Cenário de Verão... Gelados e mais gelados!
Este que vos trago hoje tem um ligeiro travo de travessura... Queijo marcarpone, leite condensado e iogurtes gregos, um trio maravilha para juntar em dias especiais. Tão bom que ficou, tragam as colheres e sirvam-se à vontade!
Por aqui a cabeça e o corpo já só pedem férias.
Até breve, um abraço para todos!
Gelado de Mascarpone e Iogurte Grego com Coulis de Mirtilos
Ingredientes:
1 embalagem (pequena) de queijo mascarpone
2 iogurtes gregos açucarados
1/2 lata de leite condensado
Coulis de mirtilos
150 g de mirtilos
100g de açúcar
2 colheres de sopa de água
5 a 6 gotas de limão
Método:
Comece pelo coulis. Coloque um tachinho ao lume (brando) com os mirtilos, as gotas do limão, a água e o açúcar, mexa e espere que ganhe a consistência de um doce (engrossar).
Retire do lume, deixe arrefecer. Reserve.
Entretanto bata o mascarpone com os iogurtes e o leite condensado durante 3 a 4 minutos.
Verta para dentro da sorveteira, siga as instruções do fabricante. Geralmente deixo a minha ligada por 25 minutos.
Coloque o preparado dentro de uma caixa hermética, com a ajuda de um garfo envolva metade do coulis de mirtilos suavemente para não tingir completamente o gelado. Reserve a outra metade para a altura de servir.
Leve ao congelador cerca de 5 a 6 horas. Sirva decorado pelo restante coulis .
Notas: Poderão optar por outro tipo de fruta, é uma questão de gosto. Em alternativa também poderão utilizar uma compota de compra. Na minha opinião os frutos vermelhos contrastam muito bem com o leve sabor a mascarpone.
Se não tiver sorveteira, depois de bater o preparado do queijo, iogurtes e leite condensado deverá colocar a mistura no congelador e de duas em duas horas bater o gelado com uma batedeira, de forma a evitar a formação dos cristais de gelo durante o processo de congelação (função básica da sorveteira), bem como promover a cremosidade do gelado, outra das funções da máquina de gelados. Todos os outros passos da receita manter-se-ão.
Boas férias!