmos um pão feito pelas nossas mãos na mesa é enorme. Alimento ou terapia, o pão entre nós continua a ser um espelho dos nossos hábitos alimentares, da nossa cultura. As possibilidades de o enriquecermos cruzam-se com a nossa vontade e imaginação.
Este é um dos que gosto bastante, fica muito saboroso, e adoro nozes já devem ter percebido.
Estava ansiosa  por estrear a minha nova forma plum cake Le Creuset e avaliar os resultados. Sendo esta anti-aderente só por precaução a untei um pouco, relativamente ao tempo de cozedura e à forma uniforme e cuidada como a massa cozeu fiquei muito satisfeita, recomendo!



Pão de Mistura com Nozes


350 g de farinha de trigo
100 g de farinha de trigo integral
50g de farinha de centeio
2 colheres de sopa de farelo de aveia
1 colher de sopa de mel
1 colher de sobremesa de fermento biológico seco
1 pitada de sal
350 ml de água morna
100 g de miolo de noz picado + umas quantas para a superfície do pão
margarina q.b. para untar a forma


Método:

Dentro de um recipiente misture as farinhas, a aveia e o fermento.
Amorne a água com a colher de mel (40º C).
Faça uma cavidade a meio das farinhas, polvilhe com a pitada de sal e verta ao poucos a água com o mel, misture com o auxilio de uma batedeira com ganchos dois a três minutos até que fique todos os ingredientes incorporados. Misture por ultimo as nozes picadas à massa.
Unte uma forma rectângular (as medidas da que usei 30cm x11,5 cm)  para bolos e verta para lá a massa, alise e disponha das nozes à superfície fazendo uma ligeira pressão em cada uma. Pincele a superfície da massa com um pouco de água e sal (sem encharcar a superfície).

Tape com um pano e deixe levedar cerca de 1 hora, ou até verificar que a massa aumentou de volume.

Pré-aqueça o forno nos 200ºC leve a cozer cerca de 35 minutos dependendo dos fornos.

Retire depois de cozido, desenforme para cima de uma grelha e deixe arrefecer por completo antes de o fatiar.



 
 
 
 
 
Bom fim-de-semana.
Um abraço! 
 
 

World Bread Day 2014 - Brioche com Cranberries




Hoje comemora-se o dia mundial do pão. Quisemos estar presentes na celebração deste alimento tão básico e importante da nossa alimentação.




Brioche com Cranberries


Ingredientes:

360 g de farinha de trigo
4 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de açúcar baunilhado
1 pitada de sal fino
50 g de margarina consistência pomada
125 ml de leite amornado
1 ovo pequeno batido
15 g de fermento fresco de padeiro ou 1 carteira do seco
Cranberries secas q.b.
farinha q.b.


Cranberries são da família do mirtilo, são frutos em forma de bola ou pera. Os secos são mais doces, podem ser comidos à mão e são óptimos para utilizar em massas de pão, bolos e outros. Ricos em potássio, fósforo e vitaminas
As que utilizei foram gentilmente enviadas pela Myprotein,  a maior marca de suplementos alimentares do Reino Unido. Agora com site em Português para nos facilitar a aquisição dos seus produtos.
Deixo alguns exemplos que poderão encontrar comodamente no site, como a manteiga de amendoim ou de amêndoa, óleo de coco, farinhas variadas como o amaranto, teff, farinha de Kamut, trigo sarraceno, super alimentos, frutos secos e outros. Não deixem de visitar Myprotein.
,





Método:
 
Dilua o fermento no leite amornado (37ºC). Junte os açúcares, o ovo batido e a margarina amolecida, misture tudo.
À parte deite para um recipiente a farinha com a pitada de sal, faça uma cova a meio e junte o preparado do leite. Misture tudo com uma batedeira de ganchos até obter uma mistura homogénea. Esta massa ficará mais liquida do que é habitual, não se preocupe que é mesmo assim.
 
Unte uma forma rectangular com margarina e polvilhe de farinha. Verta lá para dentro o preparado. Polvilhe ligeiramente as cranberries com farinha, sacuda, e incorpore-as na massa, deixando algumas à superfície. Salpique a superfície da massa com um pouco de açúcar.
Coloque a levedar em local abrigado até que aumente o volume.
 
Leve ao forno pré-aquecido nos 200ºC cerca de 25 minutos, dependendo dos fornos.
 
Retire, desenforme e parta apenas depois de arrefecido. Garanto-vos que é verdadeiramente delicioso!
 
