Bolo de Maçãs, Mel e Especiarias





4 de Outubro, véspera de feriado...  Aposto que estão todos focados no dia de amanhã, eu incluída pois claro!
Passei só para partilhar este bolinho convosco. Se acharem as quantidades de açúcar e mel insuficientes, é uma questão de ajustarem ao vosso gosto. Para nós que gostamos de bolos não muito doces, estava óptimo.
Quem sabe amanhã não o queiram experimentar?
Bom feriado para todos.💗






Bolo de Maçãs, Mel e Especiarias


Ingredientes:

250 g  de farinha de trigo
120 g de açúcar amarelo
4 colheres de sopa de mel
1 colher de sopa de sumo de limão
5 ovos médios
100 g de manteiga sem sal ou margarina (consistência ligeiramente amolecida, não liquida)
2 maçãs pequenas descascadas e cortadas em cubinhos finos (deixar para último)
1 colher de sobremesa (rasa) de fermendo para bolos
1 estrela-de-aniz
1 pau de canela
1 cravinho em grão
margarina e farinha q.b. para untar a forma
açúcar a canela q.b. para polvilhar a massa do bolo, antes de ir ao forno

Opcional : 1 fio de mel para regar a superfície  do bolo depois de sair do forno



Método:

Primeiro vamos aromatizar o mel.
Começamos por colocar dentro de uma caçarola o mel, o sumo do limão e as especiarias. Deixamos que aqueça em lume baixo sem que ferva. Desligamos o lume e deixamos que arrefeça.

Untamos uma forma com margarina e polvilhamos com farinha sacudindo o excesso de seguida. Reserva-se.

Pré-aquecemos o forno nos 190º C.

Dentro de uma tigela batemos a manteiga (ou margarina) com o açúcar, e juntamos o mel já arrefecido, omitindo as especiarias. 

Depois juntamos os ovos um a um sem parar de bater.

Juntamos a farinha peneirada com o fermento aos poucos continuando a bater até a massa formar bolhas.

Deitamos a massa para a forma reservada. Por esta altura, lavamos, descascamos as maçãs e cortamos em cubinhos laminados. Colocamos por cima da massa de forma a cobrir toda a superficie desta e polvilhamos com um pouco de açúcar e canela .

Levamos ao forno cerca de 30 a 35 minutos dependendo dos vossos fornos.Verifiquem a cozedura com um palito nos últimos 5 a 7 minutos do tempo previsto.

Retirem do forno depois de cozido, desenformem e se gostarem, ainda quente, reguem os pedacinhos de maçã  com um fio de mel.

Fatiar só depois de arrefecido se conseguirem...






Bolo de Azeite da Beira Baixa




Se me perguntassem em que estação do ano melhor aprecio este bolo, arriscaria dizer que é de Inverno. Já o fiz outras vezes, e é engraçado notar que chega sempre à mesa cá de casa em meados de Fevereiro, penso que por culpa dos seus ingredientes. De cor e paladar intensos, assegurados pelo açúcar mascavado, mel, azeite e especiarias, fazem dele um bolo cheio de personalidade e muito saboroso. Uma óptima companhia para um chá bem quentinho e dois dedos de conversa.


Bolo de Azeite da Beira Baixa

(adaptado do livro "A Bimby na Cozinha Regional Portuguesa)

Ingredientes:

1 laranja (sumo e raspa da casca)
6 ovos
160 g de açúcar mascavado
100 g de mel
120 ml de azeite suave (usei Oliveira da Serra)
1 colher de chá de canela (Margão)
1/2 colher de café de noz-moscada (Margão)
1 pitada de cravinho moído (Margão)
200 g de farinha de trigo com fermento
70 g de farinha Maizena
margarina para untar a forma + farinha para polvilhar

Método:

Bata os ovos com o açúcar até obter uma mistura homogénea e fofa.
Continuando a bater, adicione em fio o mel, o azeite, o sumo e a raspa da laranja. Junte também a canela, a noz-moscada e o cravinho, misture bem todos os ingredientes batendo por mais uns instantes. Por último adicione as farinhas peneiradas com o fermento e bata até a massa começar a fazer bolhas.

