Peru com Legumes no Forno
10:20
Hoje trago-vos este prato de forno para dar as boas-vindas à nova estação. Sim, chegou o Outono e com ele tantas coisas boas chegam às nossas mesas. Tempo de pratos de forno, marmelos e castanhas... As uvas e os melões atingem a sua maturação e surgem os últimos figos. É altura de preparar doces e compotas.
Sê bem-vindo Outono!
Peru com Legumes no Forno
Ingredientes:
6 bifes de peru cortados em tiras
3 cenouras raladas
1 couve coração cortada em Juliana
300 g de cogumelos laminados
4 dentes de alho
1 fio de azeite
2 colheres de sopa de margarina vegetal (usei Vaqueiro)
100 g de queijo ralado
200 ml de natas de soja
pimenta q.b (usei Margão)
condimento Segredos do Mundo Marrocos (usei Margão)
oregãos q.b. (usei Margão)
sal q.b.
Método:
Corte a carne em tiras finas. Tempere com sal e pimenta.
Lave os cogumelos, seque-os e corte-os em fatias finas. Corte igualmente a couve em tiras (Juliana), lave-as e escorra. Rale as cenouras e pique os alhos.
Leve ao lume um tacho largo com o azeite e a margarina, depois de quente junte a carne e deixe cozinhar até que fique com um aspecto douradinho. Retire do tacho e reserve.
Se necessário junte mais um pouco de azeite ao tacho, adicione os alhos picados, agite o tacho para que não queimem, junte os legumes e tempere com o condimento Segredos do Mundo Marrocos. Deixe que amoleçam com o tacho destapado (não adicione sal nesta altura). Retire um pouco do líquido no fundo do tacho, adicione a carne, envolva e corrija o sal.
Pré-aqueça o forno nos 190ºC.
Deite o preparado para um pírex ou assadeira, regue com as natas de soja e polvilhe com o queijo ralado e orégãos . Leve ao forno a gratinar cerca 20 minutos.
Retire e sirva ainda quente.
Sugestão: Poderá acompanhar com arroz branco solto.
Bom apetite!
Aproveito a relembrar que está a decorrer aqui no blog o passatempo 90 anos Le Creuset . Inspirem-se e participem, conto convosco!
Passatempo 90 Anos de Le Creuset
21:36
Passatempo 90 anos Le Creuset
A marca das panelas mais charmosas de sempre está em festa!
Sim, é a panela das fotos! Uma panela linda de 24 cm de diâmetro, fabricada em ferro fundido esmaltado segundo as rigorosas técnicas desta marca gaulesa, que desde 1925 dá cor e sabor a cozinhas de todo o mundo.
O valor de mercado desta cocotte são €229, mas um dos seguidores da cozinhadaduxa vai poder ganhá-la: basta participar no passatempo, cujas regras são as seguintes:
- O passatempo decorre de 21 de setembro a 5 de outubro de 2015 em Portugal continental e Ilhas;
- Para concorrer, terá de preencher este formulário (ou o formulário do post alusivo a este passatempo de outro blog parceiro, mas não se esqueça de que só pode participar 1x);
- Depois, terá de aceder ao site comemorativo www.lecreuset90.com e submeter uma fotografia, um vídeo ou um texto relacionados com a marca. Pode explicar de forma divertida porque deseja uma Le Creuset, pode tirar uma foto criativa com produtos Le Creuset ou numa loja que venda produtos da marca, escrever um poema ou até fazer uma canção - a imaginação é o limite! Para submeter a sua participação, uma vez no site, escolha a opção “Portugal/Português” e clique em “Criar”.
- A Le Creuset irá selecionar as participações mais originais e criativas para figurarem no site comemorativo, mas todas as participações serão válidas para efeito de sorteio. Assim, de entre todas as participações feitas através da cozinhadaduxa, a marca irá sortear um vencedor. O seu nome será revelado no dia 7 de outubro, e será contactado pela marca. Assim se passará com os restantes blogs.
- Toca a participar e boa sorte!
Já agora, se quiserem partilhar coisas bonitas relacionadas com este passatempo ou com a marca nas redes sociais, usem por estes dias a hashtag #lecreuset90
Fusilli com Legumes e Salsichas de Aves [do Super Gang dos Frescos]
09:49
Como eu tinha dito aqui, o super Gang dos Frescos está de regresso. Uma iniciativa levada a cabo pelas lojas Lidl Portugal, cujo o seu objectivo principal visa promover e incentivar as pessoas a adoptar estilos de vida mais saudáveis, privilegiando assiduidade no consumo de frutas e legumes. Neste sentido lançou o desafio a alguns bloggers de culinária, a desenvolverem uma refeição tendo como base alguns dos produtos do super Gang dos Frescos. Desafio aceite!