 
 
 
 
 

 
 

 
 
Siga-nos também na nossa página do facebook
 
 
Um abraço para todos!
.
 

Pão de Trigo e Batata Cozida








Sabe-se que as batatas têm amidos especiais que podem contribuir para a boa expansão, textura e leveza das massas. Tanto podemos usar a fécula da batata como o puré.
Sobraram-me de uma refeição batatas cozidas (3 ou 4) em muito bom estado e reservei-as para fazer pão.
Bastou-me esmaga-las muito bem com um garfo, pesar o puré, ajustar as proporções líquidos/farinha de trigo e preparar a massa dos meus pãezinhos. Esta para variar também amassada à mão.
Obtemos um pão muito fofo e leve. Experimentem!






Pão de trigo e Batata Cozida


Ingredientes:

480 g de farinha de trigo
100 g de puré de batata (esmaguem bem com um garfo)
100 ml de leite morno
1 colher de sopa de mel ou açúcar
15 g de fermento fresco de padeiro
1 ovo grande batido
70 gramas de manteiga amolecida
1 colher de sobremesa de sal fino

Para decorar : usei um pouco de queijo Emmental para gratinar (é opcional)

Notas: Pode substituir o fermento fresco por 1 carteira de até 7 g de fermento biológico seco

Método tradicional:

Dilua o fermento no leite morno, junte o ovo batido, a margarina e o mel, mexa.
Adicione o puré de batata e misture bem.

Aos poucos vá juntando a farinha com o sal e amassando. Depois de juntar a farinha toda indicada na receita se a massa ainda se apresentar muito pegajosa junte mais um pouco de farinha para se descolar das mãos. Amasse bem e deixe descansar em locar abrigado para levedar. Cerca de 30 minutos são suficientes.

Coloque em cima de uma bancada polvilhada com farinha e forme bolinhas ( rendem cerca de 10).

Disponha das bolinhas por cima de um tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal. Afaste-as umas das outras porque ainda vão levedar de novo.

Faça um corte à superfície de cada bolinha de massa com uma faca bem afiada. Pincele com um pouco de leite e preencha o corte com queijo ralado.

Coloque o tabuleiro dentro do forno, ligue o forno nos 50ºC e desligue assim que atingir esta temperatura.
Deixe levedar cerca de 30 minutos.
Findo este tempo ligue o forno nos 180ºC e deixe cozer cerca de 25 a 30 minutos dependendo dos fornos.

Deixe arrefecer um pouco antes de os servir.

Notas:
Se optar por amassar na máquina de fazer pão, deve colocar primeiro todos os líquidos, depois o puré de batata e por último a farinha com o sal.
Seguir depois o procedimento tal como indico para o método tradicional.







Quero agradecer todas as visitas e comentários aqui deixados.
Um abraço!

Pão Rústico de Centeio [Amassado à Mão]






Continuo cheia de vontade de amassar o nosso pão. Será do tempo? Não sei, tenho andado assim.
Por mim as máquinas cá de casa continuarão em pausa. Estou a adorar dar conta do recado sozinha!
Este mais denso que o da semana passada, tem mais centeio a liga com o trigo fica tão facilitada, na minha opinião mais saboroso. A ver se crio disposição para também começar a fazer os "iscos" das massas, aí sim falamos de pão à séria!



Pão Rústico de Centeio [amassado à mão]


Ingredientes:

300 ml de água morna
15 g de fermento fresco de padeiro
1 colher de mel ou de açúcar mascavado
2 colheres de sopa de margarina amolecida ou azeite
300 g de farinha de trigo (usei T.65)
200 g de farinha de centeio
2 colheres de sopa de leite em pó
1 colher de chá de sal fino
+ farinha de centeio q.b. para polvilhar o pão

Notas: Podem optar por substituir a água por leite


Método à mão :

Amorne a água e dissolva o fermento. Junte a margarina amolecida e o mel.

Deite para dentro de um recipiente alto as farinhas misturadas com o leite em pó e o sal.

Faça uma cavidade a meio e vá adicionando a água. Vá amassando com uma mão e deitando o liquido com a outra. Sove a massa com as mãos e os punhos. Continue a amassar até obter uma massa elástica e moldável, o ideal será cerca de 10 minutos. Junte farinha se achar necessário para que se solte das mãos.

