Panna Cotta de Iogurte com Melancia e Hortelã [sem lactose]





Atravessamos o agosto, para muitos um mês de alegria! Desenham-se e concretizam-se encontros e reencontros com família e amigos. É longo, mas ainda assim, ficaríamos agarradinhos a ele mais uns quantos dias, como se dependesse de nós o adiar da chegada do setembro, este que traz com ele rotinas e recomeços...

Aproveitemos então o sabor de agosto. Hoje trago-vos esta deliciosa sobremesa com fruta da estação, a melancia. 
De preferência escolham uma bem docinha para a gelatina, eu utilizei metade de uma melancia baby e foi suficiente para conseguir retirar os 500 ml de sumo que a receita nos pede. E se gostarem do sabor da hortelã, coloquem uma boa quantidade na infusão das natas, vão ver a vida que dão à panna cotta,  fica com um sabor único e delicioso.
Utilizei natas e iogurte sem lactose, se não necessitarem de o fazer usem os produtos normais a que estão habituados.




Panna Cotta de Iogurte com Melancia e Hortelã [sem lactose]


Panna cotta ingredientes:

400 ml de natas Zero% Lactose Parmalat
200 g de Iogurte liquido sem lactose
folhas de hortelã com a quantidade a seu gosto
6 folhas de gelatina (1 colher de sopa de gelatina em pó)
100 g de açúcar
Gelatina de melancia ingredientes:

500 ml de sumo de melancia coado
6 folhas de gelatina
Melancia em cubos ou bolinhas

Gelatina de melancia método:

1. Triture a melancia transformado-a em sumo. Passe-o por um passador de rede.
2. Hidrate a gelatina colocando-a numa tigela com água fria
3. Escorra-a e leve-a numa tigela ao microondas para dissolver, apenas alguns segundos, sem deixar ferver.
4. Adicione parte deste sumo à gelatina para temperar a gelatina e depois misture com o restante sumo.
 5. Coloque no fundo de copos ou taças.
6. Leve ao frio durante 2 a 4 horas.
Panna cotta método:

1. Comece por preparar a infusão, coloque numa panela as natas e a hortelã. Deixe apenas levantar fervura . De preferência, para libertar todo o aroma da hortelã, deve deixar em repouso até 30 minutos.

2. Após os 30 minutos, filtre num passador a infusão para uma panela, adicione o açúcar e a gelatina depois de devidamente hidratada e escorrida. Leve ao lume até levantar fervura. Retire do lume e adicione, mexendo sempre, este preparado de natas ao iogurte.
3. Coloque a panna cotta sobre a gelatina solidificada ou coloque diretamente num copo.
4. Deixe solidificar 2 a 4 horas no frigorífico.
Faça bolinhas de melancia ou corte-a em pequenos cubos.
Coloque sobre a panna cotta, depois desta solidificar.
Fonte : receita da Mónica Pereira adaptada sem lactose.



Bom fim de semana! 💗


Leite Creme Tropical [Receita Bimby]






Há já algum tempo sem publicar, chega agora uma receita doce e que se come bem fresquinha. Sintonia perfeita para o final da refeição de um dia quente. Uns adoram, outros nem tanto...
O leite creme que vos trago hoje, tem um sabor um pouco diferente do tradicional, leva leite de coco, talvez por isso lhe chamem tropical. Gosto bastante, e num destes dias, apeteceu-me repetir mais uma vez, esta receita já antiga que faz parte do livro base da Bimby. Experimentem!


Leite Creme Tropical [Receita Bimby]

(receita ligeiramente adaptada)

Ingredientes:

2 latas de leite de coco (800 ml)
200 ml de leite
180 g de açúcar 
açucar mascavado q.b. para queimar
6 gemas de ovo
casca de 1 laranja
50 g de amido de milho

Método:

Deite todos os ingredientes no copo da Bimby e programe 9 minutos,Temperatura 90º,Velocidade 3
Retire a casca da laranja e bata à Velocidade 5 durante 20 segundos.
Deite o leite creme em taças individuais ou numa travessa e deixe arrefecer. Depois de frio, polvilhe com o açúcar mascavado e queime com um ferro próprio ou um maçarico.
Leve ao frio e retire apenas na altura de servir. 




