Passatempo TekaBlog







PASSATEMPO TEKABlog – O melhor blog do país!

Tem um blog de culinária? É apaixonado por cozinha e partilha os seus pratos com os dezenas de seguidores? Então concorra! Quem sabe o seu não será o melhor blog de culinária em Portugal!

O TEKABlog é um concurso que terá três fases de apuramento e um desafio final, onde estarão os três melhores bloggers. O vencedor ganhará um vale de 500€ em produtos TEKA!

Para concorrer só tem de nos enviar uma mensagem com os seus dados, o link do seu blog, uma receita com fotografia e partilhar o passatempo no seu blog.
 
Sigam este link para participarem Teka Portugal
 
Consultem o regulamento TekaBlog
 
 
 
Vamos lá participar, boa sorte a todos!
 
 
 
 
 

Resultado do Passatempo " Fotografa uma Flor "







Quero agradecer a todos. Fascinou-me o entusiasmo com que participaram, a maneira simples e carinhosa com que falavam sobre as fotos nos pequenos textos que as acompanhavam.
A beleza das flores que me enviaram é inquestionável, nesta lógica não escolhi as três flores que considerei mais bonitas, pois todas elas o são.
A escolha foi difícil, porém tinha combinado convosco que iria premiar 3 fotos.
E passo então a apresentar as 3 fotos premiadas deste passatempo:

Álbum de fotos participantes na página do facebook



1º Mikas Fernandes






2º Ricardo Tiago







3º Chris  Vieira







Aos três premiados peço o favor de entrarem em contacto comigo, enviando as respectivas moradas para o email :

Cozinhadaduxa@hotmail.com


Um abraço para todos!



Bolo de Arroz para a Festa da Luisa Alexandra





A Luisa Alexandra está a celebrar o 5º Aniversário do Blogue. Convidou-nos a participar no passatempo que organizou para a ocasião. É muito simples participar, basta visitar o blogue,  trazer de lá uma receita cuja inspiração nos permita reproduzir uma receita publicada por ela, fotografá-la e enviá-la por email.
Visitem-na ainda têm alguns dias para participar.

Trouxe de lá esta receita tão Portuguesa, o conhecido bolo de arroz.
Se tiverem um robot de cozinha potente, poderão obter a farinha de arroz em casa, eu moí na Bimby, cerca de 1 minuto à Vel. 9/10.
Substituí a raspa da casca de limão por laranja, pois quando fui ver, tinha no frigorifico apenas 3 limões " despidos", tinham largado a casca noutras paragens. E como diz o ditado , quem não tem cão, caça com gato...
Utilizei 300 g de farinha de arroz, às quais juntei 50g de farinha maisena para perfazer as 350g de farinha pedida na receita, e por outro lado (com o amido de milho), asseguramos um miolo macio. Por sua vez a raspa da casca da laranja dá-lhe um sabor citrico intenso. Recomendo que o façam, pois é um bolo delicioso, em nada parecido aos que encontramos por aí à venda.





                                                                      Bolo de Arroz

Ingredientes:

 1 casca de limão ( pus laranja)
 200 g açúcar ( reduzi para 180g )
 2 ovos
 75 g de margarina amolecida
 1 pitada de sal
 150 ml de leite à temperatura ambiente
 350 g de farinha de arroz ( usei 300g de arroz + 50g de maizena)
 1 colher (de chá) de fermento
+ um pouco de açucar para polvilhar a massa antes de ir ao forno


Preparação na Bimby:

Coloque no copo o arroz e triture 1 minuto à Vel. 9/10 . Retire do copo e reserve.
Deite para o copo a casca da laranja com o açucar e pulverize ( vel.9 ) alguns segundos.
Adiciona-se a margarina, o sal, os ovos e o leite, programe 5 min, temp 37º, vel 3.
Em seguida, junte a farinha e o fermento peneirados, e programe 10 seg, vel. 4.
Deixe a massa descansar 1 hora.
Unte uma forma e verta para lá a massa, polvilhe a superficie com açucar para que possa formar a famosa crosta. Leve ao forno pré-aquecido nos 190ºC cerca de 30 minutos, façam o teste do palito.


Método tradicional:
(Não testado)

Triture o arroz num robot de cozinha até obter farinha.
Num recipiente, bate-se o açucar com os ovos e o sal até aumentarem de volume, adiciona-se a raspa da casca da laranja, a margarina e continua-se a bater.
Peneira-se as farinhas com o fermento, ou só farinha de arroz caso não utilizem a maizena.
Adiciona-se o leite aos poucos sem parar de bater, e por último junta-se as farinhas, bater bem até que fique homogénio.
Deixe descansar a massa cerca de 1 hora. Proceda como indico em cima, para a preparação na Bimby.







Obrigada pela vossa companhia, continuação de boa semana!
 Um abraço.