Faço este creme há já alguns anos, preparo-o na véspera, para o pequeno-almoço do dia seguinte. Por vezes, troco as maçãs por peras, depende da época e das frutas disponiveis em casa.
Nas manhãs mais quentes e preguiçosas, em que não apetece preparar o pãozinho, misturo um iogurte natural com 3 a 4 colheres de sopa deste creme, e acreditem que se fica muito bem. Nutritivo, pouco calórico e deliciosamente simples.
Num destes dias, cuidei melhor da sua aparência, servi em tacinhas, decorados com paus de canela e crocantes de avelãs, pediram-me para voltar a fazer....é bom sinal, afinal este creme de maçãs, revelou-se também, uma sobremesa muito simpática.
Ingredientes para 4 tacinhas:
6 maçãs rijas, descascadas e cortadas em gomos finos
1 colher de sobremesa de manteiga sem sal
3 colheres de sopa rasas de acuçar amarelo
4 colheres de sopa cheias de flocos de aveia
1 pau de canela
1 colher de sopa rasa de canela
1 colher de chá de essência de baunilha
Levar ao lume, um tachinho com a manteiga, o açucar, a essência de baunilha, os pedaços das maçãs, a aveia, e a canela , envolver tudo com a colher de pau, e deixar cozinhar cerca de 7 minutos, até que as maçãs fiquem macias, mexendo algumas vezes.
Retire do lume, reserve o pau de canela e triture tudo, até obter uma polpa.
Verta para as tacinhas, e coloque-as no frigorifico cerca de 30 minutos antes de servir.
Notas: Decorei com crocantes de avelãs, também ficam bem com amêndoas torradas, nozes, ou mesmo simples.
Deverão ajustar a quantidade de açucar, ao vosso gosto, e ao tipo de maçãs/frutas que utilizarem, as que usei eram um pouco ácidas.