Pré-aqueça o forno a 180º C, deite o preparado numa forma untada com margarina e polvilhada com farinha e deixe cozer por 35 minutos, faça o teste do palito. Não se esqueça dele no forno, é importante que o miolo não fique demasiado seco.



Bolo Podre [azeite, canela e mel]



Este bolinho já se tornou um clássico entre nós. Quem nunca provou numa determinada ocasião o tão conhecido bolo podre? Os aromas e a maciez que o caracterizam são inconfundíveis, a meu ver torna-se ainda melhor no dia seguinte quando os aromas se intensificam. De vez em quando sou levada pela vontade de repetir certos sabores e repetem-se os bolos que mais gostamos. Este não foi excepção, embora nunca o tivesse aqui partilhado. É uma óptima companhia para uma chávena de café e dois dedos de conversa.


Bolo Podre [azeite, Canela e Mel]


Ingredientes:

270 g de farinha
150g de açúcar amarelo
150 ml de mel
150 ml de azeite suave de boa qualidade (usei Oliveira da Serra)
5 ovos
1 colher de café de canela em pó (Margão)
1 colher de sobremesa de fermento Royal
raspa da casca de 1 limão
margarina para untar q.b.

Método:

Ligue o forno nos 180º C.
Numa tigela bata o açúcar com as gemas até obter uma mistura esbranquiçada e fofa, junte o azeite, o mel, a raspa do limão e a canela. Volte a bater.
Noutro recipiente à parte, junte a farinha peneirada com o fermento, vá adicionando ao preparado anterior batendo sempre.
Bata as claras em castelo bem firme e envolva-as no preparado anterior.
Verta para uma forma de chaminé previamente untada e polvilhada com farinha, leve ao forno aproximadamente 40  minutos. Convém fazer o teste do palito para verificar se o bolo está cozido.
retire-o do forno, desenforme e deixe arrefecer.



Simples e delicioso, vão experimentar?
Votos de uma excelente semana a todos!



Salada de Rúcula, Dióspiros, Queijo e Nozes em Verão de S. Martinho






No S. Martinho, comem-se castanhas... E bebe-se o vinho, diz o velho ditado.
O Verão de S. Martinho está ai, as nuvens escuras, a chuva e o frio parecem ter ido embora para dar lugar a dias de sol e calor. Esta é a melhor surpresa que o Outono nos prega, vamos aproveitar enquanto dura.
Por estes dias de sol preparei esta salada com rúcula, dióspiros e um rolo de queijo creme recheado de salmão e ervas, que nitidamente serviu para atear o fogo à minha vontade de experimentar esta combinação de sabores. Juntei uma mão-cheia de nozes, salpiquei-a com cebolinho picado e temperei com um vinagrete de mel, escusado será dizer que ficou para lá de boa!
Pode servir de entrada ou de refeição, ajustem as quantidades dos ingredientes consoante o propósito,  poderão utilizar outro tipo de queijo ao vosso gosto, ficará também muito interessante o sabor intenso dos queijos curados.
Feliz dia de S. Martinho!





Salada de Rúcula, Dióspiros, Queijo e Nozes


Ingredientes da salada:

rúcula selvagem q.b.
dióspiros q.b. (maduros mas firmes)
nozes q.b.
cebolinho fresco q.b.
queijo q.b.

molho de vinagrete e mel

4 colheres de sopa de azeite suave
1 colher de sopa de vinagre bálsamico
1/2 colher de café de mostarda
1 colher de sobremesa de mel


Método:

Junte dentro de um recipiente de servir, as folhas de rúcula, os dióspiros cortados em rodelas finas, o queijo e as nozes. Prepare o vinagrete colocando todos os ingredientes deste dentro de um frasco, tape e agite bem até emulsionar. Regue a salada com a mistura , finalize polvilhando com cebolinho fresco picado na altura. E está pronto a servir.