Mousse de Abacate e Maçã




O abacate é muito versátil e traz imensos benefícios à saúde. Há estudos que revelam que este fruto consumido em simultâneo com certos grupos de nutrientes, tem a capacidade de melhorar a absorção destes, boas razões para o incluirmos na nossa alimentação, não concordam? Por si só não lhe acho muito graça, mas quando bem temperado e combinado com outros sabores consegue surpreender-me. E estou a lembrar-me da tão conhecida e deliciosa guacamole.
Na receita de hoje, o abacate serviu para preparar esta deliciosa mousse, que enriqueci com o sabor das maçãs. Adocei com geleia de agave, se não tiverem em casa, ou preferirem, podem adoçar com um pouco de mel, é uma questão de gosto. Espero que a façam e apreciem tanto como nós.
E como diz o ditado "não se fazem omeletes sem ovos", na cozinha é sempre de valor usarmos os utensílios adequados e se possível de boa qualidade.
Assim, quis dar uso a uma das minhas mais recentes aquisições da loja Lecuine, a faca de chef série Riviera Branca Arcos, encantada com o seu desempenho, só preciso ter cuidado (extra) com os dedos... acho que nos vamos dar muito bem!




Dica:
Para abrir os abacates, use uma faca e corte na longitudinal, rode e solte as duas partes, depois com a faca dê-lhe um golpe no caroço, a lâmina ficará presa e rode outra vez para soltar o caroço.



Mousse de Abacate e Maçã


Ingredientes :

4 abacates maduros
2 a 3 gostas de sumo de limão
raspa fina da casca de 1/2 limão
a polpa de 5 maçãs cozidas
4 colheres de sopa de geleia de agave
miolo de noz
canela em pó

Método:

Lave a maçãs, dê-lhes um corte em cruz nos topos, com a ponta da faca. Coloque-as dentro de um recipiente próprio e leve-as a cozer tapadas com película perfurada, cerca de 7 a 8 no micro-ondas.
Retire, deixe arrefecer um pouco antes de retirar a película aderente. Deixe arrefecer mais um pouco antes de as reduzir a puré com varinha mágica. Reserve.

Para abrir os abacates, use uma faca e corte na longitudinal, rode e solte as duas partes, depois com a faca dê-lhe um golpe no caroço, a lâmina ficará presa e rode outra vez para soltar o caroço.

Com a ajuda de uma colher de sopa retire-lhes a polpa para dentro de um copo misturador, bata até que fique cremoso. Junte o puré das maçãs, as gotas do limão, a geleia de agave. Adicione a raspa fina do limão e volte a bater cerca de 1 minuto.
Prove e ajuste os sabores. Pode juntar mais agave para adoçar.
Distribua por pequenas taças, polvilhe com canela a gosto e finalize a superfície com miolo de noz. Leve ao frio aproximadamente 1 hora antes de servir para que os sabores se intensifiquem.





Visitem o site lecuine  e descubram os produtos lindos que têm à disposição para equipar as nossas cozinhas. Com serviço muito rápido e cómodo, porque não precisamos de sair de casa para ir procurar este ou aquele utensílio que nos está a fazer falta. Outra vantagem e não menos simpática, é que numa compra a partir de 40 € , os portes são grátis. Vão até lá e vejam do que falo!








Tacinhas de Maçã e Aveia em Creme Inglês




 
Esta é uma receita leve, fresca e pouco doce, que alguns de vós já tiveram oportunidade de ler na revista Portugal de Sabores &Tradições nº 4. 
Para a rubrica o segredo de 3 desta edição, foi proposto a 3 blogueres  que desenvolvessem 1 prato cujo o elemento principal, fosse a maçã de montanha , exclusivo do concelho de Armamar. Esta que se distingue pelo seu sabor intenso e elevada durabilidade. 
Desafio aceite com todo gosto! 
A revista já se encontra nas bancas desde Julho (trimestral) e vem repleta de boas sugestões com particular destaque para a região do Douro litoral. 
Espero que esta partilha vos inspire e que a possam testar aí por casa.



Tacinhas de Maçã e Aveia em Creme Inglês


Ingredientes do creme inglês:

500 ml de leite meio gordo
2 ovos
50 g de açúcar amarelo
1 colher de sobremesa de açúcar baunilhado
15 g de maizena (amido de milho)

Preparação:  

Misture bem todos os ingredientes, leve a lume brando num tachinho, mexendo até que engrosse e obtenha um creme. Retire do lume e deixe arrefecer.



