Focaccia Rústica

Olá a todos, tinha massa de pão no frigorifico há pelo menos 3dias, fi-la pelo método artisan bread , torna-se muito cómodo ter a massa pronta a ser usada a qualquer momento, esta tinha sido feita com uma ligeira mistura de centeio, coisa de 200g para 800g de trigo, gosto do sabor e da cor. Olhei a massa e pensei utilizá-la numa focaccia, coisa simples, só precisava construir a cobertura .

Coloquei a massa fora do frigorifico, em cima da bancada polvilhada com farinha, estiquei-a com o auxilio de um rolo, dei-lhe uma forma redonda e coloquei-a em cima de um tabuleiro forrado com papel vegetal, tapei-a com um pano.

A massa que utilizei , indico aqui como se faz.

A Cobertura:
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 2 colheres de sopa de queijo mozzarella ralado
  • 2 dentes de alho esmagados
  • 2 colheres de sopa de bacon em cubinhos
  • 1 colher de sopa de tempero seco de cebola e oregãos
Misture todos os ingredientes, barre a massa, deixe levedar em local abrigado por 1 hora.
Leve ao forno pré aquecido nos 200º C por +/- 30 minutos .
Corte umas tiras e sirva morna.

Artisan Bread in Five Minutes a Day

Este método, levou-me a fazer os meus primeiros pães. Lembro-me perfeitamente, do quão surpreendida fiquei com os resultados obtidos. Na altura, ainda não pensava em adquirir uma máquina de pão.
Dei os meus primeiros passos, com a ajuda deste blog , explica de forma muito simples, e clara, como tudo acontece.


                                                Artisan Bread in Five minutes a Day
Ingredientes:

1 colher (sopa) de fermento biológico seco
1 colher (sopa) de sal grosso
700 ml de água tépida
1kg de farinha de trigo T65

Preparação:

No recipiente de plástico, convém que seja alto e grande, colocar o fermento, o sal e a água. Juntar a farinha e mexer no centro, com uma colher de pau, até toda a farinha lateral ficar incorporada.
Fica com este aspecto, tape e deixe levedar por 2 horas à temperatura ambiente .



No final das 2 horas o aspecto será este, e está pronta a ser usada ou vai para o frigorifico tapada.



Forrei o tabuleiro do forno com papel vegetal, corta-se a massa com uma faca ou tesoura, moldam-se os pãezinhos, neste caso fora bolas, não se deve apertar muito a massa, coloca-se no tabuleiro, dá-se um corte em cruz com um faca ou tesoura e deixa-se levedar por 40 minutos.Polvilhei com um pouco de farinha.
Aconselham a usar sémola de milho ou de trigo para ajudar a moldar e/ou polvilhar o tabuleiro.

Ficam 40 minutos a levedar.
Aquecer o forno nos 200ºC e levar o pão a cozer cerca de 30 minutos, colocar um pirex com água no interior do forno.




Notas: A massa pode ser guardada até 15, dias no frigorifico, quando necessitar ,é só retirar a quantidade  pretendida, pôr a levedar por 40 minutos, e levar ao forno.