Sopa de Miso Enriquecida com Vegetais e Tofu
17:01
Hoje trago-vos uma sopa que gosto muito, a sopa de miso. Certamente alguns de vós já ouviram falar e já tiveram oportunidade de a provar. É frequente este caldo ser servido nos restaurantes Japoneses no inicio da refeição. É delicioso e do mais simples que há de preparar. Aprendi a fazer as minhas primeiras sopas de miso com a Marta Horta Varatojo.
Para quem não conhece o miso, basicamente é pasta de soja fermentada de textura amanteigada. Pode apresentar-se simples, apenas de soja ou com cereais, os meus preferidos são com arroz e cevada. Esta pasta tem um alto teor de sal, é muito versátil e utilizada na culinária Asiática como condimento dos pratos, caldos e sopas. Daí não usarmos sal quando o juntamos aos cozinhados e a adição deve ser sempre com conta, peso e medida.
O sua riqueza nutricional é fascinante, conhecido como o condimento da longevidade, é um dos alimentos mais ricos da soja, com grande capacidade de desintoxicar, ajuda na prevenção de algumas doenças bem conhecidas de todos nós.
Para quem tiver curiosidade, no fim do post deixo um pouco mais sobre este alimento, texto da Marta Varatojo.
Sendo um produto fermentado é rico em enzimas, quando o utilizamos devemos ter particular atenção às temperaturas a que o submetemos, não deve ser fervido para não destruirmos as suas propriedades.
Pode ser servido apenas em caldo ou enriquecido com vegetais como foi o caso de hoje. Juntei também ao caldo uns cubinhos de tofu fumado, deu-lhe um toque especial. Já fiz outras versões em que lhe juntei massa de arroz, e fica também muito interessante com quinoa. Na altura de servir adiciono cebolinho ou folhas de coentros para lhe conferir uma certa frescura.
Sopa de Miso enriquecida com Vegetais e Tofu
Ingredientes:
(4 taças , 1 litro de caldo)
usei alho-francês, cenoura, alga
wakamé, rebentos de soja, (vegetais a gosto)
2 colheres de sopa de pasta de miso (ajustem depois se necessário)
cubinhos de tofu fumado (opcional)
um pedacinho de gengibre
1 litro de água
cebolinho e coentros
Método:
Começamos por cortar o alho-francês em rodelas muito finas e a cenoura em tirinhas . Colocamos um tacho ao lume com a quantidade de água que referi (p/ 1 litro de caldo) e juntamos a cenoura e o alho-francês, assim que comecem a ficar macios, quase no ponto, adicionamos os rebentos de soja e os cubinhos de tofu. Entretanto e enquanto os nossos legumes cozem, hidratamos durante cerca 10 minutos a alga wakamé dentro de uma tacinha com um pouco de água. Esprememos e picamos grosseiramente. Juntamos ao caldo, aproveitando a água onde esteve a hidratar. Baixamos o lume para o mínimo.
Nesta altura retiramos uma concha do caldo para uma taça e dissolvemos o miso suavemente. Juntamos ao tacho mexemos e não deixamos que ferva, apagamos o lume após 1 minuto. Ralamos um pedacinho de gengibre e juntamos o sumo directamente da polpa para dentro do caldo.
Colocamos em taças, polvilhamos com folhas de coentros e cebolinho picado e servimos de imediato.

O Miso ou pasta de soja foi inventado na China há mais de 2500 anos e é provavelmente o mais rico e especial de todos os alimentos derivados da soja. É produzido combinando a soja cozinhada com cereais e sal e inoculando a mistura com koji (um bolor com o nome científico de Aspergillus Oryzae), deixando depois fermentar durante 6 meses a 2 anos ou mais.
Apesar de haver muitos tipos diferentes de Miso, os mais usuais são Miso de Cevada (Mugi miso), Miso de Soja (Hatcho Miso). Miso de Arroz Branco (Kome Miso) e Miso de Arroz Integral (Genmai Miso)
Os japoneses dizem que o miso foi um presente dos deuses para a Humanidade. Este alimento é excelente para desintoxicar e ajudar o organismo a eliminar efeitos nocivos da poluição ambiental e de detritos radioactivos.
O miso é o melhor alimento de origem vegetal para ajudar a recriar a flora intestinal e criar um sistema digestivo saudável.
A forma mais usual de o utilizar é em sopa – a já famosa sopa de miso – mas poderá também ser utilizado para temperar pratos de vegetais ou para confeccionar molhos ou pastas.
Uma sopa Pintada [ Alho-Francês , Batata-Doce Roxa e Nabiças]
10:45
Sopinha para começarmos bem a semana! Os legumes disponíveis neste dia ditaram mais uma versão saborosa de um inicio de refeição. A mim conforta-me a sopa, não só pelos dias frios, mas também por ser um hábito tão enraizado desde criança.