Ingredientes para o preparado das maçãs:
(servem 4 unidades)

6 maçãs de polpa rija, descascadas e cortadas em cubinhos
sumo de 1/2 Limão
1 colher de sobremesa de manteiga sem sal
3 colheres de sopa rasas de acúçar amarelo
2 colheres de sopa de mel
4 colheres de sopa cheias de flocos de aveia
1 colher de chá de essência de baunilha
1 pau de canela
miolo de noz
sultanas (opcional)
canela em pó a gosto

Preparação:

Leve ao lume um tachinho com a manteiga, o mel, o açúcar, a essência de baunilha, as sultanas, os pedaços das maçãs, a aveia, e a canela.  Envolva todos os ingredientes com uma colher de pau e deixe cozinhar cerca de 7 minutos, até que as maçãs fiquem macias, mexendo algumas vezes.
Retire do lume, retire o pau de canela e espere que o preparado arrefeça.


Montagem:

Coloque no fundo de cada taça uma porção de creme inglês, depois uma camada do preparado das maçãs, creme inglês, e por último o preparado das maçãs. Finalize com miolo de noz e polvilhe com canela a gosto.
Leve ao frio 1 a 2 horas,  retire na altura de servir.



Pudins de Hortelã e Limão [Merengados]




Das pequenas surpresas que os aromas nos pregam, o sabor deste pudim foi sem duvida uma delas.
A inspiração veio do site da Vaqueiro, era uma sobremesa simples e pareceu-me adequada a esta altura do ano. Do meu gosto por experimentar novas combinações de sabores, preparei-a com dois aromas frescos, limão e hortelã. Correu bem, ficou muito interessante e a repetir outras vezes.
Optei por coloca-los  em ramequins, mas caso prefiram podem apresenta-los  num tabuleiro e depois servir em pequenas taças, é como mais gostarem.
Caso não tenham maçarico, não se atrapalhem, coloquem os ramekins no forno uns minutos para obter um efeito tostado.
Arrisco a dizer que vão adorar!



Pudins de Hortelã e Limão [Merengados]



Ingredientes:
(rendem aprox. 8 ramekins)

1 lata de leite condensado
2 colheres de sopa de manteiga
3 vezes o volume da lata do leite condensado, com leite meio gordo
raspa fina da casca de 1 limão
casca de 1 limão
3 a 4 pézinhos de hortelã
6 ovos
2 colheres bem cheias de Maizena
3 colheres de sopa de açúcar
açúcar mascavado (para queimar) q.b.


Método:

Misturar o leite condensado com o equivalente a 2 vezes o volume da lata em leite meio gordo, junte a casca do limão  e os pezinhos de hortelã. Leve ao lume e deixe ferver mexendo de vez em quando.

Entretanto parta os ovos e separe as gemas das claras. Misture as gemas com a Maizena e o restante leite. Junte ao preparado do leite condensado. Espere que ferva e engrosse mexendo sempre para não se pegar, junte a manteiga, mexa e espere que derreta. Retire as casca do limão e a hortelã.
Verta a mistura para dentro dos ramequins. Deixe que arrefeça.
Por fim bata as claras e assim que estas começarem a ficar firmes, junte o açúcar. Continue a bater até ficarem bem firmes. Deite colheradas sobre o creme, finalize com a raspa fina da casca do limão, polvilhe com um pouco de açúcar mascavado e queime a gosto com um maçarico.
Coloque no frio até à hora de servir.


Delicia Cremosa de Café [e o meu Segredo Maizena]




Das memórias de infância, guardo a imagem do pacotinho amarelo da farinha Maizena, sempre presente nas cozinhas da mãe e das avós. Mais tarde, quando comecei a cozinhar aprendi a importância desta farinha nos meus pratos e as suas variadas utilizações. Desde tornar os bolos mais leves e fofos, conseguir os panados mais crocantes, engrossar molhos, dar um toque aveludado aos cremes de legumes e mariscos, garantir a consistência e cremosidade  das nossas sobremesas favoritas, são algumas das razões pelas quais nos tornamos inseparáveis.
E, para executar a receita que vos trago hoje com os melhores resultados, o ingrediente-chave, foi a nossa Maizena que mais uma vez saiu da despensa em direção à bancada de trabalho. O resultado não se fez esperar, em poucos minutos obtive uma sobremesa com aroma a café e a cada colherada desejei que não terminasse... Uma delicia cremosa de café! Vão experimentar?


Vou contar-vos um dos meus Segredos Maizena:

Sempre que pulverizarem açúcar (triturar até ficar em pó) e o queiram guardar para futuras utilizações, evitando que este ganhe os habituais "torrões", misturem duas colheres de sobremesa de farinha Maizena, mexem bem e guardam em recipiente hermético, vão ver que  o conseguem manter em perfeitas condições, durante muito mais tempo.

