Folar de Flores Recheadas [Chocolate, Avelãs e Canela]




Corre o Abril e o mês vai tão embalado. O plano era vir até aqui deixar-vos uma receita mais cedo, mas não consegui.
Tenho aproveitado os dias bonitos para aligeirar as refeições cá de casa e fazer alguns passeios a pé, e basta-me acreditar que estou no bom caminho, porque sinto que é para continuar. Até porque este mês, conto com pelo menos três celebrações a que não posso fechar a boca, quando penso nisso...  Ah, e a Páscoa que está já ali ao virar da esquina, já se deram conta? Verdadeiras provas de fogo para quem como eu, aprecia os prazeres da boa mesa.





Hoje trago-vos o folar das flores. Rima com a Primavera e com a Páscoa, e é também o preferido dos meus filhos. Costumo pegar na receita base e fazer algumas alterações ao recheio original. Reduzi a quantidade de margarina no interior das flores, não fica seco e continua macio, preferimos assim. Também troquei o mel por geleia de arroz, juntei avelãs ligeiramente torradas e gotas de chocolate. Desta vez não adicionei erva-doce à massa. Resumidamente foram as alterações feitas este ano. Correu bem, aliás acho que esta receita pouco ou nada tem para falhar, é repetida ano após ano, com o entusiasmo de sempre.
A Bimby misturou e amassou, e as mãos levaram o carinho à massa. Rechearam, desenharam e juntaram as flores. É fácil de preparar, visualmente é muito bonito e fica com um miolo guloso e fofinho. Experimentem e logo me contam!
Aproveito para vos desejar uma Páscoa muito docinha e feliz 🐣


Folar de Flores Recheadas [Chocolate, Avelãs e Canela]

Receita ligeiramente adaptada do Figo Lampo

Ingredientes para a massa:

550 g de farinha de trigo
15 g aprox. de fermento fresco (ou cerca 7 g do biológico seco)
sumo de 1 laranja
70 ml de leite amornado
30 ml de aguardente
30 g de banha amolecida
70 g de margarina amolecida
1 ovo
1 colher de sopa de geleia de arroz (podem usar mel)
1 colher de sobremesa de canela em pó
1 pitada de sal

Ingredientes para o recheio das flores:

100 g de gotas de chocolate negro (usei da Vahiné)
50 gramas de avelãs tostadas e cortadas grosseiramente
açúcar amarelo e canela q.b.
geleia de arroz q.b. (podem usar mel)

Se quiserem amassar na Bimby:

Dilua o fermento no leite amornado.
Coloque todos os ingredientes da massa no copo da bimby com excepção da farinha.
Programe 2 minutos à temperatura de 37 º C à Velocidade 4
Junte a farinha e programe 20 segundos à velocidade 5/6
Por ultimo programe mais 6 minutos Velocidade espiga

De seguida proceda à montagem do folar*


Método tradicional :

Coloque a farinha e o sal num recipiente fundo e abra uma cavidade no centro. Desfaça o fermento no leite morno e coloque-o nessa cavidade. Junte o açúcar, a canela, as gorduras, o ovo, o sumo de laranja e a aguardente. Retire a farinha da periferia para o centro e amasse muito bem até obter uma massa macia. Coloque-a num recipiente, cubra com um pano e deixe levedar até dobrar o volume.

A montagem do folar*

Retire a massa para uma superfície enfarinhada e divida-a em 8 a 10 porções do mesmo peso (consoante o tamanho pretendido).
Pincele as flores com um pouco de margarina amolecida, polvilhe com um pouco da mistura de açúcar e canela, e leve ao forno pré-aquecido a 190 º C durante aproximadamente 30 a 35 minutos, dependendo dos fornos. Desenforme depois de frio.


Estique uma de cada vez com ajuda do rolo (deverá ficar bem fina) até obter rectângulos (aproximadamente 8 x 24cm). Pincele com um pouco de margarina derretida, polvilhe com um pouco da mistura de canela e açúcar, distribua as avelãs partidas grosseiramente e as gotas de chocolate . Por fim regue com a geleia de arroz ou com o mel (1 colher de sopa cheia) e enrole como se fosse uma torta. Proceda da mesma forma com as restantes porções de massa. 
Numa forma redonda (21cm) forrada com papel vegetal e untada com manteiga, disponha de uma flor ao centro (fiz uma maior para o centro) e as restantes em volta. Deixe algum espaço entre elas para que possam crescer no segundo processo de levedação. 
Tape a forma com um pano e deixe levedar de novo até dobrar o volume.
Se verificar que o topo começa a queimar cubra a forma com papel de alumínio.
retire do forno e ainda quente pincele a superfície com um pouco de geleia de arroz ou em alternativa um pouco de mel.





World Bread Day 2014 - Brioche com Cranberries




Hoje comemora-se o dia mundial do pão. Quisemos estar presentes na celebração deste alimento tão básico e importante da nossa alimentação.




