Bolo de Amêndoa e Coco (Sem Trigo)





Tenho sido pouco assídua por aqui, eu sei! Blá-blá-blá a conversa do costume...
Ok, vocês sabem como é importante estabelecer prioridades nas nossas vidas, e , é nessa linha de pensamento que tenho caminhado. Logo, há muito menos disponibilidade da minha parte para as actualizações do blogue. De ressalvar que sempre que aqui venho, o faço com enorme gosto e carinho, acreditem.
Vamos ao bolo. Este, é mais uma alternativa aos bolos convencionais baseado em substituições mais saudáveis. Se ficou bom? Ficou, o meu pessoal gostou e já não se veem a comer bolos carregados de açúcar só porque sim. Aos poucos reeducamos o paladar e podemos deixar o "doce" para as alturas de festas, como a quadra que se avizinha. Sim? 😉
Sem fundamentalismos, em consciência e se quiserem, devagarinho, podemos e devemos melhorar a nossa saúde e bem-estar.




Bolo de Amêndoa e Coco (Sem Trigo)


Ingredientes:

5 ovos L
200 g de farinha de amêndoa
100 g de farinha de coco
raspa da casca de meio limão 
1 iogurte grego natural, pode ser outro a gosto mas natural
100 g de açúcar de coco ou em substituição açúcar mascavado escuro
1 colher de sobremesa de fermento para bolos
manteiga para untar a forma q.b.

Notas : Se acharem pouca quantidade de açúcar para o vosso gosto coloquem mais um bocadinho e futuramente vão tentando reduzir, podemos sempre melhorar os (maus) hábitos adquiridos.

Método:

Colocamos todos os ingredientes à temperatura ambiente uns minutos antes de iniciar o bolo.
Ligamos o forno nos 190ºC.
Untamos muito bem, uma forma para bolos com a manteiga.

Batemos as claras em castelo firme, reservamos.

À parte batemos as gemas com o açúcar e a raspa do limão até obtermos uma mistura homogénea e volumosa. Juntamos o iogurte continuando a bater, seguindo com as farinhas peneiradas com o fermento. Por último envolvemos à mistura as claras batidas em castelo.

Vertemos o preparado para a forma previamente untada e levamos ao forno pré-aquecido durante cerca de 25 minutos, dependendo dos fornos. Vigiem na parte final da cozedura espetando um palito, pois devem evitar que o miolo fique demasiado seco perderá a graça. 

Espero que o façam e que o apreciem tanto quanto nós! 💗





Lombinho de Porco na Frigideira com Laranja e Tomilho




Quase a virar o Setembro volto com este lombinho de porco para partilhar. Tão versátil de sabores, e textura tão macia presta-se a diversos pratos e nunca me desilude.
Na minha visita semanal aos frescos do Continente, secção do talho, começo a varrer a vitrina com o olhar, e, entre algumas pausas aqui e ali, aos poucos, vou alinhando mentalmente as refeições da semana através das escolhas que faço. Foi o caso desta peça de lombinho de porco, que pela sua frescura e qualidade, se juntou ao resto da carne. A promessa de uma refeição saborosa e feliz, portanto!
No caminho para casa, é já habitual esboçar mentalmente a combinação dos sabores e acompanhamentos das refeições, uma espécie de ritual... também são assim? 😊






Algumas dicas👆

Na preparação da carne de porco para que se torne macia e suculenta, devemos temperá-la com algum elemento ácido e deixá-la por um certo período a marinar, bastam cerca de 30 minutos para se notarem resultados. Assim, podemos utilizar vinagre, vinho, sumo de laranja, de limão, de lima ou maracujá por exemplo. Façam a experiência e vão ver como resulta!

Outra dica, não menos importante na preparação da vosso prato, é selaram a carne. Não permitam que a carne perca os seus sucos enquanto a cozinham. Para isso existe uma técnica, chama-se selar a carne.

De forma simples, podemos fazê-lo colocando um fio de azeite numa frigideira bem quente e adicionar a carne até conseguirmos que ela ganhe uma crosta em toda a superfície. 

Devemos também evitar picar/furar a carne com garfos ou outros utensílios semelhantes para evitar a perda de liquido do interior desta.