Há mais de 110 anos que a Maizena é o segredo mais bem guardado pelos Portugueses.



Agora que já vos contei o meu SEGREDO MAIZENA, qual é o vosso? Gostaria muito de os conhecer!

A marca  lançou um passatempo para todos os que queiram partilhar os seus SEGREDOS MAIZENA .

Até 22 de abril,  podem submeter as vossas receitas confecionadas com Maizena, acompanhadas por uma fotografia e a história do vosso segredo aqui!


De seguida, poderão partilhá-las no Facebook. 
Os vencedores serão conhecidos no dia 29 de abril. 



Conto convosco?



Delicia Cremosa de Café


Ingredientes:
(redem 8 copinhos)

1 lata de leite condensado
500 ml de leite
20 g de Maizena
50 g de bolachas torradas
50 g de amêndoa
5 ovos
4 colheres de sopa de café solúvel (preferencialmente de sabor intenso)
1 colher de sopa (rasa) de cacau em pó


Método:


Triture as bolachas e as amêndoas separadamente e reserve.
Junte dentro de uma caçarola o leite, o leite condensado, as gemas, as colheres de café, o cacau, a Maizena, e com uma vara de arames misture todos os ingredientes até obter uma mistura homogénea .
Leve o recipiente ao lume (que deve ser brando) e vá mexendo até engrossar, estará no ponto quando a sua consistência ficar semelhante a de um pudim. Retire do lume e deixe arrefecer, mexendo ocasionalmente com a vara de arames para evitar que se forme uma pelicula à superfície.

Entretanto, bata as claras em castelo bem firme, pode juntar uma pitada de sal fino.

Quando o preparado estiver totalmente arrefecido, envolva suavemente as claras em castelo, é importante não quebrar o ar das claras, assim os movimentos querem-se delicados até que fiquem bem incorporadas.

Distribua por tacinhas pequenas, coloque por cima uma camada da bolacha triturada e finalize com a amêndoa. Leve ao frio um par de horas antes de servir. Esta sobremesa fica com os seus aromas mais intensos servida bem fresquinha.



Gelado de Mascarpone e Iogurte Grego com Coulis de Mirtilos









Cenário de Verão... Gelados e mais gelados!
Este que vos trago hoje tem um ligeiro travo de travessura... Queijo marcarpone, leite condensado e iogurtes gregos, um trio maravilha para juntar em dias especiais. Tão bom que ficou, tragam as colheres e sirvam-se à vontade!
Por aqui a cabeça e o corpo já só pedem férias.
Até breve, um abraço para todos!



Gelado de Mascarpone e Iogurte Grego com Coulis de Mirtilos


Ingredientes:

1 embalagem (pequena) de queijo mascarpone
2 iogurtes gregos açucarados
1/2 lata de leite condensado

Coulis de mirtilos

150 g de mirtilos
100g de açúcar
2 colheres de sopa de água
5 a 6 gotas de limão



Método:

Comece pelo coulis. Coloque um tachinho ao lume (brando) com os mirtilos, as gotas do limão, a água e o açúcar, mexa e espere que ganhe a consistência de um doce (engrossar).
Retire do lume, deixe arrefecer. Reserve.


Entretanto bata o mascarpone com os iogurtes e o leite condensado durante 3 a 4 minutos.
Verta para dentro da sorveteira, siga as instruções do fabricante. Geralmente deixo a minha ligada por 25 minutos.
Coloque o preparado dentro de uma caixa hermética, com a ajuda de um garfo envolva metade do coulis de mirtilos suavemente para não tingir completamente o gelado. Reserve a outra metade para a altura de servir.
Leve ao congelador cerca de 5 a 6 horas. Sirva decorado pelo restante coulis .

Notas:  Poderão optar por outro tipo de fruta, é uma questão de gosto. Em alternativa também poderão utilizar uma compota de compra. Na minha opinião os frutos vermelhos contrastam muito bem com o leve sabor a mascarpone.

Se não tiver sorveteira, depois de bater o preparado do queijo, iogurtes e leite condensado deverá colocar a mistura no congelador e de duas em duas horas bater o gelado com uma batedeira, de forma a evitar a formação dos cristais de gelo durante o processo de congelação (função básica da sorveteira),  bem como promover a cremosidade do gelado, outra das funções da máquina de gelados. Todos os outros passos  da receita manter-se-ão.







Boas férias!