Continuação de boa semana!



Bolo de Mel com Nozes e Especiarias








Poucas coisas são na verdade impossíveis... lembro-me de não gostar do sabor do mel.
Felizmente que sopraram ventos de mudança e me fizerem descobrir por exemplo, que bolos adoçados com mel para além de mais saudáveis, guardam um sabor delicioso. Ao bolo juntei ainda pózinhos de paixões antigas, as especiarias... tão bom que ficou que cheguei atrasada para a célebre foto de "corpo inteiro".




Bolo de Mel Nozes e Especiarias

Ingredientes:

200 g de mel
100 g de açúcar
50 g de margarina
80 g de nozes picadas grosseiramente
250 de farinha
1 colher de chá de fermento Royal
4 gemas
4 claras
1 colher de chá de canela em pó Margão
1 pitada de cravinho em pó Margão
1 pitada de noz moscada Margão


Cobertura:
100 g de açúcar em pó
3 colheres de sopa de água

Método:

Leve ao lume até levantar fervura o mel e a margarina.
Fora do lume, adicione o açúcar e as gemas, junte as nozes e misture.
Peneire a farinha com o fermento e as especiarias, junte ao preparado anterior, misture.
Bata as claras em castelo bem firme e incorpore-as ao resto da massa.

Pré-aqueça o forno nos 180º C .
Unte uma forma com margarina, polvilhe com farinha e verta o preparado. Leve ao forno cerca de 50 minutos ou até verificar que está cozido.
Retire do forno e deixe arrefecer.
Depois de frio prepare a cobertura com 100 g de açúcar e 3 colheres de sopa de água, mexa até que o açúcar se dissolva. Espalhe sobre do bolo.




A forma que utilizei para este bolo é da A Metalúrgica Bakeware Production SA
Visitem a sua loja online e encantem-se pelos modelos de excelente qualidade.





 
 
 
Aquele abraço cheio de estima!
 
 
 


Crepes com Fruta








Bom dia com crepes!



Crepes com fruta

Ingredientes para a massa:

200 g de farinha sem fermento
4 colheres de colheres de sopa de açúcar
raspa da casca de 1 laranja ou limão
300 ml de leite
4 ovos
4 colheres de sopa de margarina consistência pomada



Fruta a gosto para acompanhar
1 pacote de natas 200ml  Parmalat para Bater + 2 colheres de sopa de açúcar
Mel com nozes Prisca Seduction 
 
raspas de chocolate
nozes picadas
 
 
 
Método:
 
 
Misture numa tigela os ovos, o açúcar, a farinha peneirada, a raspa da casca da laranja (ou limão) o leite e a margarina amolecida, bata para misturar bem.
Aqueça a crepeira, unte com um pouco de margarina e retire o excesso com papel absorvente
Deite sobre a crepeira conchas pequenas do preparado só até conseguir preencher a crepeira, deixe cozinhar, assim que estiver cozido num dos lados, volte-o para cozer do outro.
Coloque-os num prato e vá barrando com um pouco de mel.
 
Prepare as frutas (as que preferir) cortadas aos bocadinhos.
Se gostar faça chantilly, bata o pacote de natas bem frio com 2 colheres de sopa de açúcar.
Pode finalizar com raspas de chocolate amargo, o contraste de sabores fica muito interessante.
Decore a gosto e sirva mornos.
 
 
 





Bom fim-de-semana!
Aquele abraço.







Panquecas de Banana com Muesli






Pequeno-almoço.

