Panna Cotta de Iogurte com Melancia e Hortelã [sem lactose]
16:17
Atravessamos o agosto, para muitos um mês de alegria! Desenham-se e concretizam-se encontros e reencontros com família e amigos. É longo, mas ainda assim, ficaríamos agarradinhos a ele mais uns quantos dias, como se dependesse de nós o adiar da chegada do setembro, este que traz com ele rotinas e recomeços...
Aproveitemos então o sabor de agosto. Hoje trago-vos esta deliciosa sobremesa com fruta da estação, a melancia.
De preferência escolham uma bem docinha para a gelatina, eu utilizei metade de uma melancia baby e foi suficiente para conseguir retirar os 500 ml de sumo que a receita nos pede. E se gostarem do sabor da hortelã, coloquem uma boa quantidade na infusão das natas, vão ver a vida que dão à panna cotta, fica com um sabor único e delicioso.
Utilizei natas e iogurte sem lactose, se não necessitarem de o fazer usem os produtos normais a que estão habituados.
Panna Cotta de Iogurte com Melancia e Hortelã [sem lactose]
Panna cotta ingredientes:
400 ml de natas
Zero% Lactose Parmalat
200 g de Iogurte liquido sem lactose
folhas de hortelã com a quantidade a seu gosto
6 folhas de gelatina (1 colher de sopa de gelatina em pó)
100 g de açúcar
Gelatina de melancia ingredientes:
500 ml de sumo de melancia coado
6 folhas de gelatina
Melancia em cubos ou bolinhas
Gelatina de melancia método:
1. Triture a melancia transformado-a em sumo. Passe-o por um passador de rede.
2. Hidrate a gelatina colocando-a numa tigela com água fria
3. Escorra-a e leve-a numa tigela ao microondas para dissolver, apenas alguns segundos, sem deixar ferver.
4. Adicione parte deste sumo à gelatina para temperar a gelatina e depois misture com o restante sumo.
5. Coloque no fundo de copos ou taças.
6. Leve ao frio durante 2 a 4 horas.
Panna cotta método:
1. Comece por preparar a infusão, coloque numa panela as natas e a hortelã. Deixe apenas levantar fervura . De preferência, para libertar todo o aroma da hortelã, deve deixar em repouso até 30 minutos.
2. Após os 30 minutos, filtre num passador a infusão para uma panela, adicione o açúcar e a gelatina depois de devidamente hidratada e escorrida. Leve ao lume até levantar fervura. Retire do lume e adicione, mexendo sempre, este preparado de natas ao iogurte.
3. Coloque a panna cotta sobre a gelatina solidificada ou coloque diretamente num copo.
4. Deixe solidificar 2 a 4 horas no frigorífico.
Faça bolinhas de melancia ou corte-a em pequenos cubos.
Coloque sobre a panna cotta, depois desta solidificar.
Leite Creme Tropical [Receita Bimby]
17:58
Há já algum tempo sem publicar, chega agora uma receita doce e que se come bem fresquinha. Sintonia perfeita para o final da refeição de um dia quente. Uns adoram, outros nem tanto...
O leite creme que vos trago hoje, tem um sabor um pouco diferente do tradicional, leva leite de coco, talvez por isso lhe chamem tropical. Gosto bastante, e num destes dias, apeteceu-me repetir mais uma vez, esta receita já antiga que faz parte do livro base da Bimby. Experimentem!
Leite Creme Tropical [Receita Bimby]
(receita ligeiramente adaptada)
Ingredientes:
2 latas de leite de coco (800 ml)
200 ml de leite
180 g de açúcar
açucar mascavado q.b. para queimar
6 gemas de ovo
casca de 1 laranja
50 g de amido de milho
Método:
Deite todos os ingredientes no copo da Bimby e programe 9 minutos,Temperatura 90º,Velocidade 3.
Retire a casca da laranja e bata à Velocidade 5 durante 20 segundos.
Deite o leite creme em taças individuais ou numa travessa e deixe arrefecer. Depois de frio, polvilhe com o açúcar mascavado e queime com um ferro próprio ou um maçarico.
Leve ao frio e retire apenas na altura de servir.
Tacinhas de Maçã e Aveia em Creme Inglês
10:35
Esta é uma receita leve, fresca e pouco doce, que alguns de vós já tiveram oportunidade de ler na revista Portugal de Sabores &Tradições nº 4.
Para a rubrica o segredo de 3 desta edição, foi proposto a 3 blogueres que desenvolvessem 1 prato cujo o elemento principal, fosse a maçã de montanha , exclusivo do concelho de Armamar. Esta que se distingue pelo seu sabor intenso e elevada durabilidade.