Gelado de Baunilha [Receita Bimby]








Gelados em tempo quente, não me faz sentido outra coisa... Embora não precise deste pretexto para os comer, confesso que são uma das minhas perdições durante o ano inteiro.
Com algumas vagens para gastar o resultado mais provável nesta altura seria um gelado de baunilha.
A receita é preparada na Bimby, e foi aqui que a encontrei. Juntei-lhe raspas de chocolate negro, que na minha opinião ligaram muito bem. O resultado foi este, fresco, sentido, aprovado e repetido!
 


Gelado de Baunilha

Fonte: ReceitasBimby


Ingredientes:

2 pacotes de natas  (400 ml)
300 ml de leite gordo
3 gemas de ovos
120 g de açúcar
1 vagem de baunilha
1 pitada de sal
5 colheres de sopa de raspas de chocolate negro
 


Método:

Com a ajuda de uma faca afiada, abra a vagem longitudinalmente e raspe as sementes.
No copo da Bimby coloque o leite, as natas, a vagem de baunilha, as sementes e selecione 10 minutos, temperatura 90º C , velocidade colher inversa.

Findo este tempo junte o açúcar e o sal.

Bata as gemas numa taça e adicione uma parte da mistura quente .

Deite pelo bocal com a velocidade inversa ligada.

Programe 6 minutos, velocidade colher inversa , temperatura 80ºC.

No final verta o preparado para uma taça, que arrefece dentro de outro recipiente com agua fria, retire a baunilha e leve ao frigorífico.

Quando estiver fria, ligue a sorveteira , adicione as raspas de chocolate negro e proceda de acordo com as instruções da mesma.

Guarde numa caixa hermética e coloque no congelador durante aproximadamente 6 horas antes de servir.

 




Boa semana!

Panacotta de Chocolate









Outra receita simples de preparar, suave e fresca para estes dias quentes... Apesar de estarmos habituados a servir a panacotta em tacinhas individuais desta vez quebrei a regra.
Experimentei aqui o chocolate de culinária Pantagruel sem adição de açúcar, é bom podermos decidir a quantidade de açúcar que queremos adicionar às nossas receitas com chocolate, gostei do resultado. Aromatizei-o com café, uma dupla conhecida por todos nós e habituada a fazer sucesso por onde passa, se apreciarem o gosto marcado a café intensifiquem-no aumentando a quantidade deste, se não gostarem, optem por exemplo pela baunilha, ficará também com um jogo de sabores muito interessante.
Devem ter particular atenção ao desenformar as panacottas, pois elas derretem com facilidade.
Há outras formas de encerrar uma refeição mas gostámos imenso desta.
Bom feriado!


Panacotta de Chocolate


Ingredientes:

1 tablete (200g) de chocolate para culinária  sem adição de açúcar Pantagruel
150 g de açúcar em pó
1 colher de sopa de café solúvel
400 ml de natas
5 folhas de gelatina
spray para untar a forma ou um pouco de óleo vegetal

Decoração:
rolinhos de cacau Vahiné
açúcar Dourado Vahiné




 
 
 
 
Método:

Num tacho, leve ao lume a derreter o chocolate com as natas, mexa, junte o café e o açúcar, envolva bem e retire do lume.

Demolhe as folhas de gelatina num recipiente com água fria durante 5 minutos. Escorra-as (aperte-as bem nas mãos para que fiquem bem escorridas), junte-as ao preparado do chocolate mexendo muito bem.
Unte a forma ou as forminhas com spray ou com um pouco de óleo vegetal, verta para lá o preparado. Leve ao frio a solidificar cerca de 5 a 6 horas.
Desenforme com cuidado, decore a gosto e sirva bem fresco.

Sugestão: Acompanha bem com frutos vermelhos.
 
 
 
 
 
 
A forma de flor utilizada nesta receita é daqui.
 
 



Mousse de Chocolate com Queijo-Creme e Cobertura de Orange Curd








A versão de hoje surpreendeu os gulosos desta cozinha. Desta feita a alternativa aos ovos foi mesmo o queijo-creme. Com uma consistência cremosa todos os sabores tomaram posição, o jogo de contrastes entre o chocolate negro e a laranja ficou para lá de interessante. Tragam uma colher e experimentem esta delicia.