Sempre disse que não tinha mão para fazer panquecas!
Até que um dia encontrei esta receita. Sim, esta foi a primeira de sucesso. Está comigo há dois anos e sempre que a repito gosto de fazer ligeiras alterações trocando alguns dos ingredientes.
Veio do Sabores com História e tal como a autora estão no meu coração. Já as fiz e (re)fiz vezes sem conta, e calham sempre bem.
A receita de hoje foi ligeiramente alterada e ajustada, um pouco diferente do original, mantendo as quantidades da base da massa. Experimentem que vale a pena!



Panquecas de Banana com Muesli


Ingredientes:

capacidade da chávena de chá = a 250 ml

1 chávena de chá de farinha com fermento
1 chávena de chá de leite à temperatura ambiente
1 ovo
2 colheres de sopa de margarina amolecida
Bananas da Madeira
4 colheres de sopa de açúcar
4 colheres de sopa (rasas) de cereais muesli


Para acompanhar escolhi pinhões e mel, a meu ver uma dupla muito interessante.



 


Método:

Triturar as bananas com o sumo de limão. Numa taça misturar a farinha com o açúcar e o muesli. Bater o ovo com o leite e ir adicionando aos poucos à farinha e mexendo sempre para não formar grumos. O ideal é usar uma vara de arames.
Por fim juntar a manteiga derretida e as bananas trituradas ou esmagadas.
 
Em lume brando aquecer uma frigideira anti-aderente e usar uma concha da sopa como medida para fazer as panquecas. Quando fizer bolhas à superfície voltar e deixar uns segundos do outro lado. Retirar e deixar arrefecer numa rede.
Servi regadas com um fio de mel e pinhões.
 
 






Um abraço doce para todos!









Bolo de Azeite da Beira Baixa









Bom dia!
Embalada pela temática do passatempo a decorrer nesta cozinha, não resistir à partilha de um bolinho regional, o Bolo de Azeite da Beira Baixa .
A receita trouxe do livro  " A Bimby na Cozinha Regional Portuguesa".
Adaptei-o também ao método tradicional para que todos o possam fazer, ajustei as quantidades de gordura e açucar, como já vem sendo habitual nesta cozinha.
O bolo é macio e perfumado pela laranja e especiarias, uma delicia portanto!








Ingredientes:

1 laranja ( sumo e raspa da casca)
6 ovos
250g de açucar amarelo ( coloquei 150 g )
100g de mel
100g de óleo (coloquei 70g)
100g de azeite (coloquei 70g)
1 colher de chá de canela
1/2 colher de chá noz-moscada
300g farinha com fermento



Método pela Bimby:

Coloque no copo a casca da laranja sem a parte branca, e rale 15seg/vel.9. Nesta parte pulverizei o açucar com a casca da laranja, fica melhor, depois segui a receita.

Coloque no copo os ovos, o açucar e programe 2 min./vel.5., aqui coloquei temperatura de 37ºC, fica a mistura mais volumosa.

Adicione o mel, o óleo, o azeite, o sumo e a casca da laranja ralada, a canela, a noz-moscada e programe 1 min./vel 5.
 
Adicione a farinha e programe 10seg/vel 6. (programei 40 seg/vel.6)

Pré-aqueça o forno a 180ºC, deite o preparado numa forma untada com margarina e polvilhada com farinha e deixe cozer por 35 minutos, faça o teste do palito.



Método tradicional:

Bata os ovos com o açucar até obter uma mistura homogénea e fofa.

Continuando a bater adicione em fio o mel, o óleo, o azeite, o sumo e a raspa da laranja, a canela e noz-moscada, misture bem todos os ingredientes batendo por mais uns instantes, por último adicione a farinha peneirada , bata até a massa começar a fazer bolhas.

Pré-aqueça o forno a 180ºC, deite o preparado numa forma untada com margarina e polvilhada com farinha e deixe cozer por 35 minutos, faça o teste do palito.







Boa semana para todos,
inspirem-se e participem no passatempo  " Inspiração Portugal"







Bifinhos de Porco Preto em Mel, Mostarda, e Limão








Quando por algum acaso, o alho, a mostarda, o mel e o limão, se juntam num tempero de carne de porco, o resultado é sempre positivo. Leva-me a pensar que há certos temperos que são muitas vezes, o toque final para o sucesso de um prato.

