Coscorões de Massa Lêveda [amassados na máquina do pão]









Bom dia, bom dia!
A receita veio do delicioso bogue No conforto da minha cozinha, para quem não conhece recomendo. A Sarinha, autora do blogue tem receitas fantásticas.
Nesta altura em que temos em mãos imensas preparações para a mesa do Natal, é uma boa ideia podermos contar com a preciosa ajuda na máquina do pão.
Os coscorões ficaram saborosos, macios por dentro e estaladiços por fora. Uma delicia!


Coscorões de Massa Lêveda ( amassados na máquina do pão)


Ingredientes:
  • 75 g de Banha Amolecida
  • 140 g de Azeite
  • 80 ml de Aguardente
  • 210 ml de Sumo de Laranja
  • Raspa de 2 Laranjas
  • 940 g de Farinha  (farinha sem fermento)
  • 2 Pacotes de Fermento Biológico seco

Aspecto  depois de amassada na máquina do pão:




 
 
 
Método:
 
Coloque os ingredientes pela ordem indicada na cuba da máquina de fazer pão.

Programe o ciclo massas ou massas levedas depende da sua máquina.  (na minha demora cerca de 1h30m a amassar e a levedar.

Quando o programa acabar coloque a massa num alguidar e tape com um pano.

Deixe levedar mais 30 minutos.

Enfarinhe um bancada, retire pedaços de massa e estique o mais finamente possível.

Corte com a cartilha e dê uns golpes ao meio.

Leve a fritar em óleo quente não deixando corar muito pois as filhoses ainda escurecem depois.

Escorra em papel absorvente.

Polvilhe com açúcar e canela.







Servidos em prato de loiça típica de Alcobaça Memoria Lusa.


Agradeço a todos a presença e o carinho. Votos de um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.
Um abraço de amizade!






Pizza Carbonara. Mais uma Fatia se Faz Favor!









Aos Domingos as refeições querem-se práticas e simples, e com o frio o que apetece são soluções de forno.
Estas pizzas ficaram uma delicia a repetir outras vezes pois está claro!
 

Pizza Carbonara

Ingredientes:
( 2 bases grandes)
para a massa

200ml de leite morno
2 colheres de sopa de azeite
1 ovo pequeno
2 colheres de chá de sal
1 colher de sobremesa de açúcar
1 colher de chá de alho em pó
400 g de farinha de trigo T.65
2 colheres de chá de fermento seco biológico (ou 15g de fermento fresco)

Notas: Esta quantidade de ingredientes rende 2 bases grandes.
Em alternativa poderá comprar bases de pizzas refrigeradas ou congeladas, e preparar apenas o recheio. As massas feitas por nós requerem um pouco mais de trabalho e paciência, mas a meu ver compensam cada minuto do nosso esforço, ficam melhores.



Recheio:

Molho de tomate para pizza
Bacon magro
Cogumelos quantidade a gosto
2 pacotes de 200 ml de Natas Cabonara Parmalat (1 por cada pizza)
200 g de queijo mozzarella ralado
Orégãos q.b.








Método :

amassar à mão


Coloque num recipiente a farinha, abra uma cavidade a meio e junte ovo, azeite, sal, açucar, o alho em pó e o fermento seco , misture estes ingredientes, vá adicionando o leite morno aos poucos e amassando até a massa começar a descolar das mãos e a ficar maleável, se necessário adicione mais farinha. Forme uma bola com a massa , tape com um pano e deixe descansar em local abrigado, por 30 minutos, até a massa dobrar o volume.

Notas: Se optar por utilizar o fermento fresco de padeiro, dilua previamente no leite morno que adiciona à massa.



Amassar na máquina de fazer pão

Coloque todos os ingredientes na cuba da máquina, respeitando a ordem, primeiro os líquidos, depois os sólidos, programe massas levedadas.

Montagem da(s) pizza(s):

Pré-aqueça o forno nos 200ºC.

Coloque a massa em cima de uma bancada polvilhada com farinha. Com o auxilio de um rolo, comece a esticar dando-lhe a forma de um circulo, forre o tabuleiro onde vai colocar a massa com papel vegetal, pique o fundo desta com o auxilio de um garfo para que coza uniformemente.

Barre as superfícies das pizzas, com molho de tomate próprio,  quantidade a gosto, disponha do bacon cortado em tiras finas e peças pequenas, junte os cogumelos, as natas carbonara, por ultimo a mozzarella e para finalizar polvilhe com folhas secas de orégãos.

Leve ao forno pré-aquecido cerca de 30 minutos ou até verificar que estão cozidas.
Coloquem na segunda calha do forno a contar de baixo, para que a massa fique bem cozida.