Mousse de Chocolate com Queijo-Creme e Cobertura de Orange Curd


Ingredientes:

mousse

200 g de chocolate negro 70% cacau Pantagruel
200 g de queijo-creme
8 colheres de sopa rasas de açúcar em pó
raspa fina de 1/2 laranja
2 colheres de sopa de essência de baunilha
100 ml de água

Orange curd

sumo de 3 laranjas
raspa fina da casca de 1 laranja
100g de açúcar
60g de margarina
3 ovos
1 colher de sopa de maizena (amido de milho)
 
 
Método:

mousse

Parta o chocolate para um recipiente com 100 ml de água fria, junte o açúcar. Leve ao micro-ondas 2 a 3 minutos à potencia média. Mexa bem até que fique uma mistura homogénea. Deixe arrefecer um pouco.
Junte o queijo-creme a raspa fina da laranja e a essência de baunilha, mexa bem. Coloque m tacinhas e leve ao frio cerca de 30 minutos.
Entretanto prepare o creme de laranja (orange curd). Deixe arrefecer um pouco. Distribua pela superfície das tacinhas. Finalize com uma ou duas tiras finas de laranja.
Leve ao frio 3 horas. Deve servir-se bem fresca.

orange curd

Preparação do creme pelo método tradicional:
 
Bata o sumo das laranjas com os ovos, adicione o açúcar com a colher de farinha, a raspa da laranja e bata bem com uma vara de arames. Derreta a manteiga no micro-ondas e adicione à mistura . Leve ao lume em banho-maria mexendo até engrossar.
Retire do lume e está pronto a aplicar.

Bimby (Thermomix):
 
Coloque no copo o açúcar e pulverize na Vel 7. Adicione a casca da laranja e volte a pulverizar.
Junte os restantes ingredientes e programe 6 minutos/Temp. 80º/Vel.4.







Duo Supreme de Morango e Kiwi







Os morangos chegaram, é a Primavera que espreita. Dias solarengos, coloridos e cheios de energia.
Foram os morangos e kiwis os protagonistas desta sobremesa, duas das minhas frutas favoritas que ficam bem lado a lado.
Temos Primavera!





Duo Supreme de Morango e Kiwi



Ingredientes:

250g de kiwis

250g de morangos

1 lata de leite condensado (375ml)

200 ml de natas para montar

6 folhas de gelatina

4 colheres de sopa de açúcar

Kiwis e morangos q.b. para decorar

Preparação:

Comece por triturar os morangos e reserve numa taça a polpa destes. Faça o mesmo com os kiwis. Adicione metade da lata de leite condensado aos dois preparados de fruta.

À parte bata as natas com o açúcar. Distribua metade por cada preparado de fruta, envolva bem.

Coloque 3 folhas de gelatina a demolhar em água fria cerca de 5 minutos. Escorra bem, aqueça em banho-maria sem deixar ferver. Junte-a ao preparado do kiwi batendo para que fique bem incorporada.

Montagem das taças:

Verta o preparado dos kiwis até meio dos copos, coloque dentro de cada, uma lâmina de morango, de forma  a que fiquem em contacto com a parte do vidro para que se vejam . Leve ao frio cerca de 1 hora para que solidifique um pouco.

Retire-os do frio e repita o procedimento para os morangos; demolhe as 3 folhas de gelatina restantes, escorra-as bem e aqueça em banho-maria, sem parar de bater junte ao puré dos morangos. Encha os copos com este preparado e termine com lâminas das duas frutas no topo de cada copo.

Leve ao frio cerca de 2 a 3 horas.

Deve servir-se bem fresco.




*Esta receita foi uma das minhas colaborações para a revista Pratos & Sabores - Especial Doces.



Crumble de Marmelos com Aveia e Mel







Um crumble de marmelos porque o Outono traz com ele cores e sabores tão próprios. Esta fruta vai chegando à cozinha e as ideias para a consumir também vão surgindo.
Preparámos um crumble e ligámos o forno. Os aromas fundem-se em jeito de celebração!


Crumble de Marmelos com Aveia e Mel



Ingredientes:
(4 porções)

3 marmelos arranjados e cortados em cubinhos
sumo de 1 limão
100 g de margarina em cubinhos ligeiramente amolecida
100 g de farinha de trigo
100 g de aveia
80 g de açúcar mascavado
mel q.b.
canela em pó q.b.
erva-doce q.b.





 
Método:

Comece por preparar o crumble. Num recipiente junte as farinhas, o açúcar, as especiarias, e por ultimo a margarina. Misture tudo com a ponta dos dedos até formar um género de areia grossa. Reserve.
Entretanto arranje os marmelos, corte-os em cubinhos, regue com sumo de limão, polvilhe com canela e adicione um pouco de mel. Envolva, distribua pelas tacinhas e finalize com o crumble reservado.
Leve ao forno pré-aquecido nos 190 Cº cerca de 25 a 30 minutos. Retire, deixe arrefecer para os sabores se fundirem. Sirva morno ou frio.







