Pudins de Hortelã e Limão [Merengados]




Das pequenas surpresas que os aromas nos pregam, o sabor deste pudim foi sem duvida uma delas.
A inspiração veio do site da Vaqueiro, era uma sobremesa simples e pareceu-me adequada a esta altura do ano. Do meu gosto por experimentar novas combinações de sabores, preparei-a com dois aromas frescos, limão e hortelã. Correu bem, ficou muito interessante e a repetir outras vezes.
Optei por coloca-los  em ramequins, mas caso prefiram podem apresenta-los  num tabuleiro e depois servir em pequenas taças, é como mais gostarem.
Caso não tenham maçarico, não se atrapalhem, coloquem os ramekins no forno uns minutos para obter um efeito tostado.
Arrisco a dizer que vão adorar!



Pudins de Hortelã e Limão [Merengados]



Ingredientes:
(rendem aprox. 8 ramekins)

1 lata de leite condensado
2 colheres de sopa de manteiga
3 vezes o volume da lata do leite condensado, com leite meio gordo
raspa fina da casca de 1 limão
casca de 1 limão
3 a 4 pézinhos de hortelã
6 ovos
2 colheres bem cheias de Maizena
3 colheres de sopa de açúcar
açúcar mascavado (para queimar) q.b.


Método:

Misturar o leite condensado com o equivalente a 2 vezes o volume da lata em leite meio gordo, junte a casca do limão  e os pezinhos de hortelã. Leve ao lume e deixe ferver mexendo de vez em quando.

Entretanto parta os ovos e separe as gemas das claras. Misture as gemas com a Maizena e o restante leite. Junte ao preparado do leite condensado. Espere que ferva e engrosse mexendo sempre para não se pegar, junte a manteiga, mexa e espere que derreta. Retire as casca do limão e a hortelã.
Verta a mistura para dentro dos ramequins. Deixe que arrefeça.
Por fim bata as claras e assim que estas começarem a ficar firmes, junte o açúcar. Continue a bater até ficarem bem firmes. Deite colheradas sobre o creme, finalize com a raspa fina da casca do limão, polvilhe com um pouco de açúcar mascavado e queime a gosto com um maçarico.
Coloque no frio até à hora de servir.


Gelado de Doce de Leite e Mascarpone






Um gelado com gosto a férias. Elas estão aí.

Boas férias, até breve!

 


 

Gelado de Doce de Leite e Marcarpone


Ingredientes:

1 pacote de natas (200 ml) bem geladas
1 lata de leite condensado cozido
2 claras de ovo
1 pacote de queijo mascarpone (250 ml)
6 palitos la reine picados grosseiramente
chocolate negro para finalizar q.b. (usei Pantagruel)


Método:

Bata as natas bem frias com o mascarpone até que engrossem.

À parte bata as claras em castelo e pique grosseiramente os palitos la reine. Reserve.

Junte 3/4 do leite condensado na mistura das natas, envolva.  Misture delicadamente as claras batidas e os bocadinhos dos palitos.

Coloque este preparado dentro da sorveteira cerca 25 a 30 minutos.

Verta para dentro de uma caixa hermética, com uma colher de café distribua montinhos do restante leite condensado pelo preparado envolva suavemente.


Sem Sorveteira

Quem não tiver sorveteira, coloque o preparado dentro de um recipiente hermético, distribua montinhos do restante leite condensado por todo o preparado e leve ao congelador.

De duas em duas horas (durante o processo de congelação) convém bater o gelado para evitar a formação de cristais de gelo (trabalho feito pela sorveteira).


Leve ao congelador cerca de 5 a 6 horas. Se for de um dia para o outro tanto melhor.

Retire do congelador alguns minutos antes de servir.

Sirva em tacinhas e decore com raspas de chocolate negro.





 
 
 
Siga todas as novidades desta cozinha na nossa página do Facebook.
 
 
 
 

Verrines de Frutos Vermelhos - Batalha de Blogues







Olá!  E com uma sobremesa prática e fresquinha concluímos a  Batalha de Blogues - Desafio Parmalat .

Ao longo de 3 semanas consecutivas cada uma das bloguers participantes preparou uma receita. Devo dizer que todas elas me surpreenderam pela sua criatividade e diferença, 10 pessoas com 3 ingredientes comuns ; Natas para Bater, Natas com Ervas aromáticas e Béchamel, conseguiu-se desta forma, criar 10 menus fantásticos de Verão propostos no desafio. Muito bom!






Pretendi que esta receita transmitisse alguma frescura, escolhi frutos vermelhos para a preparar,  são pouco doces e dão um colorido muito bonito.


Para a confecionar utilizei as natas para bater da Parmalat






Ingredientes:

1 embalagem de natas para bater Parmalat
1/2 lata de leite condensado
4 iogurtes de frutos vermelhos com pedaços
7 folhas de gelatina incolor
4 colheres de sopa de açucar
4 gotas de sumo de limão
framboesas e folhas de hortelã para decorar


Metodo:


Coloque as folhas de gelatina num recipiente com água durante 5 minutos para as hidratar, depois escorra-as e leve ao micro-ondas alguns segundos sem deixar ferver.


Numa tigela misture os iogurtes com o leite condensado e bata até que fique tudo bem incorporado. Adicione a gelatina com o auxilio de um coador , bata até que fique tudo bem misturado.

Disponha o preparado por 4 tacinhas, leve ao frigorifico para solidificar.

Entretanto bata as natas ( devem estar bem frias) até engrossarem , junte o açucar, as gotas do limão, e bata mais um pouco até que fiquem firmes. Coloque dentro de um saco de pasteleiro e faça montinhos à superfície das tacinhas. Decore com framboesas e folhas de hortelã.

Notas:

Quem não tiver saco de pasteleiro, pode improvisar, utilizando um saco normal para sandes, cortando um canto do saco. Coloca-se o chantilly lá dentro e pressiona-se à medida que desejarmos.

Coloque tudo no frigorifico até à altura de servir. Devem servir bem fresco.






 
Obrigada a todos os que nos acompanharam neste desafio, e um especial agradecimento à Parmalat, foi um gosto participar!
Um abraço para todos.