Um Bolo para Celebrar o Dia de São Valentim









O amor não tem calendário, cor ou formas. O amor é simplesmente o amor.  Ainda assim para aqueles que gostam de celebrar o dia 14 de Fevereiro de uma forma romântica fica a sugestão.
A Vahiné convidou-me a preparar algo especial para este dia, enviando-me alguns dos seus produtos. Utilizei o Topping de morango para rechear o interior do bolo que se  mostrou perfeito dando-lhe aroma e humidade e  para a cobertura usei as pastas de açúcar muito fáceis de moldar e trabalhar.
Inspirem-se e amem-se muito, feliz dia de São Valentim!





 

Um Bolo para Celebrar o Dia de São Valentim

 
 
[Massa de bolo de Iogurte]
 
Ingredientes para a massa:
 
5 ovos
1 iogurte de pedaços de morango
3 medidas do copo de iogurte de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento Royal
2 medidas do copo de iogurte de açúcar
1 colher de café de corante alimentar vermelho (usei gel)
1 medida do copo de iogurte de óleo vegetal
margarina q.b. para untar a forma
 
 
Método:
 
Pré-aqueça o forno nos 180ºC.
Bata os ovos com o açúcar, o iogurte, o corante e o óleo.
Peneire a farinha com o fermento e vá adicionando aos poucos sempre a bater atá a massa fazer bolhas.
Unte uma forma redonda (22 cm de diâmetro) com margarina . Verta para lá o preparado da massa e leve ao forno cerca de 40 minutos ou até verificar que está cozido. Faça o teste do palito.
Desenforme e deixe arrefecer algumas horas, é particularmente importante o bolo estar completamente arrefecido por dentro e por fora para ser trabalhado.


Ingredientes para a decoração do bolo:

Pasta de açúcar vermelha da Vahiné (250g)
Pasta de açúcar preta da Vahiné (100 g)
Topping de morango da Vahiné (recheio do bolo)
Geleia de fruta usei de marmelo (para a colagem da pasta de açúcar à massa)
Farinha Maizena q.b. para trabalhar a pasta de açúcar
Purpurinas alimentares (opcional)
CMC- expessante alimentar que serve também para colar as aplicações em pasta de açúcar


Montagem e decoração do bolo:

Depois de o bolo estar completamente arrefecido, é necessário nivelar a parte superior do bolo com uma faca bem afiada. Coloque o bolo em cima de uma base para bolos com a superfície voltada para baixo.
Abra o bolo na longitudinal, certifique-se que fica direito. Separe o bolo e recheie o interior dos dois lados. Junte as duas partes, faça uma ligeira pressão de cima para baixo para que fiquem bem juntas.

Polvilhe a mesa de trabalho com a farinha Maizena, trabalhe a pasta de açúcar finamente com a ajuda de um rolo e transfira para cima do bolo até que o cubra na totalidade. Asserte os lados. Corte o excesso com uma faca.
Alise com o acessório próprio ou com as mãos enfarinhadas de Maizena,  em movimentos suaves e circulares.

No resto da decoração usei pasta de açúcar preta, depois de trabalhada cortei os corações com a ajuda de cortadores para bolachas, perfurei-os e colei-os à superfície com o CMC. Finalizei com purpurinas alimentares.

Os bolos decorados com pasta de açúcar não precisam de frigorifico para os conservar, o açúcar encarrega-se dessa parte. Nunca os coloquem no frio, nada de humidades! Mantêm-se por mais de uma semana nas melhores condições. Este ficou tão bom que duvido que chegue até dia 14 de Fevereiro, vamos ver! ;)





 
 
 
 
 Um abraço cheio de estima!
 
 
 



Tarteletes de Alfarroba e Morangos para o Dia de São Valentim




 


Todos os dias são bons dias para celebrar o amor! É assim que eu vivo e sinto.

Que o amor esteja sempre presente nas nossas vidas. Feliz dia de São Valentim.




Tarteletes de Alfarroba e Morangos

Ingredientes:

Para a massa

250 de farinha de trigo
4 colheres de sopa de farinha de alfarroba
50 g de açúcar
2 colheres de sopa de leite à temperatura ambiente
125 g de margarina cortada em cubos pequenos



Para o recheio

100 g de açúcar
20 g de amido de milho (farinha maisena)
10 morangos triturados ( puré )
3 ovos
200 ml de natas ( usei Parmalat )
margarina para untas as formas

Para finalizar

Geleia de morango (pode ser outra) e metades de morangos.

 


Método:
 
Massa
 
Pré-aqueça o forno nos 180ºC.
Peneire as farinhas (trigo e alfarroba). Com a ajuda de um robot de cozinha misture o açúcar com as farinhas , o leite e a margarina cortada em cubinhos pequenos  até obter uma massa areada ( deve ficar apenas com aspecto de areia grossa).
 
Unte as formas  com um pouco de margarina ( cerca de 8 unidades iguais às que apresento nas fotos). Preencha as forminhas com a massa, calque e reserve.
 
 
Prepare o recheio
 
Reduza os morangos a puré.
Bata os ovos o açúcar, as natas e a maisena . Adicione o puré dos morangos e bata até que fique uma mistura homogénea.
Deite este preparado sobre a massa das tarteletes e leve ao forno cerca de 30 minutos ou até verificar que estão douradinhas.
 
Retire do forno. Ainda quentes pincele com geleia e coloque por cima uma metade de morango.
Deixe arrefecer e sirva.
 
Notas: Se não tiverem formas de tarteletes podem usar as formas que habitualmente usamos para fazer os pasteis de nata, ficam óptimas.
 
 
 
 
 
 
 
Um abraço cheio de estima.