Bolo de Chocolate de Coração Mole







Andamos com as ideias presas ao chocolate..., também há dias destes por aqui.
As coisas pequenas também nos enchem de alegria. Um bolo de chocolate que apesar de pequeno transportou-nos às nuvens!! Tão bom!
Este bolo não leva fermento, portanto não cresce. Usei uma forma de 17 cm de diâmetro. Podem usar uma maior ficará mais baixinho tipo tarte mas igualmente extraordinário.

A minha sugestão é para o colocarem a refrigerar (no frigorifico) depois de arrefecer, conseguem um gosto mais intenso a chocolate e uma consistência óptima para cortar à fatia.
Uma bola de gelado a acompanhá-lo poderá ser muito interessante..., caso decidam fechar os olhos às calorias.



Bolo de Chocolate de Coração Mole

Ingredientes:

1 iogurte natural
1 tablete de Chocolate Pantagruel 70 % Cacau (200g)
1 colher de sopa de essência de baunilha
150 g de açúcar
70 g de farinha de trigo sem fermento
3 ovos médios
1 colher de sopa de margarina
margarina para untar a forma
farinha para polvilhar a forma
1 colher de sopa de geleia de pretender dar brilho à superfície do bolo quando terminado.



Apesar de a embalagem já ter novo visual, aqui na cozinha continuamos a gastar as ultimas tabletes de embalagem antiga, o chocolate é o mesmo a embalagem é que está mais bonita.
 
 
 



Método:

Bate-se os ovos com o iogurte e a essência de baunilha. Junta-se o acúcar e a farinha peneirados.

Pré-aqueça o forno nos 180ºC.

Derrete-se o chocolate com uma colher de sopa de margarina no micro-ondas a uma potência baixa e mexendo de 30 em 30 segundos ( ou para os que preferirem em banho-maria).

Junte ao preparado anterior, e torne a bater até que fique uma mistura homogénea.

Unte uma forma pequena com margarina e polvilhe com farinha, verta para lá o preparado.

Leve ao forno pré-aquecido cerca de 20 a 25 minutos, atenção que o bolo deve ficar com o " coração mole" tipo mousse de chocolate no centro.
Não o cozam tempo demasiado.
Retire do forno, se gostar pincele-o com geleia para lhe dar um aspecto brilhante e deixe o arrefecer.
É óptimo refrigerado .







Obrigada pela vossa presença e comentários,
um abraço!






Bolo de Chocolate com Frutos Secos






E com mais um fim-de-semana aqui tão perto, impossível não pensar num bolinho com chocolate...
É já oficial, somos gulosos!
E para compor o devaneio de hoje, adicionei à massa do bolo frutos secos e ainda lhe dei uns "toques" de chocolate preto, quer isto dizer que a cada dentada há a promessa de encontrar sabores e texturas diferentes. Por aqui penso estar tudo dito, o melhor é experimentarem-no também porque o bolinho é para lá de bom!!! :)




Bolo de Chocolate com Frutos Secos

Ingredientes:

250 g de farinha de trigo
1 colher de sobremesa de fermento para bolos
1/2 colher de café de bicarbonato de sódio (serve também para manter a massa do bolo escurinha, se não tiverem coloquem um bocadinho mais de fermento)
1 tablete de Chocolate Culinária Pantagruel ( 200g) 
75 g de Chocolate Extra Noir Pantagruel com 70% cacau
225g de açúcar
1 colher de sobremesa de essência de baunilha
4 ovos médios
200 ml de leite
1 mãozinha de frutos secos a gosto
margarina para untar
farinha para polvilhar










Método:


Parta o chocolate culinária em pedaços e coloque-o dentro de um recipiente com a essência de baunilha, leve ao micro-ondas a derreter. Reserve.
Amorne o leite e misture no chocolate derretido, mexa bem.

Pré-aqueça o forno nos 190ºC

À parte peneire a farinha com o fermento e o bicarbonato de sódio.
Bata os ovos com o açúcar até obter uma mistura volumosa. Junte aos poucos o chocolate derretido sem parar de mexer.
Adicione aos poucos a farinha peneirada , continue a bater até formar bolhas.
Pique com uma faca o chocolate preto em pedacinhos e junte à massa do bolo.



Unte uma forma ou tabuleiro e verta para lá a massa do bolo. Salpique as frutas secas com farinha ( para não irem ao fundo da massa), e distribua pela superfície da massa.

Leve ao forno pré-aquecido cerca de 35 a 40 minutos, dependendo dos fornos.
Aconselho que façam o teste do palito, não o deixem secar, o miolo fica ligeiramente húmido.
Depois de frio os sabores intensificam-se. Como optei por fazer em tabuleiro cortei-o em quadradinhos na altura de o servir.



