Bochechas de Porco Estufadas em Moscatel, na Panela de Pressão
23:06Reconheço que o nome soa um pouco estranho, bochechas de porco? Sim, são mesmo as bochechinhas do porco que estou a falar, o sitio onde hipoteticamente trocam beijinhos :)
Confesso que até há pouco tempo, nunca as tinha comprado, nem sequer provado, até ao dia que as trouxe para casa, e descobri uma carne deliciosamente macia e saborosa.
Agora quando vou ao talho, dou por mim a procurar as bochechinhas do porco..., experimentem que vão gostar!
Estas fi-las na panela de pressão, desta forma, em 30 minutos ficam prontas, macias e deliciosas.
Acompanhei com um arroz de cenoura feito na Bimby.
Ingredientes ( servem 4 )
1,200 kg de bochechas de porco ( se preto ainda melhor)
sumo de 1 limão
1 fio de azeite
2 cabeças de cravinho
sal q.b.
pimenta q.b.
2 colheres de sopa de pimentão
2 colheres de vinagre bálsamico
1 cabeça de alhos esborrachados
2 cebolas picadas
1 cubo de caldo knorr de carne
100 ml de vinho moscatel
1/2 copo de água
uns pézinhos de salsa
cenouras
Método:
Limpe a carne de peles e gorduras e dê-lhes um golpe no sentido longitudinal.
Coloque-a dentro de um recipiente, e comece por a temperar; sal, pimenta, vinagre, pimentão, alhos, sumo do limão. Deixe a marinar cerca de 2 horas.
Na panela de pressão, deite o fio de azeite, a salsa, o cravinho, a cebola picada e 2 dentes de alho esborrachados, assim que começarem a alourar, adicione a carne, deixe selar dos dois lados, é uma dica importante, damos este nome ao processo de dourar a superfície da carne, para que sucos sejam preservados, com isso garantimos a maciez e a suculência da carne.
Adicione o caldo knorr diluido em meio copo de água, o vinho moscatel, as cenouras ás rodelas largas e feche a panela, assim que começar a apitar, conte 30 minutos. Desligue e aguarde uns minutos antes de abrir.
Sirva com um acompanhamento a gosto, eu servi com arroz de cenoura ao vapor.
Fico muito feliz quando recebo as vossas visitas, e leio os vossos comentários, estou numa fase com pouco tempo para visitar os bloggers amigos, vou "dando" o meu melhor, espero a vossa compreensão.
Desejo a todos uma óptima semana,
um abraço apertado!