Preparei uma refeição prática, simples e económica a pensar em todos. Os alimentos escolhidos para esta refeição, foram alguns daqueles que geralmente consumimos aqui por casa e gostamos: massas, cogumelos, pimentos e tomates. As salsichas de aves juntaram-se ao tacho e trouxeram-nos as proteínas, bem como o leite evaporado que gosto de utilizar neste tipo pratos , ligando de forma suave todos os sabores e com a vantagem de ser pouco gordo, é sem dúvida uma boa alternativa às habituais natas de origem animal.
Devemos privilegiar na nossa alimentação a dieta mediterrânica tão variada, rica, cheia de cor e sabor. Não nos devemos esquecer de incluir frutas e legumes coloridos no nosso dia-a-dia, cheios de antioxidantes tão essenciais para o equilíbrio e bem-estar do organismo.
A nossa alimentação tem estes princípios como base, é uma questão de (boas) escolhas, não há volta a dar. Espero que gostem da sugestão!
Fusilli com Legumes e Salsichas de Aves [do Super Gang dos Frescos]
Ingredientes:
300 g de massa fusilli
300 g de cogumelos marron
6 pimentos mini (vermelhos, amarelos e laranja)
200 g de mini tomate chucha
1 fio de azeite
4 dentes de aho picados finamente
1 lata de salsichas de aves
1 pacote de leite evaporado (200ml)
pimenta preta moida na altura q.b.
cebolinho fresco picado
sal q.b.
Método:
Coza a massa de acordo com as instruções da embalagem. Escorra, regue com um pouco de azeite, envolva e reserve.
Leve um tacho ao lume com um fio de azeite, adicione os alhos e deixe que larguem sabor. Junte os cogumelos já cortados bem como os mini tomates , os pimentos e as salsichas , tempere de sal e pimenta, mexa, tape de deixe fazer um leve estufado.
Junte aos legumes a massa reservada, adicione o leite evaporado, envolva e deixe ao lume cerca de 7 a 10 minutos. Retire do lume polvilhe com cebolinho fresco picado e sirva de imediato.
Medalhões de Salmão Grelhado com Endro, Mel e Laranja
10:46
Pudessem as imagens transportar até vós o sabor deste prato, diriam como nós que ficou delicioso e por isso mesmo o partilho convosco.
Uma semana feliz para todos!
Medalhões de Salmão Grelhado com Endro, Mel e Laranja
Ingredientes:
1 embalagem de Medalhões de Salmão Pescanova (400g)
Sumo de 2 laranjas
1 colher de sobremesa de mel
1 colher de chá de óleo vegetal
endro q.b. (usei da Margão)
flor de sal q.b.
Método:
Deixe descongelar os medalhões de salmão.
Prepare a marinada, junte dentro de um recipiente o sumo de duas laranjas, a colher de chá de óleo e a colher de mel, emulsione energicamente. Tempere o peixe com flor de sal, pimenta preta moída na altura e o endro. Regue o peixe com a marinada e deixe tomar gosto cerca de 30 minutos.
Aqueça um grelhador antiaderente e assim que estiver bem quente coloque o peixe. Deixe que grelhe de ambos os lados. Sirva de imediato.
Acompanhei com esparregado, se quiserem saber como fiz deixo-vos aqui a receita:
Esparregado de espinafres
Ingredientes:
1 molho de espinafres grande
4 dentes de alho finamente picados
1 colher de sopa de farinha
cerca de 100 ml de leite meio/gordo
2 colheres de sopa de creme vegetal ( usei Vaqueiro com Sabor a Manteiga)
sal q.b.
pimenta q.b. (usei Margão)
1 colher de café de vinagre
Método:
Separe as folhas dos tales , lave e escorra muito bem os espinafres.
Coza os espinafres num pouco de água temperada com sal. Depois de cozidos volte a escorre-los. Derreta o creme vegetal ( margarina) numa caçarola funda, junte os alhos, assim que estes começarem a ganhar alguma cor (sem deixar queimar), adicione os espinafres . Envolva-os e deixe saltear alguns minutos.
Com uma varinha mágica reduza tudo a puré. Nesta altura verta o leite , mexa e polvilhe com a farinha, volte a mexer. Quando começar a ferver junte um pouco de sal, pimenta e o vinagre, vá mexendo até atingir a consistência desejada. Poderá sempre adicionar mais um pouco de leite se achar necessário.
Esta receita foi elaborada com Medalhões de Salmão da Pescanova
Os Medalhões de Salmão são elaborados com os melhores filetes de salmão do Chile, sem pele nem espinhas*, são extremamente suculentos e de textura firme.
Fonte natural de Ómega 3 e de proteínas, são embalados individualmente a vácuo garantido assim toda a frescura e sabor.
O regresso do Gang dos Frescos [ receitas saudáveis ]
09:49
O Gang dos Frescos está de regresso às lojas Lidl e vem supervitaminado! O cogumelo, o figo, a maçã, a ervilha, o tomate, o pimento amarelo, a laranja e o mirtilo, munidos dos seus superpoderes vão ensinar e incentivar os mais pequenos a adotar estilos de vida saudáveis e sustentáveis, de forma lúdica e pedagógica.