 
 
 
 
 
Obrigada pela excelente companhia, agradeço imenso os vossos (sempre) carinhosos comentários, não os posso retribuir por falta de tempo, mas aqui fica mais uma vez, um forte abraço para todos. Muito obrigada!
 
Bom fim-de-semana.
 
 
 
 
 

 

Muffins de Banana com Chocolate






Foi a despedida do Verão. Com estes bolinhos de simpática aparência recebemos o Outono. Sabor e textura da cor dos sonhos, ou não tivessem a presença do chocolate, vá-se lá saber porquê.
Depois de uma chuvinha miudinha, a primeira deste Outono, é bom chegar a casa e saber que temos muffins para o lanche.



Muffins de Banana com Chocolate


Ingredientes:

2 bananas da madeira maduras esmagadas
2 ovos
100 ml de óleo de girassol
180 g de farinha de trigo
100 g de açúcar mascavado (pode ser outro)
1 colher de sobremesa de fermento para bolos
1/2 tablete (100g) de chocolate culinária Pantagruel picado ou cortado finamente
forminhas plissadas de papel ( cerca de 12 unidades)


Chocolate utilizado nesta receita - 100 g de chocolate para culinária Pantagruel



Método:

Ligue o forno nos 190ºC.
Deite para uma tigela as bananas esmagadas, os ovos, e o óleo, bata até que fique tudo bem misturado.
À parte numa outra tigela misture a farinha peneirada com o fermento e o açúcar. Junte os dois preparados e bata bem . Adicione o chocolate picado finamente e envolva na massa.

Prepare um tabuleiro de muffins (ou formas individuais), forre com as forminhas de papel e leve ao forno cerca de 20 minutos, ou até verificar que ficaram cozidos.

Deixe arrefecer um pouco antes de os servir.



 Notas: Rendem 12 unidades.


 
 
 
 
Um abraço para todos!
 
 
 
 
 
 

Mousse de Chocolate Branco








Bons motivos para devanear ; Chocolate e poesia com Alvaro de Campos.

" Come chocolates, pequena;
Come chocolates!
Olha que não há mais metafísica no mundo senão chocolates.
Olha que as religiões todas não ensinam mais que a confeitaria.
Come, pequena suja, come!
Pudesse eu comer chocolates com a mesma verdade com que comes!
Mas eu penso e, ao tirar o papel de prata, que é de folha de estanho,
Deito tudo para o chão, como tenho deitado a vida."


" Excerto da Tabacaria – Álvaro de Campos"




Mousse de Chocolate Branco


Ingredientes:

1 tablete de chocolate branco de Pantagruel
1 pacote de natas (200 ml)
4 claras de ovo
2 colheres de sopa de açucar

Para decorar/finalizar:

1 mão cheia de morangos congelados
raspas de chocolate para culinária Pantagruel



                          (a nova imagem do chocolate branco Pantagruel)







Método:

Leve ao lume um tachinho com a natas e junte a tablete de chocolate branco partido aos bocadinhos, vá mexendo e deixe que derreta por completo  ( sem deixar ferver) formando um ganáche.
Retire do lume e deixe arrefecer um pouco.

À parte bata as claras em castelo (neve) e já na parte final adicione as duas colheres de açúcar.
Aos poucos e em movimentos delicados de cima para baixo, envolva as claras no preparado do chocolate sem bater, resista à tentação de o fazer para não retirar o ar às claras, porque se o fizer ficará com uma mousse de consistência liquida.
Deite em taças ( rende aproximadamente 4 taças).

Leve ao frigorifico algumas horas para ficar bem fria e melhorar a consistência (cerca de 3 horas).
Na altura de servir triture os morangos congelados numa picadora por exemplo e coloque aproximadamente uma colher de sopa no centro de cada taça. Finalize com raspas de chocolate ralado.

Notas: Devem servi-la bem gelada.




 



Este post foi realizado com chocolates da marca Pantagruel

Um abraço para todos!




Chocolate com Pantagruel


Fim-de-semana à porta, como se sentem?
Por aqui com a sensação de missão cumprida. Foi uma semana trabalhosa mas gratificante. Em três palavras ; sinto-me cansada, grata e feliz.
E para adoçar os nossos dias, nada melhor que algum choco
late..., chocolate branco gostam?

Escolhemos a excelente companhia da Pantagruel para elaborar as nossas receitas de chocolate. Por falar nisso, já reparam no novo rótulo do chocolate branco?
Aqui fica a nova imagem para o identificarem quando forem às compras.

Muito em breve as nossas sugestões com Pantagruel, fiquem atentos!
 
 
 
 
 
Votos de um excelente fim-de-semana para todos!
Aquele abraço.