Pãozinho de Queijo do Brasil com Recheio Doce

Hoje a receita vem de Minas Gerais, " Uai, bão demais".
Gosto de os rechear com doce caseiro, também já os fiz colocando um quadradinho de goiabada por cima de cada pãozinho, aprecio o contraste doce/salgado. Tenho por hábito colocar a massa em forminhas de silicone, pois confesso que não me agrada fazer as bolinhas com as mãos, bem sei que a massa quando arrefece, já não cola tanto ás mãos, mas prefiro o meu método.
O doce que utilizei para o recheio podem ver a receita aqui .




Ingredientes:

250g de polvilho azedo
250g de polvilho doce
2 ovos
200g de queijo Parmesão(ralado)
250ml de leite
1 colher de café de sal
1 colher de sopa de margarina amolecida


Preparação:

Peneire o polvilho numa gamela. Meça o leite, a manteiga e o sal, aqueça-os até que a manteiga esteja totalmente derretida e o leite numa temperatura em torno de 90°C.

Adicione o leite (com a manteiga e o sal) sobre o polvilho, mexendo lentamente (este procedimento é denominado de escaldo do polvilho), irá permitir que o pão cresça melhor e se torne mais digerível.

Depois de escaldado, deixe que esta mistura arrefeça um pouco e adicione os ovos. Esfarinhe a massa com as pontas dos dedos e mexa muito bem. A massa deverá ficar maleável e uniforme, adicione o queijo (previamente ralado) e regule o ponto com um pouco de leite ou polvilho quando necessário. Molde sob formato de bolinhas no tamanho que preferir e leve ao forno previamente aquecido (a massa fria não cola nas mãos).
O forno deverá estar nos 180ºC, cozem em cerca de 20 minutos.




Fonte: Queijos no Brasil

partilhar esta receita

27 comentários

  1. Mmmmmm Duxa esa última foto me está tentando y me dice al oido, comemeeeeeee, comemeeeeeeeee, me das permiso ?...jaja...

    Deliciosas , me llevo la receta.

    Besinos, buen fin de semana.

    ResponderEliminar
  2. UAU Duxa sempre a inovar!! :) beijinhos ;)*

    ResponderEliminar
  3. Duxa porfavor isto é uma maravilha, amiga tu tens uma mãos de fade na cozinha, és fantàstica amiga, apresentas-nos cada receitinha uma mais deliciosa que outra é 5* amei , consolei-me toda so de olhar.

    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  4. Que lindos! Já fiz com polvinho doce, mas assim nunca fiz, estão de babar mesmo, lindos lindos!

    ResponderEliminar
  5. Duxa,
    eu adoro paozinho de queijo, mas assim com doce nunca provei! estamos sempre a aprender :-) Ficaram bem douradinhos como eu gosto. beijinho e bom fim - de- semana

    ResponderEliminar
  6. Olá Duxa!
    Venho visitar o blog e deparo-me logo com esta receita que me derreteu! Adorei!
    Já sou seguidora!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Duxa do céu, q q isso menina!!! Pão de queijo é uma maravilha, eu sou apaixonada por eles sabia?? Acho q todo brasileiro é...quentinho com cha mate, nossa!!!! Mas eu nunca comi recheado e vou te falar, pelo foto ja deu pra ver q ficou maravilhoso. Parabens viu!!! Bom demais!!!

    Bjs

    Andreia Braga

    http://geadocesegostosuras.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Duxinha,
    eu sou brasileira e mineira, que coisa boa, você conhece uai, esse sotaque, bom d+++!
    E esse pão de queijo que perdição amiga.
    Uai, bom d+++++++!!

    Beijos,
    Andréa....

    ResponderEliminar
  9. Duxa,
    Que delicia que ficaram esses pãozinhos de queijo.
    Gostei do toque final : ) Isso e' uma cabecinha que nunca para.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Que bons Duxa!!!
    Esse doce a derreter se todo no pãozinho está divinal!



    Bjinho
    Rita

    ResponderEliminar
  11. Ficaram originais com o doce e certamente uma delicia.
    bjsss

    ResponderEliminar
  12. QUE MARAVILHOSA TENTAÇÃO, APETECE PEGAR UM PARA PROVAR.
    BJS

    ResponderEliminar
  13. Deve ter ficado uma verdadeira delicia, bjs e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  14. Vendo sua receita eu penso, porque não pensei nisto antes, colocar em forminhas de silicone, mais uma vez aprendi com vc.
    Adoro pão de queijo com um cafézinho preto !!!!
    Bjos e bom final de semana.

    ResponderEliminar
  15. Hummm Duxa que apetitosinhos e que tamanha gulodice tenho a certeza que não me ficava só por dois ou três hehehe. Adorei ver pena não poder saborear...

    Beijinhos e bom fim de semana!!

    ResponderEliminar
  16. It looks very delicious,...and nice fotos too!

    ResponderEliminar
  17. Esse seu método massa-recheio-massa fica uma maravilha!!
    Além de lindos!
    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  18. Thanks for commenting on my blog,
    the recipe is very simple ;)
    cheers!!!

    ResponderEliminar
  19. Esta é que eu não conhcia, estão com ar de pasteis de nata e só por isso imagino que devem ser uma bomba doce.

    ResponderEliminar
  20. Bom dia Bichinha, curiosamente não são nada doces, apenas a colherzinha de doce que coloquei no recheio, em resultado do calor fica liquido e verte para cima da massa, que como eu disse nem leva açucar, têm um sabor muito suave doce/salgado.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  21. HUNMMMMMMMMMMMMMMMMM olha so que maravilha de bolinhos... e eu com polvilho doce a azedo na dispensa... aiiiiiiiii aiiiiiiiiiiii!!!!

    Vou levar a receitinha comigo!! nham nham... acho que vai ser super apreciada aqui em casa, os meus filhos adoram biscoitos de polvilho!!!

    Beijinhos Duxa

    ResponderEliminar
  22. Duza! Pão de queijo é a minha perdição amiga! Aaamo! Os seus ficaram lindos. Adorei a idéia de fazr nesta forminhas.

    ResponderEliminar
  23. Duxa, que ideia original, nunca tinha visto estes pãezinhos recheados com doce, mas acredito que fiquem bem deliciosos
    um beijinho

    ResponderEliminar
  24. Duxa ficaram maravilhosos e agora ao lanche faziam um sucesso cá em casa.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Uma sugestão muito diferente, já comi pão de queijo mas simples ou com recheios salgados, assim com um recheio doce deve ter um contraste excelente!

    ResponderEliminar
  26. essa receita ja vai pra minha lista de favoritos...que espetaculo Duxa!!

    Vai fazer sucesso aqui em casa...rsrs

    bjim

    ResponderEliminar
  27. Adorei estes bolinhos, queijo e doce ligam sempre muito bem...

    Gostei muito do seu blogue.

    Bjinho

    ResponderEliminar

Obrigada por deixar comentário.