Desafio aceite com todo gosto!
A revista já se encontra nas bancas desde Julho (trimestral) e vem repleta de boas sugestões com particular destaque para a região do Douro litoral.
Espero que esta partilha vos inspire e que a possam testar aí por casa.
Tacinhas de Maçã e Aveia em Creme Inglês
Ingredientes do creme inglês:
500 ml de leite meio gordo
2 ovos
50 g de açúcar amarelo
1 colher de sobremesa de açúcar baunilhado
15 g de maizena (amido de milho)
Preparação:
Misture bem todos os ingredientes, leve a lume brando num tachinho, mexendo até que engrosse e obtenha um creme. Retire do lume e deixe arrefecer.
Ingredientes para o preparado das maçãs:
(servem 4 unidades)
6 maçãs de polpa rija, descascadas e cortadas em cubinhos
sumo de 1/2 Limão
1 colher de sobremesa de manteiga sem sal
3 colheres de sopa rasas de acúçar amarelo
2 colheres de sopa de mel
4 colheres de sopa cheias de flocos de aveia
1 colher de chá de essência de baunilha
1 pau de canela
miolo de noz
sultanas (opcional)
canela em pó a gosto
Preparação:
Leve ao lume um tachinho com a manteiga, o mel, o açúcar, a essência de baunilha, as sultanas, os pedaços das maçãs, a aveia, e a canela. Envolva todos os ingredientes com uma colher de pau e deixe cozinhar cerca de 7 minutos, até que as maçãs fiquem macias, mexendo algumas vezes.
Retire do lume, retire o pau de canela e espere que o preparado arrefeça.
Montagem:
Coloque no fundo de cada taça uma porção de creme inglês, depois uma camada do preparado das maçãs, creme inglês, e por último o preparado das maçãs. Finalize com miolo de noz e polvilhe com canela a gosto.
Leve ao frio 1 a 2 horas, retire na altura de servir.
Gelado de Baunilha [Receita Bimby]
18:26
Gelados em tempo quente, não me faz sentido outra coisa... Embora não precise deste pretexto para os comer, confesso que são uma das minhas perdições durante o ano inteiro.
Com algumas vagens para gastar o resultado mais provável nesta altura seria um gelado de baunilha.
A receita é preparada na Bimby, e foi aqui que a encontrei. Juntei-lhe raspas de chocolate negro, que na minha opinião ligaram muito bem. O resultado foi este, fresco, sentido, aprovado e repetido!
Gelado de Baunilha
Fonte: ReceitasBimby
Ingredientes:
2 pacotes de natas (400 ml)
300 ml de leite gordo
3 gemas de ovos
120 g de açúcar
1 vagem de baunilha
1 pitada de sal
5 colheres de sopa de raspas de chocolate negro
Método:
Com a ajuda de uma faca afiada, abra a vagem longitudinalmente e raspe as sementes.
No copo da Bimby coloque o leite, as natas, a vagem de baunilha, as sementes e selecione 10 minutos, temperatura 90º C , velocidade colher inversa.
Findo este tempo junte o açúcar e o sal.
Bata as gemas numa taça e adicione uma parte da mistura quente .
Deite pelo bocal com a velocidade inversa ligada.
Programe 6 minutos, velocidade colher inversa , temperatura 80ºC.
No final verta o preparado para uma taça, que arrefece dentro de outro recipiente com agua fria, retire a baunilha e leve ao frigorífico.
Quando estiver fria, ligue a sorveteira , adicione as raspas de chocolate negro e proceda de acordo com as instruções da mesma.
Guarde numa caixa hermética e coloque no congelador durante aproximadamente 6 horas antes de servir.
Boa semana!
Mousse de Chocolate com Queijo-Creme e Cobertura de Orange Curd
09:00
A versão de hoje surpreendeu os gulosos desta cozinha. Desta feita a alternativa aos ovos foi mesmo o queijo-creme. Com uma consistência cremosa todos os sabores tomaram posição, o jogo de contrastes entre o chocolate negro e a laranja ficou para lá de interessante. Tragam uma colher e experimentem esta delicia.
