Bombons de Chocolate Amargo e Laranja




Hoje o post é dedicado ao chocolate. Quem já teve assim muita vontade de fazer bombons e ainda não teve coragem de se aventurar? Pois bem, esta altura do ano é ideal para "chocolatar" 😋

Em quase todas as cozinhas existem forminhas giras e pequeninas de silicone (algumas que até usamos para fazer gelo) certo? Sim, podem usar as que têm aí por casa ou se preferirem comprar com motivos de Natal é convosco, são acessiveis e encontram com facilidade. Tenho algumas com diferentes moldes, corações, frutas, etc. E fui dar com esta com motivos de Natal, confesso que já não me lembrava que a tinha. É amorosa e vem mesmo a calhar para esta altura do ano.

Bombons, compotas, licores, bolachinhas e outros, são presentes giros feitos em casa, para fazerem os gulosos da nossa lista muito felizes!♡




Bombons de Chocolate Amargo e Laranja

Ingredientes:

(dependendo do tamanho das formas, rendem aproximadamente 24 a 28 unidades)

400 g de chocolate amargo de boa qualidade
raspa fina de 1 laranja
1 colher de sopa de óleo de girassol
decoração - pó dourado Vahiné


Método:

Colocamos um tacho com água ao lume, e por cima (em banho-maria) dispomos de um pirex cujo fundo não toque na água do tacho (muito importante) e deitamos para dentro do pirex 300 g do nosso de chocolate, que deve estar picado grosseiramente (reservamos o restante). Juntamos ao chocolate a raspa fina da laranja e a colher de sopa de óleo. Mexemos...., e mexemos até derreter. Nesta altura desligamos o lume e juntamos então o restante chocolate que tinhamos reservado, também este deve estar picado grosseiramente, aqui a temperatura rondará os 31º a 32ºC . E voltamos a mexer até que com o calor existente no pirex o faça derreter por completo. Que é como quem diz "temperar" o chocolate. Basicamente significa o nosso chocolate estará em perfeitas condições para o podermos trabalhar.
Agora é coloca-lo dentro das forminhas e levar ao frigorifico até solidificar. No meu caso este processo demorou aproximadamente 20 minutos.
Assim que verificarmos que os bombons atingiram uma consistência sólida podemos desenformá-los e se desejarmos decorá-los a gosto.





Bom fim-de-semana a todos!♡


Gelado de Especiarias com Creme de Caramelo Salgado






Levante o dedo quem não gosta de um bom gelado caseiro.
Aqui por casa somos todos a gostar. São consumidos o ano inteiro, mas é por esta altura do ano que mais ganham protagonismo, refrescam-nos e deliciam-nos (coisas da gula!).
Quando posso e há disposição, gosto de ser eu a prepará-los, tenho arriscado alguns sabores que, de tão bons que ficam, apetecem ser repetidos uma e outra vez.

O que vos trago hoje há muito que estava marcado para testar, sendo fã de especiarias achei a ideia muito interessante. Trouxe-a do livro "Gelato Chez Moi"da talentosa foodblogger Barbara Torressan. Foi desta e em boa hora o fiz porque é absolutamente delicioso!

Na preparação juntei duas receitas; gelado de especiarias com o creme de caramelo salgado, não é obrigatório que o façam, podem servir o gelado com o molho à parte ou simples se assim o preferirem.

Fotografar gelados em tempo quente tem destas coisas, a consistência perde-se a cada segundo... mas isso já não é novidade, terminada a sessão voltou mais um bocadinho para o frio antes de ser provado e elogiado pelos gulosos de serviço.




Gelado de Especiarias com  Creme de Caramelo Salgado



(Comecei por fazer o creme de caramelo salgado)

Creme de caramelo salgado
Ingredientes:

4 colheres de açúcar de cana claro
2 colheres cheias de manteiga amolecida
2 colheres de xarope de ácer
1 colher de café de essência de baunilha (Vahiné)
1/2 colher de café de flor de sal
125 ml de natas frescas

Método:

Numa caçarola em lume brando, ponha a derreter o açúcar, a manteiga e a flor de sal. Quando começar a ferver, junte as natas liquidas. Deixe ferver uns instantes, retire do lume e acrescente a essência de baunilha e o xarope de ácer. Reserve, quando arrefecer estará pronto a juntar ao gelado.


