Biscoitos de Amêndoa e Gengibre








Numa tarde cheia de paciência e com vontade de partilhar momentos doces com os meus filhos, pus as mãos na massa para fazer biscoitos. E por isso falo-vos hoje da nova Vaqueiro Sabor a Manteiga , ideal para cozinhar todos os tipos de pratos, deixa ainda os nossos bolos mais macios e saborosos. De salientar também a sua consistência mais cremosa mesmo quando acabada de retirar do frigorifico, tornando-se assim mais fácil de aplicar nas massas que preparamos.
Fiquei fã e será a minha primeira escolha em outras ocasiões. Recomendo.







Biscoitos de Amêndoa e Gengibre


Ingredientes:

400 g de farinha de trigo
80 g de farinha de amêndoa
1 colher de chá de gengibre em pó Margão
1 ovo grande
130 g de açúcar amarelo
125 g de Vaqueiro Sabor a Manteiga
1 colher de sopa de açúcar baunilhado Royal
1 colher de chá de fermento Royal






Método:

Corte a margarina (que deve estar à temperatura ambiente) aos pedaços para dentro de uma tigela. Junte o açúcar e bata com a batedeira elétrica até obter uma mistura cremosa. Junte o ovo e continue a bater até ficar bem incorporado.

Adicione as farinhas (trigo e amêndoa) peneiradas com o fermento e o gengibre, mexa devagar até que fique uma massa sem grumos.

Pré-aqueça o forno nos 200ºC. Prepare os tabuleiros com papel vegetal. Faça bolinhas com a massa e disponha nos tabuleiros afastadas entre si. Leve ao forno 10 a 12 minutos.

Retire do forno e deixe arrefecer em cima de uma rede antes de servir.

Notas: Atenção ao tempo de forno, retirem-nos ainda moles para que não fiquem secos.
Guardam-se dentro de frascos herméticos depois de totalmente arrefecidos.





 
 


Sonhos de Festa [Receita Vaqueiro]









Sai uma dose de sonhos! Ou não estivéssemos nós envoltos na magia do Natal.
Não que tenha em mim um sentido exacerbado da quadra,  por aqui os "sonhos" acontecem sem respeitar o calendário. Como diz o Jamie: "Happy Days!"
Este ano a Vaqueiro propôs-nos um desafio, preparar uns deliciosos sonhos com a Vaqueiro liquida, e partilha-los com quem amamos. Desafio aceite, fica então o registo. Aproveito o momento para vos sugerir que os façam também, simples de preparar e deliciosos!
Depois digam-me se não tinha razão?


Sonhos de Festa


Ingredientes:

250 ml de água
2 tiras de casca de laranja (só a parte vidrada)
1 colher de café de sal
75 g de Vaqueiro liquida
150 g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó Royal
4 ovos tamanho M
óleo para fritar

Calda:

250 g de açúcar
100 ml de água
100 ml de vinho do Porto
1 pau de canela Margão
1 estrela de anis Margão
 
 
Método:
 

Leve a água ao lume com as cascas de laranja e o sal. 
Quando começar a ferver, retire as cascas de laranja adicione a Vaqueiro e mexa até derreter.
Retire do lume e misture a farinha previamente peneirada com o fermento. Mexa energicamente com a colher de pau até a massa formar uma bola e se soltar das paredes do tacho. Mude para a tigela da batedeira e deixe arrefecer um pouco.
 
Entretanto comece a preparar a calda: deite todos os ingredientes num tachinho, leve a ferver suavemente durante 10 a 15 minutos.
 
Assim que a massa estiver morna, ligue a batedeira e vá adicionando um ovo de cada vez, à medida que a massa os for absorvendo.
Aqueça óleo numa frigideira e deite a massa em colheradas. Vá picando os sonhos com um espeto de madeira para que cresçam e fiquem fofos.
Retire os sonhos com uma escumadeira e deixe escorrer sobre papel absorvente.
Coloque os sonhos num prato fundo e regue-os com a calda.
 
Sugestão alternativa à calda de açúcar pode polvilhar os sonhos enquanto quentes com uma mistura de açúcar e canela em pó.
 
 
 
 
 
 
 
Bom fim-de-semana!
Um abraço.