Esta receita foi realizada com Natas Carbonara Parmalat



Caracois com Frutas Cristalizadas e o Resultado do Passatempo








Bom dia! Por vezes temos de simplificar.
Com um pacote de farinha preparada para brioche e uma caixinha de frutas cristalizadas na despensa, lembrei-me destes caracóis que já tinha feito em tempos e que correm sempre muito bem.
Caso pretendam ser vocês a fazer a massa de brioche podem consultar aqui como a preparar.
Sei que nem todos gostam de frutas cristalizadas, para os que não apreciam podem utilizar frutos secos, fica muito bem.





Caracóis com Frutas Cristalizadas


Ingredientes:

500 g de preparado ( farinha) para pão brioche
250 g de frutas cristalizadas
50 g de margarina amolecida
açúcar e canela para polvilhar
mel ou geleia q.b. para finalizar




Método ( amassar na máquina de fazer pão)



Deitar para dentro da cuba da máquina a quantidade de água recomendada pelo fabricante ( ler no pacote), adicionar o preparado da farinha para Pão Brioche e programar massas lêvedas.

Findo o programa, retire a massa para uma bancada polvilhada de farinha e forme um rectângulo com a ajuda de um rolo. Com uma trincha pincele toda a superfície da massa com a margarina amolecida, polvilhe com açúcar e canela, disponha as frutas por cima.

Enrole a massa como se fosse uma torta, corte tiras com a espessura de 2 dedos, e disponha sobre papel vegetal num tabuleiro de ir ao forno.
Deixe a levedar até aumentarem para o dobro do volume.

Pré-aqueça o forno nos 180º  C e leve a cozer por 25 minutos aproximadamente.

Retire do forno e ainda quentes pincele com um pouco de mel ou geleia.

Depois de frios polvilhe com um pouco de açúcar e canela para lhes dar um ar rústico.











Já temos os 5 premiados do passatempo "Doce Novembro".

A publicação na página do facebook cozinhadaduxa






 Quero agradecer a participação de todos!♥

Parabéns aos premiados, e passo divulgar quem são:

Tânia Isabel

Fátima Rocha

Inês Barros

O meu tempero

Andreia Pombal



 Cada um dos premiados irá receber um kit com 3 novos preparados para Bolos Royal.
ENVIEM-ME POR FAVOR O VOSSO NOME E MORADA COMPLETOS PARA O E-MAIL:
cozinhadaduxa@hotmail.com



Mais uma vez obrigada a todos!



 
 
 
 

Pão de Aveia e Buttermilk com Sementes







O fascínio de produzirmos o nosso pão deve-se em grande parte às inúmeras combinações possiveis, quer dos ingredientes, farinhas, ou até da possibilidade de podermos substituir a água por outros líquidos, tais como o leite, e/ou outros derivados deste. Neste caso, associou-se a "parceria" água e buttermilk .
Trouxe a receita do Rapa Tachos, um blogue que nos inspira com sugestões fantásticas, não deixem de visitar.

 
 
 
                                          Pão de Aveia e Buttermilk com Sementes

 
Ingredientes:

 
125 ml de água morna
10 g de fermento fresco de padeiro* ( deve ser diluído na água morna)
175 ml de buttermilk**
1 colher de sopa de mel
300 g de trigo T.65
125 g de trigo integral
50 g de farinha de aveia
1 colher de chá de sal

Decoração:
 
Sementes a gosto para decorar
 Leite q.b. para o acabamento

* pode ser substituído por 1 colher de chá de fermento biológico seco

**Buttermilk- Colocar dentro de 1 copo, 175 ml de leite, adicionar 1 colher de sopa de sumo de limão, ou vinagre, mexer, deixar actuar 15 minutos, o leite ficará talhado e pronto a usar.

Preparação na máquina de fazer pão:

Colocar pela ordem que indico, os ingredientes na cuba da máquina, programar massas levedas.
Findo o programa, dar a forma desejada, pincelar a massa com um pouco de leite, adicionar as sementes.
 
Colocar a levedar em sitio abrigado, cerca de 30 minutos ou até dobrar o seu volume.
 
Levar ao forno pré-aquecido nos 200ºC, cerca de 30 minutos, dependendo dos fornos.
 
Usei uma forma de bolo inglês untada para o cozer.
 
Depois do forno, deixar arrefecer em cima de uma grelha , fatiar depois de frio de preferência.

(Receita importada do meu outro blogue)







Um abraço!




Pão Integral com Sementes de Linhaça Escura








Escurinho e cheio de sabor, responsabilidade deixada em grande parte pela farinha integral, mel e sementes de linhaça, não deixa de ser um dos meus pães preferidos.
Outra das razões para incluirmos estas sementinhas na nossa alimentação (o ideal seria de forma diária), é a importância dos componentes da semente, o seu óleo apresenta quantidades muito elevadas de ácido gordo essencial ómega-3 e quantidade apreciável de ómega-6. Razões mais que suficientes para as consumirmos de forma regular. Convém tritura-las antes de as utilizarmos para que as possamos absorver.









