Bolo de Chocolate Branco Vestido de Negro
10:45
Em casa o gosto por chocolates divide-se. Uns preferem o branco , outros o escuro.
É certo que nem sempre consigo agradar a todos, mas neste dia até que não me saí nada mal.
A receita original veio do Flagrante Delicia, embora por aqui tenha sido ligeiramente adaptada na quantidade dos ingredientes. Pretendia um bolo maior, e como vos disse, era importante também dar-lhe uma cobertura com outro chocolate, o escuro.
Fica um bolo muito fofinho e delicioso!
Para a massa do bolo usei chocolate branco da Pantagruel
Para a cobertura do bolo usei chocolate culinária da Pantagruel
Bolo de Chocolate Branco Vestido de Negro
Ingredientes:
massa do bolo
150 g de margarina consistência pomada
6 ovos
220 g de açúcar
200 ml de leite (150ml + 50ml)
270 g de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento para bolos
1 pitada de sal
cobertura do bolo
1 pacote de natas ( 200 ml) / creme de leite
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de margarina
Método para preparar o bolo:
Ligue o forno nos 180ºC
Unte uma forma da sua preferência e polvilhe com farinha ( usei de 24 diâmetro com chaminé)
Bata a margarina com o açúcar até que fique um preparado leve e esbranquiçado.
Adicione as gemas uma a uma, batendo entre cada adição.
Junte os 150 ml de leite e bata bem.
Por fim, junte a farinha peneirada com o fermento e bata a uma velocidade baixa até que fique uma mistura homogénea.
Bata as claras em castelo (neve) com uma pitada de sal.
Incorpore as claras na massa com uma espátula.
Coloque o chocolate branco numa taça com os 50 ml de leite restante e leve a derreter em banho-maria ou no micro-ondas, mexendo a cada 30 segundos.
Junte o chocolate à massa misturando ligeiramente.
Leve ao forno por cerca de 30 minutos ou até verificar que fica cozido, e com aspecto dourado.
Retire do forno e deixe arrefecer antes de desenformar.
como se prepara a cobertura : Aquecemos até aos 80 graus, 200 ml de natas. Partimos em pedaços pequenos, 200 g de chocolate, adicionamos 1 colher de sopa de manteiga sem sal e o açucar. Mexemos bem, até obter uma mistura lisa e brilhante, deixamos amornar e fica pronto.
Obrigada pela companhia,
abraços!
Compota de Abóbora para Celebrar Momentos com Aveleda
16:47
Voltei a pensar nesta compota para celebrar um excelente momento. A mais recente parceria entre esta cozinha e a marca Aveleda.
Líder de mercado na Região dos Vinhos Verdes, a Aveleda é um dos maiores produtores de vinho em Portugal e exporta anualmente mais de metade da sua produção para 60 países em todo o mundo.
Escolhemos acompanhar a nossa compota de abóbora na companhia do Aveleda Loureiro e Alvarinho. Um vinho cheio de personalidade.
Notas de prova:
Vinho harmonioso, no qual os aromas da casta Loureiro se fundem na perfeição com as notas tropicais do Alvarinho. O resultado é um vinho complexo e elegante, com final de boca longo e persistente.
Eu que sou apreciadora de brancos, fiquei PERDIDA DE AMORES .
Contámos ainda com a presença do queijo Amanteigado Quinta da Aveleda. Combinação perfeita entre a compota, o vinho, o pão , azeitonas , frutas, boas memórias e gargalhadas!
É certo que nós Portugueses sempre fomos um povo que gostamos de socializar à mesa.
São estes momentos, bons momentos que nos enchem a alma de calor e nos trazem sabor a memórias de outros tempos, tempos em que ainda estávamos todos. Muito bom, portanto!
Compota de Abóbora com Laranja e Especiarias
Ingredientes:
700 g de abóbora
400 g de açúcar
1 pau de canela
2 estrelas de anis
2 cravinhos
1 colher de chá de gengibre em pó
sumo de 1/2 laranja
casca de 1 laranja
Notas: Estas quantidades que indico são adequadas para a preparação na Bimby, poderão aumentar as quantidades caso a façam pelo método tradicional.
Método tradicional:
Limpe e arranje a abóbora . Corte em cubos. Leve ao lume uma panela com a abóbora, com o açucar, o sumo, a casca da laranja, o pau de canela, os cravinhos e o anis. Deixe cozer em lume brando, mexendo de vez em quando, e até que obtenha o ponto estrada* (+/- cerca de 1 hora). Assim que obter o ponto, retire as especiarias e a casca da laranja ( costumo colocar depois, dentro dos frascos quando guardo a compota). Poderá triturar com a varinha mágica, ou se preferir encontrar os pedacinhos da abóbora, deixe assim.
Guarde dentro de frascos previamente esterilizados, feche-os com o doce ainda quente, e coloque-os com a tampa voltada para baixo .
*Ponto estrada = Passar com a colher de pau no findo do recipiente, onde se encontra a calda ou o doce, este forma uma estrada que deixa ver o fundo ( temperatura 110ºC).
