Gaspacho de Tomate-Cereja Assado




Se a vida te der tomate, faz um gaspacho, refresca-te e aprecia!
Das minhas sopas frias favoritas, adoro. Faltava-me experimentar assar o tomate previamente e também foi uma estreia utilizar tomate-cereja para um gaspacho, mas o carregamento foi tal que nem pensei duas vezes. O resultado é muito interessante, tão saboroso que fica. Experimentem nem que seja uma só vez. Quem sabe não vão querer repetir umas e outras vezes...

Gaspacho de Tomate-Cereja Assado

Ingredientes:

800 g de tomate-cereja (usei biológicos)
1/2 pimento vermelho
2 dentes de alho
folhas de oregãos q.b.
2 gemas de ovo cozidas (se gostarem podem utilizar os ovos inteiros)
1 colher de sopa de vinagre xerez
 azeite de boa qualidade q.b. (utilizo Oliveira da Serra)
sal e pimenta moída na altura
folhas coentros frescos se gostarem q.b.

Método:

Lave o tomate, enxugue, corte-os ao meio e coloque sobre uma folha de papel vegetal, tempere com um pouco de sal, pimenta e oregãos , finalize com um fio de azeite. Embrulhe de forma a fazer um papelote, leve ao forno pré-aquecido nos 180 º C cerca de 30 minutos. Retire do forno, espere que arrefeçam antes de abrir o papelote para evitar que se queimem.
Depois de arrefecido, retire-lhes os pés. Coloque dentro de um copo liquidificador (usei a Bimby) os dentes de alho descascados, o pimento já limpo, o vinagre, o azeite e as gemas cozidas. Tempere de sal e pimenta. De seguida triture a média/alta velocidade por 1 a 2 minutos até obter um preparado aveludado. Prove, rectifique o tempero caso seja necessário.
Leve ao frio num recipiente tapado cerca de 1 hora antes de servir. Deve servir-se bem fresco e se gostarem juntem umas folhas de coentros cortadas com as mãos.
Acompanha bem com queijo de paladar intenso, presunto e croutons.




Sopa de Miso Enriquecida com Vegetais e Tofu




Hoje trago-vos uma sopa que gosto muito, a sopa de miso. Certamente alguns de vós já ouviram falar e já tiveram oportunidade de a provar. É frequente este caldo ser servido nos restaurantes Japoneses no inicio da refeição. É delicioso e do mais simples que há de preparar. Aprendi a fazer as minhas primeiras sopas de miso com a Marta Horta Varatojo.
Para quem não conhece o miso, basicamente é pasta de soja fermentada de textura amanteigada. Pode apresentar-se simples, apenas de soja ou com cereais, os meus preferidos são com arroz e cevada. Esta pasta tem um alto teor de sal, é muito versátil  e utilizada na culinária Asiática como condimento dos pratos, caldos e sopas. Daí não usarmos sal quando o juntamos aos cozinhados e a adição deve ser sempre com conta, peso e medida.




O sua riqueza nutricional é fascinante, conhecido como o condimento da longevidade, é um dos alimentos mais ricos da soja, com grande capacidade de desintoxicar, ajuda na prevenção de algumas doenças bem conhecidas de todos nós.
Para quem tiver curiosidade, no fim do post deixo um pouco mais sobre este alimento, texto da Marta Varatojo.

Sendo um produto fermentado é rico em enzimas, quando o utilizamos devemos ter particular atenção às temperaturas a que o submetemos, não deve ser fervido para não destruirmos as suas propriedades.

Pode ser servido apenas em caldo ou enriquecido com vegetais como foi o caso de hoje. Juntei também ao caldo uns cubinhos de tofu fumado, deu-lhe um toque especial. Já fiz outras versões em que lhe juntei massa de arroz, e fica também muito interessante com quinoa. Na altura de servir adiciono cebolinho ou folhas de coentros para lhe conferir uma certa frescura.