Ingredientes para o gelado de especiarias:
(4 a 6 gulosos)

100 ml de natas 
300 ml de leite gordo
6 gemas
135 g de açúcar mascavado
mistura das especiarias,
1/2 vagem de sementes de baunilha (Vahiné)
1/2 colher de chá de canela (Margão)
1 pitada de cravinho moído (Margão)
1 pitada de gengibre em pó (Margão)
1 pitada de cardamomo em pó (Margão)
1 pitada de pimenta em moída (Margão)

Método:

Na taça da batedeira coloque as gemas com o açúcar. Bata a alta velocidade até obter uma mistura fofa e cremosa. Com a batedeira a funcionar adicione o leite em fio. Depois de tudo bem misturado, deite o preparado numa caçarola e, sem parar de mexer com a colher de pau, leve a lume brando.
Logo que o creme cubra a colher, retire imediatamente do lume e mexa para arrefecer.
Entretanto, acrescente as especiarias e por fim as natas.
Deite na sorveteira e siga as instruções da mesma. Verta para um recipiente hermético , foi nesta altura que juntei o creme de caramelo salgado e envolvi ligeiramente.
Em alternativa, o método manual prevê o uso de batedeira de hora a hora na mistura que está no congelador até o gelado obter a consistência ideal.
Recomenda-se 5 a 6 horas de frio.




Conseguem resistir?

Bom fim de semana!

Mini Coroas com Cacau, Canela e Caramelo






A primeira vez que me"desafiei"a fazer uma receita deste tipo, foi em 2010 e partilhada aqui em 2011, ainda do tempo que alguns registos fotográficos do blog, aconteciam por telemóvel... A máquina (já digital na altura) quando era necessária nem sempre estava com a bateria carregada e lá eu recorria ao telemóvel. Às vezes dou por mim a recordar estas situações. Naquela altura as câmaras dos telemóveis tinham tão baixa resolução que eram precisos "momentos de sorte" para conseguir captar alguma coisa que se visse desse lado.
Bom, mas vamos às nossas mini coroas de hoje, e o que vos posso dizer sobre elas? Que são deliciosas e muito versáteis. Podemos colocar os recheios da nossa preferência e fazer um brilharete assim que chegam à mesa, então se comidas ainda mornas é a desgraça, vai uma fatia atrás da outra.
Estas em formato mini, mas se desejarem podem construir duas maiores, é a gosto.
Aproveito o momento para vos desejar uma Páscoa muito Feliz. Regresso aqui ao blog dia 28 de Março, próxima Segunda-Feira , com um passatempo que vão gostar, fiquem atentos!





 

Mini Coroas com Cacau, Canela e Caramelo


Ingredientes:

600 g de farinha de trigo
1 pitada de sal fino
250 ml de leite amornado
80 g de margarina amolecida
1 ovo
100 g de açúcar amarelo
1 pacote de Fermipan (fermento biológico seco)

Recheio:

80 de margarina consistência pomada
1 colher de sopa de canela em pó Margão
2 colheres de sopa de cacau em pó
50 g de açúcar em pó
1 pacote de pepitas de caramelo Fudge Caramel Vahiné



Método:

Misture dentro de uma taça o leite , o ovo, a margarina, o açúcar e o sal, mexa bem. Junte aos poucos a farinha com o fermento continuando a mexer até que todos os ingredientes se liguem. Comece a amassar em cima de uma bancada polvilhada com farinha. Pode utilizar um robot de cozinha para amassar caso prefira.
Depois de bem amassado forme uma bola, coloque dentro de um recipiente e tape com pelicula aderente para levedar cerca de 30 minutos ou até dobrar o volume.

Entretanto prepare o recheio: amoleça a margarina, junte o cacau, a canela e o açúcar, mexa bem até que obter uma mistura lisa. Reserve.

Polvilhe a bancada com farinha e divida a massa já levedada em cinco porções iguais.
Estenda cada uma delas com o rolo da massa, formando um retângulo , pincele com o recheio e distribua algumas pepitas de caramelo por cima , enrole. Em seguida faça um corte ao meio no sentido longitudinal. Entrance as duas tiras e finalize dando um formato de coroa. Coloque algumas pepitas de caramelo por cima, fazendo uma ligeira pressão na massa e pincele toda a coroa com um pouco de leite morno. Repita o processo para a restante massa.

Depois das coroas formadas coloque-as num tabuleiro de ir ao forno, forrado com uma folha de papel vegetal, afastadas umas das outras.

