Arroz de Forno com Perú







O Outono, é por excelência tempo que traz com ele, a rotina de ligar o forno.
E, percebo que com as temperaturas mais baixas ( excepção dos 28ºC do dia de ontem), tenho cozinhado com mais vontade. Uma vantagem que encontro nestes pratos de forno, é a excelente qualidade com que a comida permanece no dia seguinte (muitas vezes o sabor fica melhorado), podendo assim viajar dentro da marmita e servir de almoço do dia seguinte.

Fiz este arroz depois de visitar a cozinha da querida Inês do Between Kitchens , achei a ideia interessante e prática, um arroz de forno com perú,  a fazer lembrar o tradicional arroz de pato.
A receita que utilizei foi a que habitualmente sigo ( já quase de olhos fechados) para um arroz de carne no forno, nada de especial, mas fica saboroso e todos gostam.
Obrigada pela sugestão querida Inês:)






                                                         Arroz de Forno com Perú

Ingredientes:

1 perna e coxa de perú com cerca 800 g
100 g de bacon  em cubinhos
4 a 5 cabeças de cravinho
sumo de limão
1 caldo knorr carne ou aves
1 fio de azeite
1 cebola grande picada
4 dentes de alho picados
pimenta q.b
noz moscada q.b.
pimentão doce q.b.
sal q.b
1 folha de louro
chouriço de carne de boa qualidade
300 g de arroz agulha
500 ml de água fervente + 200ml da água da cozedura do perú =  700ml



Método:

Retirar a pele do perú. Regue e esfregue a perna com o limão.
Coza a perna na panela de pressão com sal , louro e os cravinhos. Cerca de 30 minutos depois de começar a apitar.
Reserve 200 ml da água da cozedura, e desfie a carne.
À parte num tachinho, refogue a cebola com o bacon e os alhos, adicione a carne já desfiada e sem ossos , corrija o sal, tempere com pimenta , noz moscada e pimentão doce, envolva e deixe cozinhar cerca de 5 minutos para que a carne possa tomar gosto.
Prepare um pirex, ou uma assadeira que possa ir ao forno. Aqueça até ferver, os 700 ml de água ( 500ml de água+200ml da cozedura da carne), dissolva o caldo knorr nessa água.
Espalhe parte do preparado da carne dentro do pirex, verta a água fervente sobre esta, bem como o arroz, por último, adicione o resto da carne e envolva tudo com um garfo, para que a carne fique bem misturada por entre o arroz. Corte em rodelas o chouriço, e disponha por cima da carne para finalizar. Leve a forno pré-aquecido nos 200ºC cerca de 20 minutos.

Notas: Quando retirarem o pirex para fora do forno, o arroz pode parecer ainda não estar totalmente cozido, é mesmo assim, fora do forno continua o processo de cozedura durante uns minutos, se estiver dentro do forno ficará muito seco . Salvo raras excepções dependendo dos vossos fornos, se virem que está mesmo cru, deverão mantê-lo com o forno ligado mais uns minutos.












partilhar esta receita

35 comentários

  1. Este arroz de forno parece delicioso!

    Abraços, Fabiana.

    ResponderEliminar
  2. Olá querida amiga!
    Está fabuloso! Este arroz é uma delicia, também tenho uma receita de colocar o arroz cru na assadeira, mas os restantes ingredientes são diferentes.
    Mas este arroz do forno fazer muito sucesso!!
    Um grande beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Parece-me divinal, uma imitação de arroz de pato com um belo aspecto! bjs

    ResponderEliminar
  4. que belo arrozinho. Bem que podia ser o meu jantar!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Que maravilha de arroz, ficou um luxo!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Duxa.por aqui tambem ja esta a ficar frio.e bem que apetecia um pratinho desse arroz de forno neste momento estpu no trabalho se pudesse ja me servia .mas vou_me contentar e comer com os olhos.adorei as fotos! Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Adoro este arroz! O teu ficou com um ar divinal.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Estupenda receta me gusta,abrazos y abrazos.

    ResponderEliminar
  9. Olá Duxa,

    Este arroz ficou apetitoso e uma autentica maravilha. E com estas fotos estão belíssimas.
    Uma sugestão excelente para os dias outonais que se aproximam.

    Bjnhos e uma semana maravilhosa.

    (http://saborescomtempo.blogspot.pt)

    ResponderEliminar
  10. É mesmo uma altura optima para se ligar o forno, e se for para fazer maravilhas dessas...ligava todos os dias :D

    ResponderEliminar
  11. Que bom. Gosto muito de arroz de forno e este rouba bem o protagonismo ao pato. Uma delicia. Bjs

    ResponderEliminar
  12. Por aqui ainda não há frio, mas o forno também já vai sendo ligado. Este arroz está divino. tenho de ir espreitar outras sugestões da Inês. As tuas fotos fazem-me lembrar a comida caseira que nos preenche na totalidade.Verdadeira, portanto.
    Um abraço para ti.