Forme uma bola embrulhe em filme (pelicula) aderente, tape com um pano e deixe levedar em local abrigado até dobrar o seu volume (são cerca de 30 a 45 minutos).

Forre um tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal, dê forma ao pão, com uma faca bem afiada defina um corte na massa apenas à superfície, polvilhe com farinha de centeio e deixe a levedar
segunda vez por mais 30 minutos. Poderá ser dentro do forno pré-aquecido nos 50º C, depois de atingir esta temperatura desligue o forno.

Findo este tempo, pré-aqueça o forno nos 200ºC e coza o pão cerca de 30 a 35 minutos dependendo dos fornos e do gosto de casa um. Este meu esteve 35 minutos ficou mais douradinho.







 
 

A compota é de manga se desejarem podem consultar aqui



 
 
Loiças da Coleção "Chita de Alcobaça" Memória Lusa 
 
 
Um abraço para todos!
 
 
 


Pão simples de Trigo e Centeio [Amassado à Mão]








Um dia de muita chuva com uma vontade enorme de chegar a casa e a ideia (errada) de que ainda tinha pão.
Apesar das duas ajudantes máquina do pão e Bimby decidi que o queria amassar à mão. Talvez porque estava a precisar de relaxar..., pode parecer estranho para quem me estiver a ler, mas há dias em que só me apetece pôr as mãos na massa..., e à medida que as nossas mãos se vão envolvendo nesta em busca do ponto ideal, os pensamentos vão fluindo e o estado de espirito melhora. Sempre achei que existia no acto de amassar um efeito terapêutico! Pelo menos comigo funciona.
Um processo rápido e muito eficaz com um resultado que nos deixa orgulhosos!







Pão simples de Trigo e Centeio Amassado à Mão


Ingredientes:

320 ml de água morna
15 g de fermento fresco de padeiro (biológico)
450 g de farinha de trigo
100 g de farinha de centeio
1 colher de sopa de azeite suave
1 colher de sopa de mel
1 colher de chá de sal fino
sementes de girassol ( podem ser outras a gosto )
+ farinha q.b. para ir juntando até encontrar o ponto ideal da massa


Método:

Dissolver o fermento em água morna.

Colocar num recipiente  as farinhas com o mel  a pitada de sal e com as mãos abrir uma cova ao centro. Aí juntamos a água e vamos amassando com as palmas das mãos e os punhos até obter uma massa moldável e macia. Sempre que necessário juntamos mais farinha para que não se agarre às nossas mãos.

Fazemos uma bola, tapamos com pelicula aderente e um pano. Deixamos levedar.

Podem acelerar este processo colocando um recipiente com água quente por debaixo do recipiente com a massa.

Passados cerca de 30 minutos, temos a nossa massa "crescida" e pronta a ser trabalhada na forma que lhe queiramos dar.

Forramos o tabuleiro do forno com papel vegetal, colocamos o nosso pão em cima.

Neste caso dei-lhe uns cortes à superfície com uma faca bem afiada, pincelei com um pouco de água e decorei com sementes.

Guardei no forno desligado mais uns 20 minutos para que tornasse a "crescer".  Liguei o forno nos 190ºC cerca de 30 minutos . Atenção que este tempo é meramente indicativo, varia de forno para forno.

Depois de cozido deixem arrefecer em cima de uma grelha. Convém fatiar depois de frio .



 
 
Continuação de uma excelente semana para todos e obrigada pelos simpáticos comentários.
Aquele abraço!
 
 
 
 



Pão de Aveia e Buttermilk com Sementes







O fascínio de produzirmos o nosso pão deve-se em grande parte às inúmeras combinações possiveis, quer dos ingredientes, farinhas, ou até da possibilidade de podermos substituir a água por outros líquidos, tais como o leite, e/ou outros derivados deste. Neste caso, associou-se a "parceria" água e buttermilk .
Trouxe a receita do Rapa Tachos, um blogue que nos inspira com sugestões fantásticas, não deixem de visitar.

 
 
 
                                          Pão de Aveia e Buttermilk com Sementes

 
Ingredientes:

 
125 ml de água morna
10 g de fermento fresco de padeiro* ( deve ser diluído na água morna)
175 ml de buttermilk**
1 colher de sopa de mel
300 g de trigo T.65
125 g de trigo integral
50 g de farinha de aveia
1 colher de chá de sal

Decoração:
 
Sementes a gosto para decorar
 Leite q.b. para o acabamento

* pode ser substituído por 1 colher de chá de fermento biológico seco

**Buttermilk- Colocar dentro de 1 copo, 175 ml de leite, adicionar 1 colher de sopa de sumo de limão, ou vinagre, mexer, deixar actuar 15 minutos, o leite ficará talhado e pronto a usar.