Assim, a carne que continua crua por dentro, criou com este procedimento, uma espécie de envelope que "segura" os líquidos dentro e a torna seguramente mais suculenta. A partir deste passo podemos proceder ao passo seguinte. Se a quisermos assar no forno o ideal é programar uma temperatura de 140 º C e deixá-la cozinhar em forno lento. Ficará uma delicia, muito macia mesmo.

Hoje optei pela frigideira , a que utilizei é de ferro fundido, larga, funda e com tampa, gosto muito dos resultados obtidos particularmente quando pretendo cozinhar em lume brando por períodos de tempo maiores. Podem também optar por um tacho largo e de preferência com fundo grosso, vai ficar muito bem.



Lombinho de Porco na frigideira com Laranja e Tomilho


Ingredientes:

1 lombinho de porco com cerca de 1kg
sumo de 1 ou 2 laranjas 
folhas de louro
moinho de 5 pimentas
4  a 5 dentes de alhos esborrachados
tomilho fresco q.b.
1 fio de azeite de boa qualidade (Oliveira da Serra o meu preferido)
1 colher de sopa de manteiga
sal marinho q.b.

Método:

Tempere o lombinho com o sumo das laranjas, alhos, os pezinhos de tomilho partidos grosseiramente com os dedos para libertarem o sabor, folhas de louro e pimenta. Reserve o sal para a altura em que o for cozinhar. Tape com película aderente e leve ao frigorífico a marinar. Tempo mínimo recomendado 30 minutos. Poderá ficar a marinar de um dia para o outro de assim entenderem.

Leve ao lume uma frigideira de preferência com fundo grosso, aqueça e junte o azeite e a manteiga. Junte também o lombinho, neste momento tempere a carne com sal. Sele a carne em todos os lados como indiquei acima. Coloque uma tampa na frigideira e semi-tapada cozinhe lentamente em lume brando voltando a carne ocasionalmente sem garfos ou utensílios semelhantes, o ideal será qualquer coisa tipo pinça.
Assim que cozinhada a gosto, retire do lume, deixe repousar a carne. Deve fatiar apenas depois de arrefecida.
Escolhi para acompanhamento espargos e laranja, escolham o vosso!



Bons cozinhados! 😊



Bolo de Coco Low Carb [sem açúcar e sem glúten]






Ora aqui está um bolinho, feito num dia em que todos os meus pensamentos corriam na direção de um bolo.  Depois de uma breve pesquisa encontrei este, e tanto pela lista de ingredientes, como pela sua simplicidade, fizeram dele o eleito. Sobretudo, porque era uma massa sem trigo que eu procurava e este pareceu-me muito equilibrado. Acertei!😋
Como podem ver nas fotos, é um bolo singelo porém muito fofinho e saboroso. Será certamente uma receita a repetir outras vezes.




Bolo de Coco Low Carb [sem açúcar e sem glúten]

Ingredientes:

4 ovos
40 a 50 g de adoçante dependendo do gosto (usei xilitol)
3 colheres de sopa de óleo de coco
3 colheres de sopa de farinha de coco
200 ml de leite de coco
100 g de coco ralado
1 colher de chá de fermento para bolos
1 colher de chá de goma xantana* (opcional)
óleo de coco q.b. para untar a forma
coco ralado q.b. para decorar

Nota:
Goma Xantana* - para quem não conhece esta goma utiliza-se para permitir que a mistura das farinhas tenha características semelhantes às misturas com glúten, permitindo assim que o bolo fique mais fofo e consistente.


Método:

Pré-aqueça o forno nos 180ºC.
Separe as gemas das claras. Bata as claras em castelo bem firme e reserve.
Deite para um recipiente as gemas, o adoçante, o óleo de coco, a farinha de coco, o leite de coco, o coco ralado e por último o fermento e goma xantana (se tiver em casa). Misture todos estes ingredientes até obter uma mistura bem ligada. Por último envolva as claras reservadas batidas em castelo.
Unte uma forma de chaminé com óleo de coco ou manteiga, e verta pata lá a massa.
Leve ao forno pré-aquecido nos 190º C cerca de 25 a 30 minutos. Faça o teste do palito, não o deixe secar muito no forno que perde a graça.
Desenforme com cuidado e sirva depois de arrefecido decotado com coco ralado à superfície.

Fonte da receita: Drica Fit