Por sua vez, o sumo de limão é um dos ingredientes ácidos clássicos utilizados nos temperos. Possui um sabor ácido, pelo que os temperos feitos com sumo de limão beneficiam se lhes for acrescentado um pouco de açúcar ou de mel. É aqui que a combinação ganha pontos!


Hoje temos bifinhos de porco preto (ou não) em  mel, mostarda e limão.
Em minha casa apreciamos o porco preto pela carne ser naturalmente mais tenra e saborosa, mas
a utilização de outra carne obviamente em nada compromete o resultado final, é tudo uma questão de gosto. Fica então a ideia.










                                      Bifinhos de Porco Preto em Mel, Mostarda, e Limão



Ingredientes:
( servem 4 pessoas)

800 g de bifinhos de porco preto
2 colheres de sopa de massa de alho
1 colher de sopa de mostarda
2 colheres de sopa de mel
sumo de 1 limão
1 colher de chá de pimentão doce
sal q.b.
pimenta q.b.
1/2 copo de água para refrescar
1 fio de azeite
cebolinho fresco picado



Método:

Tempere os bifinhos com sal, pimenta, pimentão, alho, mel, mostarda e sumo de limão, envolva e deixe tomar gosto cerca de 1 hora.

Deite o azeite para um tacho, assim que ficar quente junte os bifinhos com o líquido da marinada.
Envolva para que fritem e ganhem um pouco de cor. Adicione a água para refrescar, corrija os temperos, mexa e deixe cozinhar em lume brando, até que fiquem macios, e o molho apurado.
Sirva quente polvilhado com cebolinho picado.

Sugestão de acompanhamento :

Batatinhas noisettes no forno, cenoura ralada, e puré de maçã reineta, uma excelente companhia, portanto!









Agradeço a todos os que me visitam, e deixam por cá um bocadinho do seu tempo,
últimamente sei que tenho andado mais ausênte dos vossos blogues,
não é por mal, apenas mais trabalho, que me deixa com pouco tempo para o resto.
Um abraço!





Folhados de Queijo Chèvre com Maçã, Nozes e Mel








O Natal apróxima-se a passos largos.
É tempo de seguir os desejos, e relembrar o que nos deixa feliz .
Encanto-me com as maçãs, frutos secos e queijos, mas isso já não é novidade...
Sonho com estes sabores que acompanham conversas sem pressas...
 E, considero esta entrada interessante em época natalícia para os que como eu, apreciam queijos.








                                         Folhados de Queijo Chèvre com Maçã, Nozes e Mel



Ingredientes :
(6 unidades)

1 placa de massa folhada refrigerada rectângular
3 maçãs reinetas descascadas, descaroçadas e cortadas em rodelas
mel q.b. ( recomendo uma colher de sopa por folhado)
nozes ( 1/2 noz por folhado)
queijo Chèvre, um corte de aproximadamente 2,5cm por folhado
1 gema de ovo diluída num pouco de leite para finalizar







Método:

Desenrolem a placa da massa folhada, mantenham o papel que ela traz. Coloquem-na com papel num tabuleiro que possa ir ao forno. Com uma faca dividam-na em 6 rectângulos semelhantes.

Liguem o forno nos 200ºC, este aspecto é da maior importancia, o forno tem que estar bem quente na altura de receber os folhados.

Coloquem duas rodelas de maçã em cada rectângulo da massa, de seguida o queijo, a noz e por último o mel, unam a massa tipo trouxa. Pincelem com a gema diluída em leite e levem ao forno.

Depois dos primeiros 10 minutos a 200ºC, reduzam a temperatura para os 180ºC durante os restantes 20 minutos. Este tempo (30 minutos no total) que indico é apróximado, devem ter em atenção os vossos fornos.








