Corvina no Forno com Batatas







Hoje temos peixe!
Senti que este blogue tem pouco peixe, apesar desta cozinha o confecionar regularmente, então aqui fica a partilha de um peixinho saído do forno ainda a fumegar.

Corvina no forno, é um prato saudável e ao mesmo tempo saboroso, a cabeça (do bichinho) foi retirada préviamente para fazer uma sopa de peixe que gosto muito.

Com o tempo a ficar mais fresco apetecem este tipo de refeições, começam a surgir as ideias dos pratos de forno, e ao mesmo tempo, têm a vantagem de nos permitir ficarmos livres para adiantar outras coisas. Dá-me imenso jeito, deixa-se tudo temperado uma hora antes de colocar o tabuleiro no forno e vamos à nossa vidinha, ficando com as mãos e o espirito livres, para outras coisas que precisamos fazer.



                                                 Corvina no Forno com Batatas

Ingredientes:
( 4 pessoas)

1 corvina com cerca de 1,5kg
1 kg de batatas cortadas em cubinhos
1/2 copo de água
1/2 copo de vinho branco
1 fio de azeite
2 colheres de sopa de manteiga
1 limão
2 colheres de sopa de massa de pimentão ( ou colorau )
1 colher de sopa de massa de alho
1 folha de louro
umas folhinhas de tomilho
sal q.b
pimenta q.b


Método:


Prepare as batatas, corte-as aos cubinhos, coloque-as dentro de um recipiente com água, sal, um pouco de vinho branco e uma folha de louro. Reserve durante uma hora para que tomem gosto.
Prepare o peixe que já deve vir cortado da peixaria com uns golpes no lombo até meio, mas sem separar as postas. Misture as massas de pimentão e de alho,  as folhinhas de tomilho, e o sumo do limão, aplique esta pasta por todo o peixe, tempere este com um pouco de sal e pimenta ( atenção é pouco sal, porque as massas por vezes já trazem sal), coloque o que resta do limão dentro da barriga do peixe (vai ao forno assim) tape o peixe, e deixe a tomar gosto cerca de 1 hora.
Ligue o forno nos 200ºC, coloque o peixe numa assadeira, disponha das batatas em redor , adicione a água por cima das batatas, e o vinho por todo o tabuleiro, envolva-as, coloque entre as postas do peixe uma nozinhas de manteiga e leve a forno cerca de 1 hora, a meio deste tempo, convém tirar o tabuleiro para fora e regar o peixe e  batatas com o molho ( sucos) que se forma no tabuleiro. Verificar se está cozinhado ao fim deste tempo, retirar e servir.

Notas: Se necessário acrescentar mais um pouco de água ao tabuleiro de modo a evitar que as batatas e o peixe sequem demasiado.
Gosto de utilizar as batatas de casca roxa, acho que ficam melhor que as brancas.
Servir quente acompanhado por legumes cozidos , salteados, ou por uma salada verde.








                               Obrigada pela vossa companhia, bom fim-de-semana para todos!
                                                                     Um abraço.



partilhar esta receita

21 comentários

  1. Mas que aspecto fantástico este teu peixe amiga, adoro, e tenho saudades de comer ;) bjokitas

    ResponderEliminar
  2. Olá Duxa!! Adoro peixe assado, corvina acho que nunca experimentei. Por cá não há, terei de experimentar quando for outra vez a Portugal.
    Quanto á pergunta que me deixaste, não os barrei com nada se bem que aprendi a fazer isso mesmo, não o fiz propositadamente porque a minha amiga apenas gosta dos bolos com a pasta por cima sem adição de mais nada :) gostos não se discutem e foi à vontade da freguesa ;)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Duxa: este peixinho ficou tão apetitoso que mesmo eu ( que não morro de amores pelo dito) era capaz de o comer com satisfação.
    Bj
    Márcia

    ResponderEliminar
  4. mas que peixinho mais bonito esta com uma cor mt a meu gosto tem um aspceto que é um maximo adoro peixe por mim comia todos os dias e quando ele é pescado por mim sabe-me as mil maravilhas pois é mt frescinho adorei o teu bjs e bom fim de semana e tudo de bom para voces

    ResponderEliminar
  5. Que peixinho soberbo! A cor está fantástica!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Adoro um peixinho assado no forma.
    Essa corvina ficou excelente, agora apetece essas comidas de forno.
    Bom fim de semana
    bjs

    ResponderEliminar
  7. Tudo o que seja peixe eu adoro, mas peixe assado é qualquer coisa de muito bom!

    Nestes dias quentes, dava tudo por um... aqui é incomportável!
    As imagens estão fantásticas, consigo sentir o aroma... :)

    ResponderEliminar
  8. Oi Duxa, também faço peixe com frequencia e quase não posto.Esse peixe ficou com uma cor linda.
    Fiquei com vontade de provar.Beijos querida, tenha um domingo maravilhoso.

    ResponderEliminar
  9. Também sou mais adepta do peixe... Este prato então sabia-me mesmo bem :) Bjinhos e bom domingo!

    ResponderEliminar
  10. Duxa, esse peixinho está com um aspeto maravilhoso!
    Beijinhos e bom domingo

    ResponderEliminar
  11. Ai que fome me deste amiga,adoro peixe,ja comia,e essas batatinhas,ficaram bem ao meu gosto..
    beijinho amiga!

    ResponderEliminar
  12. Hmmmmmm este prato parece-me delicioso, apesar de nunca ter provado corniva!!
    Um prato de peixe cai sempre bem. ;)
    Beijinhos e bom domingo.

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Duxa,
    Este peixe está com um aspecto delicioso. Adoro corvina.
    Cá por casa também comemos muito peixe e na verdade quase nunca coloco no blogue.
    Acho que no meu caso é porque sou muito gulosa :))
    O desejo de um boa semana e beijinho.

    ResponderEliminar
  14. Olá Duxa,

    Adoro corvina e a sua ficou fantástica e com uma cor linda.
    Também aproveito sempre a cabeça para fazer uma massada.

    Bjnhos e uma fabulosa semana.

    http://saborescomtempo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Olá.
    Adoro peixe!!! quase lambi a tela do computador rsrsrs.
    Postagem divulgada no Portal Teia.
    Fique a vontade para pedir divulgação quantas vezes quiser.
    Até mais

    ResponderEliminar
  16. Olá Duxa !
    Que bela corvina, ficou com uma cor optima, hummm, adoro assim peixinho !
    Obrigada pelo teu carinho.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  17. Tão bom um peixinho no forno! Sabe sempre bem nestes dias de chuva e frio, e se faz frio!!
    Lá em casa as cabeças guardo para quando o meu pai me visita, só ele é que me acompanha!

    ResponderEliminar
  18. Amiga querida,

    Corvina !
    Um peixe de que gosto muito, em tempos era inmpossível devido ao preço elevado, agora já se apanha de vez em quando mais em conta... sempre que isso contece aproveito !

    Ficou com um aspecto delicioso essa tua corvina, umas cores lindas, apetitosas e a chamarem por nós !

    Uma bela sugestão tua, gostei muito ! :-)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Menina que coisa mais linda..
    Eu sempre fui louca pra fazer corvina assada.. essa sua dica está um arraso..
    Adorei..
    Aliás eu amei o seu cantinho..
    Um beijo mais que especial no coração..
    Sheila

    ResponderEliminar
  20. Essa corvina está muito linda.Vou fazer uma de 4,5 como voce explicou na receita só que as batatinhas vou assar primeiro com
    azeite de oliva e alecrim. depois coloco junto ao peixe.

    ResponderEliminar

Obrigada por deixar comentário.