Delicia de Arroz








Esta delicia andava meio esquecida na gaveta das sobremesas até há uns dias atrás...
Depois de uma conversa com a minha amiga Patrícia Cheio do foodwithameaning voltei a relembrá-lo com uma vontade enorme de o tornar a fazer.
Piscou o olho ao almoço de hoje. De textura muito própria visto não ser um pudim de forno, tem um travo cítrico e abaunilhado que merecem o devido destaque. Muito fácil de fazer e de comer!



Delicia de Arroz

Ingredientes:
 
180 g de açúcar
80 gramas de farinha de arroz
1 colher de sopa de farinha maizena
3 ovos
800 ml de leite à temperatura ambiente
1/2 vagem de baunilha para aromatizar ou 1 colher de sobremesa de essência de baunilha (opcional )
raspa da casca de 1 limão
raspa da casca de laranja ou limão, para finalizar  (opcional)
caramelo para untar q.b.
 
 
 
 


Método:

Deite para dentro de uma caçarola todos os ingredientes excepto a vagem de baunilha, misture-os muito bem até obter um preparado homogéneo.
Adicione a baunilha e leve a lume baixo mexendo sempre até engrossar. Retire a baunilha e desligue o lume e reserve.
À parte faça o caramelo e unte uma forma ou várias formas pequenas individuais.
Verta o preparado e leve ao frio 5 a 6 horas, o ideal será prepará-lo de véspera.

Na altura de servir polvilhe com raspa da casca de 1 laranja .
Poderão utilizar caramelo líquido de compra.




Preparação na Bimby:

Pulverize o açúcar e a casca do limão durante 30 Segundos/ Vel 5-7-9. 

Junte o arroz, a maizena e volte a pulverizar 1 Minuto em modo progressivo, vel 5-7-9.

Junte o leite, os ovos e a  1/2 vagem de baunilha , programe 17 Minutos/ Temp. 90ºC/ Vel .

Coloque caramelo líquido em taças individuais ou numa forma maior de pudim, verta a mistura e leve ao frio durante algumas horas. O ideal será prepará-lo de véspera para ficar mais firme

Desenfome e sirva bem fresco com raspa da casca de 1 laranja ou limão.


Notas: Não sendo um pudim muito grande  dá à vontade para 6 pessoas.
Caso achem necessário dobrem as quantidades dos ingredientes e façam-no maior.











Continuação de um bom Domingo!
Abraço.




Bolo de Arroz para a Festa da Luisa Alexandra





A Luisa Alexandra está a celebrar o 5º Aniversário do Blogue. Convidou-nos a participar no passatempo que organizou para a ocasião. É muito simples participar, basta visitar o blogue,  trazer de lá uma receita cuja inspiração nos permita reproduzir uma receita publicada por ela, fotografá-la e enviá-la por email.
Visitem-na ainda têm alguns dias para participar.

Trouxe de lá esta receita tão Portuguesa, o conhecido bolo de arroz.
Se tiverem um robot de cozinha potente, poderão obter a farinha de arroz em casa, eu moí na Bimby, cerca de 1 minuto à Vel. 9/10.
Substituí a raspa da casca de limão por laranja, pois quando fui ver, tinha no frigorifico apenas 3 limões " despidos", tinham largado a casca noutras paragens. E como diz o ditado , quem não tem cão, caça com gato...
Utilizei 300 g de farinha de arroz, às quais juntei 50g de farinha maisena para perfazer as 350g de farinha pedida na receita, e por outro lado (com o amido de milho), asseguramos um miolo macio. Por sua vez a raspa da casca da laranja dá-lhe um sabor citrico intenso. Recomendo que o façam, pois é um bolo delicioso, em nada parecido aos que encontramos por aí à venda.





                                                                      Bolo de Arroz

Ingredientes:

 1 casca de limão ( pus laranja)
 200 g açúcar ( reduzi para 180g )
 2 ovos
 75 g de margarina amolecida
 1 pitada de sal
 150 ml de leite à temperatura ambiente
 350 g de farinha de arroz ( usei 300g de arroz + 50g de maizena)
 1 colher (de chá) de fermento
+ um pouco de açucar para polvilhar a massa antes de ir ao forno


Preparação na Bimby:

Coloque no copo o arroz e triture 1 minuto à Vel. 9/10 . Retire do copo e reserve.
Deite para o copo a casca da laranja com o açucar e pulverize ( vel.9 ) alguns segundos.
Adiciona-se a margarina, o sal, os ovos e o leite, programe 5 min, temp 37º, vel 3.
Em seguida, junte a farinha e o fermento peneirados, e programe 10 seg, vel. 4.
Deixe a massa descansar 1 hora.
Unte uma forma e verta para lá a massa, polvilhe a superficie com açucar para que possa formar a famosa crosta. Leve ao forno pré-aquecido nos 190ºC cerca de 30 minutos, façam o teste do palito.


Método tradicional:
(Não testado)

Triture o arroz num robot de cozinha até obter farinha.
Num recipiente, bate-se o açucar com os ovos e o sal até aumentarem de volume, adiciona-se a raspa da casca da laranja, a margarina e continua-se a bater.
Peneira-se as farinhas com o fermento, ou só farinha de arroz caso não utilizem a maizena.
Adiciona-se o leite aos poucos sem parar de bater, e por último junta-se as farinhas, bater bem até que fique homogénio.
Deixe descansar a massa cerca de 1 hora. Proceda como indico em cima, para a preparação na Bimby.







Obrigada pela vossa companhia, continuação de boa semana!
 Um abraço.