Olá a todos, a minha relação com os pudins é muito tranquila e descontraída , ou seja , é das sobremesas que me saíem sempre bem , basta reunir os ingredientes , misturá-los e regra geral vão a cozer ou ao frio , sem preparações demoradas ou cuidadas , no fundo preparam-se com relativa facilidade.
MAS . . .geralmente decido em cima da hora que vou fazer um pudim , ora aí está o meu problema com eles , querer tirar-lhes esta parte , que eles tanto precisam para ficarem firmes e bonitos , falo do tempo que devem estar no frio.
Assim , repito-me sempre quando os pudins vão para a mesa , digo sempre , para a próxima deixo mais tempo no frio, ficaria melhor se.....blá, blá, blá, blá.......................
Ingredientes:
- 8 gemas + 1 ovo inteiro
- 200 g de açucar ( coloco apenas 150 g )
- 2 colheres de sopa de amido de milho ( maizena )
- 100 ml de vinho do Porto
- 1/2 litro de leite morno
- caramelo liquido para barrar a forma ( 5 colheres de sopa )
- raspa da casca de 1 laranja ( não consta na receita mas gosto de adicionar)
Preparação:
- Deite a gema e o ovo para uma tijela, junte o açucar e mexa bem até ficar uma mistura clara.
- Junte depois o amido de milho e o vinho do Porto, a raspa da casca da laranja, mexa , adicione o leite e mexa delicadamente.
- Barre uma forma de pudim com o caramelo, verta-lhe a mistura , tape e leve a cozer em banho-maria , durante 45 minutos.
Notas:
Cozi o pudim na panela de pressão, em forma com tampa, adicionei cerca de 2 dedos de altura de água dentro da panela de pressão e coloquei dentro a forma do pudim, convém não adicionar mais água, para que esta não entre dentro do pudim. Assim que a panela começa a apitar, conta-se 20 minutos e desliga-se.
Deixa-se arrefecer e para não se correr o risco de ao desenformar o pudim partir-se, convém ir ao frio umas 5 a 6 horas antes de servir, o ideal será preparar o pudim de véspera e só desenformar minutos antes de servir.
Fonte: Revista Teleculinária Gold /Pudins nº36