Preparação na máquina de fazer pão:

Colocar pela ordem que indico, os ingredientes na cuba da máquina, programar massas levedas.
Findo o programa, dar a forma desejada, pincelar a massa com um pouco de leite, adicionar as sementes.
 
Colocar a levedar em sitio abrigado, cerca de 30 minutos ou até dobrar o seu volume.
 
Levar ao forno pré-aquecido nos 200ºC, cerca de 30 minutos, dependendo dos fornos.
 
Usei uma forma de bolo inglês untada para o cozer.
 
Depois do forno, deixar arrefecer em cima de uma grelha , fatiar depois de frio de preferência.

(Receita importada do meu outro blogue)







Um abraço!




Pão Integral com Sementes de Linhaça Escura








Escurinho e cheio de sabor, responsabilidade deixada em grande parte pela farinha integral, mel e sementes de linhaça, não deixa de ser um dos meus pães preferidos.
Outra das razões para incluirmos estas sementinhas na nossa alimentação (o ideal seria de forma diária), é a importância dos componentes da semente, o seu óleo apresenta quantidades muito elevadas de ácido gordo essencial ómega-3 e quantidade apreciável de ómega-6. Razões mais que suficientes para as consumirmos de forma regular. Convém tritura-las antes de as utilizarmos para que as possamos absorver.









Receita de Pão Integral com Sementes de Linho Escuro
(receita importada do meu outro blogue)


Ingredientes:

500 ml de água morna
2 colheres de sopa de óleo
1/2 colher de sopa de sal
2 colheres de sopa de mel
450 g de farinha de trigo
450 g de farinha de trigo integral
4 colheres de sopa de sementes de linho previamente trituradas
2 colheres de chá de fermento biológico seco, ou 15g do fresco ( previamente desfeito na água morna colocada no inicio dentro da cuba)
 ovo diluído num pouco de leite para o acabamento (opcional)

Preparação na máquina de fazer pão:

Coloque todos os ingredientes na cuba da máquina pela ordem que indico.
Programe massas levedadas, retire, dê-lhe a forma desejada, deixe-o levedar por mais 30 minutos, ou até dobrar o seu volume. Leve-o ao forno pré-aquecido nos 200ºC, cerca de 30 minutos ou até verificar que está cozido.
Retire do forno e deixe-o arrefecer em cima de uma grelha, espere que arrefeça para o fatiar.

Notas: Rende um pão grande ou 2 mais pequenos.
Se gostarem poderão decorá-lo com uns cortes na superfície, feitos com o auxilio de uma faca bem afiada.


Pincelei-o com gema de ovo diluída num pouco de leite, para lhe dar esta cor amarela e brilhante da crosta.
Cozi-o numa forma grande tipo de bolo inglês, previamente untada .








Feliz 1º de Dezembro,
um abraço para todos!



Pão Rústico com Salsichão






Este pão de cor escura e aspecto rústico veio acompanhado pelo sabor que o enchido lhe conferiu.
Já não é novidade que dentro das massas de pão ficam bem este tipo iguarias.
Um petisco simples para uma entrada ou um lanche ajantarado. Uma delicia!




                                                           Pão Rústico com Salsichão


Ingredientes:

300 ml de água
100 ml de leite
1 colher de sopa de azeite suave
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de açucar
500 g de farinha de trigo
190 g de farinha centeio
2 colheres (rasas) de chá de fermento biológico seco


Para o recheio escolhi o Salsichão de Cura Natural Casa da Prisca



 
 




 
Método:
 
 
Utilizei a máquina de fazer pão para amassar e fazer a primeira levedação.
 
Colocar todos os ingredientes para a massa dentro da cuba da máquina, pela ordem indicada, programar massas levedadas.
Findo o programa, retirar a massa para cima de uma bancada polvilhada, dividir pequenas porções de massa ( com cerca de 40 g cada ). Colocar dentro de cada bolinha de massa duas a trés rodelas de Salsichão Casa da Prisca, fechar, polvilhar a superficie com um pouco de farinha. Por fim faça dois golpes na superficie com o auxilio de um faca bem afiada.
 
Coloque os pães num tabuleito de forno forrado com papel vegetal ( devem estar afastados uns dos outros cerca de 3 cms).
 
