Noodles de Courgette com Beringela, Alho-Francês e Atum ao Natural





Este é um prato simples e versátil, bastante recorrente na minha cozinha.
Nem sempre tenho refeições planeadas e algumas vezes, a imaginação é a minha melhor aliada.
Juntar os legumes disponíveis no frigorífico e cozinhá-los ainda que de forma simples, com um fio de azeite e alho, sairá por certo uma boa refeição.
Neste caso espiralizei a courgette que se torna deliciosa saboreada em fios e cortei em pedacinhos os restantes legumes. No final juntei atum e mais uns quantos ingredientes a gosto. Maravilha, soube muito bem!


Noodles de Courgette com Beringela, Alho-Francês e Atum ao Natural


Ingredientes:
(2 pessoas)

1 beringela cortada em cubos
2 alhos-franceses cortados em rodelas finas
1 courgette espiralizada
1 cebola roxa cortada em lâminas finas
3 alhos picados finamente
1 fio de azeite de boa qualidade (uso Oliveira da Serra)
moinho de pimentas q.b.
sal (usei flor de sal e só temperei no final para evitar retirar mais água aos legumes)

Notas: Se gostarem podem temperar os legumes já na frigideira com um pouco de molho de soja, assim, esqueçam o sal porque o molho já é salgado.

atum quantidade a gosto
tomate-cereja quantidade a gosto
azeitonas q.b.
oregãos q.b.


Método:

Lavamos e arranjamos todos os legumes. Espiralizamos também a courgette.
Colocamos uma frigideira funda antiaderente ao lume com um fio de azeite e adicionamos os alhos picados, alho-francês e a cebola. Mexemos, e esperamos que percam volume, com cuidado para não deixem queimar os alhos.
Juntamos a beringela, envolvemos para tomar gosto e deixamos a cozinhar uns minutos mexendo de vez em quando. Por último juntamos a courgette já em fios e o atum devidamente escorrido. Temperamos com um pouco de pimenta envolvemos e esperamos 2 a 3 minutos até cozinhar.
Retiramos do lume. Juntei então folhas de rúcula, tomate-cereja e azeitonas. finalizei com folhas de oregãos e flor de sal.
Saudável e saboroso.



Salada de Rúcula, Dióspiros, Queijo e Nozes em Verão de S. Martinho






No S. Martinho, comem-se castanhas... E bebe-se o vinho, diz o velho ditado.
O Verão de S. Martinho está ai, as nuvens escuras, a chuva e o frio parecem ter ido embora para dar lugar a dias de sol e calor. Esta é a melhor surpresa que o Outono nos prega, vamos aproveitar enquanto dura.
Por estes dias de sol preparei esta salada com rúcula, dióspiros e um rolo de queijo creme recheado de salmão e ervas, que nitidamente serviu para atear o fogo à minha vontade de experimentar esta combinação de sabores. Juntei uma mão-cheia de nozes, salpiquei-a com cebolinho picado e temperei com um vinagrete de mel, escusado será dizer que ficou para lá de boa!
Pode servir de entrada ou de refeição, ajustem as quantidades dos ingredientes consoante o propósito,  poderão utilizar outro tipo de queijo ao vosso gosto, ficará também muito interessante o sabor intenso dos queijos curados.
Feliz dia de S. Martinho!





Salada de Rúcula, Dióspiros, Queijo e Nozes


Ingredientes da salada:

rúcula selvagem q.b.
dióspiros q.b. (maduros mas firmes)
nozes q.b.
cebolinho fresco q.b.
queijo q.b.

molho de vinagrete e mel

4 colheres de sopa de azeite suave
1 colher de sopa de vinagre bálsamico
1/2 colher de café de mostarda
1 colher de sobremesa de mel


Método:

Junte dentro de um recipiente de servir, as folhas de rúcula, os dióspiros cortados em rodelas finas, o queijo e as nozes. Prepare o vinagrete colocando todos os ingredientes deste dentro de um frasco, tape e agite bem até emulsionar. Regue a salada com a mistura , finalize polvilhando com cebolinho fresco picado na altura. E está pronto a servir.







Continuação de boa semana!