Mil Folhas de Pêra Rocha com Alavão Cremoso



Agosto marca o meu regresso de uma breve pausa que se impunha, as tão desejadas férias.
A primeira parte foi cumprida da melhor forma possível. De volta ao trabalho, e ainda a entrar devagarinho nas rotinas que deixei para trás, deixo-vos com a primeira de três sugestões que preparei para a Saloio.
Escusado será dizer que com produtos de excelente qualidade já me tornei uma cheese Lover.
Preparei estes mil folhas com o delicioso Alavão cremoso, ficaram uma delicia, atrevam-se a experimentar!








Mil Folhas de Pêra Rocha com Alavão Cremoso


Ingredientes:

1 rolo de massa folhada refrigerada

1 embalagem de queijo Alavão Cremoso

4 pêras Rocha

mel q.b.

1 mãozinha de pinhões

 


 

Método:

 

Desenrole a massa folhada e com o auxilio de cortadores de bolachas com cerca de 5 cm de diâmetro , corte círculos de massa. Reserve-os em cima do papel vegetal que envolve a massa.

Lave as pêras, corte-as em fatias finas, retire-lhes apenas o fio que têm a meio.

Forre um tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal, disponha as rodelas de massa folhada por cima e proceda à montagem do mil folhas da seguinte forma:

Rodela de massa folhada, depois uma rodela de pêra, uma colher de sobremesa de queijo Alavão Cremoso, outra rodela de pêra e termine com uma rodela de massa folhada. Por cima coloque um fio de mel e finalize com alguns pinhões.
Leve ao forno pré-aquecido nos 200º C durante aproximadamente 30 minutos ou até verificar que a massa folhou e está douradinha.






Bom fim de semana,
um abraço!




Lacinhos com Cogumelos e Presunto





Juntar o útil ao agradável. Uma refeição simples e leve para dias com menos disposição ou porque simplesmente apetece. Com o toque especial das ervas do mediterrâneo ficou uma delicia!



 Lacinhos com Cogumelos e Presunto

Ingredientes:

Massa a gosto (usei farfalle)
fatias de presunto finas
1 colher de sopa de óleo girassol
cogumelos frescos
sal q.b.
Tempero Margão (moinho sal com ervas do mediterrâneo)
alhos picadinhos
1 fio de azeite
tomate cereja
1 mãozinha de pinhões
folhas de manjericão (podem usar coentros frescos)


Método:

Coza a massa com bastante água, sal e uma colher de óleo girassol. Escorra e reserve.

Leve ao lume uma frigideira larga com um fio de azeite. Pique os alhos e adicione-os ao azeite em lume muito baixo. Junte os cogumelos laminados polvilhe com um pouco de sal para que libertem a água, envolva e deixe saltear alguns minutos.
Verta a massa para uma travessa de servir, junte os cogumelos, os tomates cereja , tempere com o moinho de ervas aromáticas, envolva bem , junte as fatias de presunto.
 Finalize com uma mãozinha de pinhões e folhas de manjericão.
Sirva de imediato.

Simples e tão, tão bom!







Loiças colecção "Chita de Alcobaça" Memória Lusa

Sigam-nos também no facebook, façam like na página para receberem todas as publicações, espero lá por vós.





Merengues de Chocolate





Adoro namorar livros. Dificilmente resisto a bolos e bolinhos com chocolate. Assumo-me como uma pessoa gulosa, porém não aprecio coisas muito doces e não é qualquer doce que me cativa.
Estes merengues na minha opinião conseguem o justo equilíbrio entre o chocolate amargo e o açúcar que juntamos à receita, diria que estão no ponto. De referir que nada têm dos conhecidos suspiros. Estes bolinhos apresentam-se com um miolo macio tipo nuvem.
A receita há já algum tempo que me andava a piscar o olho. Foi um namoro feliz pois são absolutamente deliciosos.
Fico à espera que os façam e me digam se não tenho razão nestas minhas palavras.
Aproveito para desejar a todos um doce fim-de-semana.






Merengues de Chocolate
Ligeiramente adaptada do livro " Os bolos da Julie "


Ingredientes:

1 chocolate de 70% Cacau Pantagruel (200g)
1 colher de sopa de margarina
180 g de açúcar
3 claras de ovo
1/2 colher de chá de essência de baunilha
pinhões ou outro fruto seco a gosto (opcional)
forminhas de papel plissado


Rendem 16 unidades

Método:

Pré-aqueça o forno a 180ºC.

Numa taça, bata as claras em castelo até ficarem firmes.
Adicione o açúcar colher a colher e continue a bater numa velocidade alta até as claras ficarem brilhantes e o açúcar dissolvido.
Junte a essência de baunilha e o chocolate derretido arrefecido. Envolva no preparado das claras.

Notas: Derreta o chocolate com a colher de sopa de margarina em banho-maria.

Divida o preparado pelas forminhas, cerca  de 1 colher de sopa cheia em cada forminha.
Polvilhe com pinhões e leve ao forno pré-aquecido por 15 minutos.










O abraço do costume!



Panquecas de Banana com Muesli






Pequeno-almoço.

Sempre disse que não tinha mão para fazer panquecas!
Até que um dia encontrei esta receita. Sim, esta foi a primeira de sucesso. Está comigo há dois anos e sempre que a repito gosto de fazer ligeiras alterações trocando alguns dos ingredientes.
Veio do Sabores com História e tal como a autora estão no meu coração. Já as fiz e (re)fiz vezes sem conta, e calham sempre bem.
A receita de hoje foi ligeiramente alterada e ajustada, um pouco diferente do original, mantendo as quantidades da base da massa. Experimentem que vale a pena!



Panquecas de Banana com Muesli


Ingredientes:

capacidade da chávena de chá = a 250 ml

1 chávena de chá de farinha com fermento
1 chávena de chá de leite à temperatura ambiente
1 ovo
2 colheres de sopa de margarina amolecida
Bananas da Madeira
4 colheres de sopa de açúcar
4 colheres de sopa (rasas) de cereais muesli


Para acompanhar escolhi pinhões e mel, a meu ver uma dupla muito interessante.



 


Método:

Triturar as bananas com o sumo de limão. Numa taça misturar a farinha com o açúcar e o muesli. Bater o ovo com o leite e ir adicionando aos poucos à farinha e mexendo sempre para não formar grumos. O ideal é usar uma vara de arames.
Por fim juntar a manteiga derretida e as bananas trituradas ou esmagadas.
 
Em lume brando aquecer uma frigideira anti-aderente e usar uma concha da sopa como medida para fazer as panquecas. Quando fizer bolhas à superfície voltar e deixar uns segundos do outro lado. Retirar e deixar arrefecer numa rede.
Servi regadas com um fio de mel e pinhões.
 
 






Um abraço doce para todos!