Receita de Pão Integral com Sementes de Linho Escuro
(receita importada do meu outro blogue)


Ingredientes:

500 ml de água morna
2 colheres de sopa de óleo
1/2 colher de sopa de sal
2 colheres de sopa de mel
450 g de farinha de trigo
450 g de farinha de trigo integral
4 colheres de sopa de sementes de linho previamente trituradas
2 colheres de chá de fermento biológico seco, ou 15g do fresco ( previamente desfeito na água morna colocada no inicio dentro da cuba)
 ovo diluído num pouco de leite para o acabamento (opcional)

Preparação na máquina de fazer pão:

Coloque todos os ingredientes na cuba da máquina pela ordem que indico.
Programe massas levedadas, retire, dê-lhe a forma desejada, deixe-o levedar por mais 30 minutos, ou até dobrar o seu volume. Leve-o ao forno pré-aquecido nos 200ºC, cerca de 30 minutos ou até verificar que está cozido.
Retire do forno e deixe-o arrefecer em cima de uma grelha, espere que arrefeça para o fatiar.

Notas: Rende um pão grande ou 2 mais pequenos.
Se gostarem poderão decorá-lo com uns cortes na superfície, feitos com o auxilio de uma faca bem afiada.


Pincelei-o com gema de ovo diluída num pouco de leite, para lhe dar esta cor amarela e brilhante da crosta.
Cozi-o numa forma grande tipo de bolo inglês, previamente untada .








Feliz 1º de Dezembro,
um abraço para todos!



Caracois Doces de Outono







E mais uma semana que chega ao fim. De novo o tão esperado fim-de-semana ( pelo menos é o sentimento que temos aqui por casa).

A máquina de pão deu uma preciosa ajuda a preparar a massa destes caracóis. Acrescentei-lhe depois um recheio de sultanas douradas com pedaços de chocolate da Pantagruel com 70% de cacau, o resultado foi óptimo, um apontamento de chocolate amargo (70% cacau) a contrastar com o doce das pequenas sultadas que se encontram espalhadas pela massa do brioche. Muito bom, portanto!

A Pantagruel apresenta novas embalagens no seu Chocolate Branco e  Pantagruel 70% Cacau, no entanto poderão encontrar ainda as duas embalagens nos locais de venda, não se preocupem que o chocolate é o mesmo, a mesma qualidade portanto. Este que usei na receita de hoje ainda com o rótulo antigo.





Caracóis Doces de Outono



Ingredientes:

 
80 ml de leite morno
4 ovos batidos
150 g de manteiga/ margarina (amolecida)
1 pitada de sal
70 g de açúcar
575 g de farinha de trigo ( usei T. 65)
1 colher de chá de fermento seco biológico , ou 15 g de fermento fresco (este deve ser diluído no leite morno)


Para o recheio:

1 mão cheia de sultanas douradas
1 tablete de 200 g de Chocolate 70% de Cacau da Pantagruel
4 colheres de sopa de margarina tipo pomada
1 ovo batido para finalizar (opcional)


Acabamento :

Mel ou geleia a gosto


Método ( amassar na máquina de fazer pão)
 
Colocar todos os ingredientes pela ordem indicada, dentro da cuba da máquina de fazer pão, programe massas lêvedas ( atenção que o leite deverá estar morno, as temperaturas frias do ambiente comprometem bons resultados do fermento).
 
 
Findo o programa, deite a massa sobre a bancada polvilhada de farinha, estenda a massa com o auxilio de um rolo, dê à massa forma rectângular, pincele com um pouco de manteiga (pomada), dispor os pedacinhos do chocolate partido finamente e das sultanas. Enrole como uma torta, corte fatias com a espessura de 2 dedos.
 
Notas: Se ao retiraram a massa da máquina a acharem pegajosa, adicionem mais um pouco de farinha amassando depois com as mãos ( sempre em pequenas quantidades de cada vez).
 
Coloque em cima de um tabuleiro de ir ao forno, préviamente forrado com papel vegetal.
 
Deverão ficar afastados uns dos outros, 2 a 3 cm . Para finalizar, pincele com ovo batido ( opcional ) e deixe-os levedar de novo até que dobrem o seu volume.
 
Pré-aquecer o forno nos 180ºC.
Levá-los ao forno cerca de 25 minutos, dependerá dos fornos.
 
Notas: Se gostar deles com aspecto brilhante, pincele a superfície com mel ou geleia , assim que saírem do forno, ainda quentes portanto.



 
 
 
 
 
 
Uma excelente Sexta com votos de bom fim-de-semana!
 
 
 

Pão Rústico com Salsichão






Este pão de cor escura e aspecto rústico veio acompanhado pelo sabor que o enchido lhe conferiu.
Já não é novidade que dentro das massas de pão ficam bem este tipo iguarias.
Um petisco simples para uma entrada ou um lanche ajantarado. Uma delicia!