Sopa de Miso enriquecida com Vegetais e Tofu


Ingredientes:
(4 taças , 1 litro de caldo)

usei alho-francês, cenoura, alga wakamé, rebentos de soja, (vegetais a gosto)
2 colheres de sopa de pasta de miso (ajustem depois se necessário)
cubinhos de tofu fumado (opcional)
um pedacinho de gengibre
1 litro de água
cebolinho e coentros



Método:

Começamos por cortar o alho-francês em rodelas muito finas e a cenoura em tirinhas . Colocamos um tacho ao lume com a quantidade de água que referi (p/ 1 litro de caldo) e juntamos a cenoura e o alho-francês, assim que comecem a ficar macios, quase no ponto, adicionamos os rebentos de soja e os cubinhos de tofu. Entretanto e enquanto os nossos legumes cozem, hidratamos durante cerca 10 minutos a alga wakamé dentro de uma tacinha com um pouco de água. Esprememos e picamos grosseiramente. Juntamos ao caldo, aproveitando a água onde esteve a hidratar. Baixamos o lume para o mínimo.
Nesta altura retiramos uma concha do caldo para uma taça e dissolvemos o miso suavemente. Juntamos ao tacho mexemos e não deixamos que ferva, apagamos o lume após 1 minuto. Ralamos um pedacinho de gengibre e juntamos o sumo directamente da polpa para dentro do caldo.
Colocamos em taças, polvilhamos com folhas de coentros e cebolinho picado e servimos de imediato.





Alguma informação adicional sobre o Miso, texto de Marta Horta Varatojo
O Miso ou pasta de soja foi inventado na China há mais de 2500 anos e é provavelmente o mais rico e especial de todos os alimentos derivados da soja. É produzido combinando a soja cozinhada com cereais e sal e inoculando a mistura com koji (um bolor com o nome científico de Aspergillus Oryzae), deixando depois fermentar durante 6 meses a 2 anos ou mais.
Apesar de haver muitos tipos diferentes de Miso, os mais usuais são Miso de Cevada (Mugi miso), Miso de Soja (Hatcho Miso).  Miso de Arroz Branco (Kome Miso) e Miso de Arroz Integral (Genmai Miso)
Os japoneses dizem que o miso foi um presente dos deuses para a Humanidade. Este alimento é excelente para desintoxicar e ajudar o organismo a eliminar efeitos nocivos da poluição ambiental e de detritos radioactivos.
O miso é o melhor alimento de origem vegetal para ajudar a recriar a flora intestinal e criar um sistema digestivo saudável.
A forma mais usual de o utilizar é em sopa – a já famosa sopa de miso – mas poderá também ser utilizado para temperar pratos de vegetais ou para confeccionar molhos ou pastas.

Creme de Alho-Francês e Coentros {sem Batatas}






Tenho a sorte de gostar muito de sopas. Algumas delas faço-as todo o ano, como é o caso deste creme de alho-francês.
Depois dos excessos do fim de semana, a preocupação é aligeirar um pouco as refeições durante a semana, por mim falo. A sopa é um bom alimento e ajuda-nos a regular o apetite.
A base deste creme é feito com a ajuda da couve-flor em substituição da batata, juntei uma cenoura para lhe dar cor. Os coentros são aquela paixão antiga, sempre que posso estão lá a marcar a sua presença, embora neste creme não se misturem no puré, o raminho que utilizo serve apenas para enriquecer o sabor do caldo. Ainda assim, se  não gostarem omitam, isto é mesmo uma questão de gosto pessoal.
Para dar um pouco mais de sabor a este creme, na altura de o servir, salpico-o com um pouco de queijo parmesão e crocantes de cebola, acreditem que fica para lá de bom.
Boa semana a todos!





Creme de Alho-Francês e Coentros {sem Batatas}


Ingredientes:
(servem 4 pessoas)

500 g de couve-flor
1 alho-francês
1 cenoura
5 a 6 pés de coentros
caldo de legumes (aproximadamente 1 litro)
100 ml de leite
2 colheres de sopa de manteiga
1 fio de azeite
2 grãos de pimenta da Jamaica (Margão)
cebola crocante q.b.
queijo parmesão ralado q.b.


