Broa de Milho, Centeio e Trigo - World Bread Day 2015








Hoje celebra-se o dia mundial do pão, ora não podia deixar passar este dia sem a partilha de um pãozinho. Pensei em muitos, mas a escolha recaiu sobre esta broa que adoramos.
Com a quantidade de ingredientes que indico em baixo na receita, conseguimos fazer duas broas iguais à que mostro nas fotos.
Querem espreitar o pãozinho que partilhei o ano passado por esta altura? Vejam aqui.
Arregace as mangas, ponha as mãos na massa e faça também um pãozinho para celebrar connosco e com o mundo o dia do pão. Aceita o desafio?
Bom fim-de-semana!


Broa de Milho, Centeio e Trigo [ World Bread Day 2015 ]




Ingredientes:

320 g de farinha de milho 
220 g de farinha de trigo + 3 colheres de sopa
150 g de farinha de centeio

1 carteira (11 g) de fermento seco fermipan
350 ml de água 
1colher de sobremesa de sal 

1 colher de chá de mel 
100 ml de água morna

farinha de centeio para polvilhar






Método:

Em primeiro lugar fazemos o "isco", colocamos 3 colheres de sopa de farinha de trigo dentro de um recipiente com metade (+/-5 g) do fermento seco. De seguida amornamos cerca de 100 ml de água com o mel e juntamos à farinha, mexemos, tapamos com película aderente e deixamos em sitio abrigado a levedar 1 hora. O ideal será fazer o isco de véspera, pois dará um sabor mais intenso ao nosso pão. Há muitas formas de fazer o "isco" ou a "massa madre" como quiserem chamar, mas apenas pretendo deixar aqui uma forma simplificada e mais rápida de o fazerem. Lembro-me por exemplo para fazer o pão Alentejano o meu isco leva cerca de 1 semana a ser alimentado, isto para conseguirmos aquele sabor avinagrado tão caracteristico do pão alentejano. Isso daria assunto para outro post.

Quando o isco estiver pronto, colocamos as farinhas e o sal dentro de um recipiente, juntamos o restante fermento do pacotinho, misturamos, abrimos uma cavidade no meio e aí deitamos o nosso isco e a restante água morna adicionada aos poucos à medida que vamos amassando. Quando a massa começar a despegar das paredes do recipiente e das nossas mãos, formamos uma bola, polvilhamos com farinha e traçamos uma cruz à superficie. Tapamos com um pano e deixamos a levedar em local abrigado e quente cerca de 1 a 2 horas.
Findo este tempo voltamos a amassar um pouco, dividimos a massa ao meio e formamos duas broas.
Forra-se um tabuleiro de forno com papel vegetal, dispõe-se as massas e polvilha-se com farinha de centeio. Tapamos de novo com um pano e deixamos repousar durante 30 minutos.
Pré-aqueça o forno nos 200 º C  e leve as broas a cozer cerca de 30 minutos dependendo dos fornos.

Notas: Quando estiver a amassar ajuste a quantidade de água se achar necessário, nem todas as marcas de farinha se comportam da mesma forma. Faça-o sempre pouco de cada vez e certifique-se que adiciona água morna. O mesmo é válido para as farinhas se necessário vá polvilhando a massa com farinha até obter a consistência pretendida, sempre pouco de cada vez.







Pão de Mistura com Nozes










Em torno de um simples pão encontram-se algumas farinhas que gosto muito de usar. Ultimamente não tenho publicado receitas de pão, mas a satisfação de colocarmos um pão feito pelas nossas mãos na mesa é enorme. Alimento ou terapia, o pão entre nós continua a ser um espelho dos nossos hábitos alimentares, da nossa cultura. As possibilidades de o enriquecermos cruzam-se com a nossa vontade e imaginação.
Este é um dos que gosto bastante, fica muito saboroso, e adoro nozes já devem ter percebido.
Estava ansiosa  por estrear a minha nova forma plum cake Le Creuset e avaliar os resultados. Sendo esta anti-aderente só por precaução a untei um pouco, relativamente ao tempo de cozedura e à forma uniforme e cuidada como a massa cozeu fiquei muito satisfeita, recomendo!



