Pão de Azeite e Vinagre








Há muito que não aparecia um pãozinho nesta cozinha.
Deste lado continuamos a comer pão entenda-se, a partilha é que não tem chegado ao blogue. As razões têm sido várias, a que merece particular destaque, é sem dúvida o gosto por ele ainda morno, gosto este, que deita por terra, a mais leve esperança de uma sessão fotográfica. O que vos mostro foi um segredo bem guardado, para terminar (ou começar), o pão nesta cozinha, é  uma interminável história de amor...

A receita veio do Pão, Bolos e Cia , um blogue que gosto muito de visitar.










Ingredientes:

300ml de água morna
1,5 colher (chá) de fermento biológico seco
1 colher (sopa) de açúcar
150g de farinha integral de centeio
400g de farinha de trigo T65
1 colher (chá) de sal fino
2 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de vinagre de sidra

Método na máquina de fazer pão:

Na forma da MFP ou numa taça preparar uma esponja, misturando 200 ml de água morna com o fermento, o açúcar e a farinha de centeio.

Notas: Atenção que a esponja fica bastante liquida, não devem estranhar.

Iniciar na MFP o programa "Normal" e desligar no fim de misturar.
Deixar levedar 15min..

Misturar na cuba da MFP, à esponja pré-feita, a restante água, farinha, sal, azeite e vinagre e seleccionar o programa "Normal" desde o início.

Depois de ter amassado a 2.ª vez e antes de assar, polvilhar a superfície com farinha de trigo.

No fim de assado desenformar, retirar as pás e deixar arrefecer sobre uma grelha






Delicioso e com um miolo macio.
Brevemente irei partilhar a receita desta compota, uma delicia!
Um abraço.