Método:

Lave a cenoura e o alho-francês, corte-o em rodelas finas. Separe a couve-flor em raminhos e mergulhe-os em água com um pouco de vinagre.
Coloque dentro de uma panela a manteiga com o alho-francês e deixe que amoleça, junte a cenoura cortada em quartos, a couve-flor, ate com um fio os pés dos coentros, junte-os também. Adicione o caldo de legumes diluído em cerca de 1 litro de água, tape e deixe cozinhar em lume brando até os legumes ficarem cozidos.
Retire os coentros e os grãos de pimenta. Adicione o leite fervente e o fio de azeite, triture tudo até obter um puré aveludado. Leve de novo ao lume até levantar fervura,  nesta altura corrija o sal se necessário.
 Retire do lume e distribua por taças e sirva polvilhado com um pouco queijo e crocantes de cebola.





Bom apetite!



Sopa de Tomate com Ovo Escalfado






Esta sopa cheia de cor e sabor dispensa apresentações. A base é feita com um refogado de azeite, alhos e cebola. Alguns acrescentam-lhe água e prepararam-na com mais caldo, é uma questão de gosto.
Prefiro fazer sem adicionar caldo, apenas com a água que o tomate larga quando o juntamos ao refogado do tacho. Talvez por ficar mais consistente e lembrar-me a tomatada servida no nosso Alentejo, são as minhas costelas do sul a falarem mais alto.
Para esta sopinha caseira não é preciso grandes planos, deem uma olhadela  ao vosso stock de tomates e ovos aí por casa e façam-na ainda hoje. Vão gostar!






Sopa de Tomate com Ovo Escalfado


Ingredientes:
2 pessoas

6 tomates maduros (usei de rama)
1 cebola média picada
2 dentes de alho picados
1 fio de azeite
1 folha de louro
1 ovo por pessoa
1 colher de chá de açúcar (regula a acidez do tomate)
sal q.b.
pimenta q.b.
coentros ou hortelã fresca a gosto

Método:

Lavamos, cortamos e picamos o tomate (quem quiser pode retirar a pele).
Entretanto põe-se ao lume um tacho com o fio de azeite, os alhos picados e cebola picada, deixa-se fazer um refogado em lume brando para não queimar os alhos. Adiciona-se os tomates picados e a colher de açúcar, tempera-se de sal e pimenta. Deixa-se ao lume a cozinhar, mexendo ocasionalmente. Quando o tomate começar a juntar-se ao refogado, e com a ajuda da varinha mágica dá-se 3 a 4 toques para que fique mais uniforme e picadinho (não triturado). Nesta altura adiciono a folha de louro.
Deixa-se levantar fervura e junta-se os ovos com algum cuidado para não se desfaçam. Tapamos o tacho e continuando em lume brando deixamos ainda ao lume uns 7 a 8 minutos, não deixando que a gema coza por completo e fiquem no ponto. Escalfados portanto.
Retiramos do lume, retiramos também a folha de louro e juntamos coentros ou hortelã fresca.
Deve servir-se de imediato.


 



Boa semana a todos!


Caldo de Legumes Assados com Galinha e Hortelã






Estou adorar esta minha decisão de replantar pezinhos de hortelã do exterior, para dentro de casa. A verdade é que a uso com bastante frequência às refeições, nas compotas e até nas bebidas quentes e frias. Dos canteiros exteriores em determinadas alturas do ano apenas restavam os talos, pois a sua folhagem era literalmente devorada pelas lagartas.
Esta erva além de aromática e saborosa, segundo sei é rica em vitamina C, fibra e cálcio e é no talo que se verificam as maiores concentrações de minerais e a vitamina C, se um dia esta informação chega ao conhecimento das lagartas creio que nem os talos nos deixam.
Os vasos que tenho com a planta encontram-se por detrás de uma das janelas da cozinha, como o sol não está muito forte, não há perigo de a queimar. Sei que no exterior com sol directo desenvolvem folham mais exuberantes, mas ainda assim estou feliz com a minha de folhinhas delicadas e perfumadas.
A base do caldo de hoje, foi feito com legumes assados (é quase sempre nesta altura do ano que utilizo esta técnica) durante o passado fim-de-semana, substitui a habitual cozedura dos legumes em água. Experimentem fazer um tabuleiro de legumes assados para servir de base às vossas sopas, garanto-vos que vão gostar do sabor muito mais rico e intenso, agora que ligamos o forno com maior frequência é uma óptima ideia rentabilizamos energia e tempo. Depois de assados podemos guardá-los vários dias numa caixinha hermética dentro do frigorífico prontos para servir de base à sopa seguinte.






