Lombinho de Porco na Frigideira com Laranja e Tomilho




Quase a virar o Setembro volto com este lombinho de porco para partilhar. Tão versátil de sabores, e textura tão macia presta-se a diversos pratos e nunca me desilude.
Na minha visita semanal aos frescos do Continente, secção do talho, começo a varrer a vitrina com o olhar, e, entre algumas pausas aqui e ali, aos poucos, vou alinhando mentalmente as refeições da semana através das escolhas que faço. Foi o caso desta peça de lombinho de porco, que pela sua frescura e qualidade, se juntou ao resto da carne. A promessa de uma refeição saborosa e feliz, portanto!
No caminho para casa, é já habitual esboçar mentalmente a combinação dos sabores e acompanhamentos das refeições, uma espécie de ritual... também são assim? 😊






Algumas dicas👆

Na preparação da carne de porco para que se torne macia e suculenta, devemos temperá-la com algum elemento ácido e deixá-la por um certo período a marinar, bastam cerca de 30 minutos para se notarem resultados. Assim, podemos utilizar vinagre, vinho, sumo de laranja, de limão, de lima ou maracujá por exemplo. Façam a experiência e vão ver como resulta!

Outra dica, não menos importante na preparação da vosso prato, é selaram a carne. Não permitam que a carne perca os seus sucos enquanto a cozinham. Para isso existe uma técnica, chama-se selar a carne.

De forma simples, podemos fazê-lo colocando um fio de azeite numa frigideira bem quente e adicionar a carne até conseguirmos que ela ganhe uma crosta em toda a superfície. 

Devemos também evitar picar/furar a carne com garfos ou outros utensílios semelhantes para evitar a perda de liquido do interior desta.

Assim, a carne que continua crua por dentro, criou com este procedimento, uma espécie de envelope que "segura" os líquidos dentro e a torna seguramente mais suculenta. A partir deste passo podemos proceder ao passo seguinte. Se a quisermos assar no forno o ideal é programar uma temperatura de 140 º C e deixá-la cozinhar em forno lento. Ficará uma delicia, muito macia mesmo.

Hoje optei pela frigideira , a que utilizei é de ferro fundido, larga, funda e com tampa, gosto muito dos resultados obtidos particularmente quando pretendo cozinhar em lume brando por períodos de tempo maiores. Podem também optar por um tacho largo e de preferência com fundo grosso, vai ficar muito bem.



Lombinho de Porco na frigideira com Laranja e Tomilho


Ingredientes:

1 lombinho de porco com cerca de 1kg
sumo de 1 ou 2 laranjas 
folhas de louro
moinho de 5 pimentas
4  a 5 dentes de alhos esborrachados
tomilho fresco q.b.
1 fio de azeite de boa qualidade (Oliveira da Serra o meu preferido)
1 colher de sopa de manteiga
sal marinho q.b.

Método:

Tempere o lombinho com o sumo das laranjas, alhos, os pezinhos de tomilho partidos grosseiramente com os dedos para libertarem o sabor, folhas de louro e pimenta. Reserve o sal para a altura em que o for cozinhar. Tape com película aderente e leve ao frigorífico a marinar. Tempo mínimo recomendado 30 minutos. Poderá ficar a marinar de um dia para o outro de assim entenderem.

Leve ao lume uma frigideira de preferência com fundo grosso, aqueça e junte o azeite e a manteiga. Junte também o lombinho, neste momento tempere a carne com sal. Sele a carne em todos os lados como indiquei acima. Coloque uma tampa na frigideira e semi-tapada cozinhe lentamente em lume brando voltando a carne ocasionalmente sem garfos ou utensílios semelhantes, o ideal será qualquer coisa tipo pinça.
Assim que cozinhada a gosto, retire do lume, deixe repousar a carne. Deve fatiar apenas depois de arrefecida.
Escolhi para acompanhamento espargos e laranja, escolham o vosso!



Bons cozinhados! 😊



partilhar esta receita

14 comentários

  1. Respostas
    1. Olá Ana, é simples e saboroso como eu gosto ;)
      Obrigada um beijinho.

      Eliminar
  2. Que maravilha,...parece aquela "comida da mãe", um assado de Domingo!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mary ;) é verdade querida!
      Obrigada pela tua visita, um beijinho <3

      Eliminar
  3. vou experimentar hoje depois convido kkkk abraço

    ResponderEliminar
  4. Vou experimentar. Obrigada pela partilha.
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Tem muito bom aspeto.Vou experimentar.Obrigada

    ResponderEliminar
  6. bom aspecto, vou experimentar com salsa e coentros frescos. obg

    ResponderEliminar

Obrigada por deixar comentário.