Deixe levedar por mais 30 minutos em local abrigado, até que dobrem o seu volume.
Leve a forno pré-aquecido nos 200º C cerca de 25 a 30 minutos, consoante os fornos.
 
 
 
 
 
 
 
Este post foi concretizado em parceria com a Milenar Digital Intelligence e a marca Casa da Prisca
 
 
 
 

Pão de Mistura com Azeitonas e Bacon








                                                           Pão de Mistura com Azeitonas e Bacon




Ingredientes :


400 ml de água morna
2 colheres de azeite
2 colheres de sopa de mel
500 g de farinha de trigo
200 g de farinha integral
1 colher de chá de sal
1/2 chávena de chá de azeitonas ( usei verdes sem caroço)
100 g de bacon em tiras finas
15 g de fermento fresco de padeiro, ou 1 colher de chá do seco







Método para a máquina de fazer pão:


Colocar todos os ingredientes na cuba da máquina, respeitando a ordem ; primeiro os líquidos depois os sólidos. Programar pão normal, quando ouvir o sinal juntar as azeitonas já partidas em rodelas e o bacon também partido em tiras finas. Peso 1000g.

Notas : Como costumo utilizar o fermento de padeiro fresco, diluo este na água morna, se utilizar fermento biologico seco, coloque-o no final por cima da farinha.
Se gostarem de encontrar os pedacinhos do bacon e azeitonas, não os partam em pedaços tão pequenos.




 
 
 
 
 

Pão de Azeite e Vinagre








Há muito que não aparecia um pãozinho nesta cozinha.
Deste lado continuamos a comer pão entenda-se, a partilha é que não tem chegado ao blogue. As razões têm sido várias, a que merece particular destaque, é sem dúvida o gosto por ele ainda morno, gosto este, que deita por terra, a mais leve esperança de uma sessão fotográfica. O que vos mostro foi um segredo bem guardado, para terminar (ou começar), o pão nesta cozinha, é  uma interminável história de amor...

A receita veio do Pão, Bolos e Cia , um blogue que gosto muito de visitar.










Ingredientes:

300ml de água morna
1,5 colher (chá) de fermento biológico seco
1 colher (sopa) de açúcar
150g de farinha integral de centeio
400g de farinha de trigo T65
1 colher (chá) de sal fino
2 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de vinagre de sidra

Método na máquina de fazer pão:

Na forma da MFP ou numa taça preparar uma esponja, misturando 200 ml de água morna com o fermento, o açúcar e a farinha de centeio.

Notas: Atenção que a esponja fica bastante liquida, não devem estranhar.

Iniciar na MFP o programa "Normal" e desligar no fim de misturar.
Deixar levedar 15min..

Misturar na cuba da MFP, à esponja pré-feita, a restante água, farinha, sal, azeite e vinagre e seleccionar o programa "Normal" desde o início.

Depois de ter amassado a 2.ª vez e antes de assar, polvilhar a superfície com farinha de trigo.

No fim de assado desenformar, retirar as pás e deixar arrefecer sobre uma grelha






Delicioso e com um miolo macio.
Brevemente irei partilhar a receita desta compota, uma delicia!
Um abraço.




Pudim de Pão








Olá, alguns dias afastada do blogue deixaram-me com imensas saudades vossas..., e não me canso de agradecer a cada um de vós, todo o carinho que recebi nestes últimos dias...,obrigada de coração, que o vosso ano seja também, um ano de esperança..., será um ano dificil, mas melhores dias virão!


Estes últimos dias tenho cozinhado pouco, vamos encontrando destino para as sobras, e, muito pouco tenho feito nesta cozinha.
Este pudim, foi feito " lá atrás",  o destino de quatro brioches que estavam a ficar secos..., acredito que há coincidências  felizes...

Podem fazer com qualquer tipo de pão. Com sobras, tanto melhor, assim aproveitam o pão, e comem um pudim muito saboroso. Mais, há quem o faça com sobras de bolo rei, e fica muito bom, é uma questão de gosto.