Nesta receita servimos o nosso crumble em mini cocotes cerâmica de gres  Le Creuset. Visitem a página e apaixonem-se tal como eu!



O abraço do costume!


Pudim de Limão [devaneio de Domingo]






A sobremesa de Domingo . Pudim de Limão.



Pudim de Limão [a receita]


Ingredientes:

10 ovos
250 g de açúcar
1 colher de sopa de farinha maisena
raspa fina da casca de 2 limões
1 colher de sopa de vinho do Porto
700 ml de leite meio gordo

Caramelo:

180 g de açúcar
50 ml de água


Método:

Faça o caramelo com 180 g de açúcar e 50 ml de água, quando começar a dourar mexa até obter caramelo e forre uma forma de pudim. Reserve.

Aqueça o leite com a raspa da casca dos limões. Deixe ferver durante uns cinco minutos. Retire do lume e deixe arrefecer.

Num recipiente, misture o açúcar com a farinha maisena, adicione depois os ovos e o vinho do Porto. Bata bem.

Junte depois o leite em fio que já deve estar meio arrefecido. Misture bem.

Verta para dentro da forma caramelizada e leve ao forno em banho -maria a 190ºC cerca de 35 minutos ou até verificar que está cozido.

Retire do forno, deixe arrefecer e sem desenformar leve ao frio duas a três horas.

Desenforme depois de estar bem gelado na altura de servir.



 
 
 
Continuação de bom Domingo!
 
 

Verrines Surpresa com Doce de Leite








Verrines, a ideia de transportar "empratados" para pequenos copos de vidro. Vários ingredientes doces ou salgados são colocados por camadas em formato miniatura.
Assim numa verrine (doce) podemos juntar restos de bolos, chantilly, licores, frutas, mousses, custards, molhos, frutos secos, etc.

Estas que vos sugiro hoje têm 3 elementos que considero uma boa surpresa quando se juntam: suspiros, doce de leite e amendoins cobertos de chocolate.








Verrines surpresa com doce de leite [a receita]


Ingredientes:

2 pacotes de natas bem geladas (400 ml)
1 embalagem de suspiros
4 colheres de sopa de açúcar
3 folhas de gelatina
1 frasco de Doce de Leite Prisca Seduction
amendoins cobertos de chocolate









Método:

Coloque as folhas de gelatina de molho em água fria para hidratarem.
Bata as natas até que engrossem, junte o açúcar, 4 colheres de sopa de doce de leite, e bata mais um pouco.
Escorra as folhas de gelatina, leve ao micro-ondas mas sem as deixar ferver. Junte em fio ao preparado das natas sem parar de bater. Reserve.

Entretanto proceda à montagem das taças, colocando no fundo alguns suspiros partidos grosseiramente. Verta o preparado das natas até preencher os suspiros, coloque por cima do creme um pouco de doce de leite, volte a deitar um pouco de creme e finalize com um suspiro partido e alguns amendoins de chocolate.

Leve ao frio cerca de 3 horas antes de servir.

Notas: Se gostar poderá picar os amendoins num robot de cozinha.
Rendem aproximadamente 8 tacinhas.











Molotoff um Mistério Cremoso








Molotoff um mistério cremoso que me transporta à infância.
Na cozinha com a Lúcia Fernandes do OBarruiguinhas o molotoff voltou a ser (re)lembrado com dicas de quem sabe do que está a falar!
Obrigada querida amiga. 



Molotoff com Doce de Ovos

Ingredientes:

para o Molotoff

12 claras de ovo
3 a 4 gotas de limão
150 g de açúcar
5 colheres de sopa de caramelo liquido de compra
margarina para untar a forma
açúcar para polvilhar


para o doce de ovos com canela:

6 gemas
6 colheres de sopa de açúcar
4 colheres de sopa de água
1 pitada de canela em pó (Margão)
crocantes de avelã ou amêndoas torradas picadas


Método:

Doce de ovos

Coloque as gemas num passador de rede, faça-as passar por este.
Coloque num tachinho as gemas o açúcar e a água. Mexa bem , leve a lume brando mexendo sempre até engrossar sem deixar ferver. Salpique com a canela. Retire do lume e reserve.

À parte junte às claras as gotas do limão e bata-as bem firmes. Sem parar de bater junte as colheres de açúcar uma a uma e o caramelo liquido.

