Lombinho de Porco na Frigideira com Laranja e Tomilho

26 de setembro de 2018 12 comentarios




Quase a virar o Setembro volto com este lombinho de porco para partilhar. Tão versátil de sabores, e textura tão macia presta-se a diversos pratos e nunca me desilude.
Na minha visita semanal aos frescos do Continente, secção do talho, começo a varrer a vitrina com o olhar, e, entre algumas pausas aqui e ali, aos poucos, vou alinhando mentalmente as refeições da semana através das escolhas que faço. Foi o caso desta peça de lombinho de porco, que pela sua frescura e qualidade, se juntou ao resto da carne. A promessa de uma refeição saborosa e feliz, portanto!
No caminho para casa, é já habitual esboçar mentalmente a combinação dos sabores e acompanhamentos das refeições, uma espécie de ritual... também são assim? 😊






Algumas dicas👆

Na preparação da carne de porco para que se torne macia e suculenta, devemos temperá-la com algum elemento ácido e deixá-la por um certo período a marinar, bastam cerca de 30 minutos para se notarem resultados. Assim, podemos utilizar vinagre, vinho, sumo de laranja, de limão, de lima ou maracujá por exemplo. Façam a experiência e vão ver como resulta!

Outra dica, não menos importante na preparação da vosso prato, é selaram a carne. Não permitam que a carne perca os seus sucos enquanto a cozinham. Para isso existe uma técnica, chama-se selar a carne.

De forma simples, podemos fazê-lo colocando um fio de azeite numa frigideira bem quente e adicionar a carne até conseguirmos que ela ganhe uma crosta em toda a superfície. 

Devemos também evitar picar/furar a carne com garfos ou outros utensílios semelhantes para evitar a perda de liquido do interior desta.

Assim, a carne que continua crua por dentro, criou com este procedimento, uma espécie de envelope que "segura" os líquidos dentro e a torna seguramente mais suculenta. A partir deste passo podemos proceder ao passo seguinte. Se a quisermos assar no forno o ideal é programar uma temperatura de 140 º C e deixá-la cozinhar em forno lento. Ficará uma delicia, muito macia mesmo.

Hoje optei pela frigideira , a que utilizei é de ferro fundido, larga, funda e com tampa, gosto muito dos resultados obtidos particularmente quando pretendo cozinhar em lume brando por períodos de tempo maiores. Podem também optar por um tacho largo e de preferência com fundo grosso, vai ficar muito bem.



Lombinho de Porco na frigideira com Laranja e Tomilho


Ingredientes:

1 lombinho de porco com cerca de 1kg
sumo de 1 ou 2 laranjas 
folhas de louro
moinho de 5 pimentas
4  a 5 dentes de alhos esborrachados
tomilho fresco q.b.
1 fio de azeite de boa qualidade (Oliveira da Serra o meu preferido)
1 colher de sopa de manteiga
sal marinho q.b.

Método:

Tempere o lombinho com o sumo das laranjas, alhos, os pezinhos de tomilho partidos grosseiramente com os dedos para libertarem o sabor, folhas de louro e pimenta. Reserve o sal para a altura em que o for cozinhar. Tape com película aderente e leve ao frigorífico a marinar. Tempo mínimo recomendado 30 minutos. Poderá ficar a marinar de um dia para o outro de assim entenderem.

Leve ao lume uma frigideira de preferência com fundo grosso, aqueça e junte o azeite e a manteiga. Junte também o lombinho, neste momento tempere a carne com sal. Sele a carne em todos os lados como indiquei acima. Coloque uma tampa na frigideira e semi-tapada cozinhe lentamente em lume brando voltando a carne ocasionalmente sem garfos ou utensílios semelhantes, o ideal será qualquer coisa tipo pinça.
Assim que cozinhada a gosto, retire do lume, deixe repousar a carne. Deve fatiar apenas depois de arrefecida.
Escolhi para acompanhamento espargos e laranja, escolham o vosso!



Bons cozinhados! 😊



partilhar esta receita

12 comentários

  1. Respostas
    1. Olá Ana, é simples e saboroso como eu gosto ;)
      Obrigada um beijinho.

      Eliminar
  2. Que maravilha,...parece aquela "comida da mãe", um assado de Domingo!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mary ;) é verdade querida!
      Obrigada pela tua visita, um beijinho <3

      Eliminar
  3. vou experimentar hoje depois convido kkkk abraço

    ResponderEliminar
  4. Vou experimentar. Obrigada pela partilha.
    Bjs

    ResponderEliminar

Obrigada por deixar comentário.