Caldo de Legumes Assados com Galinha e Hortelã


Ingredientes:

2 fatias de abóbora com casca
3 alhos-franceses só a parte branca
1 courgette descascada
2 batatas-doces descascadas
1 fio de azeite
1 peito de galinha ou outra parte a gosto
sal q.b.
pimenta moída na altura (Margão)
1 pitada de cravinho em pó (Margão)
1 raminhos de hortelã
massa a gosto
água q.b.


Método:

Lave e prepare os legumes. Disponha-os num tabuleiro de forno, tempere de sal , pimenta, cravinho em pó e finalize regando-os com um fio de azeite. Leve-os ao forno pré-aquecido nos 180ºC até que fiquem cozinhados.
Entretanto coloque uma panela ao lume com o peito de galinha, água e sal. Deixe cozinhar.
Quando os legumes estiverem assados, retire a polpa da abóbora com a ajuda de uma colher de sopa, para dentro de um recipiente, reduza todos os outros legumes também a puré. Adicione ao caldo de galinha, junte as massas, mexa, rectifique o sal e deixe ao lume até que a massa coza. Se necessário junte mais água . Retire do lume, desfie a galinha, distribua pelos pratos, finalizando com pés de hortelã.







Uma sopa Pintada [ Alho-Francês , Batata-Doce Roxa e Nabiças]




 
 
 
 
Sopinha para começarmos bem a semana!  Os legumes disponíveis neste dia ditaram mais uma versão saborosa de um inicio de refeição.  A mim conforta-me a sopa,  não só pelos dias frios, mas também por ser um hábito tão enraizado desde criança.
A protagonista da nossa sopa de hoje é a batata-doce um parente afastado da batata comum. A de polpa roxa apresenta também a casca da mesma cor como podem ver na foto. Tem uma textura húmida e o seu sabor é semelhante ao das restantes batatas-doces. No entanto, as propriedades antioxidantes são mais elevadas. Bons motivos para as consumirmos!
 
 
 
 
 
 
 

Sopa de Alho-Francês, batata-doce roxa e nabiças

 
 
Ingredientes:
 
2 alhos-franceses (só a parte clara)
3 batatas-doces roxas (médias)
2 cenouras
folhas de nabiças q.b.
1 caldo Knorr de legumes
1,5 litro de água fervente
1 pitada de cravinho Margão
1 pitada de noz moscada Margão
1 fio de azeite
1 noz de manteiga
sal q.b.
 
 

Método:
 
Aqueça a manteiga e o azeite num tacho. Deite para lá os alhos-franceses cortados em rodelas finas, mexa e deixe que amaciem.
Junta-se as batatas e as cenouras descascadas, cortadas em pedaços pequenos e o caldo Knorr dissolvido em 1,5 litro de água fervente. Tempere-se de sal e especiarias. Quando que as batatas e cenouras se apresentarem cozidas reduz-se a puré.
Volta de novo ao lume e assim que levantar fervura juntam-se as nabiças previamente arranjadas.
Cozer em lume brando, corrija os temperos.
Sirva quente.
 
 
Para confeccionar esta sopa usei uma panela de ferro fundido esmaltado Le Creuset, além de bonitas têm a capacidade de reter o calor de forma eficiente, e manter a comida aquecida mesmo quando colocamos sobre a mesa durante alguma tempo.
 

 
 
 
 
 
 
 
 
Boa semana!
Aquele abraço.
 
 
 

Sopa de Cogumelos Skiitake com Galinha





 
Está um frio que não se aguenta,  uma tigela fumegante de sopa é sempre sinonimo de algum conforto.
O mote para hoje são os cogumelos Shiitake, estes chegaram-nos gentilmente do concelho de Vila Nova de Gaia. Uma produção de forma 100% natural, feita em troncos de madeira e em estufa o Shiitake Desidratado. Da vontade de os utilizar surge a ideia de uma sopa, tão rica que ficou que serve por si só uma refeição.
Aos cogumelos juntei galinha desfiada com algum caldo da cozedura da mesma, ervilhas, ovos em farripas e voilà, tão boa que ficou a nossa sopa!







