Semi-Frio de Pêssego com Base de Bolacha e Avelã







Hoje trago-vos um semi-frio de pêssego muito simples de fazer.
O ideal é fazê-lo de véspera, assim, tem tempo de "prender" com algumas horas no frio.
Apesar de se servir bem fresco, penso que é sempre muito apreciado em qualquer altura do ano...
E , se partilhado num jantar de tudo, e, de tanto ..., para aqueles que muito gostamos,  estes pequenos devaneios assumem um gosto especial, muito bom, portanto!








                                       Receita de Semi-Frio de Pêssego com Base de Bolacha e Avelã



Ingredientes :

1 e 1/2 lata grande de pêssegos em calda
8/ 9 folhas de gelatina incolor
2 colheres de sopa de açucar baunilhado
100 g de açucar
150 g de margarina ( usei liquida)
2 pacotes de natas bem geladas ( 2 x 250 ml)
100 g de miolo de avelã ligeiramente triturado
300 g de bolacha torrada ( +/- 1 pacote e meio )
crocantes de avelãs ( podem substituir por avelãs trituradas grosseiramente )
compota de pêssegos



Método:


para a base

Com um robot de cozinha, ou a Bimby, triturem as avelãs, e reservem. Façam o mesmo com as bolachas. Juntem as bolachas trituradas com as avelãs, adicionem a margarina amolecida ou liquida ( consistência pomada), envolvam bem.

Forrem uma tarteira de fundo amovível com papel vegetal, juntem o preparado da bolacha e avelãs, pressionem com as costas de uma colher, e alisem bem com uma espátula, levem ao frigorífico.


para o recheio

Batam as natas geladas até que comecem a ganhar corpo,  juntem os açucares e voltem a bater mais um pouco.
Triturem os pêssegos e envolvem-nos na mistura anterior.
Num tachinho levem as folhas de gelatina ao lume depois de escorridas, e sem deixar ferver. Juntem-nas em fio à mistura anterior, envolvam bem para que a mistura fique homogénia.

Retirem a forma do frigorifico , e vertam a mistura anterior . Levem de novo ao frigorífico até solidificar.
No momento de servir, desenformem, e reguem a superficie do semi-frio com a compota de pêssego ( fica mais fácil de aplicar, se aquecerem a compota um pouco no micro-ondas) , e,  se gostarem para finalizar polvilhem com avelãs picadas, ou crocantes de avelãs.









Continuação de um bom Domingo,
aquele abraço do costume!