Hambúrgueres de Atum e Courgette

18 de maio de 2017 0 comentarios





Na correria habitual da semana e sem jantar pensado lá saíram estes hambúrgueres que por sinal ficaram deliciosos. Apresentam-se leves e com uma textura muito interessante, até já os idealizei para noutras ocasiões, trocando o atum por salmão fumado e juntando alho-francês e cenoura.
Estes ficaram redondinhos porque utilizei um aro que tenho para estrelar os ovos, ora sem aro, ficarão com uma aspecto mais rústico, assim um pouco mais espalhados e com os bordos incertos, o que não constitui problema pois o sabor e textura estão lá. São óptimos para levar na marmita do dia seguinte, experimentem!

Hambúrgueres de Atum e Courgette


Ingredientes:
(rendem 7 unidades)

1 courgette média ralada com casca e sem os topos
5 pés de coentros picados (salsa ou hortelã)
3 latas de atum em azeite
120 g de queijo parmesão ralado
1 chávena de chá de farinha de milho
3 ovos M
sal, pimenta e açafrão q.b.
azeite q.b.




Método:

Lave a courgette, retire-lhe os topos e rale-a. De seguida esprema-a num pano de cozinha para lhe retirar parte da água. Coloque dentro de um recipiente fundo, junte a farinha, os ovos, o queijo, os coentros picados, o atum previamente escorrido e lascado finamente (com a ajuda de um garfo por exemplo), tempere de sal, pimenta e açafrão a gosto (não se esqueça de provar). Envolva tudo com alguma paciência para uniformizar o preparado.
Pulverize um pouco de azeite para uma frigideira antiaderente. Espere que aqueça, coloque o aro de metal dentro e preencha com o preparado calcando ligeiramente com uma colher. Deixe cozinhar cerca de 2 a 3 minutos até secar um pouco, retire o aro e vire-o para cozinhar do outro lado por mais 2 ou 3 minutos em lume médio.
Sirva com uma boa salada.

Nota: De acordo com água libertada da courgette, se necessário juntar mais 1 ou 2 colheres de farinha de milho ao preparado, consoante o aspecto.



partilhar esta receita

0 comentários

Obrigada por deixar comentário.