Leve ao forno pré-aquecido nos 180ºC cerca de 25 minutos, dependendo dos fornos.

Retirem do forno e deixem arrefecer um pouco antes de as fatiarem, isto se conseguirem esperar que arrefeçam...






Bolo Fácil de Iogurte [com Pedaços de Kiwi e Pepitas de Chocolate]



 
Fácil e delicioso o bolo de iogurte é um clássico que não nos deixa ficar mal. Apesar de ter conhecido e experimentado ao longo dos anos diferentes massas, esta, é muitas vezes a primeira escolha quando penso num bolinho saboroso e feito em três tempos.
Desta vez, kiwis e pepitas de chocolate negro deram uma nova vida ao dito, o contraste de sabores fruta e chocolate, por norma é sempre muito bem recebido e aqui não foi excepção.
Fica a ideia, para os que quiserem fazer este bolinho tão familiar de todos nós,  que se prepara num piscar de olhos e que nos surpreende pelo mesmo piscar de olhos com que desaparece...
Bom fim-de-semana a todos!
 
  


Bolo Fácil de Iogurte [com Pedaços de Kiwi e Pepitas de Chocolate]


Ingredientes:

250 g de farinha de trigo
1 colher de (sobremesa) de fermento Royal
190 de açúcar (usei amarelo)
5 ovos
50 ml de óleo de girassol
1 iogurte de pedaços de kiwi (à temperatura ambiente)
2 kiwis descascados e cortados em rodelas muito finas
pepitas de chocolate negro ou pedacinhos de chocolate q.b. (usei Vahiné)
margarina para untar a forma q.b.
farinha para polvilhar a forma q.b.


Método:

Coloque todos os ingredientes à temperatura ambiente uns minutos antes do inicio da preparação do bolo.
Ligue o forno nos 190ºC.
Unte uma forma com margarina e polvilhe com um pouco de farinha . Reserve.
Num recipiente, junte as gemas com o açúcar e bata bem. Adicione o iogurte e o óleo e continue a bater, junte também a farinha peneirada.
À parte, bata as claras em castelo bem firme e envolva-as delicadamente à restante massa do bolo.
Verta para dentro da forma reservada, junte as pepitas de chocolate e disponha das rodelas de kiwi pela superfície do bolo.
Leve ao forno cerca de 25 minutos, dependendo dos fornos. Faça o teste do palito.
Retire, desenforme e deixe arrefecer antes de fatiar. Sirva depois de  arrefecido porque os sabores intensificam-se.







Bolo de Baunilha e Limão com Cobertura de Chocolate



 
 
Este é aquele tipo de bolo que se presta a várias ocasiões. Podem adorná-lo com coberturas, recheá-lo , ou ainda servi-lo simples que não perde a graça. Fica com um miolo fofinho, é pouco doce e a baunilha acrescenta-lhe um sabor muito agradável, óptimo para acompanhar uma chávena de chá ou uma outra bebida quentinha . Na eventualidade de o pensarem fazer simples, acrescentem mais 30 g de açúcar à massa do bolo, visto ter reduzido um pouco a quantidade, depois de decidir que o ia decorar. Não gostamos de bolos e sobremesas excessivamente doces.
A Vahiné enviou-me alguns dos seus produtos, que serviram de pretexto para o decorar. Embora cá em casa não se celebre o dia de São Valentim com particular interesse, para os que vivem a euforia desta data, fica então esta proposta com detalhes românticos . Espero que vos agrade e inspire. Porém, com ou sem decoração fica uma delicia, digo-vos eu.
 
 
 
 
 


Bolo de Baunilha e Limão com Cobertura de Chocolate

 
 
 
Ingredientes para a massa do bolo:
 
300 g de farinha com fermento
1 colher de chá de fermento para bolos (Royal)
160 g de açúcar
120 g margarina à temperatura ambiente
3 ovos médios
raspa da casca de 1 limão
1 colher de sopa de aroma de baunilha (Vahiné)
1/4 de chávena de chá de leite à temperatura ambiente
margarina q.b. para untar a forma
 
Para a  decoração utilizei os seguintes produtos Vahiné:
 
1 embalagem de Cobertura de Chocolate
Pérolas Brancas 
Cupcake Cream sabor a Baunilha
Lápis Pasteleiro sabor a Baunilha
1 embalagem de 8 Corações
 
 
Método:
 
Coloque todos os ingredientes para a massa do bolo na mesa de trabalho.
 
