Chamuças, um Desejo do Oriente...
18:30Quem as comeu um dia, dificilmente se esqueceu do sabor perfumado e viciante, deixado pelas especiarias. A fina massa estaladiça que as envolve , é outra caracteristica que nos deixa encantados logo no primeiro encontro..., enfim, estes pequenos fritos de forma triângular têm mantido um lugar de destaque nas preferências cá de casa.
A receita foi gentilmente partilhada pela Maria João, do blogue As receitas cá de casa , por sinal um blogue que sigo com enorme gosto e admiração.
Fiz minúsculas alterações à receita original. Utilizei folhas de massa filo, foi mais fácil para mim chegar até elas, e, troquei a carne de frango, por carne de vaca, também por uma questão prática.
E como não alterei nem mais uma vírgula à receita original, vou passar a " apropriar-me" de parte do texto da Maria João, espero que me desculpes por isso :)
Resta-me dizer aqui, que fizeram um enorme sucesso por entre os comensais , são mesmo muito, mas muito boas! Façam-nas também!
Chamuças
Ingredientes:
A receita original podem consultar aqui
1 embalagem de folhas de massa filo
400g de carne de vaca picada
1 cebola média
2 cenouras médias
4 dentes de alho
6 ou 7 folhas de couve (das folhas mais clarinhas)
2 colheres de sopa de caril picante
1 e 1/2 colheres de sopa de garam masala
uma pitada de sal
1 fio de azeite
óleo para fritar
Método:
Levar um tacho ao lume com um fio de azeite, assim que estiver quente juntar a carne temperada com um pouco de sal, deixar cozinhar por uns minutos.
Enquanto isso, picar no robot de cozinha a cebola e os alhos e reservar. De seguida picar a couve e reservar. E de seguida picar a cenoura e reservar. Nenhuma destas coisas deve ficar desfeita. Apenas picada miudinha. Retirar a carne do lume.
Colocar todos os legumes na frigideira, acrescentando mais um pouco de azeite e deixar cozinhar por uns minutos, apenas para amolecerem. Juntar a carne picada, o caril e o garam masala. Deixar cozinhar por uns minutos, mexendo com frequência para o tempero ficar bem homogéneo. Retirar do lume e deixar arrefecer um pouco para começar a montar as chamuças.
Cortar a massa filo em tiras e numa das pontas, deixando um pouco de massa, colocar uma colher de recheio. A seguir dobrar em triangulo, da mesma forma que se dobram os sacos de supermercado, até chegar ao fim da tira. Humedecer ligeiramente a ponta da massa com água para colar.
Consegui esta imagem que retirei da net, para vos ajudar na visualização do processo de as dobrar, depois da primeira, começa a correr melhor garanto-vos :)
Imagem retirada daqui
Aquecer óleo numa fritadeira, e fritar as chamuças cerca de 3 a 4 minutos, virando-as a meio do tempo. Retirar do óleo e escorrer bem em papel de cozinha absorvente.
Obrigada Maria João.
Um abraço para todos!