A protagonista da nossa sopa de hoje é a batata-doce um parente afastado da batata comum. A de polpa roxa apresenta também a casca da mesma cor como podem ver na foto. Tem uma textura húmida e o seu sabor é semelhante ao das restantes batatas-doces. No entanto, as propriedades antioxidantes são mais elevadas. Bons motivos para as consumirmos!
Sopa de Alho-Francês, batata-doce roxa e nabiças
Ingredientes:
2 alhos-franceses (só a parte clara)
3 batatas-doces roxas (médias)
2 cenouras
folhas de nabiças q.b.
1 caldo Knorr de legumes
1,5 litro de água fervente
1 fio de azeite
1 noz de manteiga
sal q.b.
Método:
Aqueça a manteiga e o azeite num tacho. Deite para lá os alhos-franceses cortados em rodelas finas, mexa e deixe que amaciem.
Junta-se as batatas e as cenouras descascadas, cortadas em pedaços pequenos e o caldo Knorr dissolvido em 1,5 litro de água fervente. Tempere-se de sal e especiarias. Quando que as batatas e cenouras se apresentarem cozidas reduz-se a puré.
Volta de novo ao lume e assim que levantar fervura juntam-se as nabiças previamente arranjadas.
Cozer em lume brando, corrija os temperos.
Sirva quente.
Para confeccionar esta sopa usei uma panela de ferro fundido esmaltado
Le Creuset, além de bonitas têm a capacidade de reter o calor de forma eficiente, e manter a comida aquecida mesmo quando colocamos sobre a mesa durante alguma tempo.
Boa semana!
Aquele abraço.
Sopa de Cogumelos Skiitake com Galinha
19:17
Está um frio que não se aguenta, uma tigela fumegante de sopa é sempre sinonimo de algum conforto.
O mote para hoje são os cogumelos
Shiitake, estes chegaram-nos gentilmente do concelho de Vila Nova de Gaia. Uma produção de forma 100% natural, feita em troncos de madeira e em estufa o
Shiitake Desidratado. Da vontade de os utilizar surge a ideia de uma sopa, tão rica que ficou que serve por si só uma refeição.
Aos cogumelos juntei galinha desfiada com algum caldo da cozedura da mesma, ervilhas, ovos em farripas e voilà, tão boa que ficou a nossa sopa!
Estes cogumelos têm diversos artigos científicos publicados em revistas da especialidade, demonstrando a sua importância medicinal, a de maior relevância o reforço do sistema imunitário.
Sendo um alimento perecível , é uma excelente ideia podermos adquiri-los já desidratados, desta forma permite-nos um prazo de validade bastante confortável .
Para os encomendar basta enviarmos mensagem privada via facebook, as entregas são feitas via CTT.
Sopa de Cogumelos Shiitake com Galinha
Ingredientes:
(rendem 4 taças)
30 g de cogumelos desidratados ( corresponde a 180 g em fresco)
2 peitos de galinha cozida e desfiada
1 chávena de ervilhas (uso congeladas)
1 mão cheia de massa noodles
1 cubo de Knorr de galinha
1 cebola mádia picada
1 tira de pimento vermelho cortada finamente
1 fio de azeite
1/2 litro do caldo da cozedura da galinha + 1/2 litro de água
2 ovos batidos
2 colheres de sopa de molho de soja ou de ostras
Método:
Coloque os cogumelos dentro de um recipiente com água morna cerca de 30 minutos para que hidratem.
Numa panela faça um ligeiro refogado com o azeite, a cebola e o pimento. Junte a carne bem desfiada ( previamente cozinhada), envolva para tomar gosto. Adicione o caldo da cozedura da galinha, mais o restante de água até perfazer um litro. Assim que levantar fervura dissolva o cubo Knorr, junte as ervilhas, os cogumelos escorridos e partidos em pedaços mais pequenos, o molho de soja. Deixe cozinhar cerca de 10 minutos em lume brando.
Findo este tempo adicione os noodles, bata os ovos e verta-os para a sopa coados por um passador. Desligue o lume ao fim de 5 minutos.
Sirva quente.
Votos de uma semana feliz para todos!
Aquele abraço.
Gaspacho Porque o Tempo Pede
15:38
Partimos em direção ao sul. Revivemos esta deliciosa sopa fria, que há muito se tornou presença habitual nesta cozinha, quando o calor e as saudades apertam.
Para quem não conhece deixo aqui uma breve síntese sobre o Gaspacho. É uma sopa fria de vegetais crus, tendo por base os pimentos, os tomates, alhos, azeite e pepino.