                                                           Pão Rústico com Salsichão


Ingredientes:

300 ml de água
100 ml de leite
1 colher de sopa de azeite suave
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de açucar
500 g de farinha de trigo
190 g de farinha centeio
2 colheres (rasas) de chá de fermento biológico seco


Para o recheio escolhi o Salsichão de Cura Natural Casa da Prisca



 
 




 
Método:
 
 
Utilizei a máquina de fazer pão para amassar e fazer a primeira levedação.
 
Colocar todos os ingredientes para a massa dentro da cuba da máquina, pela ordem indicada, programar massas levedadas.
Findo o programa, retirar a massa para cima de uma bancada polvilhada, dividir pequenas porções de massa ( com cerca de 40 g cada ). Colocar dentro de cada bolinha de massa duas a trés rodelas de Salsichão Casa da Prisca, fechar, polvilhar a superficie com um pouco de farinha. Por fim faça dois golpes na superficie com o auxilio de um faca bem afiada.
 
Coloque os pães num tabuleito de forno forrado com papel vegetal ( devem estar afastados uns dos outros cerca de 3 cms).
 
Deixe levedar por mais 30 minutos em local abrigado, até que dobrem o seu volume.
Leve a forno pré-aquecido nos 200º C cerca de 25 a 30 minutos, consoante os fornos.
 
 
 
 
 
 
 
Este post foi concretizado em parceria com a Milenar Digital Intelligence e a marca Casa da Prisca
 
 
 
 

Folar Doce







A Páscoa está aí.  Deixei-me levar pela ideia de fazer um folar.

Está oficialmente aberta a época da Páscoa nesta cozinha :)




                                                                 Folar Doce


Ingredientes para a massa:

200 ml de leite morno
2 colheres de sopa de mel
50 g de margarina amolecida
120 g de açucar mascavado
1 colher de sobremesa de canela
1 colher de sobremesa de erva doce
1 pitada de sal
raspa da casca de 1 limão
500 a 550 g de farinha ( usei T. 65 )
15 g de fermento fresco de padeiro ( préviamente diluído no leite)
ou em alternativa, 1 colher de chá de fermento biológico seco, este
colocado em último, depois da farinha


Notas: Inicialmente coloque 500 g de farinha, findo o programa da máquina, verifique se é necessário juntar mais um pouco de farinha até a massa estar no ponto, sem colar ás mãos.

para decorar:

amêndoas
amêndoas picadas torradas
um pouco de mel
gema de ovo diluida num pouco de leite








Método para a máquina de fazer pão:


Coloque os ingredientes da massa na cuba da máquina, pela ordem que indico.
Programe massa levedadas.
Findo o ciclo, retire a massa para cima da bancada polvilhada com farinha, forme uma bola, coloque em cima de um tabuleiro para ir ao forno, devidamente forrado com uma folha de papel vegetal. Retire um pouco da massa para decorar.
Coloque as amêndoas no meio do folar, faça um rolo fino com a massa que reservou para a decoração. Coloque esse rolo em volta das amêndoas, como mostro na foto.
Pincele o folar com gema de ovo diluida num pouco de leite.
Deixe levedar mais 30 minutos . Pode colocá-lo dentro do forno pré-aquecido nos 50º C e desligado.
Assim que ganhar volume, ligue o forno nos 200 ºC e deixe cozer cerca de 30 minutos, dependendo dos fornos.
Quando retirar do forno, ainda quente pincele com um pouco de mel e polvilhe com as amêndoas picadas.
Sirva morno ou frio, como mais gostar.







Aquele abraço do costume!
Obrigada pela companhia.

Pão de Mistura com Azeitonas e Bacon








                                                           Pão de Mistura com Azeitonas e Bacon




Ingredientes :


400 ml de água morna
2 colheres de azeite
2 colheres de sopa de mel
500 g de farinha de trigo
200 g de farinha integral
1 colher de chá de sal
1/2 chávena de chá de azeitonas ( usei verdes sem caroço)
100 g de bacon em tiras finas
15 g de fermento fresco de padeiro, ou 1 colher de chá do seco







Método para a máquina de fazer pão:


Colocar todos os ingredientes na cuba da máquina, respeitando a ordem ; primeiro os líquidos depois os sólidos. Programar pão normal, quando ouvir o sinal juntar as azeitonas já partidas em rodelas e o bacon também partido em tiras finas. Peso 1000g.

Notas : Como costumo utilizar o fermento de padeiro fresco, diluo este na água morna, se utilizar fermento biologico seco, coloque-o no final por cima da farinha.
Se gostarem de encontrar os pedacinhos do bacon e azeitonas, não os partam em pedaços tão pequenos.