Ligue o forno a 190ºC.
 
Unte uma forma redonda de 24 cm e reserve.
 
Ovos, leite e margarina devem estar à temperatura ambiente.
 
Deite para dentro de um recipiente a margarina, a essência de baunilha e a raspa do limão, bata uns minutos até que fiquem bem incorporados.
Adicione o açúcar sem parar de bater, de seguida os ovos, um a um, a farinha peneirada com o fermento e por fim o leite. Bata até obter uma mistura lisa e a formar bolhas.
Verta para dentro da forma reservada e leve ao forno cerca de 35 a 40 minutos, dependendo dos fornos. Faça o teste do palito para verificar quando o bolo está cozido, não convém que o deixe secar muito no forno.
Retire, desenforme, deixe arrefecer na totalidade e proceda à decoração.
 
 
 

 
 
 
 
 

Panacotta de Chocolate









Outra receita simples de preparar, suave e fresca para estes dias quentes... Apesar de estarmos habituados a servir a panacotta em tacinhas individuais desta vez quebrei a regra.
Experimentei aqui o chocolate de culinária Pantagruel sem adição de açúcar, é bom podermos decidir a quantidade de açúcar que queremos adicionar às nossas receitas com chocolate, gostei do resultado. Aromatizei-o com café, uma dupla conhecida por todos nós e habituada a fazer sucesso por onde passa, se apreciarem o gosto marcado a café intensifiquem-no aumentando a quantidade deste, se não gostarem, optem por exemplo pela baunilha, ficará também com um jogo de sabores muito interessante.
Devem ter particular atenção ao desenformar as panacottas, pois elas derretem com facilidade.
Há outras formas de encerrar uma refeição mas gostámos imenso desta.
Bom feriado!


Panacotta de Chocolate


Ingredientes:

1 tablete (200g) de chocolate para culinária  sem adição de açúcar Pantagruel
150 g de açúcar em pó
1 colher de sopa de café solúvel
400 ml de natas
5 folhas de gelatina
spray para untar a forma ou um pouco de óleo vegetal

Decoração:
rolinhos de cacau Vahiné
açúcar Dourado Vahiné




 
 
 
 
Método:

Num tacho, leve ao lume a derreter o chocolate com as natas, mexa, junte o café e o açúcar, envolva bem e retire do lume.

Demolhe as folhas de gelatina num recipiente com água fria durante 5 minutos. Escorra-as (aperte-as bem nas mãos para que fiquem bem escorridas), junte-as ao preparado do chocolate mexendo muito bem.
Unte a forma ou as forminhas com spray ou com um pouco de óleo vegetal, verta para lá o preparado. Leve ao frio a solidificar cerca de 5 a 6 horas.
Desenforme com cuidado, decore a gosto e sirva bem fresco.

Sugestão: Acompanha bem com frutos vermelhos.
 
 
 
 
 
 
A forma de flor utilizada nesta receita é daqui.
 
 



Muffins de Baunilha e Chocolate








Eu não sou uma pessoa de datas. Todos os dias são "dias bons" para celebrar a vida, os amigos e tudo o que nos enche de alegria, orgulho e boa disposição.
Por esta altura costumamos celebrar o Dia da Criança, é já no próximo dia 1 de Junho. A pensar nisso e com a ajuda da Vahiné preparei estes deliciosos muffins de baunilha e chocolate. São macios e rápidos de preparar. Poderão deixar a decoração para os dias de festa, bem como trocar o aroma de baunilha por raspa da casca de limão ou laranja e assim transportá-los nas mochilas da praia.

Entre a inocência da infância e a compostura da maturidade há uma deliciosa criatura chamada criança.

Bom fim-de-semana e um feliz dia da criança!