Muito popular no sul de Portugal e Espanha, México e outros países centro-americanos, consumido essencialmente no Verão.
Em Portugal, o gaspacho é oriundo das regiões do Alentejo e do Algarve. Normalmente, não é totalmente triturado, sendo apenas efectuado o corte dos ingredientes em pedaços pequenos, aos quais se adiciona o pão (alentejano ou algarvio), em pedaços ligeiramente maiores, no final, antes do tempero com azeite, vinagre e sal a gosto. Para que fique mais refrescante, é comum serem adicionados cubos de gelo.
Recomendo, é delicioso!
Gaspacho
Ingredientes para 2 pessoas
5 tomates maduros mas firmes
1 pepino pequeno
1 pimento vermelho
1 pimento verde
6 dentes de alho
1 cebola picada(opcional)
1/2 litro de água fria
2 colheres de sopa de vinagre
1 fio de azeite de boa qualidade (+/- 4 colheres de sopa)
cubos de gelo a gosto ( 6 a 8 cubos)
1 colher de sopa de oregãos ou poejos
sal a gosto ( 1 colher de sopa costuma ser suficiente)
Aproximadamente 4 fatias de pão Alentejano ou outro similar com dois ou mais dias
Método:
Deitam-se os dentes de alho descascados, um fio de azeite e um pouco de sal para dentro de um almofariz, ou em substituição uma picadora, até obterem uma boa pasta.
Colocam-se todos os vegetais cortados em cubinhos pequenos dentro de uma terrina, de seguida verte-se para lá a pasta dos alhos, adiciona-se mais um fio de azeite, o vinagre, o sal, os oregãos, as pedras de gelo, e as fatias de pão previamente cortadas em cubos pequenos. Envolve-se bem, se necessário adicionamos mais um pouco de água fria e ajusta-se o sal, polvilha-se com os oregãos ou as folhas de poejos e serve-se de imediato.
Há quem ponha também coentros frescos picados na altura, fica muito bom.
Boa semana! O abraço do costume.
Sopa de Couve com Frango e Chouriça
15:26
O frio e a chuva continuam apesar do calendário nos dizer que é Primavera.
Possam estas refeições quentes confortar os estômagos e devolver alegria a dias frios e cinzentos.
E uma sopinha vai sempre tão bem!
Sopa de Couve com Frango e Chouriça
Ingredientes:
1 peito de frango
4 batatas médias
3 cenouras
1 alho francês
1 courgette
1 couve coração
1 fio de azeite
sal q.b.
água q.b.
massa a gosto
1 raminho de hortelã
1 chouriça tradicional Casa da Prisca
Método:
Lave os legumes e corte-os em cubinhos pequenos, o frango também. Reserve a couve arranjada e cortada grosseiramente.
Ponha uma panela ao lume com o azeite, junte o frango e os legumes, deixe refogar 5 minutos mexendo de vez em quando.
Junte a água (cerca de 1 litro e meio), deixe cozinhar. Triture, junte a couve, a massa e a chouriça cortada em rodelas, corrija o sal , mexa e deixe cozinhar até a couve estar cozida. Desligue o lume, junte o raminho da hortelã.
Sirva quente. Simples e tão saborosa!
Notas: O frango deve ser cortado em bocados pequenos para que o possamos triturar com o resto dos legumes. Caso prefiram podem cozê-lo inteiro, na altura de triturar a sopa retiram-no , desfiam e adicionam aos pratos na altura de servir.
Continuação de boa semana,
o abraço do costume!
Visitem-nos também na página do Facebook "Gostem" e tragam os amigos!
Sopa de Cozido à Portuguesa
20:06
Com este tempo já pensamos em caldos e sopas, e que bem nos sabem!
No fim-de-semana passado fiz cozido à portuguesa, e claro reservei caldo, carnes e couves para preparar esta sopa tão aromática.
Sopa do Cozido à Portuguesa
Ingredientes:
Cenouras, batatas, couves , nabos, feijão (sobras dos legumes cozidos)
sobras de carnes
sobras de enchidos (usei chouriço de carne)
caldo da cozedura das carnes/ caldo da cozedura dos enchidos
massas (gosto de usar cotovelinhos)
Preparação:
Coloque numa panela parte da água da cozedura das carnes e uma concha da água da cozedura dos enchidos, adicione mais um pouco de água. Junte as cenouras, batatas e nabos, reduza a puré, deixe ferver, adicione as couves partidas, o feijão e as massinhas, corrija o sal, assim que as massinhas estiverem cozidas, retire do lume, junte as carnes desfiadas, o chouriço e perfume no prato com folhas de hortelã.
Sirvam quentinha.
Um abraço para todos os que me acompanham!