Estes cogumelos têm diversos artigos científicos publicados em revistas da especialidade, demonstrando a sua importância medicinal, a de maior relevância o reforço do sistema imunitário.
Sendo um alimento perecível , é uma excelente ideia podermos adquiri-los já desidratados, desta forma permite-nos um prazo de validade bastante confortável .
Para os encomendar basta enviarmos mensagem privada via facebook, as entregas são feitas via CTT.





Sopa de Cogumelos Shiitake com Galinha



Ingredientes:
(rendem 4 taças)

30 g de cogumelos desidratados ( corresponde a 180 g em fresco)
2 peitos de galinha cozida e desfiada
1 chávena de ervilhas (uso congeladas)
1 mão cheia de massa noodles
1 cubo de Knorr de galinha
1 cebola mádia picada
1 tira de pimento vermelho cortada finamente
1 fio de azeite
1/2 litro do caldo da cozedura da galinha + 1/2 litro de água
2 ovos batidos
2 colheres de sopa de molho de soja ou de ostras


Método:

Coloque os cogumelos dentro de um recipiente com água morna cerca de 30 minutos para que hidratem.
Numa panela faça um ligeiro refogado com o azeite, a cebola e o pimento. Junte a carne bem desfiada ( previamente cozinhada), envolva para tomar gosto. Adicione o caldo da cozedura da galinha, mais o restante de água até perfazer um litro. Assim que levantar fervura dissolva o cubo Knorr, junte as ervilhas, os cogumelos escorridos e partidos em pedaços mais pequenos,  o molho de soja. Deixe cozinhar cerca de 10 minutos em lume brando.
Findo este tempo adicione os noodles, bata os ovos e verta-os para a sopa coados por um passador.  Desligue o lume ao fim de 5 minutos.
Sirva quente.



 
 
 
Votos de uma semana feliz para todos!
Aquele abraço.
 
 
Sigam-nos também pelo facebook
 
 
 

 

Gaspacho Porque o Tempo Pede






Partimos em direção ao sul. Revivemos esta deliciosa sopa fria, que há muito se tornou presença habitual nesta cozinha, quando o calor e as saudades apertam.
Para quem não conhece deixo aqui uma breve síntese sobre o Gaspacho. É uma sopa fria de vegetais crus, tendo por base os pimentos, os tomates, alhos, azeite e pepino.
Muito popular no sul de Portugal e Espanha, México e outros países centro-americanos, consumido essencialmente no Verão.
Em Portugal, o gaspacho é oriundo das regiões do Alentejo e do Algarve. Normalmente, não é totalmente triturado, sendo apenas efectuado o corte dos ingredientes em pedaços pequenos, aos quais se adiciona o pão (alentejano ou algarvio), em pedaços ligeiramente maiores, no final, antes do tempero com azeite, vinagre e sal a gosto. Para que fique mais refrescante, é comum serem adicionados cubos de gelo.
Recomendo, é delicioso!


Gaspacho


Ingredientes para 2 pessoas
5 tomates maduros mas firmes
1 pepino pequeno
1 pimento vermelho
1 pimento verde
6 dentes de alho
1 cebola picada(opcional)
1/2 litro de água fria
2 colheres de sopa de vinagre
1 fio de azeite de boa qualidade (+/- 4 colheres de sopa)
cubos de gelo a gosto ( 6 a 8 cubos)
1 colher de sopa de oregãos ou poejos
sal a gosto ( 1 colher de sopa costuma ser suficiente)
Aproximadamente 4 fatias de pão Alentejano ou outro similar com dois ou mais dias
     




Método:

Deitam-se os dentes de alho descascados, um fio de azeite e um pouco de sal para dentro de um almofariz, ou em substituição uma picadora, até obterem uma boa pasta.  
Colocam-se  todos os vegetais cortados em cubinhos pequenos dentro de uma terrina, de seguida verte-se para lá a pasta dos alhos, adiciona-se mais um fio de azeite, o vinagre, o sal, os oregãos, as pedras de gelo, e as fatias de pão previamente cortadas em cubos pequenos. Envolve-se bem, se necessário adicionamos mais um pouco de água fria e ajusta-se o sal, polvilha-se com os oregãos ou as folhas de poejos e serve-se de imediato.