Brioche com Cranberries


Ingredientes:

360 g de farinha de trigo
4 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de açúcar baunilhado
1 pitada de sal fino
50 g de margarina consistência pomada
125 ml de leite amornado
1 ovo pequeno batido
15 g de fermento fresco de padeiro ou 1 carteira do seco
Cranberries secas q.b.
farinha q.b.


Cranberries são da família do mirtilo, são frutos em forma de bola ou pera. Os secos são mais doces, podem ser comidos à mão e são óptimos para utilizar em massas de pão, bolos e outros. Ricos em potássio, fósforo e vitaminas
As que utilizei foram gentilmente enviadas pela Myprotein,  a maior marca de suplementos alimentares do Reino Unido. Agora com site em Português para nos facilitar a aquisição dos seus produtos.
Deixo alguns exemplos que poderão encontrar comodamente no site, como a manteiga de amendoim ou de amêndoa, óleo de coco, farinhas variadas como o amaranto, teff, farinha de Kamut, trigo sarraceno, super alimentos, frutos secos e outros. Não deixem de visitar Myprotein.
,





Método:
 
Dilua o fermento no leite amornado (37ºC). Junte os açúcares, o ovo batido e a margarina amolecida, misture tudo.
À parte deite para um recipiente a farinha com a pitada de sal, faça uma cova a meio e junte o preparado do leite. Misture tudo com uma batedeira de ganchos até obter uma mistura homogénea. Esta massa ficará mais liquida do que é habitual, não se preocupe que é mesmo assim.
 
Unte uma forma rectangular com margarina e polvilhe de farinha. Verta lá para dentro o preparado. Polvilhe ligeiramente as cranberries com farinha, sacuda, e incorpore-as na massa, deixando algumas à superfície. Salpique a superfície da massa com um pouco de açúcar.
Coloque a levedar em local abrigado até que aumente o volume.
 
Leve ao forno pré-aquecido nos 200ºC cerca de 25 minutos, dependendo dos fornos.
 
Retire, desenforme e parta apenas depois de arrefecido. Garanto-vos que é verdadeiramente delicioso!
 
 
 
 
 
 

 
 

 
 
Siga-nos também na nossa página do facebook
 
 
Um abraço para todos!
.
 

Monkey Bread





Conheci este pão há uns tempos atrás (2 ou 3 anos). Fiquei sempre com a ideia fixa de o fazer, mas a verdade é que esse dia ainda não tinha chegado.
Esta receita veio das mãos do meu amigo Rui Ribeiro do blogue Faz & Come , aproveito para lhe agradecer a disponibilidade e a paciência que teve para me ouvir.
Como ele refere, a receita é feita com uma base de brioche, dividimos depois a massa em bocadinhos, formamos bolinhas (de preferência com vários tamanhos), passamos por margarina derretida e de seguida por açúcar e canela. Por sugestão do Rui juntei raspa de laranja ao preparado e não ficando por ali, pensei ainda juntar-lhe chocolate (pessoas gulosas têm sempre esta linha de pensamentos).
Depois é necessário untar uma forma e "arrumar" as bolinhas de massa dentro da forma. Vai de novo a levedar (nesta fase vão unir-se e quando a massa coze o açúcar fica caramelizado preenchendo todos os espaços entre as bolinhas.
É uma boa ideia fazer este pão agora por altura das férias da Páscoa, os miúdos vão certamente gostar de o fazer, e de o comer. A boa noticia é que não precisamos de faca, vamos puxando pelas bolinhas do Monkey bread.







Monkey Bread


Ingredientes:

600 g de farinha de trigo
40 g de fermento de padeiro
250 g de leite morno
4 colheres de sopa de açúcar
1 ovo batido
75 g de margarina amolecida
3 colheres de chá de canela em pó
1 pitada de sal

para envolver as bolinhas de massa:

3 colheres de chá de canela em pó
100 g de margarina derretida
150 g de açúcar amarelo
raspa de uma laranja
2 colheres de sobremesa de chocolate em pó


Método:

Coloque a farinha numa superfície limpa, faça uma cavidade a meio e adicione o ovo, a margarina amolecida, a pitada de sal e o açúcar. Diluir previamente o fermento no leite amornado e juntar aos poucos à farinha. Amassa-se até obter uma massa homogénea e maleável. Se necessário juntar mais um pouco de farinha até a massa se descolar das nossas mãos. Fazer uma bola com a massa, polvilhar de farinha e colocar dentro de um recipiente tapado para levedar (a minha massa ficou crescida ao fim de 30 minutos).
Depois de levedar e apresentar o dobro do volume, estendemo-la na bancada polvilhada de farinha e cortamos pequenos pedaços para moldar as bolinhas.
Passar cada bolinha pela margarina derretida e de seguida pela mistura da canela, açúcar, chocolate e raspa da laranja.


Colocar as bolinhas na forma untada à medida que se vão formando. Tapar e deixar levedar mais 30 minutos.


Levar a forno pré-aquecido nos 180 ºC cerca de 25 a 30 minutos, ou até verificar que está douradinho. Desenformar ainda quente.






Obrigada pela partilha Rui Ribeiro é de comer e chorar por mais! :)

Bom fim de semana para todos!