Preparação na Bimby: Coloque no copo da Bimby todos os ingredientes, programe 40 minutos, Temp 100ºC/ Vel. Colher Inversa. Troque o copinho pelo cesto , para evitar salpicos.
Se gostar da compota triturada retire primeiro o anis, a casca da laranja e o pau de canela. Programe alguns segundos à Vel. 5/6. Volte a programar mais 20 minutos à temperatura Varoma para apurar a consistência.
Este post foi concretizado em parceria com a marca Aveleda.
Se desejarem poderão receber em casa comodamente a vossa encomenda através da loja online.
Um abraço para todos!
Brownie Royal com Oreo
14:51
Esta semana voltámos aos preparados para bolos da Royal. Depois de experimentarmos o Bolo de Chocolate da Royal com Milka, foi a vez do tão guloso Brownie com Oreo.
No entanto não o cozi em forma rectângular (habitual) para brownies, distribuí a massa por forminhas de papel plissado e levei-os para o snack da manhã entre colegas. Foi uma festa, mais que fossem!!!
Fáceis e rápidos de preparar, de salientar o intenso sabor a cacau que os torna deliciosos, a textura macia que se desfaz na boca, com o toque dos pedacinhos das oreos no topo, hummm... , uma tentação, portanto! "Gostaríamos que fossem maiores em número e tamanho " recadinho que trouxe dos colegas :)
Preparação fácil e rápida:
Apesar de a embalagem trazer uma forma no interior, optei por deitar a massa em forminhas de papel plissado.
Ligar e pré-aquecer o forno nos 140ºC.
Deitar o conteúdo da bolsa do preparado base numa taça e adicionar o ovo, a água e a margarina amolecida. Misturar bem todos os ingredientes até ficar homogéneo.
Verter a massa para dentro das forminhas , colocar os pedacinhos das bolachas oreos na superfície da mistura e calcar um pouco com a mão.
Levar ao forno cerca de 30 a 35 minutos.
Deixe arrefecer antes de servir (parte difícil).
Notas: Renderam 7 unidades iguais às que apresento nas fotos.
Agradeço à
Royal ter-me proporcionado experimentar estes novos preparados.
Um abraço para todos!
Caracois Doces de Outono
09:48
E mais uma semana que chega ao fim. De novo o tão esperado fim-de-semana ( pelo menos é o sentimento que temos aqui por casa).
A máquina de pão deu uma preciosa ajuda a preparar a massa destes caracóis. Acrescentei-lhe depois um recheio de sultanas douradas com pedaços de chocolate da Pantagruel com 70% de cacau, o resultado foi óptimo, um apontamento de chocolate amargo (70% cacau) a contrastar com o doce das pequenas sultadas que se encontram espalhadas pela massa do brioche. Muito bom, portanto!
A Pantagruel apresenta novas embalagens no seu Chocolate Branco e Pantagruel 70% Cacau, no entanto poderão encontrar ainda as duas embalagens nos locais de venda, não se preocupem que o chocolate é o mesmo, a mesma qualidade portanto. Este que usei na receita de hoje ainda com o rótulo antigo.
Caracóis Doces de Outono
Ingredientes:
80 ml de leite morno
4 ovos batidos
150 g de manteiga/ margarina (amolecida)
1 pitada de sal
70 g de açúcar
575 g de farinha de trigo ( usei T. 65)
1 colher de chá de fermento seco biológico , ou 15 g de fermento fresco (este deve ser diluído no leite morno)
Para o recheio:
1 mão cheia de sultanas douradas
1 tablete de 200 g de Chocolate 70% de Cacau da Pantagruel
4 colheres de sopa de margarina tipo pomada
1 ovo batido para finalizar (opcional)
Acabamento :
Mel ou geleia a gosto
Método ( amassar na máquina de fazer pão)
Colocar todos os ingredientes pela ordem indicada, dentro da cuba da máquina de fazer pão, programe massas lêvedas ( atenção que o leite deverá estar morno, as temperaturas frias do ambiente comprometem bons resultados do fermento).
Findo o programa, deite a massa sobre a bancada polvilhada de farinha, estenda a massa com o auxilio de um rolo, dê à massa forma rectângular, pincele com um pouco de manteiga (pomada), dispor os pedacinhos do chocolate partido finamente e das sultanas. Enrole como uma torta, corte fatias com a espessura de 2 dedos.
Notas: Se ao retiraram a massa da máquina a acharem pegajosa, adicionem mais um pouco de farinha amassando depois com as mãos ( sempre em pequenas quantidades de cada vez).
Coloque em cima de um tabuleiro de ir ao forno, préviamente forrado com papel vegetal.
Deverão ficar afastados uns dos outros, 2 a 3 cm . Para finalizar, pincele com ovo batido ( opcional ) e deixe-os levedar de novo até que dobrem o seu volume.
Pré-aquecer o forno nos 180ºC.
Levá-los ao forno cerca de 25 minutos, dependerá dos fornos.
Notas: Se gostar deles com aspecto brilhante, pincele a superfície com mel ou geleia , assim que saírem do forno, ainda quentes portanto.
Uma excelente Sexta com votos de bom fim-de-semana!