Muffins de Baunilha e Chocolate

 
 
Ingredientes :
(rendem +/-18 unidades)


3 ovos grandes
250 ml de leite 
raspa do interior de 1/2 vagem de baunilha Vahiné
260 g de farinha de trigo
1 colher de chá (cheia) de fermento Royal
200 g de açúcar
1 colher de sopa de cacau em pó
4 colheres de sopa de chocolate em pó
60 g de margarina amolecida (usei Vaqueiro liquida)
 
 
Decoração:
 
forminhas de papel plissado
 
 
 
 
 



Método:

Comece por ferver o leite , retire do lume e junte a raspa do interior de 1/2 vagem de baunilha, mexa e deixe arrefecer até à temperatura ambiente, altura que poderá ser adicionado a todos os outros ingredientes.
Bata todos os ingredientes num liquidificador a uma velocidade média durante 3 minutos.
Pré-aqueça o forno nos 190ºC.
Prepare os tabuleiros de muffins ou formas similares, coloque dentro destas as forminhas de papel plissado. Distribua a massa pelas formas até 3/4 da altura da forma. Leve ao forno pré-aquecido cerca de 20 minutos, dependendo dos fornos.

Retire, deixe arrefecer e prepare a cobertura de acordo com as instruções da embalagem. Aplique por cima de cada muffin , finalize com as decorações Multi-Deco Vahiné.








Um Bolo para Celebrar o Dia de São Valentim









O amor não tem calendário, cor ou formas. O amor é simplesmente o amor.  Ainda assim para aqueles que gostam de celebrar o dia 14 de Fevereiro de uma forma romântica fica a sugestão.
A Vahiné convidou-me a preparar algo especial para este dia, enviando-me alguns dos seus produtos. Utilizei o Topping de morango para rechear o interior do bolo que se  mostrou perfeito dando-lhe aroma e humidade e  para a cobertura usei as pastas de açúcar muito fáceis de moldar e trabalhar.
Inspirem-se e amem-se muito, feliz dia de São Valentim!





 

Um Bolo para Celebrar o Dia de São Valentim

 
 
[Massa de bolo de Iogurte]
 
Ingredientes para a massa:
 
5 ovos
1 iogurte de pedaços de morango
3 medidas do copo de iogurte de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento Royal
2 medidas do copo de iogurte de açúcar
1 colher de café de corante alimentar vermelho (usei gel)
1 medida do copo de iogurte de óleo vegetal
margarina q.b. para untar a forma
 
 
Método:
 
Pré-aqueça o forno nos 180ºC.
Bata os ovos com o açúcar, o iogurte, o corante e o óleo.
Peneire a farinha com o fermento e vá adicionando aos poucos sempre a bater atá a massa fazer bolhas.
Unte uma forma redonda (22 cm de diâmetro) com margarina . Verta para lá o preparado da massa e leve ao forno cerca de 40 minutos ou até verificar que está cozido. Faça o teste do palito.
Desenforme e deixe arrefecer algumas horas, é particularmente importante o bolo estar completamente arrefecido por dentro e por fora para ser trabalhado.


Ingredientes para a decoração do bolo:

Pasta de açúcar vermelha da Vahiné (250g)
Pasta de açúcar preta da Vahiné (100 g)
Topping de morango da Vahiné (recheio do bolo)
Geleia de fruta usei de marmelo (para a colagem da pasta de açúcar à massa)
Farinha Maizena q.b. para trabalhar a pasta de açúcar
Purpurinas alimentares (opcional)
CMC- expessante alimentar que serve também para colar as aplicações em pasta de açúcar


Montagem e decoração do bolo:

Depois de o bolo estar completamente arrefecido, é necessário nivelar a parte superior do bolo com uma faca bem afiada. Coloque o bolo em cima de uma base para bolos com a superfície voltada para baixo.
Abra o bolo na longitudinal, certifique-se que fica direito. Separe o bolo e recheie o interior dos dois lados. Junte as duas partes, faça uma ligeira pressão de cima para baixo para que fiquem bem juntas.

Polvilhe a mesa de trabalho com a farinha Maizena, trabalhe a pasta de açúcar finamente com a ajuda de um rolo e transfira para cima do bolo até que o cubra na totalidade. Asserte os lados. Corte o excesso com uma faca.
Alise com o acessório próprio ou com as mãos enfarinhadas de Maizena,  em movimentos suaves e circulares.

No resto da decoração usei pasta de açúcar preta, depois de trabalhada cortei os corações com a ajuda de cortadores para bolachas, perfurei-os e colei-os à superfície com o CMC. Finalizei com purpurinas alimentares.

Os bolos decorados com pasta de açúcar não precisam de frigorifico para os conservar, o açúcar encarrega-se dessa parte. Nunca os coloquem no frio, nada de humidades! Mantêm-se por mais de uma semana nas melhores condições. Este ficou tão bom que duvido que chegue até dia 14 de Fevereiro, vamos ver! ;)





 
 
 
 
 Um abraço cheio de estima!
 