 
 
 
 
 

Folar de Figo com Amêndoas





A Páscoa aproxima-se. Por aqui fazemos uns pequenos ensaios para a receber.
Este ano arrisquei fazer um folar um pouco diferente do habitual, dando privilégio a sabores que apreciamos, rechei-o com dois ingredientes que muito gostamos ; figos e amêndoas. Mostrou-se à altura, muito bom portanto!



                                               Folar de Figo com Amêndoas


Ingredientes :

para a massa

220 ml de leite morno
2 colheres de sopa de mel
2 colheres de sopa de compota de figo
500 g de farinha preparada para brioche (usei Branca de Neve)
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de erva doce
1 pitada de noz moscada

recheio

150 g de compota de figo
uma mão cheia de amêndoas
2 colheres de sopa de mel para o acabamento
figos secos para o acabamento







Método para a máquina de fazer pão:


Coloque dentro da cuba da máquina todos os ingredientes para massa pela ordem indicada na lista dos ingredientes.

Programe massas lêvedas ( 1h30m).

Findo o programa, retire a massa para cima da bancada polvilhada com farinha, forme uma bola e divida em duas porções iguais.

Com a ajuda de um rolo estenda uma das partes, à semelhança de uma basa para pizza, devendo esta ter as dimensões da forma que vai usar ( a que usei tem 26 cm).

Barre a superficie da massa com a compota de figo e polvilhe com amêndoas.

Unte a forma que vai usar, ou se preferir utilize papel vegetal para a forrar.
Ponha a massa já barrada com a compota dentro da forma.

À parte estique a restante massa com rolo, e corte tiras com cerca de um dedo de espessura, vá dispondo das tiras por cima da base recheada, de forma a dar um visual entrançado.
Se gostar, pode utilizar cortadores ( usei passarinhos), e colocar por cima das tiras, dará um efeito engraçado.

Para finalizar, distribua alguns figos abertos por cima do folar, e polvilhe com amêndoas.
Pincele com um pouco de leite, ou gema de ovo e deixe a levedar cerca de 30 minutos, ou até o folar dobrar o volume.

Pré-aqueça o forno nos 200ºC e leve a cozer cerca de 30 minutos, convém vigiar.
Quando retirar do forno pincele a superficie com um pouco de mel.

Notas : É depois de arrefecido que notamos todos os sabores de forma mais intensa, no dia seguinte nem se fala, é formidável.




 




Mais logo venho dar a conhecer a receita premiada do nosso Passatempo.
Um abraço para todos,
até já .





Pão de Azeite e Vinagre








Há muito que não aparecia um pãozinho nesta cozinha.
Deste lado continuamos a comer pão entenda-se, a partilha é que não tem chegado ao blogue. As razões têm sido várias, a que merece particular destaque, é sem dúvida o gosto por ele ainda morno, gosto este, que deita por terra, a mais leve esperança de uma sessão fotográfica. O que vos mostro foi um segredo bem guardado, para terminar (ou começar), o pão nesta cozinha, é  uma interminável história de amor...

A receita veio do Pão, Bolos e Cia , um blogue que gosto muito de visitar.










Ingredientes:

300ml de água morna
1,5 colher (chá) de fermento biológico seco
1 colher (sopa) de açúcar
150g de farinha integral de centeio
400g de farinha de trigo T65
1 colher (chá) de sal fino
2 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de vinagre de sidra

Método na máquina de fazer pão:

Na forma da MFP ou numa taça preparar uma esponja, misturando 200 ml de água morna com o fermento, o açúcar e a farinha de centeio.

Notas: Atenção que a esponja fica bastante liquida, não devem estranhar.

Iniciar na MFP o programa "Normal" e desligar no fim de misturar.
Deixar levedar 15min..

Misturar na cuba da MFP, à esponja pré-feita, a restante água, farinha, sal, azeite e vinagre e seleccionar o programa "Normal" desde o início.

Depois de ter amassado a 2.ª vez e antes de assar, polvilhar a superfície com farinha de trigo.

No fim de assado desenformar, retirar as pás e deixar arrefecer sobre uma grelha






Delicioso e com um miolo macio.
Brevemente irei partilhar a receita desta compota, uma delicia!
Um abraço.




Caracois Doces com Recheio de Pêra e Canela



 
 

Regra geral faço estes caracois apenas com canela, constituindo só por si um agradável resultado.
Desta vez tinha uma caixinha de pêras cristalizadas ( para ensaios de natal), e, imaginei-as no recheio dos caracois, fazendo assim companhia à canela, fugindo um pouco da versão original.
 
Enfim, como podem ver correu muito bem.
Resta-me deixar-vos o incentivo para que os façam também..., que encontrem este conforto num lanche de uma tarde fria ( ou não ), entre familia, afectos e gargalhadas. Uma tarde igual à minha.
 