Aceitei o desafio proposto pelo Lidl, e com base em alguns destes ingredientes irei construir uma receita saudável.
Fiquem atentos a publicação será para breve!
Pregado Grelhado com Molho de Escabeche
10:52
Este prato de tão simples que é na sua confecção e de tão saboroso que fica , é para mim uma refeição das que merecem elogios. No forno ou grelhado? Desta vez o pregado foi grelhado e quis dar-lhe um toque diferente com o clássico molho de escabeche, este que valoriza bastante este tipo de pratos de peixe.
Se tiverem por casa um grelhador eléctrico ou se preferirem grelhar no carvão, será uma escolha acertada, isto porque se tratando de um peixe delicado o seu manuseamento sem que se desmanche um pouco, pode não ser fácil para alguns de vós. Com uma grelha a segurar o peixe a tarefa de o virar é facilitada. Espero que o experimentem e o apreciem tanto como nós.
Para o acompanhamento cozi batata nova e feijão-verde, ficou para lá de bom!
Pregado Grelhado com Molho de Escabeche
Ingredientes:
sal q.b.
limão
para o molho de escabeche:
azeite (6 a 8 colheres de sopa)
1 folha de louro
3 dentes de alho laminados ou picados finamente
1 colher de chá de paprika (usei
Margão)
1 colher de sobremesa de vinagre
Basta retirar o Pregado do plástico que o envolve, passar por água e está pronto para ir ao forno ou para grelhar.
Método:
Faça dois golpes superficiais no peixe, tempere de sal e sumo de limão.
Aqueça um grelhador antiaderente (muito importante que tenha esta característica), depois de estar bem quente coloque o peixe sobre ele. Quando estiver bom para virar faça-o com particular cuidado e se possivel com a ajuda de duas espátulas largas, este peixe é bastante delicado e corre o risco de o desmanchar. Espere mais uns minutos até que fique grelhado do outro lado.
Entretanto prepare o molho de escabeche, leve ao lume uma frigideira com o azeite, a folha de louro, a paprika e os dentes de alho picados, agite a frigideira de vez em quando, deixe que comece a fervilhar sem permitir que os alhos queimem. Junte nesta altura o vinagre, volte a agitar a frigideira e espere que o molho reduza um pouco. Regue de imediato o peixe com este molho assim que este sair do grelhador ainda quente.
O ideal é preparar o molho enquanto o peixe grelha.
Acompanhei com batatinha nova e feijão-verde cozido.
Tagliatelle de Cogumelos com Carne de Porco e Amêijoas
16:03
Posso facilmente assumir que adoro massas frescas. Esta minha versão foi servida com os ingredientes de todos dias, juntei uma mão cheia de amêijoas que andavam perdidas numa das gavetas da arca frigorífica e que na minha opinião vieram elevar os sabores do prato.
Foi um jantar simples e de conforto, aprovado pelos comensais desta cozinha, porque a vontade de um prato de massa já andava à espreita.
Utilizei uma tagliatelle fresca de cogumelos , mas não se acanhem em experimentar com outro tipo de massa ao vosso gosto, até mesmo com o habitual esparguete ficará muito bem.
Para a elaboração desta receita contei com a preciosa ajuda da Shallow Casserole da marca Le Creuset .
Antiaderente, robusta e a espalhar charme por onde passa, não resisti levá-la até à mesa!
Tagliatelle de Cogumelos com Carne de Porco e Amêijoas
Ingredientes:
800 g de carne de porco cortada em cubos pequenos
amêijoas +/-500 g (já depurada)
300 g de cogumelos marron (podem ser outros)
250 de tagliatelle de cogumelos (Fungui Porcini)
1 pimento vermelho cortado em tiras finas ( usei dos italianos são aqueles fininhos e compridos, parecem malaguetas gigantes )
100 ml de vinho do porto
1 fio de azeite
vinagre q.b. para a marinada da carne
alhos q.b.
pimenta q.b
sal q.b.
cebolinho fresco q.b.
Método:
A carne deve ser posta a marinar de preferência na véspera. Tempere com sal, pimenta, alhos e um pouco de vinagre, envolva, tape com película aderente e deixe a marinar no frigorífico.O vinagre amacia a carne de porco, tornando-a mais suculenta, reduzindo portanto o tempo de cozedura desta. Não deixa gosto porque ao cozinhar evapora. Caso prefiram podem usar um vinagre balsâmico.
Aqueça o azeite numa caçarola alta e de preferência com tampa, junte o pimento , a carne e o vinho do porto, deixe cozinhar cerca de 10 minutos . Adicione os cogumelos já partidos e as amêijoas, aumente o lume e vá sacudindo a caçarola de vez em quando até estas abrirem.
Entretanto coza o Tagliatelle com água abundante e sal de acordo com as instruções do fabricante , até estar al dente. Escorra-a e adiciona-a à carne, salteando por breve instantes até estar tudo envolvido.
Retire do lume, finalize polvilhando com cebolinho fresco picado e sirva de imediato.