                                                                 Pudim de Pão



Ingredientes :

4 pãezinhos brioche ( ou outro tipo de pão)
6 ovos
150 g de açucar
1/2 litro de leite
raspa da casca de 1 laranja
1 colher de sopa de essência de baunilha
caramelo para barrar a forma







Método:

Deitar para dentro de um recipiente, os brioches esfarelados, o leite, o açucar, os ovos, a raspa fina da laranja, a essência de baunilha, batam todos os ingredientes num liquidificador, ou na Bimby , até que fique uma mistura homogénia.
Untem uma forma de pudim com caramelo, e vertam a mistura lá para dentro.
Podem optar por cozer no forno em banho-maria, cerca de 50 minutos à temperatura de 200ºC, ou se preferirem, cozam-no na panela de pressão em forma de pudim com tampa, neste caso, contem 20 minutos desde o momento que ouvirem o apito da vávula de pressão, desliguem e deixem-no arrefecer lá dentro.
Depois de arrefecido, levem-no ao frio umas duas horas ainda dentro da forma, desta forma evitam que se quebre, sai sempre bonito.


Notas: Depois de desenformado poderão acrescentar mais caramelo liquido, caso achem necessário.












Continuação de boa semana,
um abraço!






Pão com Aveia e Sementes para Celebrar o Dia Mundial do Pão






Há coicidências felizes. Precisamente hoje, dia mundial do pão, tinha planeado um post de pão.
Últimamente tenho andado preguiçosa para o fazer (mesmo com a preciosa ajuda da m.f.p).
Outro dia pensei na (boa) ideia, e, senti vontade de a concretizar, o tempo mais fresco começa a ficar do nosso lado, e até convida a manobras culinárias que ficaram "arrumadas" durante o Verão. Deixei então que a motivação prosseguisse, e fiz pão.
No momento apenas podia contar com farinha de trigo, aveia e sementes (não vivo sem elas, há sempre em casa em razoáveis quantidades), fermento também tenho sempre congelado ( congelo o fresco em unidoses -/+ 12 a 15g cada), é prático, vou gastando à medida que preciso sem me preocupar com a curta validade deste.
Portanto, com a vontade e os ingredientes reunidos, tudo a postos para fazer um pão!



                                              Pão Com Aveia e Sementes


Ingredientes:

365ml de água ou leite morno
12 a 15 g de fermento fresco de padeiro ( biológico) ou 1 colher de chá de fermento seco (biológico)
2 colheres de sopa de óleo de girassol
2 colheres de sopa de mel
550 g de farinha de trigo T.65
70 de aveia
2 colheres de chá ( rasas) de sal
1 colher de sopa de linhaça castanha
2 colheres de sopa de sementes de papoila
2 colheres de sopa de sementes de girassol

Método pela máquina de fazer pão:

Diluír o fermento na água ou no leite morno.
Colocar dentro da cuba da máquina os ingredientes pela ordem que indico.
Programar Massas levedadas. Retirar a massa da cuba para cima da bancada enfarinhada, retirar as pás ou a pá consoante o modelo, dar forma arredondada ao pão, fazer uns cortes na superficie com um faca bem afiada, pincelar a superficie com um pouco de água e sal e polvilhar com um pouco de aveia, voltar a colocar a massa dentro da cuba, dentro da máquina. Esperar que levede para o dobro do tamanho. Programar cozer cerca de 40 minutos. Verificar se está cozido e deixar a arrefecer em cima de uma grelha, partir apenas quando arrefecer.









Pão Semi-Integral com Arandos

                  
 
 
 

A proposta de hoje é um pão muito saudável e saboroso. Com a base de um pão semi-integral, neste caso utilizei o trigo integral,  podem  perfeitamente substituir por centeio se gostarem.
Como gosto das frutas trituradas, coloco-as no inicio junto com os outros ingredientes, as pás com o amassar encarregam-se de o fazer, se preferirem encontrar as frutas aguardem pelo sinal sonoro da máquina para as adicionar.



Ingredientes:

400ml de leite morno
1 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de óleo de girassol
2 colheres de sopa de mel
500g de farinha de trigo T.65
200g de farinha de trigo integral
+/-12g de fermento fresco biológico (previamente diluído no leite)
ou 2 colheres de chá de fermento biológico seco (neste caso colocar no final com a farinha)
2 colheres de sopa de arandos vermelhos secos.

Preparação na Máquina de fazer pão:

Colocar todos os ingredientes por esta ordem na Máquina de fazer pão, selecionar Pão branco, Peso 1000 g, tostagem clara.

Notas: Se gostarem de encontrar as frutas inteiras no pão, adicionem apenas quando ouvirem o sinal sonoro.
Pode substituir os arandos por passas de uva.
Depois de cozido, deixe o pão arrefecer em cima de uma grelha.