Pão de Mistura com Nozes


350 g de farinha de trigo
100 g de farinha de trigo integral
50g de farinha de centeio
2 colheres de sopa de farelo de aveia
1 colher de sopa de mel
1 colher de sobremesa de fermento biológico seco
1 pitada de sal
350 ml de água morna
100 g de miolo de noz picado + umas quantas para a superfície do pão
margarina q.b. para untar a forma


Método:

Dentro de um recipiente misture as farinhas, a aveia e o fermento.
Amorne a água com a colher de mel (40º C).
Faça uma cavidade a meio das farinhas, polvilhe com a pitada de sal e verta ao poucos a água com o mel, misture com o auxilio de uma batedeira com ganchos dois a três minutos até que fique todos os ingredientes incorporados. Misture por ultimo as nozes picadas à massa.
Unte uma forma rectângular (as medidas da que usei 30cm x11,5 cm)  para bolos e verta para lá a massa, alise e disponha das nozes à superfície fazendo uma ligeira pressão em cada uma. Pincele a superfície da massa com um pouco de água e sal (sem encharcar a superfície).

Tape com um pano e deixe levedar cerca de 1 hora, ou até verificar que a massa aumentou de volume.

Pré-aqueça o forno nos 200ºC leve a cozer cerca de 35 minutos dependendo dos fornos.

Retire depois de cozido, desenforme para cima de uma grelha e deixe arrefecer por completo antes de o fatiar.



 
 
 
 
 
Bom fim-de-semana.
Um abraço! 
 
 

Pão de Trigo e Batata Cozida








Sabe-se que as batatas têm amidos especiais que podem contribuir para a boa expansão, textura e leveza das massas. Tanto podemos usar a fécula da batata como o puré.
Sobraram-me de uma refeição batatas cozidas (3 ou 4) em muito bom estado e reservei-as para fazer pão.
Bastou-me esmaga-las muito bem com um garfo, pesar o puré, ajustar as proporções líquidos/farinha de trigo e preparar a massa dos meus pãezinhos. Esta para variar também amassada à mão.
Obtemos um pão muito fofo e leve. Experimentem!






Pão de trigo e Batata Cozida


Ingredientes:

480 g de farinha de trigo
100 g de puré de batata (esmaguem bem com um garfo)
100 ml de leite morno
1 colher de sopa de mel ou açúcar
15 g de fermento fresco de padeiro
1 ovo grande batido
70 gramas de manteiga amolecida
1 colher de sobremesa de sal fino

Para decorar : usei um pouco de queijo Emmental para gratinar (é opcional)

Notas: Pode substituir o fermento fresco por 1 carteira de até 7 g de fermento biológico seco

Método tradicional:

Dilua o fermento no leite morno, junte o ovo batido, a margarina e o mel, mexa.
Adicione o puré de batata e misture bem.

Aos poucos vá juntando a farinha com o sal e amassando. Depois de juntar a farinha toda indicada na receita se a massa ainda se apresentar muito pegajosa junte mais um pouco de farinha para se descolar das mãos. Amasse bem e deixe descansar em locar abrigado para levedar. Cerca de 30 minutos são suficientes.

Coloque em cima de uma bancada polvilhada com farinha e forme bolinhas ( rendem cerca de 10).

Disponha das bolinhas por cima de um tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal. Afaste-as umas das outras porque ainda vão levedar de novo.

Faça um corte à superfície de cada bolinha de massa com uma faca bem afiada. Pincele com um pouco de leite e preencha o corte com queijo ralado.

Coloque o tabuleiro dentro do forno, ligue o forno nos 50ºC e desligue assim que atingir esta temperatura.
Deixe levedar cerca de 30 minutos.
Findo este tempo ligue o forno nos 180ºC e deixe cozer cerca de 25 a 30 minutos dependendo dos fornos.

Deixe arrefecer um pouco antes de os servir.

Notas:
Se optar por amassar na máquina de fazer pão, deve colocar primeiro todos os líquidos, depois o puré de batata e por último a farinha com o sal.
Seguir depois o procedimento tal como indico para o método tradicional.







Quero agradecer todas as visitas e comentários aqui deixados.
Um abraço!

Pão Rústico de Centeio [Amassado à Mão]






Continuo cheia de vontade de amassar o nosso pão. Será do tempo? Não sei, tenho andado assim.
Por mim as máquinas cá de casa continuarão em pausa. Estou a adorar dar conta do recado sozinha!
Este mais denso que o da semana passada, tem mais centeio a liga com o trigo fica tão facilitada, na minha opinião mais saboroso. A ver se crio disposição para também começar a fazer os "iscos" das massas, aí sim falamos de pão à séria!