 
 
 
 
 
                                                     Caracois Doces com Recheio de Pêra e Canela
 
 
Ingredientes:
(amassado na máquina do pão)
 
80 ml de leite morno
4 ovos batidos
150 g de manteiga/ margarina (amolecida)
1 colher de chá de sal (mal cheia)
70 g de açucar
575 g de farinha de trigo ( usei T. 65)
1 colher de chá de fermento seco biológico , ou 15 g de fermento fresco (este deve ser diluido no leite morno)
 
 
Recheio:
 
canela
fruta cristalizada
2 colheres de margarina amolecida (tipo pomada)
1 ovo batido para acabamento
 
 
Método:
 
Colocar todos os ingredientes pela ordem indicada, dentro da cuba da máquina de fazer pão, programe massas levedadas ( atenção que o leite deverá estar morno, as temperaturas frias do ambiente comprometem bons resultados do fermento).
 
Findo o programa, deitar a massa sobre a bancada polvilhada por farinha, estender a massa com o auxilio de um rolo, dar à massa forma rectangular, pincelar com um pouco de manteiga (pomada), dispor os pedacinhos da fruta e a canela. Enrolar como uma torta, cortar fatias com a espessura de 2 dedos.
Colocar em cima de um tabuleiro de ir ao forno, préviamente forrado com papel vegetal.
Deverão ficar afastados uns dos outros, 2 a 3 cm . Para finalizar, pincelar com ovo batido e deixá-los de novo a levedar até que dobrem o seu volume.
Pré-aquecer o forno nos 180ºC.
Levá-los ao forno cerca de 25 minutos, dependerá dos fornos.
 
Notas: Se gostarem deles com este aspecto brilhante, pincelem a superficie com mel ou geleia , assim que sairem do forno, ainda quentes portanto.
 
 
 
 
 
 
 
Se a massa for bem levedada, encontrarão um miolo com este aspecto...
 
 
 
 
 
 
 
Com mais um fim-de-semana à porta, resta-me agradecer a vossa companhia e
desejar-vos um feliz fim-de-semana.
 
 
 
 
 
 
 
 

 


Pão Integral e um Olhar pela Lente










Hoje o dia amanheceu com chuva e vento. Não resisti a um olhar pela lente. O sol começava a esboçar os primeiros raios sobre o vidro que estava repleto de gotas de chuva. A imagem que guardei de imediato, foi a do brilhozinho das luzes de Natal. Hoje tomei o pequeno-almoço perto da janela, a olhar lá para fora, e a viajar com os pensamentos .

Por companhia tive este pão maravilhoso que partilho convosco. Trouxe a receita do bolo da tia Rosa. Ontem foi dia de fazer pão, e ao visitar a querida Mané, fiquei rendida à receita, e ao seu aspecto. Adoro estes pães, posso-vos dizer que tenho apenas duas ou trés fatias, e hoje volto a fazê-lo, porque fez um enorme sucesso, é realmente muito saboroso.
Obrigada Mané, uma grande beijoca:)




                                                             Pão Integral  de Nozes e Mel




A receita original (aqui)

 Ingredientes:

100g de nozes partidas
350 ml de água morna
3 colheres de sopa de mel ( pus 2)
40 g de manteiga
1 colher de chá de sal
350 g de farinha integral T.150
150 g de farinha de trigo T.65
12 g de fermento de padeiro fresco ( préviamente desfeito na água)


Método:

Torre ligeiramente as nozes numa frigideira em lume brando, ou no forno
Coloque todos os ingredientes na cuba da máquina, começando pelos liquidos, depois os sólidos.
Programe pão integral, peso 750 g.
Quando ouvir o sinal sonoro adicione as nozes.
Quando terminar, desnforme e deixe arrefecer antes de o cortar.






                              Feliz dia para todos:)
                                      Um abraço.







Brioche de Limão Acompanhado por Mil Sorrisos


                        

 
 
 
Haverá coisa melhor para uma mãe, que o sorriso estampado no rosto dos filhos? E se esse sorriso chegar carregado de afectos? Sei que soa a clichê, mas é do melhor!
Sei que os meus filhos gostam destas massas gulosas e macias,  há sorrisos..., e são como diz o poeta.



              O Sorriso                                               
 
Creio que foi o sorriso,
o sorriso foi quem abriu a porta.
Era um sorriso com muita luz
lá dentro, apetecia
entrar nele, tirar a roupa, ficar
nu dentro daquele sorriso.
Correr, navegar, morrer naquele sorriso.
 
 
                             Eugénio de Andrade



A massa deste brioche foi construída em duas ou trés tentativas, cheguei a esta e todos a valorizaram  então ficará esta, até que apareça uma outra capaz de a destronar.