Há quem ponha também coentros frescos picados na altura, fica muito bom.




Boa semana! O abraço do costume.
 
 
 

Creme de Espargos com Crocantes de Pancetta







Espargos são uma paixão antiga. Adoro e não me canso de os incluir nos mais variados pratos. Não fosse o preço deles muitas das vezes (quase) proibitivo, acho que os cozinhava diariamente.
As saudades de um bom creme de espargos falaram mais alto e foi nesse sentido que preparei esta refeição que me soube pela vida! Muito bom.



Creme de Espargos com Crocantes de Pancetta


Ingredientes:

1 molho de espargos ( +/- 300 g)
1 courgette
1 alho francês (só a parte branca)
500 ml de leite
água q.b.
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de natas
sal q.b.
4 fatias finas de pancetta
pimenta q.b. (moinho de pimenta Margão)


Método:


Lave e arranje os espargos, o alho francês e a courgette. Com um descascador deve retirar a parte fibrosa que envolve os espargos. Elimine também a parte mais dura da base. Coloque-os dentro de uma panela com a água e um pouco de sal (apenas até os cobrir). Deixe que fervam uns 8 a 10 minutos até ficarem macios.
Escorra-os, retire cerca de 4 espigos e reserve para a decoração dos pratos. Reserve a água da cozedura.

Num tacho à parte junte a colher de manteiga, assim que derreter junte o alho francês (em rodelas finas) e a courgette cortada em pequenos pedaços, tape e deixe que murchem um pouco.
Adicione os espargos, a água da cozedura destes, deixe ferver até estarem macios. Junte o leite, tempere de sal e deixe ao lume só até retomar de novo fervura. Desligue o lume.

Triture tudo muito bem com a varinha mágica até obter um creme aveludado, junte uma colher de sopa de natas e tempere com pimenta moída na altura.  Ajuste a consistência do creme a seu gosto, pode acrescentar mais água fervente se necessário.


Leve uma frigideira ao lume sem gordura e frite as fatias de pancetta até ficarem douradinhas e crocantes.

Sirva em taças com 1 ou 2 espigos dos espargos que reservou e as tirinhas de pancetta.

Notas: Podem substituir a pancetta por bacon, não é bem a mesma coisa mas fica também muito bom.
Para os que não conhecem a pancetta é barriga de porco curada, empresta aos pratos um gosto formidável.







A andorinhas já chegaram à nossa cozinha. Nesta receita usámos os bonitos pratos da coleção andorinhas by Memória Lusa . Gostamos do que é nosso, e a Memória Lusa recria o nosso artesanato com inspiração na cultura Portuguesa.

Sigam a nossa cozinha também aqui.
Um ABRAÇO!




Sopa de Couve com Frango e Chouriça







O frio e a chuva continuam apesar do calendário nos dizer que é Primavera.
Possam estas refeições quentes confortar os estômagos e devolver alegria a dias frios e cinzentos.
E uma sopinha vai sempre tão bem!



Sopa de Couve com Frango e Chouriça

Ingredientes:

1 peito de frango
4 batatas médias
3 cenouras
1 alho francês
1 courgette
1 couve coração
1 fio de azeite
sal q.b.
água q.b.
massa a gosto
1 raminho de hortelã
1 chouriça tradicional Casa da Prisca

 
 
 
 
Método:
 
Lave os legumes e corte-os em cubinhos pequenos, o frango também. Reserve a couve arranjada e cortada grosseiramente.
Ponha uma panela ao lume com o azeite, junte o frango e os legumes, deixe refogar 5 minutos mexendo de vez em quando.
Junte a água (cerca de 1 litro e meio), deixe cozinhar. Triture, junte a couve, a massa e a chouriça cortada em rodelas, corrija o sal , mexa e deixe cozinhar até a couve estar cozida. Desligue o lume, junte o raminho da hortelã.
Sirva quente. Simples e tão saborosa!
 