Espero que vos agrade e possa servir de inspiração.
Obrigada pela vossa companhia,
continuação de um bom domingo,
um abraço!



Pão Integral com Amêndoas e Mel




Pensei nos cereais do pequeno-almoço, e imaginei um pão com o mesmo sabor. Seria então, um pão integral com amêndoas e mel.
A ideia foi simples de concretizar, peguei numa receita base de pão integral que costumo fazer, juntei-lhe mel e uma mão-cheia de amêndoas grosseiramente picadas, estas que apenas deverão ser adicionadas à massa, depois de ouvirmos o sinal dado pela máquina do pão, garantindo assim que as conseguimos encontrar pelo miolo do pão.
Fica um pão muito saboroso, é interessante encontrar os pedacinhos das amêndoas por entre o miolo macio. E se gostarem de pão com uns fios de mel..., deixo aqui a ideia :)



 
 

   



                                                    Pão Integral com Amêndoas e Mel
                                                                         (receita testada na máquina de fazer pão)



Ingredientes:

400 ml de água morna
2 colheres de sopa de óleo de girassol
2 colheres de sopa de mel
2 colheres de chá de sal
240 g de farinha de trigo ( t.65)
460 g de farinha de trigo integral
2 colheres de sopa de leite em pó
2 colheres de chá de fermento biológico seco

70 g de miolo de amêndoa ( com casca ) picado grosseiramente
( colocar apenas quando a máquina  der o sinal sonoro)



Método: 

Colocar todos os ingredientes pela ordem que indico dentro da cuba da máquina, exceptuando as amêndoas, que deverão ser picadas e adicionadas apenas quando a máquina der sinal.
Programar Peso 1000g, Tostagem Média, escolha a opção Pão Integral.
Quando o programa terminar, coloquem-no a arrefecer em cima de uma grelha,  devem esperar que arrefeça um pouco antes de o fatiar para preservar o miolo.

Notas: Se utilizarem o fermento fresco de padeiro, deverão colocar cerca de 12 a 15 gramas deste, préviamente diluido na água morna, neste caso, coloquem o sal em último lugar, depois da farinha.





Obrigada pela vossa companhia,
um abraço para todos!




Pão Integral e um Olhar pela Lente










Hoje o dia amanheceu com chuva e vento. Não resisti a um olhar pela lente. O sol começava a esboçar os primeiros raios sobre o vidro que estava repleto de gotas de chuva. A imagem que guardei de imediato, foi a do brilhozinho das luzes de Natal. Hoje tomei o pequeno-almoço perto da janela, a olhar lá para fora, e a viajar com os pensamentos .

Por companhia tive este pão maravilhoso que partilho convosco. Trouxe a receita do bolo da tia Rosa. Ontem foi dia de fazer pão, e ao visitar a querida Mané, fiquei rendida à receita, e ao seu aspecto. Adoro estes pães, posso-vos dizer que tenho apenas duas ou trés fatias, e hoje volto a fazê-lo, porque fez um enorme sucesso, é realmente muito saboroso.
Obrigada Mané, uma grande beijoca:)




                                                             Pão Integral  de Nozes e Mel




A receita original (aqui)

 Ingredientes:

100g de nozes partidas
350 ml de água morna
3 colheres de sopa de mel ( pus 2)
40 g de manteiga
1 colher de chá de sal
350 g de farinha integral T.150
150 g de farinha de trigo T.65
12 g de fermento de padeiro fresco ( préviamente desfeito na água)


Método:

Torre ligeiramente as nozes numa frigideira em lume brando, ou no forno
Coloque todos os ingredientes na cuba da máquina, começando pelos liquidos, depois os sólidos.
Programe pão integral, peso 750 g.
Quando ouvir o sinal sonoro adicione as nozes.
Quando terminar, desnforme e deixe arrefecer antes de o cortar.






                              Feliz dia para todos:)
                                      Um abraço.