 
 



Bolo de Chocolate de Natal





Um bolo de chocolate costuma fazer os encantos de muitos!

Esta receita foi uma das que levamos ao workshop da Semana do chocolate, como já vos tinha falado aqui. 

É um bolo delicioso, se gostam de chocolate não o percam!
Poderão optar por o apresentar noutras formas, por exemplo num tabuleiro e servi-lo em quadradinhos.
Se lhe quiserem dar um aspecto mais Natalício decorem-no com bagos de romã, fica muito interessante o contraste de sabores e visualmente muito bonito.


Bom fim-de-semana!

  


Bolo de Chocolate de Natal


Ingredientes para a massa do bolo:

1 chávena de chá de manteiga sem sal
1/2 chávena de chá de cacau em pó
3/4 de chávena de água morna
1/2 chávena de natas
2 chávenas de chá de açúcar
2 ovos grandes
1 colher de sopa de farinha custard
2 chávenas de chá de farinha fina para bolos
1 colher de café de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de canela em pó Margão
1 pitada de sal

Decoração: Nozes ou bagos de romã

Decorei com nozes e açúcar dourado da Vahiné



Ingredientes para a cobertura:

100 g de nozes
1/4 chávena de chá de manteiga sem sal
1/2 chávena de chá de  natas
1/2 chávena de chá açúcar em pó
aproximadamente 100 g de chocolate de culinária (cortado em quadradinhos)
1 pitada se sal fino


Método:

Ligue o forno nos 180ºC
Unte muito bem uma forma com margarina e polvilhe com farinha. Reserve.

Em banho-maria derreta a manteiga, junte o cacau e mexa. Junte depois as natas e a água, mexa bem até que fique tudo fique bem incorporado.

Numa tigela à parte bata os ovos com o açúcar até obter uma mistura fofa e volumosa.
.
Noutra taça, peneire as farinhas (trigo e custard) o sal, a canela e o bicarbonato de sódio.

Junte o primeiro preparado da manteiga e do cacau, ao segundo dos ovos, e mexa bem. Adicione por partes o preparado das farinhas, envolvendo sem bater , em movimentos de dentro para fora.
Quando a massa formar bolhas está perfeita.
Verta a massa para a forma e leve ao forno cerca de 30 a 35 minutos dependendo dos fornos.
No meu ficou cozido em 35 minutos, mas nalguns fornos são precisos cerca de 50 minutos.
É importante que estejam atentos, não o deixem secar, este bolo quer-se húmido.


Cobertura:

Aproveite enquanto o bolo está no forno para fazer a cobertura.

Torre ligeiramente as nozes numa frigideira.
Em banho-maria derreta a manteiga, as natas, o açúcar com o chocolate e o sal. Vá mexendo até que engrosse e obtenha uma mistura lisa e homogénea. Junte as nozes, envolva e leve ao frio para arrefecer um pouco.

Depois do bolo arrefecido, desenforme  (é preciso cuidado ao desenformar fica muito macio), verta o ganache por cima do bolo. Finalizei com o açúcar dourado da vahiné.





 
 
 
 
 
Um abraço!
 
 

Waffles de Cranberries e Nozes






Quando era miúda adorava waffles. Lembro-me perfeitamente do entusiasmo vivido quando apareceram os primeiros waffles em Lisboa. Tinha-mos apenas duas opções para a cobertura dos nossos waffles: açúcar e canela ou mel.
Momentos doces tão bem guardados na minha memória.
Guardada também tem estado a maquineta do waffles, que de cada vez que a usamos, despedimo-nos com um até já que por vezes dura alguns meses... Puro esquecimento, é pena porque são tão fáceis e rápidos de preparar.



 Waffles de Cranberries e Nozes


Ingredientes:

250g de farinha de trigo
1 colher de café de fermento para bolos
70 g de açúcar
1 colher de sopa de açúcar baunilhado
4 ovos
125 g de margarina amolecida
125 ml de leite morno
4 colheres de sopa de cranberries
2 colheres de sopa de miolo de noz picado grosseiramente

Decoração usei o Lápis pasteleiro branco da Vahiné







Método:

Bata a margarina com o açúcar e os ovos. Junte a farinha peneirada com o fermento, continue a bater. Aos poucos vá adicionando o leite morno, mexendo sempre a uma velocidade alta, cerca de 2 minutos.
Junte as cranberries e as nozes ao preparado. Deixe repousar cerca de 10 minutos.
Fica pronto para ir à maquina de waffles. Simples e deliciosos!