Notas: O frango deve ser cortado em bocados pequenos para que o possamos triturar com o resto dos legumes. Caso prefiram podem cozê-lo inteiro,  na altura de triturar a sopa retiram-no , desfiam e adicionam aos pratos na altura de servir.
 
 



Continuação de boa semana,
o abraço do costume!


Visitem-nos também na página do Facebook "Gostem" e tragam os amigos!

Caldo Verde








O frio está instalado e serve de pretexto a estas refeições. Todos os dias são bons para comermos sopa, mas de facto há alturas do ano em que nos apetece particularmente estes caldos.
As combinações possíveis para fazer a base de uma boa sopa são infinitas. Desta vez juntei-lhe alho francês, uma decisão acertada ficou muito saboroso.
No final de um dia de trabalho, sabe mesmo bem aquecermos o corpo e alma. Enfrenta-se tudo o resto que há para resolver com outra motivação. Concordam?




Caldo Verde


Ingredientes:


5 batatas médias
1 cebola
1 alho francês ( só a parte branca)
4 dentes de alho ( 3 +1)
150 g de couve cortada em caldo verde
1 folha de louro
azeite
sal q.b.
água
1 chouriça Tradicional Casa da Prisca quantidade a gosto

Chouriça Tradicional

A Casa da Prisca traz à sua mesa uma Chouriça Tradicional bem apaladada. Proveniente de uma criteriosa selecção das melhores peças de carne de porco, o seu sabor é potenciado pela excelente combinação e envolvência da vinha-d’alhos, um saber bem guardado e com história.
Excelente assada na brasa, crua ou cozinhada em diversos pratos da cozinha tradicional Portuguesa.
 
 
 


 

Método:

Descasque as batatas, os alhos e a cebola. Lave e arranje o alho francês.

Ponha uma panela ao lume com um fio de azeite. Deite para lá as batatas cortadas em cubos, a cebola em meias luas finas, os alhos e  o alho francês em rodelas.
Deixe fazer um ligeiro refogado, envolvendo tudo com a colher de pau.

Adicione a água a cobrir os ingredientes deixe cozinhar.
Desligue o lume, adicione um dente de alho descascado e triture junto com o resto dos ingredientes até obter a base da sopa. Leve ao lume, junte a folha de louro.
Corrija a quantidade de água, assim que levantar fervura junte o caldo verde previamente lavado e escorrido. Deixe cozinhar, mexendo ocasionalmente.
Desligue o lume, o sal. Adicione um fio de azeite, mexa e sirva com rodelas de chouriço.






Loiças de Alcobaça Memoria Lusa



Bom fim-de-semana!
Abraços.




Sopa de Abóbora com Grão-de-Bico







Porque uma sopinha cai sempre bem nestes dias frios....



Sopa de Abóbora com Grão-de-Bico

Ingredientes:
(serve 4 pessoas)

+/- 400 g de abóbora cortada e arranjada em cubos
1 alho francês lavado e cortado em rodelas
1 batata doce média descascada e cortada em cubinhos finos
1 frasco de grão ( ou equivalente a 1 chávena e meia de chá )
1 litro de caldo de carne ( caseiro, ou diluam 1 Knorr de carne na água )
1 fio de azeite
sal a gosto
Barriga Fumada em Forno de Lenha da Casa da Prisca
cebolinho fresco ou coentros frescos para finalizar



  Barriga Fumada Forno de Lenha da Casa da Prisca veio dar a esta sopa um gosto extraordinário.






Método:

Corte tiras finas da barriga fumada, colque-as dentro de uma frigideira anti aderente e frite-as ligeiramente na própria gordura. Retire e reserve.

Coloque uma panela ao lume com o fio de azeite, junte o alho francês, a abóbora, a batata doce, o grão escorrido. Deixe fazer um ligeiro estufado.
Junte o caldo de carne ( aproximadamente 1 litro de água), mexa, verifique o sal , tape e deixe cozinhar os legumes.
Retire do lume, reduza a puré, verifique a consistência do caldo, se necessário junte mais água e leve de novo ao lume até ferver.

Rectifique o sal, sirva quente , disponha das fatias da barriga fumada nos pratos e polvilhe com cebolinho picado ou coentros frescos picados.