Quis recheá-lo com o curd de limão e baunilha, foi a pensar no recheio que fiz o creme. Note-se que este, foi o segundo que fiz, já não tinha quantidade de curd suficiente para o recheio. Decidi então, dar-lhe uma "pintura" exterior com compota de pêssego, ganhou este brilhozinho, não ficou mal, deu-lhe um certo encanto:)


Brioche de Limão

Ingredientes:

250 g de leite morno
80 g de margarina amolecida
50 g de açucar
raspa fina da casca de um limão
15 g de fermento biológico (fermento de padeiro) fresco ou (1 colher de chá do seco )
500 g de farinha / usei T. 65
1 colher de sobremesa de essência de limão
1 pitada de sal
geleia de pêssego para dar brilho ( opcional )




Método na Bimby:


Colocar no copo o açucar e a casca do limão (só a parte amarela), programar vel. 7/8/9 durante uns segundos ( 15 a 20).
Juntar dentro do copo, os ovos, a manteiga, o sumo do limão e a raspa da vagem de baunilha. Programar 10 minutos/ Temp. 90ºC/ vel 2.  Quando terminar este tempo , se pretender que fique com mais consistência, programe mais 2 ou 3 minutos, à mesma temperatura e velocidade. Depois de arrefecer fica naturalmente mais consistente.
Coloque dentro de frascos herméticos e guarde-os no frigorifico para posteriores aplicações.
Dizem que se conservam até um mês, mas como lhes reduzo o açucar, e por outro lado tenho sempre onde o gastar, o tempo máxino que o guardei foram 2 semanas.



Método tradicional:


 Num robot de cozinha triture o açucar. Reserve.
Raspe a casca de um limão para dentro de uma caçarola, junte a manteiga, o sumo dos limões e o açucar. Leve a lume brando mexendo sempre para que fique tudo bem misturado, não deve deixar que ferva.
À parte, bata as claras em castelo bem firme, envolva as gemas batidas delicadamente. Adicione ao preparado do sumo, em lume brando e sempre a mexer aguarde que comece a engrossar.
Desligue o lume, e proceda da forma que referi em cima para a preparação na Bimby.






Preparação na Máquina de fazer pão:

Diluir o fermento de padeiro (biológico) no leite morno. Deitar para dentro da cuba da máquina, primeiros os liquidos , depois os ingredientes sólidos.
Programar massas levedadas ( 1h30m). Findo este tempo, deite a massa numa bancada enfarinhada,
com a ajuda de um rolo da massa, estique-a em forma de rectangulos, barre com o curd de limão, enrole a massa como se fosse uma torta. Com uma faca afiada vá cortando bocados de massa  com cerca de 5 cm. Coloque-os lado a lado, dentro de uma forma forrada com papel vegetal ( o diâmetro da minha 24 cm), de forma que fique como a foto que mostro em baixo.

Nota: Se usarem o fermento biológico seco, coloquem em último, por cima da farinha, neste caso coloquem o sal no inicio. Sal e fermento, não podem entrar em contacto directo.




Deixe levedar em sito quente por mais 30 minutos, ou até que a massa aumente de volume.
Pré-aqueça o forno nos 180ºC. Leve ao forno cerca de 30 minutos, dependendo dos fornos.
Retire e aplique a geleia ainda com a massa quente.


Preparação na Bimby:

Pulverize o açucar com a casca do limão (só a parte amarela), Vel 7/8/9 / cerca de 20 seg.
Junte o leite, a essência do limão e o fermento, programe 1 minuto / Vel. 2 / Temp. 37ºC.
Adicione a farinha, a pitada de sal e programe 30 Segundos Vel 5 / 6.
Por último programe 3 minutos Vel. Espiga.
Retire a massa do copo, e deixe levedar em local quente (abrigado), cerca de 30 minutos, ou até que duplique o seu volume.
Siga depois os procedimentos que indico para a preparação na máquina de fazer pão.

Notas: Se acharam a massa um pouco pegajosa, polvilhem-na com um pouco de farinha em cima da bancada de trabalho, até que fique elástica e sem pegar ás mãos.
A minha ficou boa, mas se usarem outro tipo de farinha ( mais fina)  é possivel que tenham que adicionar mais um pouco. Mas não se atrapalhem!










Para o recheio :   Curd de limão e baunilha

         Curd de Limão e Baunilha


Ingredientes:
6 ovos
220 g de açucar
300ml de sumo de limão
80g de manteiga à temperatura ambiente
raspa fina da casca de 1 limão
Raspa do interior de 1/2 vagem de baunilha


Método na Bimby:

Colocar no copo o açucar e a casca do limão (só a parte amarela), programar vel. 7/8/9 durante uns segundos ( 15 a 20).
Juntar dentro do copo, os ovos, a manteiga, o sumo do limão e a raspa da vagem de baunilha. Programar 10 minutos/ Temp. 90ºC/ vel 2.  Quando terminar este tempo , se pretender que fique com mais consistência, programe mais 2 ou 3 minutos, à mesma temperatura e velocidade. Depois de arrefecer fica naturalmente mais consistente.
Coloque dentro de frascos herméticos e guarde-os no frigorifico para posteriores aplicações.
Dizem que se conservam até um mês, mas como lhes reduzo o açucar, e por outro lado tenho sempre onde o gastar, o tempo máxino que o guardei foram 2 semanas.



