Bolo Podre [azeite, canela e mel]



Este bolinho já se tornou um clássico entre nós. Quem nunca provou numa determinada ocasião o tão conhecido bolo podre? Os aromas e a maciez que o caracterizam são inconfundíveis, a meu ver torna-se ainda melhor no dia seguinte quando os aromas se intensificam. De vez em quando sou levada pela vontade de repetir certos sabores e repetem-se os bolos que mais gostamos. Este não foi excepção, embora nunca o tivesse aqui partilhado. É uma óptima companhia para uma chávena de café e dois dedos de conversa.


Bolo Podre [azeite, Canela e Mel]


Ingredientes:

270 g de farinha
150g de açúcar amarelo
150 ml de mel
150 ml de azeite suave de boa qualidade (usei Oliveira da Serra)
5 ovos
1 colher de café de canela em pó (Margão)
1 colher de sobremesa de fermento Royal
raspa da casca de 1 limão
margarina para untar q.b.

Método:

Ligue o forno nos 180º C.
Numa tigela bata o açúcar com as gemas até obter uma mistura esbranquiçada e fofa, junte o azeite, o mel, a raspa do limão e a canela. Volte a bater.
Noutro recipiente à parte, junte a farinha peneirada com o fermento, vá adicionando ao preparado anterior batendo sempre.
Bata as claras em castelo bem firme e envolva-as no preparado anterior.
Verta para uma forma de chaminé previamente untada e polvilhada com farinha, leve ao forno aproximadamente 40  minutos. Convém fazer o teste do palito para verificar se o bolo está cozido.
retire-o do forno, desenforme e deixe arrefecer.



Simples e delicioso, vão experimentar?
Votos de uma excelente semana a todos!



partilhar esta receita

21 comentários

  1. ainda por cima tenho todos os ingredientes em casa
    ai que coisa boa
    adoro estes bolos!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheh... Toca a fazer o bolinho Lúcia, vais gostar amiga! ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  2. Que bolo tão bonito. Não me recordo de alguma vez ter comido um bolo com azeite, fiquei curiosa :)
    Deve ser delicioso.
    Beijinhos
    www.petiscana.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana Filipa, o azeite é das melhores gorduras que podemos utilizar nas massas. Ficou muito macio, tens de experimentar ;)
      Obrigada, um beijinho.

      Eliminar
  3. adoro este tipo de bolo o teu ficou mt fofinho e bonito adorei bjs bs

    ResponderEliminar
  4. Ficou lindo!!!!!!!!!1 Digno de qualquer mesa, pobre ou rica!

    ResponderEliminar
  5. Bem apetitoso!!! :)
    Maravilha.
    Bjinhos!!

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Conheço um 'pão podre', uma espécie de brioche com coco associado a algumas festas populares aqui no Norte (é uma espécie de pão-de-Deus), mas bolo podre nunca provei! Parece mesmo saboroso e fofinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hummm... e deve ser bom! Adoro massas com coco ;)
      Este fica muito fofinho e saboroso também,
      um beijinho.

      Eliminar
  7. Eu mais depressa como um bolo caseiro do que um bolo com creme acreditas?

    Se à bolo que adoro é bolo que tenham mel e canela:)

    Tenho uma versão d ebolo Podre que nada tem a ver com este........ vou gurdar esta receita para um dia diferente de fugida á minha dieta ehehehe

    Mel, azeite, e canela!!!! Uma delicia sem dúvida, já comia com o meu chá que aqui tenho ao meu lado :)

    beijinho minha querida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida Vanessa,
      fico contente que tenhas gostado. E sim, para dias especiais a dieta permite-nos um bolinho, pois claro! Também prefiro de longe um bolinho feito em casa ;)
      Beijinho grande.

      Eliminar
  8. Hola, me encanta esta entrada y su blog me quedo aquí en su blog. Le invito a que pase y siga mi blog en donde pone (participar en este sitio) pinche ahí: http://mibonitolugar.blogspot.com.es/

    ResponderEliminar
  9. Realmente de 'podre' ñ tem nada :) Bjinhos e bom fds!

    ResponderEliminar

Obrigada por deixar comentário.