Abraços!





Sopa de Cozido à Portuguesa






Com este tempo já pensamos em caldos e sopas, e que bem nos sabem!
No fim-de-semana passado fiz cozido à portuguesa, e claro reservei caldo, carnes e couves para preparar esta sopa tão aromática.


    Sopa do Cozido à Portuguesa

 Ingredientes:


Cenouras, batatas, couves , nabos, feijão (sobras dos legumes cozidos)
sobras de carnes
sobras de enchidos (usei chouriço de carne)
caldo da cozedura das carnes/ caldo da cozedura dos enchidos
massas (gosto de usar cotovelinhos)

 Preparação:

Coloque numa panela parte da água da cozedura das carnes e uma concha da água da cozedura dos enchidos, adicione mais um pouco de água. Junte as cenouras, batatas e nabos, reduza a puré, deixe ferver, adicione as couves partidas, o feijão e as massinhas, corrija o sal, assim que as massinhas estiverem cozidas, retire do lume, junte as carnes desfiadas, o chouriço e perfume no prato com folhas de hortelã.
Sirvam quentinha.






 

Um abraço para todos os que me acompanham!


Sopa de Tomate com Feijão Verde e Ovos








A chegada de legumes frescos e biológicos a esta cozinha, foram o mote para a sopa de hoje.
Apesar do tempo quente, as sopas continuam por aqui. De modo menos frequente é certo, mas de vez em quando sabem bem.
A cor e sabor foram um elogio aos produtos frescos acabadinhos de apanhar..., plenos de sabor. O feijão tão tenro, que se me descuido ficava desfeito no puré.




 




Sopa de tomate com feijão verde e ovos


 Ingredientes:

1 litro e meio de água
300 g de feijão verde cortado em tiras finas
1 cebola média picada
2 dentes de alho
1 fio de azeite
1 cenoura
2 tomates médios maduros sem pele
2 batatas médias
2 ovos batidos (só adicionar quando a sopa está pronta)
sal q.b.
folhas de hortelã


 Método:

Coloque numa panela alta um fio de azeite, a cebola picada e os dentes de alho. Deixe fazer um pequeno refogado ( 2 minutos bastam).
Adicione a água com todos os legumes da base da sopa ( exceptuando o feijão verde e os ovos). Deixe cozinhar, quando os legumes estiverem cozidos, triture. Junte o feijão verde, e tempere de sal. Deixe que cozinhe. A dois minutos do final da cozedura, bata ligeiramente os ovos e verta para dentro da sopa, mexa, rectifique o sal. Adicione as folhas de hortelã para perfumar a sopa.

Notas:
Se gostarem poderão adicionar os ovos inteiros e esperar uns minutos até que cozinhem.
Ajustem a quantidade de água ao vosso gosto.




 


Sopa de Santa Teresinha






Um Abril que chegou frio e chuvoso, pede-nos pratos quentes e reconfortantes.
Uma sopa com o nome de uma santa..., sopa de santa Teresinha!

Conheço algumas versões desta sopa. Fica aqui a versão cá de casa, que segue uma receita antiga.
Plena de sabor, serve por si só uma refeição. É uma delicia!








                                                             Sopa de Santa Teresinha



Ingredientes:

2 litros de água
4 ou 5 pedaços de frango
1 chouriça tradicional Casa da Prisca
1 chávena de chá com couve lombarda cortada
2 cenouras
1 cubo de caldo de galinha
3 gemas de ovos cozidos
100 g de massas ( usei penne )
pézinhos de hortelã
sal q.b.



Método:

Coloque a água numa panela , os ovos , o caldo de galinha, a chouriça , as couves, o frango e as cenouras.

Assim que estiverem cozidos retire do lume. Descasque os ovos e retire-lhes as gemas.

Corte as cenouras em cubinhos e a chouriça em rodelas e junte à sopa.

Junte as massas, corrija o sal.

Quando as massas estiverem cozidas, junte as gemas picadas e os pézinhos de hortelã.

Sirva de imediato.








Este post foi concretizado em parceria com a Milenar Digital Intelligence e a marca Casa da Prisca


Um abraço a todos os que por cá passam, continuação de uma óptima semana!