    ResponderEliminar
  13. Hmm, gosto muito de arroz de forno! É uma boa sugestão em alternativa ao famoso arroz de pato :) Bjinhos!

    ResponderEliminar
  14. uiui mas que refeiçao mais boa adoro peru e arroz no forno aiai ja sei o que fazer esta semana rsrs adoreiiii bjs e tudo de bom para ti e teus

    ResponderEliminar
  15. Muito saboroso, um dos meus pratos favoritos com uma salada de alface :)bjs

    ResponderEliminar
  16. No lo conocía pero creo que tiene que estar delicioso...Me la guardo besos guapa

    ResponderEliminar
  17. Olá Duxa !!!
    Este arroz é um sucesso em qualquer refeição, cá em casa fz um sucesso !
    Adorei as tuas fotos, mostra bem esta delicia !
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  18. Delicioso...adorei!
    Beijos e uma quarta-feira de paz e harmonia em seu coração!
    CamomilaRosa

    ResponderEliminar
  19. Arroz de forno é tão booommm!!! O teu está com um aspecto espectacular! Tenho que experimentar a tua receita ;)
    Já estão abertas as votações no meu blog da iniciativa ;) Passa por lá para deixares o teu voto. Sabes que já tens uma votação na tua omelete de espargos? ;)
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  20. Que estranho... podia jurar que já tinha comentado este post... achei estranho o teu comentário e vim espreitar... deve ter acontecido qq coisa com a net ;)
    Eu tenho uma receita parecida, com frango mas junto cenoura aos cubos no refogado e nunca usei o cravinho. Uso a receita da minha mãe e lá em casa é chamado "Arroz de pato-pito". Fica delicioso, mais económico e igualmente bonito!
    Beijinhos :))

    ResponderEliminar
  21. Que apetitoso este teu arrozinho de forno Duxa,

    beijinho!

    ResponderEliminar
  22. Olá Duxa:)

    Mas que belo arroz de forno! Com perú nunca experimentei mas pelo aspecto deve ser um consolo. Ficaram umas belas fotos:)

    Boa semana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. O perú é subestimado na maioria das cozinhas, e esta é uma boa opção, sem dúvida!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  24. Querida Duxa,

    devo dizer-te que esses bagos de arroz quase saltam do écran, aqui para o meu prato !!!
    Que fotos magnificas, estes grandes planos deliciam-me !!!
    O prato está fantástico, adorei a sugestão e as comidas de forno também fazem as minhas delicias, amiga !

    Um grande beijinho :)

    ResponderEliminar
  25. Duxa amiga.
    Arroz de forno já é bom, agora com com uma carninha de pato, fica ainda melhor. O seu aspecto já fala por sí...Lindo e Gostoso. Beijinhos da Gina

    ResponderEliminar
  26. Confesso que eu adoro fazer bolos o ano todo e comida de forno, por isso de Verão ou de Inverno o forno aqui de casa está sempre em funcionamento, mas é no inverno que chego a colocar as mãos nas partes quentes para me aquecer e sabe tão bem! :)
    Adoro arroz de forno, esta alternativa é bem mais económica do que o tradicional arroz de pato.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. oi querdia tudo bem eu adoro crane de peru aqui no brtasil não se costuma usar muito peru fora das datas de natal e ano novo ..mas eu particularmente adoro ..acho essa carne muito saborosa ..a e amei sua receita esta mega de parabens bjokinhas

    ResponderEliminar
  28. Querida Duxa,
    Fiquei emocionada ao abrir o feed dos blogs e descobrir uma receita que foi inspirada por uma sugestão minha! Gosto de saber que aquilo que publico inspira as pessoas a experimentarem novas receitas ou voltarem a preparar uma receita de que têm sentido saudades. É assim que muitas vezes me decido quanto ao que cozinhar, à espreitar blogs, a guardar receitas e aperceber-me do quanto sinto a falta de certa comidinha ;)
    Devo dizer que as suas fotos ficaram bem mais apelativas que as minhas, e que este arroz terá certamente ficado delicioso!
    Beijinhos,
    Inês

    ResponderEliminar
  29. Oi Duxa, enquanto aí refresca aqui estamos sofrendo com um calor bem forte.Tem sido dificil fazer novos pratos, a vontade é apenas de saladas e gelados.Esse arroz parece delicioso.Adorei sua receita.Beijos e uma bela noite.

    ResponderEliminar
  30. Concordo Duxa :)
    Chegou a época de ligar o forno, já apetece mesmo estando uma temperatura amena.
    E um arrozinho destes a lembrar o famoso de pato, sabe bem :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  31. Também fiquei de olho no arroz da Inês! ;)
    Uma refeição bem deliciosa, mas que duvido que sobre para o dia seguinte ahahahaha.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  32. Una delicia tiene muy buena pinta el arroz, las fotos muy bonitas.

    ResponderEliminar
  33. É mesmo isso :) Altura de ligar o forno, aquecer a cozinha :)
    O arroz está com um aspecto fantástico!
    Um beijinho

    ResponderEliminar

Obrigada por deixar comentário.