Mousse de Chocolate com Queijo-Creme e Cobertura de Orange Curd
Ingredientes:
mousse
200 g de chocolate negro 70% cacau Pantagruel
200 g de queijo-creme
8 colheres de sopa rasas de açúcar em pó
raspa fina de 1/2 laranja
2 colheres de sopa de essência de baunilha
100 ml de água
Orange curd
sumo de 3 laranjas
raspa fina da casca de 1 laranja
100g de açúcar
60g de margarina
3 ovos
1 colher de sopa de maizena (amido de milho)
Método:
mousse
Parta o chocolate para um recipiente com 100 ml de água fria, junte o açúcar. Leve ao micro-ondas 2 a 3 minutos à potencia média. Mexa bem até que fique uma mistura homogénea. Deixe arrefecer um pouco.
Junte o queijo-creme a raspa fina da laranja e a essência de baunilha, mexa bem. Coloque m tacinhas e leve ao frio cerca de 30 minutos.
Entretanto prepare o creme de laranja (orange curd). Deixe arrefecer um pouco. Distribua pela superfície das tacinhas. Finalize com uma ou duas tiras finas de laranja.
Leve ao frio 3 horas. Deve servir-se bem fresca.
orange curd
Preparação do creme pelo método tradicional:
Bata o sumo das laranjas com os ovos, adicione o açúcar com a colher de farinha, a raspa da laranja e bata bem com uma vara de arames. Derreta a manteiga no micro-ondas e adicione à mistura . Leve ao lume em banho-maria mexendo até engrossar.
Retire do lume e está pronto a aplicar.
Bimby (Thermomix):
Coloque no copo o açúcar e pulverize na Vel 7. Adicione a casca da laranja e volte a pulverizar.
Junte os restantes ingredientes e programe 6 minutos/Temp. 80º/Vel.4.
Duo Supreme de Morango e Kiwi
09:20
Os morangos chegaram, é a Primavera que espreita. Dias solarengos, coloridos e cheios de energia.
Foram os morangos e kiwis os protagonistas desta sobremesa, duas das minhas frutas favoritas que ficam bem lado a lado.
Temos Primavera!
Duo Supreme de Morango e Kiwi
Ingredientes:
250g de kiwis
250g de morangos
1 lata de leite condensado (375ml)
200 ml de natas para montar
6 folhas de gelatina
4 colheres de sopa de açúcar
Kiwis e morangos q.b. para decorar
Preparação:
Comece por triturar os morangos e reserve numa taça a polpa
destes. Faça o mesmo com os kiwis. Adicione metade da lata de leite condensado
aos dois preparados de fruta.
À parte bata as natas com o açúcar. Distribua metade por
cada preparado de fruta, envolva bem.
Coloque 3 folhas de gelatina a demolhar em água fria cerca
de 5 minutos. Escorra bem, aqueça em banho-maria sem deixar ferver. Junte-a ao
preparado do kiwi batendo para que fique bem incorporada.
Montagem das taças:
Verta o preparado dos kiwis até meio dos copos, coloque
dentro de cada, uma lâmina de morango, de forma
a que fiquem em contacto com a parte do vidro para que se vejam . Leve
ao frio cerca de 1 hora para que solidifique um pouco.
Retire-os do frio e repita o procedimento para os morangos;
demolhe as 3 folhas de gelatina restantes, escorra-as bem e aqueça em banho-maria,
sem parar de bater junte ao puré dos morangos. Encha os copos com este
preparado e termine com lâminas das duas frutas no topo de cada copo.
Leve ao frio cerca de 2 a 3 horas.
Deve servir-se bem fresco.
*Esta receita foi uma das minhas colaborações para a revista Pratos & Sabores - Especial Doces.
Pudim de Limão [devaneio de Domingo]
15:00
A sobremesa de Domingo . Pudim de Limão.
Pudim de Limão [a receita]
Ingredientes:
10 ovos
250 g de açúcar
1 colher de sopa de farinha maisena
raspa fina da casca de 2 limões
1 colher de sopa de vinho do Porto
700 ml de leite meio gordo
Caramelo:
180 g de açúcar
50 ml de água
Método:
Faça o caramelo com 180 g de açúcar e 50 ml de água, quando começar a dourar mexa até obter caramelo e forre uma forma de pudim. Reserve.
Aqueça o leite com a raspa da casca dos limões. Deixe ferver durante uns cinco minutos. Retire do lume e deixe arrefecer.
Num recipiente, misture o açúcar com a farinha maisena, adicione depois os ovos e o vinho do Porto. Bata bem.
Junte depois o leite em fio que já deve estar meio arrefecido. Misture bem.
Verta para dentro da forma caramelizada e leve ao forno em banho -maria a 190ºC cerca de 35 minutos ou até verificar que está cozido.
Retire do forno, deixe arrefecer e sem desenformar leve ao frio duas a três horas.
Desenforme depois de estar bem gelado na altura de servir.
Continuação de bom Domingo!