Em casa todos gostamos de gelatinas de frutas, e quando nos é permitido "construir de raiz ", o aroma da nossa gelatina, com sumo natural, a experiência, fica ainda mais interessante.
Depois de ter visto a sugestão do Cinco Quartos de Laranja , com tangerinas e especiarias, fiquei entusiasmada com a ideia.
Esta receita trouxe do blogue da Élia , o apelo foi quase imediato, reunia em casa todos os ingredientes.
As laranjas estão no seu melhor, doces e sumarentes, não perdi tempo.
Depois de o sumo retirado, aproveitei as cascas das laranjas, para servir a gelatina. O aroma é tão genuíno, que por instantes criamos a ideia que estamos a comer as laranjas.
Na próxima experiência, irei substituir as folhas de gelatina por Ágar ágar, se é para ser natural, então que seja o mais possivel.
Gelatina Natural de Laranja
Ingredientes:
500 ml de sumo de laranja natural
200 ml de água a ferver
4 colheres bem cheias de açucar ( se as laranjas forem doces)
8 folhas de gelatina ( ou 2 colheres de sobremesa cheias de gelatina em pó neutra )
Preparação:
Se utilizar folhas de gelatina, hidrate-as em água fria durante +/- 5 minutos. Escorra a água e reserve.
Ferver a água, adicionar o açucar, e as folhas da gelatina já escorridas, mexa bem, até que estas fiquem bem diluídas, deixe arrefecer um pouco.
Lave bem as laranjas, faça o sumo sem danificar as cascas das laranjas , se as pretender reutilizar.
Misture o sumo na mistura da gelatina, mexa bem, e verta para dentro de taças ou para dentro das cascas das laranjas, que, para não tombarem, deverão ficar também estas, dentro de tacinhas. Levar ao frigorifico um par de horas e servir bem fresquinhas.
Notas: Para solidificar mais rápido, coloque as laranjas no frigorifico 1 a 2 horas antes da começar a fazer a receita, assim o sumo estará mais frio e ajuda a solidificar.
É claro que quem estiver interessado em ingerir vitamina C ( ácido ascórbico ), o melhor para tal é beber um sumo acabadinho de fazer. Esta vitamina sendo muito instável, destroí-se com temperaturas altas, sofre também a oxidação; reage à luz, oxigénio, e até à água.