Método tradicional:

Num robot de cozinha triture o açucar. Reserve.
Raspe a casca de um limão para dentro de uma caçarola, junte a manteiga, o sumo dos limões e o açucar. Leve a lume brando mexendo sempre para que fique tudo bem misturado, não deve deixar que ferva.
À parte, bata as claras em castelo bem firme, envolva as gemas batidas delicadamente. Adicione ao preparado do sumo, em lume brando e sempre a mexer aguarde que comece a engrossar.
Desligue o lume, e proceda da forma que referi em cima para a preparação na Bimby.


Desejo a todos um óptimo fim-de-semana :)
Um abraço!










Folar Moreno


Estava programado fazer um folar este fim de semana, apesar de ainda faltarem uns dias para a Páscoa, a minha (nossa, dos de casa) vontade falou mais alto.
Experimentei o açucar mascavado escuro, em substituição do branco que habitualmente usamos neste tipo de massas, a surpresa não se fez sentir só na cor, o sabor, foi outro aspecto interessante que pudemos apreciar.
Recomendo que experimentem esta receita, com ou sem o açucar escuro, a massa fica uma delicia.


                                                                   Folar Moreno

Ingredientes:

250 ml de leite morno
1 ovo
60g de margarina amolecida
2 colheres de sopa de banha
120g de açucar mascavado escuro
570g de farinha de trigo T.65
1 colher de sopa de canela
1 colher de sopa de erva doce ( anis )
1 colher de chá de fermento biologico seco ou 12g do fresco ( este diluído no leite )

Para o acabamento:

1 ovo cozido
gema de ovo diluída num pouco de leite



Preparação para a máquina de fazer pão:

Coloque os ingredientes na cuba da máquina, pela ordem que indico.
Programe massa levedadas.
Findo o ciclo, retire a massa para cima da bancada polvilhada com farinha, forme uma bola, coloque em cima de um tabuleiro para ir ao forno, devidamente forrado com uma folha de papel vegetal. Retire um pouco da massa para decorar, pressione ligeiramente o meio desta e coloque o ovo cozido, decore com  massa como mostro nas fotos, pincele com gema de ovo diluída num pouco de leite, deixe levedar por 30 minutos. Leve a forno pré-aquecido nos 180ºC , cerca de 25 a 30 minutos depende dos fornos . Costumo usar a cozedura ventilada. Retire e deixe arrefecer de preferência em cima de uma grelha.
Corte apenas depois de frio, para não destruir o miolo.


Notas: Rende um folar grande.
Poderão acrescentar mais açucar, e/ou especiarias depende do gosto de cada um.

Brioches de Buttermilk



Gostei tanto do resultado desta massa , que já a fiz por duas vezes. Desta, decidi agrupar as bolinhas à medida que as formava, para lhes dar um efeito simpático, apliquei então de forma alternada, na superficie da massa diferentes grupos de sementes.
O buttermilk torna a massa leve e macia, a raspa da casca da laranja dá-lhes um sabor citríco muito agradável, não precisa de faca para nos servirmos, as bolinhas separam-se com um ligeiro puxar, razões muito válidas para o voltarmos a fazer não acham?



Brioches de Buttermilk


Ingredientes:

210ml de buttermilk*
50g de margarina amolecida
1 ovo batido
60g de açucar
1 pitada de sal
raspa da casca de 1 laranja
500g de farinha T.65( mais 1 ou duas colheres de sopa caso seja necessário)
1 colher de chá de fermento biológico seco

Preparação do *Buttermilk ou leitelho : Adicione a 200ml de leite gordo ou meio gordo, 1 colher de sopa de vinagre ou sumo de limão, mexa e deixe repousar cerca de 15 minutos, até que fique talhado. Aplique de seguida na receita.

Preparação na máquinha de fazer pão:

Colocar os ingredientes pela ordem indicada, na cuba da máquina, e programar massas levedadas.
Findo o programa, soltar a massa para cima da bancada polvilhada com farinha, construir bolinhas, colocá-las dentro de uma forma untada ( a que usei tem 26cm de diâmetro ). Pincelar com um pouco de leite e adicionar sementes a gosto, deixar levedar por mais 30 minutos, e levar a forno pré-aquecido nos 180ºC, cerca de 25 minutos, depende dos fornos.

Notas: Se acharem a massa um pouco mole no fim do programa, adicionem mais um pouco de farinha.