Pré-aqueça o forno nos 200º C e coloque lá dentro um tabuleiro com um pouco ( cerca de 2 dedos de altura) de água para o banho-maria.
Unte uma forma grande (com chaminé) com margarina e polvilhe com açúcar, verta para lá o preparado das claras, alise um pouco com uma espátula e bata a forma na bancada por duas a três vezes para soltar algum ar entre o preparado.
Coloque a forma em banho-maria e deixe cozer aproximadamente 35 minutos dependendo dos fornos.
Desligue o forno assim que estiver cozido e mantenha-o lá dentro a arrefecer cerca de 30 minutos. Entale por exemplo uma colher de pau entre a porta do forno para o arrefecimento ser gradual.

Desenforme para um prato e cobra-o com o doce de ovos reservado.
Leve ao frio. Na altura de servir decore com crocantes de avelãs ou amêndoas torradas.




Visitem-nos também na página do Facebook "Gostem" e tragam os amigos!


Boa semana, aquele abraço.


Pudinzinhos de Baunilha e Caramelo








Uns pudinzinhos muito simples para dar as boas-vindas ao fim-de-semana.
Aceitam a sugestão?



Pudinzinhos de Baunilha e Caramelo
(4 a 6 pudins)

Ingredientes:

1/2 litro de leite meio gordo
2 ovos inteiros + 2 gemas
1 colher de sopa de essência de baunilha
1 colher de sopa de caramelo liquido
150 g de açúcar
raspa fina de 1/2 laranja
caramelo liquido q.b.





Método:

Misture todos os ingredientes com o auxilio de uma batedeira (convém ser a baixa velocidade para não formar espuma).

Ligue o forno a 200 º C.

Forre 6 ramekins com o caramelo liquido e verta o preparado apenas a até meio da capacidade dos ramekins.
Prepare um tabuleiro para fazer o banho-maria. Encha apenas com a altura de um dedo de água, se necessário durante a cozedura acrescente um pouco mais.

Leve ao forno previamente aquecido durante cerca de 40 minutos ou até verificar que os pudins estão cozidos.
Deixe arrefecer e depois de frios, leve ao frigorifico pelo menos 3 horas, desenforme apenas na altura de servir. Se necessário junte mais um pouco de caramelo liquido por cima dos pudins.







Bom fim-de-semana!


Visitem-nos também na página do Facebook "Gostem" e tragam os amigos!


Pudim de Framboesas e Cuajada






 
 
Hoje a nossa sugestão vai para este pudim frio de framboesas, muito fácil de preparar, leve e fresquinho.
 
Podem substituir as framboesas por outra fruta ao vosso gosto, basta que a reduzam a puré e juntem ao preparado. 

Utilizei a cuajada , para alguns de vós produto desconhecido, para outros que já a conhecem, a boa noticia é que já chegou a Portugal.  Agora é muito fácil adquiri-la no supermercado. Durante alguns anos apenas os supermercados El Corte Inglês a vendiam.

Para quem não conhece, a cuajada  é uma sobremesa láctea muito apreciada em Espanha, e habitualmente acompanhada com mel e nozes.

É também uma preciosa ajuda para acelerar o processo de solidificação de todo o tipo de semifrios e pudins.




Pudim de Framboesas e Cuajada

Ingredientes:

1 litro de leite meio gordo
4 saquetas de cuajada
100 g de framboesas 
100 g de açúcar

Para decorar

1 pacote de natas de 200 ml para bater (usei Parmalat)
4 colheres de sopa de açúcar
framboesas para decorar

Podem substituir as natas e o açúcar, por um iogurte grego açucarado resulta muito bem, ficará ao vosso critério.


Método:

Triture as framboesas. Reserve.

Misture 4 saquetas de cuajada com o açúcar, junte o leite e o puré de framboesas, mexa bem e leve a lume baixo mexendo sempre até engrossar, sem deixar ferver.

Unte uma forma de pudim com um pouco de óleo e verta o preparado lá para dentro.
Depois de arrefecido leve ao frio cerca de 2 a 3 horas.

Na altura de o servir batam as natas com o açúcar até engrossarem um pouco, vertam por cima do pudim.  Decorem com as framboesas reservadas.


Método  para a Bimby:


Coloque dentro do copo da Bimby a fruta e triture alguns segundos. Junte o leite , o açúcar , a cuajada e programe 30 segundos Vel. 5.
Programe 12 a 15 minutos Temp. 90º C Vel. 3.












Um agradecimento à Royal.



Sigam-nos também na nossa página do facebook, façam like para receberam as actualizações da cozinhadaduxa.

Aquele abraço!