Se gostarem e tiverem em casa, podem decorá-los com estes lápis de pasteleiro, ficam ainda mais simpáticos.







Continuação de boa semana, um abraço!


Visitem-nos e sigam-nos na página do facebook.

Cupcakes de Festa com VAHINÉ







Hoje não vos trago propriamente uma receita. Partilho convosco algumas novidades da marca Vahiné.
E porque o fim-de-semana já espreita, quisemos preparar uns deliciosos e práticos bolinhos, com a base para cupcakes e cobertura de chocolate Vahiné. Para lhes dar um ar de festa não faltaram as pepitas coloridas.






A experiência correu lindamente. O processo é simples e rápido, basta juntar 3 ovos, 150g de margarina e 1 colher de sopa de água ao preparado da embalagem, bater, dividir pelas forminhas e levar ao forno por 20 minutos. Rendem 12 unidades.
Enquanto estavam no forno fiz o banho-maria para o chocolate (pronto a fundir), este derrete dentro própria embalagem fechada e fica pronto a aplicar, é super prático.
Aceitem a sugestão, descubram as novidades e entrem na festa com a Vahiné!

Bom fim-de-semana.







Um abraço para todos!





Bolachinhas Decoradas com Pasta de Açúcar



É raro fazer bolachas. E sabem porquê? Porque quando as faço não consigo parar de as comer.
Oiço dizer que têm de fazer bolachas para encheram os frascos das bolachas. Pois bem, confesso que tenho dois arrumados no armário com outras coisas dentro. Bolachas nesta cozinha têm vida curta.


As que vos mostro são umas bolachinhas simples de manteiga. Pouco doces ideais para serem decoradas.
Como a decoração foi feita em pasta de açúcar e confetis, por norma gosto de utilizar a geleia de marmelo para fazer aderir (colar) a pasta às bolachas, daí ter reduzido o açúcar na massa.

Para quem não sabe a marca Vahiné tem no mercado pastas de açúcar para a decoração dos nossos bolos e bolachinhas. Lanço-vos o desafio, reúnam as crianças e divirtam-se junto delas a fazer bolachinhas.






Bolachinhas Decoradas com Pasta de Açúcar

Ingredientes:

Massa

300 g de farinha de trigo sem fermento
raspa fina da casca de um limão
2 gemas de ovo (tamanho M)
100 g de açúcar
200 g de margarina amolecida


Decoração

pasta de açúcar rosa Vahiné
pasta de açúcar brancaVahiné
Multi-Deco Fantasy para polvilhar Vahiné
Farinha maizena
Geleia de Marmelo Casa da Prisca q.b.

Cortador de bolachas em forma de coração (podem ser os da vossa preferência)


Método para a massa das bolachas

Amasse todos os ingredientes à temperatura ambiente. Se necessário junte um pouco mais de farinha para a massa soltar das mãos, faça uma bola. Envolva em pelicula aderente e leve ao frio 1 hora (é importante que esteja fria, é mais fácil de estender e cortar).
Ligue o forno nos 180 º C.
Forre 2 tabuleiros com papel vegetal.
Estenda a massa em cima de uma bancada polvilhada com farinha, aplique o cortador e disponha das bolachinhas nos tabuleiros para irem ao forno cerca de 8 a 10 minutos ( devem retirar do forno com aspecto ainda moles).

Retire, deixe que arrefeçam por completo em cima de uma grelha.

Depois de frias, prepare a decoração.

Estenda a pasta de açúcar em cima de uma mesa polvilhada com farinha maisena , estique a massa com um rolo, e corte a massa com o mesmo cortador que utilizou para a massa.
Pincele cada bolachinha com a geleia de marmelo e cole a pasta à massa. Alise suavemente com a ponta dos dedos. Volte a pincelar a pasta de açúcar com a geleia nos pontos em que quer aplicar os confetis.


Sugestão: Façam-nas com os cortadores, e cores de pasta da vossa preferência , é um trabalho delicado que exige algum tempo e paciência , mas o resultado é muito gratificante e são tão boas!








Uma excelente semana para todos!
Abraço.



Encontram-nos também na nossa página do Facebook.