Pão Rústico de Centeio [amassado à mão]


Ingredientes:

300 ml de água morna
15 g de fermento fresco de padeiro
1 colher de mel ou de açúcar mascavado
2 colheres de sopa de margarina amolecida ou azeite
300 g de farinha de trigo (usei T.65)
200 g de farinha de centeio
2 colheres de sopa de leite em pó
1 colher de chá de sal fino
+ farinha de centeio q.b. para polvilhar o pão

Notas: Podem optar por substituir a água por leite


Método à mão :

Amorne a água e dissolva o fermento. Junte a margarina amolecida e o mel.

Deite para dentro de um recipiente alto as farinhas misturadas com o leite em pó e o sal.

Faça uma cavidade a meio e vá adicionando a água. Vá amassando com uma mão e deitando o liquido com a outra. Sove a massa com as mãos e os punhos. Continue a amassar até obter uma massa elástica e moldável, o ideal será cerca de 10 minutos. Junte farinha se achar necessário para que se solte das mãos.

Forme uma bola embrulhe em filme (pelicula) aderente, tape com um pano e deixe levedar em local abrigado até dobrar o seu volume (são cerca de 30 a 45 minutos).

Forre um tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal, dê forma ao pão, com uma faca bem afiada defina um corte na massa apenas à superfície, polvilhe com farinha de centeio e deixe a levedar
segunda vez por mais 30 minutos. Poderá ser dentro do forno pré-aquecido nos 50º C, depois de atingir esta temperatura desligue o forno.

Findo este tempo, pré-aqueça o forno nos 200ºC e coza o pão cerca de 30 a 35 minutos dependendo dos fornos e do gosto de casa um. Este meu esteve 35 minutos ficou mais douradinho.







 
 

A compota é de manga se desejarem podem consultar aqui



 
 
Loiças da Coleção "Chita de Alcobaça" Memória Lusa 
 
 
Um abraço para todos!
 
 
 


Pão simples de Trigo e Centeio [Amassado à Mão]








Um dia de muita chuva com uma vontade enorme de chegar a casa e a ideia (errada) de que ainda tinha pão.
Apesar das duas ajudantes máquina do pão e Bimby decidi que o queria amassar à mão. Talvez porque estava a precisar de relaxar..., pode parecer estranho para quem me estiver a ler, mas há dias em que só me apetece pôr as mãos na massa..., e à medida que as nossas mãos se vão envolvendo nesta em busca do ponto ideal, os pensamentos vão fluindo e o estado de espirito melhora. Sempre achei que existia no acto de amassar um efeito terapêutico! Pelo menos comigo funciona.
Um processo rápido e muito eficaz com um resultado que nos deixa orgulhosos!







Pão simples de Trigo e Centeio Amassado à Mão


Ingredientes:

320 ml de água morna
15 g de fermento fresco de padeiro (biológico)
450 g de farinha de trigo
100 g de farinha de centeio
1 colher de sopa de azeite suave
1 colher de sopa de mel
1 colher de chá de sal fino
sementes de girassol ( podem ser outras a gosto )
+ farinha q.b. para ir juntando até encontrar o ponto ideal da massa


Método:

Dissolver o fermento em água morna.

Colocar num recipiente  as farinhas com o mel  a pitada de sal e com as mãos abrir uma cova ao centro. Aí juntamos a água e vamos amassando com as palmas das mãos e os punhos até obter uma massa moldável e macia. Sempre que necessário juntamos mais farinha para que não se agarre às nossas mãos.

Fazemos uma bola, tapamos com pelicula aderente e um pano. Deixamos levedar.

Podem acelerar este processo colocando um recipiente com água quente por debaixo do recipiente com a massa.

Passados cerca de 30 minutos, temos a nossa massa "crescida" e pronta a ser trabalhada na forma que lhe queiramos dar.

Forramos o tabuleiro do forno com papel vegetal, colocamos o nosso pão em cima.

Neste caso dei-lhe uns cortes à superfície com uma faca bem afiada, pincelei com um pouco de água e decorei com sementes.

Guardei no forno desligado mais uns 20 minutos para que tornasse a "crescer".  Liguei o forno nos 190ºC cerca de 30 minutos . Atenção que este tempo é meramente indicativo, varia de forno para forno.

Depois de cozido deixem arrefecer em cima de uma grelha. Convém fatiar depois de frio .



 
 
Continuação de uma excelente semana para todos e obrigada pelos simpáticos comentários.
Aquele abraço!