E mais uma semana que chega ao fim. De novo o tão esperado fim-de-semana ( pelo menos é o sentimento que temos aqui por casa).
A máquina de pão deu uma preciosa ajuda a preparar a massa destes caracóis. Acrescentei-lhe depois um recheio de sultanas douradas com pedaços de chocolate da
Pantagruel com 70% de cacau, o resultado foi óptimo, um apontamento de chocolate amargo (70% cacau) a contrastar com o doce das pequenas sultadas que se encontram espalhadas pela massa do brioche. Muito bom, portanto!
A Pantagruel apresenta novas embalagens no seu
Chocolate Branco e Pantagruel 70% Cacau, no entanto poderão encontrar ainda as duas embalagens nos locais de venda, não se preocupem que o chocolate é o mesmo, a mesma qualidade portanto. Este que usei na receita de hoje ainda com o rótulo antigo.
Caracóis Doces de Outono
Ingredientes:
80 ml de leite morno
4 ovos batidos
150 g de manteiga/ margarina (amolecida)
1 pitada de sal
70 g de açúcar
575 g de farinha de trigo ( usei T. 65)
1 colher de chá de fermento seco biológico , ou 15 g de fermento fresco (este deve ser diluído no leite morno)
Para o recheio:
1 mão cheia de sultanas douradas
1 tablete de 200 g de
Chocolate 70% de Cacau da Pantagruel
4 colheres de sopa de margarina tipo pomada
1 ovo batido para finalizar (opcional)
Acabamento :
Mel ou geleia a gosto
Método ( amassar na máquina de fazer pão)
Colocar todos os ingredientes pela ordem indicada, dentro da cuba da máquina de fazer pão, programe massas lêvedas ( atenção que o leite deverá estar morno, as temperaturas frias do ambiente comprometem bons resultados do fermento).
Findo o programa, deite a massa sobre a bancada polvilhada de farinha, estenda a massa com o auxilio de um rolo, dê à massa forma rectângular, pincele com um pouco de manteiga (pomada), dispor os pedacinhos do chocolate partido finamente e das sultanas. Enrole como uma torta, corte fatias com a espessura de 2 dedos.
Notas: Se ao retiraram a massa da máquina a acharem pegajosa, adicionem mais um pouco de farinha amassando depois com as mãos ( sempre em pequenas quantidades de cada vez).
Coloque em cima de um tabuleiro de ir ao forno, préviamente forrado com papel vegetal.
Deverão ficar afastados uns dos outros, 2 a 3 cm . Para finalizar, pincele com ovo batido ( opcional ) e deixe-os levedar de novo até que dobrem o seu volume.
Pré-aquecer o forno nos 180ºC.
Levá-los ao forno cerca de 25 minutos, dependerá dos fornos.
Notas: Se gostar deles com aspecto brilhante, pincele a superfície com mel ou geleia , assim que saírem do forno, ainda quentes portanto.
Uma excelente Sexta com votos de bom fim-de-semana!